Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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perdadetempo

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3960 em: Maio 09, 2017, 08:24:21 pm »
Os Npo têm casco duplo ou reforçado para dar proteção extra em caso de combate?não pareçe....

Muitas embarcações civis têm actualmente casco duplo, é uma questão de segurança principalmente se a tripulação se "lembrar" de encalhar o navio

Propulsão
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...A propulsão do navio é efectuada por duas linhas de veios, cada uma constituída por um motor
Diesel Wärtsilä W26A 12V, com 3.900 kW às 1.000 RPM – ou um motor eléctrico Magnetti
Marelli, com 300 kW, utilizado para baixas velocidades –, uma caixa redutora e um hélice de
passo variável; as linhas de veios foram projectadas e construídas pela Wärtsilä-Lips Defense....
Casco e superestruturas
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...O casco e as superestruturas estão subdivididos por cinco pavimentos, dez anteparas
estanques e quatro zonas L.A.5, com o propósito de aumentar a capacidade de sobrevivência do navio e confinar as avarias quando e se estas ocorrerem, em complemento à segregação e redundância dos sistemas discutida mais adiante...
Outros
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...O ar condicionado foi projectado para alimentar quatro zonas estanques L.A., através de equipamentos independentes. Os espaços de máquinas têm ventilação dedicada e os troncos de escadas têm ventilação própria, de forma a tornarem-se zonas limpas de fumos...

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A limitação de avarias compreende os sistemas de detecção de incêndio e de alagamento. O navio dispõe ainda de sistemas fixos de combate a incêndio, água nebulizada para compartimentos habitacionais, motores propulsores e geradores, e Dióxido de Carbono para os espaços de máquinas, quadros eléctricos e paiol das tintas. Além destes sistemas fixos, dispõe dos sistemas portáteis habitualmente instalados neste tipo de navios....

Citar
A produção de energia eléctrica é efectuada através de quatro grupos electrogéneos Volvo Penta / Stamdford, de 362 kW cada, instalados em duas casas distintas, e dois quadros eléctricos principais, ligados entre si, instalados em casas, bordos e pavimentos diferentes; a segregação física destes componentes foi deliberada, no sentido de aumentar a redundância e a capacidade de sobrevivência do navio....

(citacões tiradas da revista da marinha Abril de 2006)

Conclusão
O NPO é uma anedota em relação ao que poderia ser em termos das missões a efectuar, mas isso não significa que não tenha sido bem construído e não tenha uma boa redundância de todos os sistemas principais destinados a manter o navio a flutuar.  Provavelmente não tem as máquinas preparadas para resistir a choques violentos (explosão de missil/torpedo), mas  a tripulação deve ter melhores chances nesta embarcação do que os ingleses tiveram com as fragatas da classe AMAZON na guerra das Malvinas.

Cumprimentos,
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3962 em: Maio 11, 2017, 06:10:38 am »
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Stalker79

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3963 em: Maio 14, 2017, 05:40:03 pm »
Só gostaria de ver o dia em que deixamos de fazer traineiras pintadas nas cores da marinha e talvez aproveitar os recursos nacionais como o Alfeite. Talvez construir uns navios de guerra propriamente ditos, nem que fosse umas corvetas.
 >:(
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3964 em: Maio 17, 2017, 09:10:04 pm »
Os Npo têm casco duplo ou reforçado para dar proteção extra em caso de combate?não pareçe....

Afirmativo e, na foto de cima até se vê o duplo casco do bicho, bem pelo menos eu consigo ver nas zonas inacabadas da proa.
Quanto á segunda foto olha para as vigias do navio a bombordo e compara com o NRP VdC ou o FF , são as mesmas cinco e com espaçamentos idênticos.

E uma boa questão!
Trata-se da zona de união entre dois blocos  do navio,  naquela zona ainda  não vês duplo casco, porque quando encostassem ali o proximo bloco o   interior do duplo casco, se ja estivesse montado  tornava-se inacessível aos soldadores  que fossem fazer o trabalho de união dos dois blocos.

Então ó ICE, chega-te á frente e explica ao pessoal o que é aquele espaçamento entre as placas ou é erro optico meu ?
Pelo que depreendo depois dos blocos " encostados ", soldados, é que se coloca o duplo casco, será soldado pelo interior do que já existe, correcto ?
O duplo casco acompanha o casco exterior até que altura deste ?
Até a linha de agua, acima da linha de agua ou mesmo a totalidade do casco do navio ?
Desculpa lá mas gosto de aprender.

Abraços

Desculpa o atraso na resporta.
Não entendi, qual espaçamento?

Sim, o chapamento interior é colocado no final da construçao do bloco, para se poder ter acesso as cavernas, longarias e de mais elementos que formam a  "ossada" do navio, com as chapas interiores  colocadas nos dois blocos a unir, ficaria-se sem acesso aos  elementos estruturais entre os dois blocos. que obviamente têm que ser soldados por dentro.
O duplo casco esta colocado até à altura do castelo da proa, à ré do qual  se encontra tambem a primeira antepara estanque, a chamada antepara de colisão.
« Última modificação: Maio 17, 2017, 09:14:48 pm por ICE 1A+ »
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3965 em: Maio 17, 2017, 09:52:51 pm »
Os Npo têm casco duplo ou reforçado para dar proteção extra em caso de combate?não pareçe....

Afirmativo e, na foto de cima até se vê o duplo casco do bicho, bem pelo menos eu consigo ver nas zonas inacabadas da proa.
Quanto á segunda foto olha para as vigias do navio a bombordo e compara com o NRP VdC ou o FF , são as mesmas cinco e com espaçamentos idênticos.

E uma boa questão!
Trata-se da zona de união entre dois blocos  do navio,  naquela zona ainda  não vês duplo casco, porque quando encostassem ali o proximo bloco o   interior do duplo casco, se ja estivesse montado  tornava-se inacessível aos soldadores  que fossem fazer o trabalho de união dos dois blocos.

Então ó ICE, chega-te á frente e explica ao pessoal o que é aquele espaçamento entre as placas ou é erro optico meu ?
Pelo que depreendo depois dos blocos " encostados ", soldados, é que se coloca o duplo casco, será soldado pelo interior do que já existe, correcto ?
O duplo casco acompanha o casco exterior até que altura deste ?
Até a linha de agua, acima da linha de agua ou mesmo a totalidade do casco do navio ?
Desculpa lá mas gosto de aprender.

Abraços

Desculpa o atraso na resporta.
Não entendi, qual espaçamento?

Sim, o chapamento interior é colocado no final da construçao do bloco, para se poder ter acesso as cavernas, longarias e de mais elementos que formam a  "ossada" do navio, com as chapas interiores  colocadas nos dois blocos a unir, ficaria-se sem acesso aos  elementos estruturais entre os dois blocos. que obviamente têm que ser soldados por dentro.
O duplo casco esta colocado até à altura do castelo da proa, à ré do qual  se encontra tambem a primeira antepara estanque, a chamada antepara de colisão.

O espaçamento que referi é este que se vê tanto a bombordo como a estibordo na parte superior do casco.
num dos lados é a parte que fica por cima do andaime á esquerda



Obrigado pela resposta.

Abraços
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Lightning

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3966 em: Julho 12, 2017, 12:38:10 am »
Na revista da Armada tem um artigo sobre o NPO Sines.
http://www.marinha.pt/pt-pt/media-center/revista-armada/Documents/2017/RA520.pdf

Diz ainda que este navio foi posto a flutuar em 3 de Maio, deverá iniciar provas de mar em Junho de 2018 e um mês depois entregue à Marinha, 6 meses depois será o NRP Setubal.

Resumidamente, só daqui a um ano teremos um 3º NPO na Marinha.
 

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Crypter

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3967 em: Julho 29, 2017, 11:57:29 am »
Tanto o Figueira da Foz como o Viana do Castelo vieram comer chocos a Setúbal :)!

 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3968 em: Julho 30, 2017, 11:43:55 am »
Tanto o Figueira da Foz como o Viana do Castelo vieram comer chocos a Setúbal :)!

O Figueira da Foz está em missão sar está em parado em Setubal para descanso da guarnição quanto ao Viana do Castelo anda a ultimar o plano de treino da guarnição depois de quinta e sexta terem feito provas aos sistemas reparados e á instalação propulsora para a nova missão.
 

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sivispacem

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3969 em: Julho 30, 2017, 12:35:58 pm »


O Figueira da Foz está em missão sar está em parado em Setubal para descanso da guarnição quanto ao Viana do Castelo anda a ultimar o plano de treino da guarnição depois de quinta e sexta terem feito provas aos sistemas reparados e á instalação propulsora para a nova missão.
[/quote]

Desculpem a pergunta de ignorante, mas é normal um navio (falo do Viana de Castelo) entrar em doca seca para reparações e etc tão pouco tempo depois de ter sido deitado à água?

 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3970 em: Julho 30, 2017, 01:13:19 pm »


O Figueira da Foz está em missão sar está em parado em Setubal para descanso da guarnição quanto ao Viana do Castelo anda a ultimar o plano de treino da guarnição depois de quinta e sexta terem feito provas aos sistemas reparados e á instalação propulsora para a nova missão.

Citar
Desculpem a pergunta de ignorante, mas é normal um navio (falo do Viana de Castelo) entrar em doca seca para reparações e etc tão pouco tempo depois de ter sido deitado à água?
Atenção que o Figueira da Foz teve aquele acidente em Viana do Castelo.  https://sol.sapo.pt/artigo/116966/novo-navio-da-marinha-sofre-acidente-nos-estaleiros-de-viana
Citar
O Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz sofreu sábado "danos materiais" à saída do porto de Viana do Castelo, quando se preparava para partir dos estaleiros da West Sea, revelou a Marinha no seu portal online.De acordo com o mesmo documento, o navio "bateu no fundo" quando "manobrava para transbordo de pessoal".

"Ficou imobilizado e sem propulsão e foi conduzido por rebocadores para a doca seca dos estaleiros navais de Viana do Castelo, tendo ali entrado ainda no sábado à noite", acrescentou a Marinha.

O NRP Figueira da Foz, o segundo Navio de Patrulha Oceânica (NPO) da classe "Viana do Castelo" construído nos Estaleiros Navais de Viana, encontrava-se desde o início deste mês naqueles estaleiros, agora subconcessionados à West Sea, do grupo português Martifer, a ser sujeito a uma intervenção de "assistência pós-venda".

Já hoje de manhã, com o "esgotamento da doca" dos estaleiros da West Sea, foi possível, de acordo com a Marinha, verificar "os danos materiais a nível dos hélices, veios e lemes".

Para hoje está prevista a chegada a Viana do Castelo de uma "equipa de análise e avaliação que apurará as causas do acidente".

"Esta equipa é constituída por técnicos altamente especializados e inclui elementos do Instituto Hidrográfico que analisarão a zona do fundo no local do acidente", afirmou a Marinha.


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3971 em: Julho 30, 2017, 03:31:00 pm »
Então e o NRP Setúbal já estão a fazer a união dos blocos do Navio ?
Alguém sabe algo para divulgar pelos restantes membros deste fórum ??

Abraços
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3972 em: Julho 30, 2017, 05:50:38 pm »


O Figueira da Foz está em missão sar está em parado em Setubal para descanso da guarnição quanto ao Viana do Castelo anda a ultimar o plano de treino da guarnição depois de quinta e sexta terem feito provas aos sistemas reparados e á instalação propulsora para a nova missão.

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Desculpem a pergunta de ignorante, mas é normal um navio (falo do Viana de Castelo) entrar em doca seca para reparações e etc tão pouco tempo depois de ter sido deitado à água?

Atenção que o Figueira da Foz teve aquele acidente em Viana do Castelo.  https://sol.sapo.pt/artigo/116966/novo-navio-da-marinha-sofre-acidente-nos-estaleiros-de-viana

Sim, mas isso foi o Figueira da Foz. O Viana do Castelo não, e foi esse que esteve agora em doca seca. Daí a minha pergunta

 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3973 em: Julho 30, 2017, 06:58:54 pm »


O Figueira da Foz está em missão sar está em parado em Setubal para descanso da guarnição quanto ao Viana do Castelo anda a ultimar o plano de treino da guarnição depois de quinta e sexta terem feito provas aos sistemas reparados e á instalação propulsora para a nova missão.

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Desculpem a pergunta de ignorante, mas é normal um navio (falo do Viana de Castelo) entrar em doca seca para reparações e etc tão pouco tempo depois de ter sido deitado à água?

Atenção que o Figueira da Foz teve aquele acidente em Viana do Castelo.  https://sol.sapo.pt/artigo/116966/novo-navio-da-marinha-sofre-acidente-nos-estaleiros-de-viana

Sim, mas isso foi o Figueira da Foz. O Viana do Castelo não, e foi esse que esteve agora em doca seca. Daí a minha pergunta

Segundo o Site da marinha ele entrou ao efectivo em 2010 e ao serviço em 30 Março de 2011 o que já dará 6/7 anos a navegar conforme fizermos as contas e, até o figueira da Foz ter entrado ao serviço, uma vida muita activa para as corvetas continuarem a aguentar-se mais uns anos.

Por outro lado na altura da construção a marinha fazia uma grande bandeira no facto dos navios desta classe estarem classificados pela DNV (DET  NORSKE  VERITAS):
Citar
...o seu papel é muito abrangente, certificando desde o casco, instalação propulsora, produção e distribuição de energia, automação e sistemas auxiliares até à verificação da conformidade do navio com as Regras para a Prevenção da Poluição Marinha (MARPOL – Anexos I, IV e V) e com o normativo para evitar interferências electromagnéticas.

Para uma embarcação civil o intervalo/prazo de validade de uma certificação parece ser  de 5 anos, após o qual é necessário fazer uma renovação da certificação que implica uma inspecção/reparação geral do navio e à priori recurso a uma doca seca num estaleiro. Não encontrei referências a certificações para embarcações militares, mas deverá ter algumas semelhanças. Poderá estar aí a explicação de a embarcação ter passado 4 meses no estaleiro, ajudado talvez pelo cliente que tem e pela organização do Arsenal do Alfeite e respectivos fornecedores.

https://rules.dnvgl.com/docs/pdf/DNV/rulesship/2003-01/ts701.pdf

Cumprimentos,

PS: O meu conhecimento de barcos resume-se a vê-los no Tejo e só sei o que leio pelo que a opinião vale o que vale.
 

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3974 em: Julho 31, 2017, 09:38:52 am »
Recordo que no Viana do Castelo outras das razões porque no passado entrou em Estaleiro foi para trocar a 40mm pela Marlin. Se não estou em erro a Figueira da Foz  nunca teve a primeira montada.

Cumprimentos
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