Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Marinha no ForumDefesa.com / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por LM em Hoje às 04:30:47 pm »
Tudo depende...

Por vezes sucede que os valores de aquisição  mais elevados "empurram" o procedimento para um concurso público de aquisição, com propostas várias, tempos de entrega mais dilatados, etc.

Assim através de uma consulta simples...ou mesmo ajuste direto, escolheram a arma que pretendiam sem mais quês ou porquês...

A Força Aérea aquando da substituição da P-38 fez isso, várias tranches permitiram equipar a FAP toda com o número desejável de HK USP.

Usou-se o simplex na aquisição, porque tudo o que é concursos para reequipamento militar em Portugal tem sempre uma componente "complicómetro" associada.

É verdade, mas desconfio que na base está a necessidade absoluta de ter, para aquela (pequena) força a ser enviada, depois logo se vê - tudo é urgente, é apenas quando a necessidade é extrema e apenas pela quantidade mínima necessária... e em um corpo de tropas relativamente (em relação à parte operacional) pouco numeroso.

Enfim, pelo menos os fuzos já têm Glocks suficientes para uma companhia... um dia destes talvez uns poucos  Carl Gustaf M4, uns 4x4 blindados, etc... devagarinho se vai equipando os fuzos, que venham mais destacamentos.   
   
2
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:19:53 pm »
CEMGFA e "Superpolícia" preparam patrulhas com militares armados
https://www.dn.pt/portugal/interior/cemgfa-e-superpolicia--preparam-patrulhas-com-militares-armados-9269461.html

Afinal as coisas começam a parecer mais normais...

Citar
controlo operacional da força de segurança sim, comando, tal como acontece noutros países europeus quando os militares dão apoio às polícias, terá de ser o da hierarquia militar.

Citar
No início deste mês, em declarações aos jornalistas citadas pelo DN, Silva Ribeiro referira que estava fora de questão a utilização de armas em contextos de apoio a operações de segurança interna, mas fontes militares clarificaram ao DN, que o CEMGFA se referia "apenas às operações relacionadas com a Proteção Civil, como a prevenção e combate aos incêndios".

Isto em miudos quer dizer, que não vão haver oficiais da PSP ou GNR ou qualquer outra entidade a dar ordens a secções ou pelotões ou navios militares, o que há é um oficial militar é enviado para o posto de comando da força de segurança que vai ser o oficial de ligação com as forças militares que vão estar no terreno, isto é, é este oficial que vai mandar nos militares que forem precisos por essa força de segurança, é como já acontece quando vão ajudar a Protecção Civil nos fogos.

Em relação ao uso de armas, os militares vão andar desarmados em missões de protecção civil, isto é, safety, nas missões de security, devem andar armados.
3
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:18:55 pm »
Correio da Manhã

Militares desmentem acordo

As Forças Armadas desmentiram ontem qualquer acordo com a secretária geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), sobre a forma como vão entrar nas operações de segurança interna, porque ainda não receberam "qualquer proposta".
4
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:18:09 pm »
Só têm de ligar aos franceses e perguntar como é que fazem lá...

Isso se quiseres, tens aqui, além da França, também o caso Belga e Britânico.
https://www.dn.pt/portugal/interior/operacoes-de-apoio-as-policias-9249186.html
5
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:17:17 pm »
Só têm de ligar aos franceses e perguntar como é que fazem lá...
6
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:16:18 pm »
Nas missões de partilha de informação, apoio de comunicações, instalações, transportes e sanitários, e no futuro nos planos contra ataques nucleares, biológicos, químicos e radiológicos, e cibersegurança até percebo que esses militares possam ir desarmados, para cumprir essas tarefas especificas, ficando a segurança à responsabilidade das Forças Policiais.

Mas a missão de reforço de patrulhas policiais para proteger pontos sensíveis, sem o minimo de armamento, ficamos ao nível do segurança do shopping, acho que isso está errado, pela segurança física dos militares e por se trata de "pontos sensíveis" do país, outra que me parece absurda sem armamento é a missão de proteção das comunidades portuguesas no exterior,

Também acho estranho as missões de comunicação com os media e prevenção da radicalização, poder ter apoio das Forças Armadas, isso de falar com os media e com minorias a residir em portugal tem que ser outras estruturas.

Mas quem fez o plano deve saber, e como diz o artigo.

Citar
O plano será apresentado oficialmente, nos próximos dias, por Helena Fazenda ao chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA)
, isto é, a parte militar ainda vai dizer o que acha.
7
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:15:29 pm »
"militares desarmados"..

Qual é o objectivo então?

Não me cheira...enquanto não surgir entre as aspas a citar as palavras de alguém com voto na matéria...é ver para crer.

Em missões de âmbito estritamente militar em território nacional os militares andam armados e equipados e quando estiverem em cooperação com as forças policiais vão estar desarmados? (bullshit).
8
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:14:36 pm »
"militares desarmados"..

Qual é o objectivo então?
9
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:13:37 pm »
Polícias com luz verde para recorrer a militares no combate ao terrorismo
https://www.dn.pt/portugal/interior/policias-com-luz-verde-para-recorrer-a-militares-no-combate-ao-terrorismo-9249294.html

Citar
Reforço de patrulhas policiais para proteger pontos sensíveis, partilha de informação e apoio com meios - comunicações, instalações, transportes e sanitários
10
Portugal / Re: Forças Armadas e Segurança Interna
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:12:33 pm »
Militares devem atuar às ordens das polícias
https://www.dn.pt/portugal/interior/militares-devem-atuar-as-ordens-das-policias-9235043.html

Citar
O principal chefe militar, almirante Silva Ribeiro, assumiu ontem que as Forças Armadas (FA) atuam em território nacional em apoio das forças e serviços de segurança (FSS), estando às suas ordens.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10