Transporte rápido de tropas aerotransportadas

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Rui Elias

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Transporte rápido de tropas aerotransportadas
« em: Março 31, 2004, 02:52:35 pm »
Gostaria de conhecer a opinião dos habituais destes foruns sobre a seguinte questão:

Acham importante que Portugal, uma vez que cada vez mais participa em missões internacionais, e em que nos tempos de hoje a mobilidade e possibilidade de promover a rápida rotação de tropas em locais por vezes distantes, que se adquira dois aviões de transporte tipo Airbus para que a sua manutenção pudesse ser feita pela TAP (que só tem aviões dessa marca), em vez de se assistir à pinderiquice nacional de se ver os GNR's irem para o Iraque a bordo de um charter da Air Luxor, como se fossem para Acapulco ou para a Rep. Dominicana?

E se acham importante que Portugal adquira um avião abastecedor  no ar para que os nossos F-16 possam actuar longe em caso de intervenção militar por exemplo num caso de crise num dos PALOP's?

E se acham que o futuro (ou longínquo?) NPL é suficiente, se não tiver um apoio aéreo num teatro de operações distante?

Coloquemos o seguinte cenário:

Uma crise em Moçambique, e na qual Portugal interviesse como o fez na Guiné em 98.

O NPL levaria um mês a chegar lá, porque primeiro tinha que ser abastecido e aprontado :cry:

E os actuais C-130, teriam que fazer escala em 2 ou 3 sítios antes de aterrarem em Maputo! :wink:

Por isso acho que aviões de grande capacidade de transporte e rápidos poderiam suprir essas falhas iniciais.
 

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Rui Elias

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(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 06, 2004, 03:21:47 pm »
Só mais uma achega:

Creio que este deve ser o futuro das nossas FA, perante os novos cenários e ameaças que surgem no horizonte, e também pela necessidade que é sentida ao sermos cada vez mais solicitados para intervenções em forças multinacionais.

Gostaria apenas que essas intervenções decorressem no quadro do Direito Internacional.