Como Vencer a Guerra que estamos a perder?

  • 48 Respostas
  • 10136 Visualizações
*

WTTJungle

  • 17
  • +0/-0
Re: Como Vencer a Guerra que estamos a perder?
« Responder #45 em: Maio 05, 2014, 10:11:41 pm »
Exemplos de métodos semelhantes... (não negando nada)
 

*

mayo

  • Membro
  • *
  • 93
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • Enviou: 182 vez(es)
  • +2/-7
Re: Como Vencer a Guerra que estamos a perder?
« Responder #46 em: Maio 06, 2014, 04:42:39 pm »
Citação de: "WTTJungle"
Exemplos de métodos semelhantes... (não negando nada)

Partido unico,leader unico e absoluto, policia politica, campos de concentracao,eliminacao dos adversarios e dos enemigos do regimo, poder absoluto, etc...etc....etc....

*

WTTJungle

  • 17
  • +0/-0
Re: Como Vencer a Guerra que estamos a perder?
« Responder #47 em: Maio 07, 2014, 08:05:39 pm »
Não negando os dois primeiros ( que são factos nos regimes estalinistas e que seguem a dita ideologia, e fascistas, embora à mercê do fator humano ( a morte ou a debilitação psicológica e/ou física do líder) ), são, os restantes discutíveis.
Primeiro, a polícia política. Hoje, e nos regimes que não se enquadram nos dois lados em anos anteriores ao de hoje, encontra-se uma verdadeira polícia política dissimulada e cujo o nome não é, obviamente esse. Os Estados Unidos, por exemplo, é o exemplo de uma nação que mesmo não mantendo (que seja conhecida) uma "polícia" política interna, de facto mantém uma polícia política que opera no exterior do país cujas ações visam a manutenção da soberania. No entanto, os EUA usam e abusam desse poder dado aos próprios em nome da "defesa nacional". Isto é, os casos de tortura são uma forma de "calar" outros com ideologias políticas diferentes e/ou mesmo que sejam de cultura diferente (denote-se que o fascismo é conhecido também pelo etnocentrismo) sem lhes dar o direito de recorrer a tribunal. Os exemplos de violação dos direitos do Homem pelos EUA nesta vertente (como outros países fazem...) podem ser considerados exemplos do recorrer à polícia política cuja visão é a proteção ideológica dos EUA e para isso ultrapassar as barreiras judiciais. As escutas em massa por parte da NSA e da CIA (que podem ser ambas consideradas) é uma ferramenta cujo resultado é o conhecimento de quem está contra e, dessa forma, proceder ao que eles querem e podem fazer.
Na parte dos campos de concentração, não sei se se poderá discutir, sequer, o tema. A Inglaterra teve campos de trabalho durante a Segunda Grande Guerra, tal como os EUA tiveram. E de certeza que se poderão encontrar mais exemplos.
No terceiro, eliminação dos adversários e dos inimigos do regime, a conversa é a mesma que no primeiro. Os estados, mesmo aqueles que não são comunistas ou fascistas, praticam esses atos em nome da defesa nacional. Exemplo: O regime atual em Portugal é de democracia, é uma república. Caso para cá aparecessem uns quantos armados e a ameaçar a integridade nacional, eu tenho total confiança de que o poder em Portugal iria responder violentamente e de forma segura, pondo fim à ameaça.
Nunca ninguém tem poder absoluto sobre as pessoas. É impossível ter. De qualquer forma, nos regimes aqui discutidos, o poder absoluto é aquele em que uma única pessoa tem poder judicial, militar, etc etc... Sim, sim, ambos os regimes são exemplos disso. Mas, por "cá", pelos "países desenvolvidos", adaptou-se a ideologia do soft power.

Agora, o que é que eu quero dizer com isto: Se formos comparar os dois regimes por estes termos, então iríamos automaticamente encontrar parcelas semelhantes a regimes que são "bons". E desta forma, não se podem comparar dois regimes por estes termos.
Mesmo assim, é possível argumentar que ambos causaram a morte a uma enormidade de pessoas - e ainda o fazem -, mas, mais uma vez, não é isso que os iguala.
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +2/-0
Re: Como Vencer a Guerra que estamos a perder?
« Responder #48 em: Setembro 07, 2014, 05:08:58 pm »

Sem papas na língua, apesar de alguma demagogia.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

 

"A Guerra" - RTP1

Iniciado por LanceroQuadro Livros-Revistas-Filmes-Documentários

Respostas: 41
Visualizações: 16993
Última mensagem Abril 26, 2008, 01:23:32 pm
por lurker
A guerra com o Iraque foi um "erro estratégico"

Iniciado por Tiger22Quadro Conflitos do Presente

Respostas: 7
Visualizações: 3347
Última mensagem Maio 04, 2004, 03:16:28 pm
por Guilherme
"Memórias da Guerra - 1961-1974"

Iniciado por LanceroQuadro Conflitos do Passado e História Militar

Respostas: 11
Visualizações: 31338
Última mensagem Junho 15, 2007, 04:28:40 pm
por Lancero
Guerra Colonial: Fotos dos "gun trucks"

Iniciado por sprint1050Quadro Conflitos do Passado e História Militar

Respostas: 0
Visualizações: 2933
Última mensagem Agosto 17, 2008, 02:35:53 pm
por sprint1050
"Portugal em tempo de guerra" - CONTEX/PHIBEX

Iniciado por Ricardo NunesQuadro Armadas/Sistemas de Armas

Respostas: 4
Visualizações: 3670
Última mensagem Setembro 26, 2004, 12:00:40 am
por Fábio G.