Indústria Automóvel

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Lusitano89

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #120 em: Outubro 19, 2015, 12:37:24 pm »
Primeiro carro elétrico português começa a ser produzido em 2016




Tem apenas dois lugares e três rodas, gasta um euro ou menos para fazer 100 km e tem autonomia para 400 km graças à elevada eficiência: é o Veeco, o primeiro veículo elétrico português, cuja produção industrial irá iniciar-se no primeiro trimestre de 2016. "Ainda não estamos a aceitar encomendas fixas porque estamos a negociar encomendas com os fornecedores, mas tenho interessados para todos os carros que podemos produzir no primeiro ano - cerca de 200", revela João Oliveira, o mentor do projeto.

Desenvolvido em consórcio pela empresa familiar do Entroncamento VE - Veículos Elétricos e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o primeiro protótipo custou 1,5 milhões de euros, dos quais 900 mil financiados por fundos comunitários e está pronto desde o início de 2012. A produção industrial arranca "no primeiro trimestre de 2016", dividida entre várias empresas portuguesas parceiras do projeto. O preço estimado rondará 23 a 25 mil euros, já com baterias incluídas.

O custo elevado dos veículos elétricos é ainda um dos principais motivos para a fraca adesão à tecnologia em Portugal, apesar dos incentivos fiscais e do subsídio a abate que vigora até ao fim do ano. Até ao início de agosto, de acordo com dados do governo, apenas 58 portugueses beneficiaram do subsídio de 4500 euros para trocar o carro convencional por um elétrico ou híbrido. Até maio, venderam-se apenas 187 carros elétricos e 97 híbridos. "Ao todo, teremos cerca de mil veículos deste género em Portugal", adianta Helena Silva, diretora executiva do CEIIA, o cluster da mobilidade.

A Mercedes, a Nissan, a Renault, a Opel, a Peugeot e a própria VW comercializam modelos exclusivamente elétricos em Portugal que, mesmo com subsídios ou campanhas de retoma, não custam menos de 15 500 euros e obrigam ao pagamento do aluguer mensal das baterias, um valor que fica entre 50euro e 79 euros. A grande vantagem está no custo de utilização: ronda um euro por cada 100 km percorridos ou menos, enquanto o carregamento nos postos públicos portugueses ainda não tem qualquer custo. A EDP tem também a decorrer uma campanha, até ao final do ano, que oferece descontos na conta da luz e do gás e um ano de eletricidade aos clientes que adquiram um veículo elétrico (ou híbrido) a um dos oito parceiros auto-móveis.

O objetivo nacional é ser, a seguir à Índia e à Holanda, o terceiro país com mais quota nos 20 milhões de veículos elétricos e híbridos que deverão circular até 2020, no âmbito do projeto da Agência Internacional de Energia em que Portugal participa. Um valor ambicioso face ao stock atual, mas realista dado o crescimento rápido anual da tecnologia, que vai permitindo a descida dos preços dos veículos, e o impulso que o escândalo das emissões da Volkswagen (e de outras marcas, soube-se depois) vieram dar, afinal, aos chamados veículos "limpos".

"Os fabricantes estão a contornar a questão dando prioridade aos híbridos e elétricos, por isso acredito que vamos atingir o objetivo. Os nossos fabricantes de automóveis estão também a preparar--se para dar resposta a essas exigências ambientais, o que pode contribuir para aumentar as exportações do setor", considera Helena Silva. "Além disso, temos estado sempre na linha da frente em mobilidade elétrica: iniciámos em 2008 a rede de postos de carregamento em 50 cidades, temos 1300 postos em todo o país integrados numa rede inteligente que somos dos poucos a nível mundial a ter, temos empresas como a Efacec, que é pioneira mundial em equipamentos de carregamento rápido, e estamos a finalizar contactos para produzir, a partir de 2018, um veículo elétrico que será utilizado em serviço de partilha de carro", acrescentou a diretora do CEIIA.

Com taxas de crescimento acelerado na UE, os veículos de combustível alternativo são já 144 421, com a maioria concentrada na Noruega (6208). Porém, o Reino Unido é o mercado com maior crescimento neste ano (+64,2%), seguido da França (+33,9%), Itália (+18,1%) e Alemanha (+11,3%).

DN
 

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Lusitano89

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #121 em: Novembro 25, 2016, 08:50:13 pm »
Fábrica da Tesla em Portugal? Viana diz que tem as melhores condições


A Tesla tem manifestado interesse em construir uma nova fábrica na Península Ibérica, e a candidatura de Viana do Castelo surge nesse âmbito.

Em comunicado, a autarquia da capital do Alto Minho adiantou que o concelho "apresenta como fatores de atratividade o ambiente empresarial favorável da região do Alto Minho e as boas acessibilidades de ligação aos portos de mar de Viana do Castelo, Leixões e Vigo, mas também a dois aeroportos (Porto e Vigo)".

Na nota, a autarquia sublinhou que o porto de mar da cidade "dispõe de um terminal ro-ro, que permite cargas e descargas de veículos para acesso a navios".

Outro dos fatores de atração apontados pelo executivo socialista liderado por José Maria Costa "é a proximidade com a Galiza, a menos de uma hora de viagem e que está inserida em uma eurorregião, com mais de três milhões de habitantes".

A existência de "muitos fornecedores de componentes automóveis em ou próximos de Viana do Castelo e de um regime muito favorável de incentivos à fixação de empresas" são outras das vantagens apontadas pela Câmara.


>>>>  http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/fabrica-da-tesla-em-portugal-viana-diz-que-tem-as-melhores-condicoes
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #122 em: Novembro 25, 2016, 08:56:02 pm »
Esperemos que sim.  :G-beer2:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #123 em: Novembro 29, 2016, 12:23:35 pm »
Todos querem a fábrica da Tesla. E a Guarda também



O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro (PSD), considerou hoje que o município tem "condições e bons argumentos" para acolher o novo investimento da Tesla, marca norte-americana de baterias e de veículos elétricos.


A disponibilidade da autarquia da Guarda, localizada no interior do país, próximo da fronteira com Espanha, surge no seguimento do interesse da Tesla em construir uma nova fábrica na Península Ibérica.

"Nós temos condições e bons argumentos, porque estamos mais no radar e temos condições de oferta em termos físicos e humanos. Nós temos um capital humano de um ‘cluster' importante", disse Álvaro Amaro à agência Lusa.

O autarca adiantou que, para a Tesla, o município da Guarda tem "um argumento maior" relacionado com a exploração de lítio na zona de Seixo Amarelo.

"Nós temos uma das maiores, ou a maior jazida da Península Ibérica do lítio, que é um elemento importante para a produção primeira da Tesla. Temos bons argumentos", justificou.

Tendo em conta as condições existentes na Guarda, Álvaro Amaro apela ao Governo para que opte pela região caso Portugal seja escolhido pela empresa norte-americana para instalar a sua nova fábrica.

"O apelo que fazemos é que, se o Governo Português ganhar essa corrida, como esperemos que ganhe - ganhar nesse sentido que a Tesla opte por Portugal e não por Espanha -, acho que é legítimo que todos queiramos isso. Que, a optar, que ouça também os nossos argumentos para, dentro do país, que opte pela Guarda", afirmou.

Álvaro Amaro referiu que o interesse da Câmara Municipal a que preside em captar o investimento da Tesla para a Guarda já é do conhecimento do embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, que em setembro deste ano visitou a cidade.

"Falei, já escrevemos, já dissemos, já manifestámos. O que é que podemos fazer mais? Pedir ajuda a todos que conheçam. Se nos pedirem para ir amanhã aos Estados Unidos falar com alguém da Tesla já me dispus", concluiu.

A Câmara Municipal da Guarda publicou em 2015 um Guia do Investidor para atrair empresários nacionais e estrangeiros para o concelho e para a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE).

Segundo a publicação, a Guarda "é muito mais que uma cidade no interior, é um centro estratégico na relação de Portugal com a Europa".

A Câmara Municipal de Viana do Castelo revelou na sexta-feira que também vai apresentar ao Governo a disponibilidade do município para acolher o novo investimento da Tesla.



>>>>   http://24.sapo.pt/economia/artigos/todos-querem-a-fabrica-da-tesla-e-a-guarda-tambem#_swa_cname=sapo_fb&_swa_csource=facebook&_swa_cmedium=Web
 

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Doctor Z

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #124 em: Dezembro 02, 2016, 09:47:00 am »
Oxalá que o Tesla venha mesma cá para Portugal.

Quanto ao nosso Veeco, alguém já tem notícias?
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

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nelson38899

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #125 em: Fevereiro 08, 2017, 01:59:07 pm »
Citar
Lusitano


Citar
Chassis

MARCA  Lusitano

MODELO  J6

CABINE  Sp. 4 lug

TRACÇÃO  6x6

PESO BRUTO  26 000 kg

POTÊNCIA  540 cv

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  4200 + 1400 mm

 
Carroçaria

ESTRUTURA  Aço galvanizado e Alumínio

BOMBA  Godiva 6010

TANQUE DE ÁGUA  Aço Inox 316L - capacidade 7000L

TANQUE DE ESPUMA  Aço Inox 316L - capacidade 850L

EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS

Extintor pó químico de 250kg;

Monitor superior ELKHART COBRA EXM 7250 5685L/MIN;

Monitor frontal ELKHART SIDEWINDER EXM 7100 2650L/MIN

http://www.jacinto-lda.com/pt/produtos/veiculos/arff/lusitano/lusitano/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #126 em: Fevereiro 10, 2017, 11:42:43 pm »
Acho que já tinha colocado um vídeo sobre esse Lusitano à uns tempos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #127 em: Fevereiro 13, 2017, 09:05:08 pm »
Novo modelo Peugeot-Citroen deverá empregar mais 250 a 300 pessoas em Mangualde


A produção de um novo modelo na fábrica Peugeot-Citroen (PSA) de Mangualde deverá criar uma terceira equipa de trabalhadores em 2019, que poderá incluir entre 250 a 300 pessoas, segundo o diretor da unidade. “As primeiras expectativas para o carro novo (denominado K9) são de aumentar a produção até aos 75 mil carros, o que nos obriga a montar uma terceira equipa (de trabalhadores), que é o que todos esperamos”, afirmou José Maria Castro Covello, em declarações à agência Lusa.

“As expectativas são de que, se tudo correr bem, em 2019 a fábrica tenha que meter uma terceira equipa para suprir as necessidades do mercado”, previu. Segundo o responsável, na fábrica de Mangualde, no distrito de Viseu, trabalham cerca de 725 pessoas, prevendo-se que no lançamento do novo modelo estarão duas equipas, integrando 650 pessoas. “Uma terceira equipa incluiria 250/300 pessoas. Além das necessidades próprias da fábrica, haverá um aumento do ‘sourcing’ (abastecimento externo)”, adiantou o responsável à Lusa, indicando que dos atuais 4% de compras a fornecedores portugueses se deverá passar para 25% aquando do novo modelo. Castro Covello referiu que haverá, assim, “100 empregos indiretos de proximidade que se devem criar”.

Já quanto à produção atual veículo, denominado B9 (Citroen Berlingo e Peugeot Partner), pode ter chegado às 50 mil unidades fabricadas em 2016 (os valores ainda não estão fechados), envolvendo 260 fornecedores e criando 200 empregos indiretos. Atualmente, a fábrica está a ser preparada para o novo modelo (o K9), cuja primeira caixa deverá ser produzida no final deste ano, estando agendado o lançamento do veículo em 2018. “Os ensaios estão a ser muito positivos e o carro deverá ser um grande sucesso. Mas temos um pequeno problema em Portugal, que pode ter certos riscos para a atividade industrial, que é o tema das portagens”, admitiu o responsável, indicando que o eixo dianteiro superior a 1,20 metros deixará o K9 de fora da classe que paga menos nas portagens (classe 1). “Acho que está em vias de solução” a questão das cobranças nas autoestradas, indicou o responsável, numa referência à constituição de um grupo de trabalho e a uma conversa que teve com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o tema. Em causa está a discussão dos critérios de classificação de veículos para pagamento de portagens nas autoestradas, nomeadamente a alteração do critério de altura no eixo dianteiro dos automóveis.

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) já solicitou que dos atuais 1,10 metros se passe para mais de 1,30 metros. José Maria Castro Covello referiu ainda a aposta do grupo PSA na indústria digital, que será acelerada com a participação no projeto INDTECH 4.0 — novas tecnologias para fabricação inteligente, que terá a duração de 36 meses. Este projeto envolve um investimento estimado de 12 milhões de euros e junta a PSA de Mangualde, três universidades e cinco parceiros tecnológicos, assente nos seguintes eixos: sistemas robóticos inteligentes (robôs colaborativos), sistemas avançados de inspeção e rastreabilidade (visão artificial), sistemas autónomos de movimentação, fábrica digital e fábrica do futuro. Anteriormente tinha sido já anunciado o investimento na unidade de Mangualde, até 2018, de cerca de 48 milhões de euros.


>>>>>   https://www.dinheirovivo.pt/economia/novo-modelo-peugeot-citroen-devera-empregar-250-300-pessoas-mangualde/#
 

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HSMW

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #128 em: Março 19, 2017, 09:46:34 pm »

No porto de Leixões para serem enviadas para o Senegal.
Transformadas na AutoRibeiro em Canelas.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #129 em: Junho 28, 2017, 01:43:15 pm »
Adamastor: primeiras imagens do carro desportivo português












A Circleroad, empresa portuguesa que está a desenvolver um carro desportivo, libertou as primeiras imagens do Adamastor em testes de pista, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

O desportivo, que tem o nome de código P003RL, tem carroçaria em material compósito e chassis tubular, e aposta numa estrutura “lightwheight” que potencia a sua performance.

Em comunicado, a empresa adianta ainda que, “o modelo P003RL foi desenvolvido para a pista, no entanto o conforto e a qualidade dos interiores não foram descurados”.

Quanto à mecânica, é anunciado que o cliente terá várias opções na categoria de motores transversais de combustão interna – mas a empresa garante que está preparada para qualquer configuração, mediante avaliação dos técnicos da marca.

Segundo Frederico Tomé Ribeiro, responsável do Departamento de Engenharia, “os parâmetros técnicos do modelo foram desenvolvidos para operar como um todo, valendo pelo seu conjunto – proporcionando uma experiência de condução excitante e poderosa”.

A Adamastor garante que que brevemente serão divulgadas mais informações e que a empresa tem sido contactada por interessados, tanto nacionais como estrangeiros. A produção, que será realizada em pequena série, tem arranque previsto para este ano.


>>>>>  http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/adamastor-primeiras-imagens-do-carro-desportivo-portugues/
 

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Lusitano89

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #130 em: Julho 16, 2017, 12:15:04 pm »
Autocarros elétricos portugueses chegam à América do Norte




Em 2020 estarão em circulação em Vancouver 18 autocarros de aeroporto totalmente elétricos desenvolvidos em Portugal.

O E.COBUS iniciou viagem rumo a um novo destino: o Aeroporto de Vancouver, no Canadá. Esta é a primeira incursão deste autocarro 100% elétrico exclusivo de aeroporto, em terras da América do Norte.

A primeira unidade iniciou já operação neste mês de julho no Aeroporto de Vancouver, no entanto não será o único E.COBUS a circular neste aeroporto. Até maio de 2018, serão fornecidas mais sete unidades deste modelo, sendo que está também acordado o fornecimento de mais dez unidades entre 2019 e 2020, contabilizando um total de 18 novas unidades elétricas que irão circular no aeroporto deste país.

A entrega da primeira unidade a este aeroporto representa um passo muito importante da Indústria Portuguesa na vanguarda da mobilidade elétrica. Desenvolvido em 2013 pela CaetanoBus, em estreita parceria com a Siemens Portugal, e distribuído pela associada Cobus Industries, o E.COBUS assume-se como primeiro autocarro exclusivo de aeroporto 100% elétrico de todo o mundo. Hoje, o mercado começa a dar evidentes provas de confiança da capacidade técnica e de engenharia da Empresa nesta área, reforçando deste modo a sua aposta na mobilidade limpa aplicada aos aeroportos.

Após as encomendas dos aeroportos de Estugarda (Alemanha) e Genebra (Suíça), o E.COBUS chega agora ao Aeroporto de Vancouver, marcando uma nova jornada da Empresa na era da mobilidade elétrica.


>>>>>  http://boasnoticias.pt/autocarros-eletricos-portugueses-chegam-america-do-norte/
 

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Viajante

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #131 em: Setembro 06, 2017, 12:18:20 am »
Continental arrancou hoje com nova fábrica de pneus de 50 milhões em Portugal

Este novo investimento do grupo alemão em Lousado deverá criar cerca de duas centenas de postos de trabalho até 2020.





O grupo alemão Continental arrancou hoje com a produção da sua nova unidade industrial em Lousado, que representou um investimento superior a 50 milhões de euros.

A cerimónia contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, além do membro do conselho de administração da Continental AG, Nikolai Setzer; da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann; e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre outros convidados.

Esta nova fábrica marca o regresso da Continental ao mercado agrícola, com a produção de pneus radiais agrícolas, designados ‘Tractor70’ e ‘Tractor85’, e inclui uma unidade de investigação e desenvolvimento.

“Com novos produtos, teremos novos mercados, novos clientes e abrimos as portas a novos desafios”, destacou o presidente do conselho da administração da Continental Mabor, Pedro Carreira, para explicar a importância da nova aposta do grupo em Vila Nova de Famalicão.

Em simultâneo à nova unidade produtiva, foi construído um centro de testes “onde a equipa de I&D [Investigação & Desenvolvimento] local, em estreita colaboração com a equipa de Hanôver, irá testar a qualidade dos pneus produzidos e irá trabalhar na optimização e futuro desenvolvimento de produtos agrícolas”, referiu o mesmo responsável.

Os responsáveis pela administração central do grupo, sediada na Alemanha, voltaram a confirmar que a unidade de Lousado foi escolhida para receber a nova unidade “após a análise às várias fábricas do Grupo Continental devido às excelentes infraestruturas e ao empenho individual dos seus colaboradores”, assinalou Nikolai Setzer, adminisrador da Continental.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, “a boa imagem dos recursos humanos da Continental Mabor foi confirmada com a capacidade evidenciada na construção do novo equipamento inicial que passou do papel para a produção em apenas um ano, apesar da complexidade da obra e das inovações mundiais introduzidas no processo de fabrico”.

“É para mim muito gratificante perceber que a qualificação dos recursos humanos teve um peso determinante no processo de decisão do grupo”, referiu o presidente da Câmara Municipal, deixando a garantia de que a qualificação dos recursos humanos no concelho, através de ensino e formação profissional de qualidade e de vários níveis, incluindo o superior, será cada vez mais uma prioridade em Vila Nova de Famalicão”.

Também o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, reconheceu a importância dessa mais-valia para o país.: “é extraordinariamente importante verificar que esta empresa está não só a reforçar a sua produção, e produzir e exportar mais, mas a entrar em toda uma nova área de mercado e que decidiu, escolhendo entre as 20 fábricas que tem pelo mundo, a fábrica de Portugal como a que se apresentava com melhores padrões de qualidade, melhores respostas por parte dos trabalhadores e maior flexibilidade”.

Até ao final do ano, a Continental estima produzir um total de 5.000 pneus agrícolas, em 13 medidas diferentes.

Além da produção de pneus agrícolas, a fábrica de Lousado da Continental já produz pneus para veículos ligeiros de passageiros, tendo uma capacidade de produção anual de cerca de 18 milhões de pneus.

Prevê-se que a nova unidade fabril da Continental implica a criação de perto de duas centenas de postos de trabalho directos até 2020, à medida que vai evoluindo a produção.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/continental-arrancou-hoje-com-nova-fabrica-de-pneus-de-50-milhoes-em-portugal-205485
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #132 em: Abril 10, 2018, 01:23:34 pm »
Portugal e Espanha assinam acordo para 5G em "corredores" europeus




Vigo e Porto e Évora e Mérida são os dois "corredores" onde vai ser testada a tecnologia de carros autónomos europeus baseados na rede 5G. O acordo foi assinado hoje no Digital Day.

O projeto de desenvolver corredores entre vários países europeus está em marcha e a assinatura do acordo entre Portugal e Espanha, hoje durante a conferência Digital Day que está a decorrer em Bruxelas, é mais um passo para a criação de uma rede de autoestradas prioritárias para o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, baseada em redes 5G.

Portugal já estava na lista anunciada em setembro com a divulgação da iniciativa, juntando-se a uma série de países que vão avançar nesta primeira fase de testes.

O acordo conta com o compromisso dos estados membros e da indústria para iniciar os testes em várias estradas, incluindo os corredores Portugal-Espanha já referidos, mas também Metz-Merzig-Luxemburgo; Roterdão-Antuérpia-Eindhoven; o corredor entre a Noruega e a Finlândia, conhecido como a E8 Aurora Borealis que passa entre Tromsø e Oulu; e ainda a Nordic Way, entre a Suécia, Finlândia e Noruega.



A ideia é testar a tecnologia de condução autónoma de terceiro nível (com um condutor presente) em estradas que liguem dois países europeus e também as redes 5G que começam a tornar-se realidade já em 2019 em algumas cidades europeias.

Alguns países já estão mais avançados neste projeto de criação de uma rede de testes de carros autónomos, nomeadamente a França, Alemanha e Luxemburgo, que já anunciaram a criação de um corredor conjunto entre o Luxemburgo, Metz e Merzig. A Noruega, Finlândia e Suécia também já estão avançar com os corredores entre  Tromsø (Noruega) e Oulu (Finlândia) e o corredor E18 entre Helsínquia, Estocolmo e Oslo, enquanto a Holanda e a Bélgica se centram no corredor Roterdão- Antuérpia- Eindhoven.

A Bulgária está a trabalhar com a Grécia e a Sérvia no corredor Thessaloniki – Sophia – Belgrado e a Itália já revelou a intenção de avançar com três regiões do tirol num corredor que passa pela autoestrada de Brenner, que recebe mais de 60 milhões de veículos todos os anos.


>>>>>>>>>>  https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/carros-autonomos-portugal-e-espanha-assinam-acordo-para-5g-em-corredores-europeus
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #133 em: Abril 17, 2018, 03:20:59 pm »
Volkswagen vai instalar Centro de Desenvolvimento de Software em Lisboa


A Volkswagen vai instalar ainda este ano, em Lisboa, um centro de desenvolvimento de software que irá ter 300 especialistas em tecnologias de informação, anunciou hoje o grupo alemão do setor automóvel.

Segundo uma nota de imprensa da Volkswagen, o novo centro de desenvolvimento dará emprego a cerca de 300 especialistas, entre os quais se incluem engenheiros informáticos, programadores web e designers UX, que irão dedicar-se ao "desenvolvimento de soluções de software baseadas na nuvem (cloud) para uma maior digitalização dos processos corporativos no seio do Grupo e para os veículos conectados".

Segundo Martin Hofmann, CIO (Chief Information Officer) do Grupo, citado no comunicado da Volkswagen, o novo centro de desenvolvimento de software em Lisboa representa "um passo decisivo para o futuro".

"Estamos a transferir a história de sucesso dos nossos laboratórios digitais de Berlim para Portugal", diz Martin Hofmann, adiantando que o objetivo é "aliar tarefas empolgantes aos métodos de trabalho agilizados mais avançados no setor das Tecnologia de Informação".

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, também citado no comunicado da Volkswagen, a vinda deste centro de desenvolvimento de software para Lisboa vai ajudar a "captar talentos e a criar emprego especializado nos setores do digital e da mobilidade do futuro".

"É com grande alegria que fazemos parte da próxima geração de soluções para o Grupo Volkswagen e podem contar com o nosso total apoio no futuro", acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.


>>>>>>>>  https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/volkswagen-vai-instalar-centro-de-desenvolvimento-de-software-em-lisboa
 

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Re: Indústria Automóvel
« Responder #134 em: Abril 18, 2018, 03:21:50 pm »

A Europa à procura dos gigantes híbridos da estrada
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