Notícias do Exército Brasileiro

  • 1397 Respostas
  • 516677 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1380 em: Setembro 27, 2023, 12:58:59 pm »
Exército Brasileiro participa pela primeira vez do treinamento Bright Star no Egito


Citar
Marsa Matruh (Egito) – Pela primeira vez, o Exército Brasileiro participou do exercício Bright Star, treinamento conjunto composto por 34 nações sob a liderança dos Estados Unidos e do Egito. O treinamento, que está na 18ª edição, foi realizado de 31 de agosto a 14 de setembro, no Egito. O objetivo é incrementar a capacidade de resposta das forças armadas de diferentes nações, em ação conjunta, para atuar em cenários de defesa e segurança regional no Oriente Médio e Norte da África.


O treinamento Bright Star ocorre bienalmente desde 1981. A operação conjunta entre nações proporciona às forças militares de diferentes países praticarem a cooperação combinada, em cenários que envolvem desde operações humanitárias até missões de combate em ambientes desafiadores. Por meio desses exercícios, os participantes podem melhorar a capacidade de trabalhar conjuntamente, desenvolver táticas comuns e compartilhar conhecimentos e experiências.


Em 2023, as atividades iniciaram com o treinamento das tropas para o tiro de armas combinadas. Em seguida, foram realizadas operações militares em terreno urbano, exercícios de defesa química, biológica, radiológica, e nuclear, operações anfíbias, ações de segurança cibernética, prática de técnicas de contra dispositivo explosivo improvisado, dentre outras atividades.

O Exercício foi concluído com uma grande operação, que explorou todas as capacidades adquiridas, incluindo uma demonstração de assalto contra região ocupada por terroristas, envolvendo desembarque anfíbio e assalto coordenado de tropas blindadas apoiadas por fogos aéreos e de artilharia.

Paralelamente, ocorreu Exercício de Simulação Virtual focado em processos de tomada de decisão militar.

O treinamento foi finalizado com o salto de paraquedistas egípcios conduzindo as bandeiras das nações participantes como forma de homenagem e agradecimento.

Participação brasileira


Entre as 34 nações envolvidas no Exercício, 19 participaram com envio de tropas e equipamentos militares e outras 15 enviaram observadores militares. Em 2023, o Brasil foi convidado pelo Ministério da Defesa do Egito a enviar observadores ao Treinamento Conjunto Bright Star.

Atuou como observador brasileiro o Coronel Mario de Carvalho Neto, atual Adido de Defesa, Naval e Exército do Brasil junto a República Árabe do Egito. O Coronel Carvalho pontou que será de grande valia às Forças Armadas do Brasil enviarem tropas para a participação da próxima edição, que ocorrerá em 2025, pois esse tipo de exercício podem colaborar com a atualização do sistema de Doutrina Militar Terrestre, bem como aprimorar as capacidades do Exército Brasileiro para trabalhar em conjunto, desenvolver táticas comuns e compartilhar conhecimentos e experiências com outras nações amigas. A participação crescente do Brasil no Exercício Bright Star amplia a projeção do Exército Brasileiro no cenário internacional.

FONTE: Aditância Militar no Egito/EB
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1381 em: Setembro 27, 2023, 01:02:09 pm »
Exército encomenda 4 LOpRibs junto ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro


Citar
No dia 21 de setembro de 2023, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o general-de-divisão Tales Eduardo Areco Villela, diretor de Fabricação do Exército (DF) e o contra-almirante (EN) Mauro Nicoloso Bonotto, diretor do AMRJ, celebraram um termo de execução descentralizada (TED), com o objetivo de fabricar e entregar ao Exército quatro amostras da lancha de operações ribeirinhas (LOpRib) da Classe São Félix do Araguaia, dentro do projeto de obtenção de embarcações blindadas (POEB) do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP).

O POEB para as operações fluviais é de significativa importância estratégica para a Força Terrestre, uma vez que busca aprimorar a capacidade operacional nesse tipo de ambiente. O desenvolvimento dessas embarcações blindadas proporcionará maior segurança e eficácia nas operações, permitindo enfrentar desafios e ameaças características dos Comandos Militares da Amazônia (CMA), do Oeste (CMO), do Sul (CMS) e do Norte (CMN).Tais embarcações são essenciais para a projeção de poder em áreas de difícil acesso, tornando-se um componente crucial da capacidade de defesa e dissuasão nessas regiões.


 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/exercito-adquire-quatro-lanchas-para-operacoes-fluviais/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1382 em: Outubro 10, 2023, 08:03:28 pm »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8654
  • Recebeu: 3244 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4061/-6483
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1383 em: Outubro 16, 2023, 04:13:31 pm »
https://www.forte.jor.br/2023/10/15/criminosos-furtam-13-armas-antiaereas-do-exercito-em-sao-paulo/



Citar
Furto ocorreu no Arsenal de Guerra em Barueri, na região metropolitana do estado
O Exército investiga o furto de 13 armas antiaéreas do Arsenal de Guerra de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O roubo foi confirmado na sexta-feira (13), após inspeção realizada na terça-feira (10). No total, são 13 metralhadoras .50 e oito armas de calibre 7.62.

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1384 em: Novembro 17, 2023, 10:57:57 am »
Exército lança consulta pública para Artilharia Antiaérea de Média Altura


Citar
O Estado-Maior do Exército (EME) publicou hoje, no Diário Oficial da União, que realizará a consulta pública (“request for quote” – RFQ) Nº 01/2023, com o objetivo de sondar o mercado nacional e internacional “acerca da capacidade de fornecimento para obtenção de um Sistema de Artilharia Antiaérea de Média Altura” e “realizar uma pesquisa de preços”, dentro do Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (Prg EE DAAe) .

Esta consulta estará disponível no período de 20 de novembro a 29 de dezembro de 2023, e seu edital poderá ser baixado na página eletrônica do Escritório de Projetos do Exército (EPEx) ou ser solicitado pelo e-mail pjtaaaemealtu@eme.eb.mil.br.

Para fins de habilitação, os anexos ao edital deverão ser preenchidos pelas empresas interessadas até 24 de novembro de 2023 e remetidos para o citado e-mail.

Requisitos

De acordo com os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC), publicados pelo Ministério da Defesa em 2020, algumas de suas características serão:

Capacidade de engajamento de, no mínimo, 16 alvos simultaneamente;
Ser efetivo contra aeronaves de asa fixa, helicópteros, veículos aéreos remotamente pilotados, mísseis de cruzeiro e bombas guiadas, nos seguintes parâmetros (sem que os valores máximos necessitem ser atingidos simultaneamente):
a) Mínimo alcance horizontal de engajamento não superior a 2.000 metros;
b) Máximo alcance horizontal de engajamento não inferior a 40.000 metros;
c) Mínimo alcance vertical de engajamento não superior a 50 metros; e
d) Máximo alcance vertical de engajamento não inferior a 15.000 metros;
Possuir capacidade de integração com os meios de Comando e Controle (C2) da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB);
O subsistema de Armas deve ser composto por, no mínimo, três unidades de tiro
(lançadoras) a fim de que seja realizada uma defesa antiaérea.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/exercito-lanca-consulta-publica-para-artilharia-antiaerea-de-media-altura/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1385 em: Dezembro 02, 2023, 06:46:18 pm »
Exército Brasileiro coloca 130 militares para monitorar fronteira com a Venezuela


Citar
O Exército brasileiro aumentou para 130 o efetivo para o patrulhamento na fronteira com a Venezuela.

O Pelotão Especial de Fronteira de Pacaraima, em Roraima, que normalmente opera com 70 homens, ganhou o reforço de mais 60 militares.

A medida ocorre em meio as tensões por conta do território de Essequibo. O Brasil quer evitar que a Venezuela use o território brasileiro para avançar sobre a Guiana.

“Precisamos ter cuidado. É como se seu vizinho quisesse invadir outra casa usando a sua. O que não podemos permitir é que a Venezuela, querendo entrar na Guiana, use nosso território. Estamos atentos. A Defesa não vai permitir que use território brasileiro para outro país entrar em briga”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao analista da CNN Caio Junqueira.

Neste domingo, haverá um referendo, convocado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para que os cidadãos avaliem se apoiam que a Venezuela fique com uma área pertencente a Guiana chamada Essequibo. Uma das perguntas é se a população autoriza o governo a usar “todos os meios” para retomar a área, que ocupa quase dois terços da Guiana. O território tem reservas de petróleo.

Em nota, o Exército informou que as movimentações de tropas fazem parte do adestramento avançado da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, visando manter a prontidão e eficiência operacional da Força Terrestre.

“A Brigada em Roraima segue realizando sua ação de presença naquela faixa de fronteira normalmente. O acréscimo de 60 militares na região de Pacaraima visa atender, em melhores condições, à missão de vigilância e proteção do território nacional”, informou a Força.

FONTE: CNN Brasil
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1386 em: Dezembro 06, 2023, 11:48:14 am »
Brasil envia blindados para a fronteira com a Venezuela


Citar
Visando testar a capacidade de mobilização de tropas e blindados na fronteira do Estado de Roraima com a Venezuela, o Exército Brasileiro transportou, desde a sua base de origem, na cidade de Campo Grande (MS), uma força formada por viaturas blindadas de combate M60A3TTS, e suas equipagens, munições, logística e material de apoio, até a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima (RR), um deslocamento de 3.836 km em linha reta.

Nos últimos três anos, e dentro dos Projetos Estratégicos, o Exército Brasileiro investiu na recuperação e manutenção das viaturas blindadas de combate M-60A3TTS ainda operacionais, de origem norte-americana, alocadas ao 20° Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB), que
receberam fundos para a manutenção de cinco unidades (R$ 1 milhão) em 2013, mais cinco em 2014 (R$ 600 mil), e outros oito em 2015, perfazendo 18 exemplares em perfeitas condições de emprego operacional (combate) agregadas a frota do modelo.

Recebidos em 1997, os M60 do modelo A3 TTS estão equipados com o Thermal Target System, equipamento de visão termal noturna (alcance de 2,5 km), sistemas hidráulicos e de estabilização do canhão, computador de controle de tiro e equipamento de telemetria laser,
provendo assim uma plataforma estabilizada capaz de realizar o tiro a longas distâncias com elevada probabilidade de acerto mesmo contra alvos em movimento, em qualquer situação climática e de visibilidade, no primeiro disparo. O M60 também pode operar em ambiente químico, biológico.

Ficha Técnica

M60A3 TTS do 20º RCB (Campo Grande, MS)
Fabricação: EUA
Peso: 52 toneladas
Velocidade máxima: 48 km/h em terreno acidentado
Armamento primário: canhão 105 mm estabilizado (disparo
em movimento ou parado) com alcance efetivo de 4 km.
Armamento secundário: uma metralhadora M240-H 7,62
mm coaxial
Autonomia: 450 km
Tripulação: quatro homens


Imagens: Exército Brasileiro e Roberto Caiafa
 :arrow:  https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3132073/brasil-envia-blindados-fronteira-com-venezuela
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1387 em: Dezembro 06, 2023, 11:51:15 am »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1388 em: Dezembro 22, 2023, 11:20:16 am »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1389 em: Janeiro 06, 2024, 01:10:38 pm »
Exército envia mísseis anticarro MSS 1.2 AC para a fronteira com a Venezuela


Citar
O ministro ressaltou a prontidão do país frente a uma hipotética invasão da Guiana por tropas venezuelanas, usando Roraima como rota

Na sexta-feira (15), o Exército Brasileiro deu início ao deslocamento de vários Mísseis Superfície-Superfície 1.2 AntiCarro (MSS 1.2 AC) para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva em Roraima. Esta movimentação, que tem como objetivo reforçar a defesa da área, acompanha as recentes declarações do ministro da Defesa, José Múcio, feitas ao Jornal Nacional, sobre a necessidade de preparação do Brasil para um potencial confronto.

O ministro destacou a capacidade de resposta do Brasil diante de uma eventual invasão da Guiana por forças venezuelanas, que poderiam usar Roraima como via de acesso. O MSS 1.2 AC, um projeto da SIATT, uma empresa nacional, mostrou-se eficiente em testes, com capacidade de atingir alvos a uma distância de até 2 mil metros e de penetrar blindagens de até 530 mm. O envio desses mísseis para a região de Roraima é uma ação preventiva, que também incluiu a recente transformação do esquadrão de cavalaria em Boa Vista no 18º Regimento de Cavalaria Mecanizada.

Essas medidas do Exército Brasileiro, que abrangem tanto o envio antecipado dos mísseis quanto a conversão da unidade em Boa Vista, são uma resposta direta à crise de Essequibo. O aumento da tensão entre a Guiana e a Venezuela, apesar de um acordo prévio para evitar conflitos armados, elevou as preocupações com a segurança nacional brasileira.

Testado desde 2018, o MSS 1.2 AC obteve resultados promissores, levando à aquisição de aproximadamente 60 unidades pelo Exército. Há também a expectativa de que o Corpo de Fuzileiros Navais venha a adotar o míssil. Este avanço é considerado um marco estratégico, principalmente devido à escassez global de armamentos similares, como o americano Javelin, e ao decrescente interesse pelo míssil russo Kornet.

Portanto, o fortalecimento das forças militares no norte do Brasil, com a introdução dos mísseis anticarro MSS 1.2 AC e a atualização das unidades em Roraima, ocorre em um contexto de desafios de segurança cada vez maiores na região amazônica.

 :arrow:  https://www.forte.jor.br/2023/12/18/exercito-envia-misseis-anticarro-mss-1-2-ac-para-a-fronteira-com-a-venezuela/


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1390 em: Janeiro 26, 2024, 05:57:44 pm »
Armamento com tecnologia 100% nacional é deslocado para Roraima


Citar
Brasília (DF) – O Exército Brasileiro realiza o deslocamento estratégico de materiais de emprego militar para Roraima. Nesta operação, estão incluídas dezenas de Mísseis Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC). A transferência dos materiais tem por objetivo incorporar meios ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado, mais nova Unidade do Comando Militar da Amazônia.

A Operação Roraima, planejada e conduzida pelo 9° Grupamento Logístico, sob coordenação do Comando Logístico (COLOG) e do Comando Militar do Oeste (CMO), realiza o deslocamento estratégico de um esquadrão de cavalaria mecanizado da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada rumo à Boa Vista (RR). Ao todo, três unidades de marcha contendo meios militares saíram de Campo Grande (MS) rumo à Roraima. A primeira unidade de marcha do Destacamento Logístico Guaicurus composta por 50 militares e 32 viaturas, das quais 14 Viaturas Blindadas Multitarefa Guaicurus, iniciou seu movimento partindo das instalações do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande, onde estavam aprestadas.

O comboio logístico chegou a Porto Velho (RO) após percorrer mais de 2.100 quilômetros, de onde seguiu por meios fluviais do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) até Roraima.

Tecnologia 100% nacional

O MSS 1.2 AC passou por avaliação do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) em agosto de 2023. Na oportunidade, participaram do evento engenheiros e técnicos da empresa SIATT Engenharia, Industria e Comércio LTDA, militares do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), responsáveis pelo desenvolvimento do míssil, militares do CAEx, além de representantes da Marinha do Brasil.

A importância do lançamento na avaliação do míssil evidenciou a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) em conjunto com a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), com o objetivo de entregar à Defesa um MEM moderno e preciso. A tecnologia empregada é 100% nacional.

Sistema de Armas MSS 1.2 AC


O MSS 1.2 AC é um míssil superfície-superfície anticarro de médio alcance, desenvolvido segundo requisitos do Exército Brasileiro. O sistema é constituído pela Munição (míssil em seu container lançador) e pela Unidade de Tiro. Emprega guiamento do tipo “beam-rider”, no qual o operador é responsável por realizar o apontamento óptico em direção ao alvo. Durante o voo do míssil, a Unidade de Tiro emite um feixe laser invisível codificado, harmonizado com a mira óptica, que provê a referência de guiamento para o míssil.

O sistema tem capacidade de perfurar blindagens com até 500 milímetros de espessura em chapa de aço padrão OTAN. O Míssil MSS 1.2 AC neutraliza ameaças a até 4000 metros, sendo empregado principalmente contra veículos blindados.

Além disso, pode, secundariamente, ser utilizado contra outros alvos compensadores, como: concentração de veículos, construções fortificadas, depósitos de combustível e ou de munição, barcos fluviais e helicópteros pairando à baixa altura.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx
 :arrow: https://www.forte.jor.br/2024/01/26/armamento-com-tecnologia-100-nacional-e-deslocado-para-roraima/
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 210
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +19/-141
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1391 em: Fevereiro 29, 2024, 10:34:09 pm »
Olás.

ATMOS, CAESAR, SH-15 e Zuzana-2 mais perto da short list do programa VBCOAP 155 SR do EB.

https://tecnodefesa.com.br/vbcoap-155-sr-os-primeiros-eliminados/

https://twitter.com/Infodefensa/status/1763232839426826675

Sds!
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1392 em: Março 06, 2024, 11:15:59 am »
VBCOAP 155 SR – Os quatro finalistas


Citar
O Exército Brasileiro (EB), por meio da Chefia de Material do Comando Logístico (CMat/CoLog), publicou hoje, dia 04 de março, o resultado da Fase 1B e o “SHORTLIST” do pedido de proposta / pedido de licitação (“request for proposal” – RFP / “request for tender” – RFT),  nº 01/2023 para a obtenção de 36 viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado 155mm sobre rodas (VBCOAP 155mm SR).

Conforme T&D havia antecipado em agosto de 2023, os APROVADOS são (ordem apresentada no documento):

SH15 6X6, da China North Industries Corporation (NORINCO), China;
ATMOS 6X6, da Elbit Systems Land, Israel;
CAESAR 6X6, da Nexter Systems, integrante do grupo KNDS, França; e
Zuzana 2 8X8, representado pela Excalibur Internacional, da Rep. Tcheca, mas fabricado pela Konštrukta Defence, da Eslováquia;
 

PRÓXIMOS PASSOS

De acordo com o documento citado, agora se inicia a etapa de negociação, e as primeiras reuniões ocorrerão  nas dependências do CMat/CoLog, em Brasília (DF), nas seguintes datas:

18 de março, NORINCO;
19 de março, Elbit;
20 de março, Nexter; e
21 de março, Excalibur.
 
Este período de negociação se estenderá até o dia 04 de abril e a previsão para a escolha do vencedor é 03 de maio.

 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/vbcoap-155-sr-os-quatro-finalistas/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, PTWolf

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20952
  • Recebeu: 2495 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1393 em: Março 10, 2024, 07:47:07 pm »
Exército Brasileiro cria estatal (ENDEFORTE) para seus projetos


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1394 em: Março 21, 2024, 04:52:06 pm »
Novos fardamentos para tripulantes de blindados do Exército Brasileiro







 :arrow:  https://caiafa.blogspot.com/2024/03/exclusivo-em-primeira-mao-os-novos.html?spref=tw