ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: dc em Agosto 12, 2010, 11:00:15 am

Título: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: dc em Agosto 12, 2010, 11:00:15 am
Boas
Com este tópico pretendo saber o que acham que deveriam ser as prioridades entre 2011 e 2020.
As possibilidades são:
1-Modernização dos C130
2-Subst. dos Alpha Jet (por M346 ou EADS MAKO)
3-Subst. dos Epsilon (por PC-21 ou Super Tucano)
4-Subst. dos ALIII (por A-109M)
5-Aquisição de novos armamentos e outros equipamentos para as aeronaves (misseis, bombas, sistemas EW, etc)
6-UAVs (UAVs como o Antex entre outros de desenvolvimento nacional)
7-Remodelaçao das infraestruturas (hangares, paiois, torres de controlo, oficinas, etc)
8-Subst. dos veiculos blindados da FAP pelos veiculos do programa VTLB (Sherpa 3 ou Iveco LMV entre outras possibilidades)
9-Subst. C-130 (por KC-390 ou A400M)

Cumps
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: typhonman em Agosto 12, 2010, 03:27:15 pm
O EADS Mako está cancelado...
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: dc em Agosto 12, 2010, 03:35:19 pm
Peço desculpa pelo meu engano.
Eu por acaso não sabia de tal coisa.
Obrigado caro typhoonman pela informação :G-beer2:
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: raphael em Agosto 12, 2010, 03:44:39 pm
no ponto 8 substituir os blindados...acabaram de comprar 3 humvees novinhos para o TACP, gastaram um dinheirão na blindagem não vão comprar muitos mais...a não ser as máquinas para a UPF, mas não vão ser nada disso sherpas ou ivecos!
no ponto 7 o investimento é constante tanto a nível de Unidades (obras de valor mais baixo) como a nivel de direcção de infraestruturas (obras de maior envergadura). o ponto 6 está em constante desenvolvimento e evolução.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: GI Jorge em Agosto 14, 2010, 01:20:34 pm
Citação de: "raphael"
no ponto 8 substituir os blindados...acabaram de comprar 3 humvees novinhos para o TACP, gastaram um dinheirão na blindagem não vão comprar muitos mais...a não ser as máquinas para a UPF, mas não vão ser nada disso sherpas ou ivecos!
no ponto 7 o investimento é constante tanto a nível de Unidades (obras de valor mais baixo) como a nivel de direcção de infraestruturas (obras de maior envergadura). o ponto 6 está em constante desenvolvimento e evolução.

Os UAV's?
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: typhonman em Setembro 03, 2010, 01:17:22 am
Não esquecer a nível das infraestruturas os abrigos individuais para os F-16 "weather shelters" , cada um custa perto de 1 milhão de euros, feitos em casca de betão armado, bem como os edifícios a construir no AM3 em Porto Santo e fala-se que no futuro o CFMTFA vai para Ovar.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: raphael em Setembro 03, 2010, 12:03:34 pm
...pois falar...fala-se até há bastante tempo inclusivé pelas chefias...e pilim p isso há?? :snipersmile:
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 03, 2010, 12:21:09 pm
Eu defendo que quem emprestou 3000 milhoes de euros a Grécia para pagar as suas dívidas, perdeu toda e qualquer credibilidade a vir dizer que não há dinheiro para pagar a nossa defesa. Repito dinheiro há e muito para estas coisas, pode e não há vontade política. De uma vez por todas esqueçam o dinheiro porque este existe.... falem é da falta de vontade de quem nos desgoverna isso sim.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: typhonman em Setembro 03, 2010, 01:50:56 pm
Citação de: "Instrutor"
Eu defendo que quem emprestou 3000 milhoes de euros a Grécia para pagar as suas dívidas, perdeu toda e qualquer credibilidade a vir dizer que não há dinheiro para pagar a nossa defesa. Repito dinheiro há e muito para estas coisas, pode e não há vontade política. De uma vez por todas esqueçam o dinheiro porque este existe.... falem é da falta de vontade de quem nos desgoverna isso sim.

Emprestamos porque o nosso governo de m***** sabe que daqui a uns anos vamos ser nós a precisar.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 03, 2010, 02:17:36 pm
Tem toda a razão... pelo andar da carruagem.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 03, 2010, 11:32:59 pm
Podem-me cruxificar relativamente às minhas escolhas mas elas somente são opiniões/gostos.
Relativamente ao tópico pessoalmente escolhi a substituição dos All III, substituição dos Hercules C130 e a substituição dos Alphajett. Dentro destas minhas escolhas acrescentava somente a substituição dos Epsilon. Assim as minhas escolhas recaem:
- ALIII seriam substituidos pelos EC635 ou A109;
- C130 seriam substituidos pelos KC390;
- Alphajett seriam substituidos pelos Aeromachi M346;
- Epsilon seriam substituidos pelos Super Tucano, estes até parte deles poderiam ser construidos em Portugal ao abrigo da construção de duas unidades fabris em Beja para a construção do cargueiro kc390.
Que acham das minhas escolhas? E por amor de Deus nao me falem que não há dinheiro. :twisted:
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: HSMW em Setembro 03, 2010, 11:48:33 pm
Quanto ao AlfaJet não sei se ainda será adequado para a função que desempenha. Gasta muito? Com dois motores deve gastar e ser mais caro de manter que um Super Tucano. E a nível de instrumentos? Ainda tem o necessário?
Eu votei na
Subst. dos Alpha - mas por Super Tucano (ou tem de ser mesmo uma aeronave a reacção para o treino avançado dos pilotos?)
JetAquisição de novos armamentos e outros equipamentos para as aeronaves - que é uma lacuna real
UAVs - e UCAV para acabar com o lobby dos pilotos, mas parece que esta recente tecnologia ainda não tem muitos adeptos cá no fórum.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 03, 2010, 11:58:19 pm
Caro HSMW até que enfim encontrei um adepto de que a nossa FAP deveria ser equipada com UCAVs e UAVs, na minha opinião la para 2025 a esq. 301 ficariam totalmente equipada por drones 12 UCAVs Avenger e 12 UAVs Talarion, ficando a esquadra 201 equipada por 24 Typhoons ou Gripens NG. Isto também devido à falta de pilotos na FAP.

Contudo escolhi o Aeromachi M346 para substituir os Alpha Jett porque penso que a FAP deverá ter um aviao de treino avançado capaz de formar pilotos.
O Super Tucano ou o Pilatus PC-21 para substituirem os Epsilon na instrução elementar.
Nos helicopteros ligeiros o meus preferidos sao o EC635 ou o A109 para substituir os AL III

Todas estas escolhas seriam suficientes 12 unidades cada.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 04, 2010, 12:04:24 am
Os Alpha Jet A (ex-Lufwaffe) foram construídos entre 1978 e 1983...portanto é fazer as contas...e percebe-se porque dos 50 recebidos apenas estão operacionais 15...e parece que é nos dias bons...

Quanto ao treino avançado de pilotos em aeronaves a reacção, realmente para a grande parte dos pilotos, que não segue para caças, não é essencial, por isso pensa-se substituir os Epsilon e os Alpha Jet apenas por um modelo de aeronave turboprop (Super Tucano, PC-21, etc.), sendo o treino avançado de pilotos para as esquadras de caças feito noutros países, e mesmo actualmente com o Alpha Jet é normal os pilotos destinados aos F-16 fazerem tirocínio nos EUA (T-38) ou em Espanha (F-5 B).
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: typhonman em Setembro 04, 2010, 12:13:32 am
Citação de: "PereiraMarques"
Os Alpha Jet A (ex-Lufwaffe) foram construídos entre 1978 e 1983...portanto é fazer as contas...e percebe-se porque dos 50 recebidos apenas estão operacionais 15...e parece que é nos dias bons...

Quanto ao treino avançado de pilotos em aeronaves a reacção, realmente para a grande parte dos pilotos, que não segue para caças, não é essencial, por isso pensa-se substituir os Epsilon e os Alpha Jet apenas por um modelo de aeronave turboprop (Super Tucano, PC-21, etc.), sendo o treino avançado de pilotos para as esquadras de caças feito noutros países, e mesmo actualmente com o Alpha Jet é normal os pilotos destinados aos F-16 fazerem tirocínio nos EUA (T-38) ou em Espanha (F-5 B).

O falado é o PC-21 Pilatus, mas também se diz que a frota de Chipmunk e Epsilon será substituida por algo do tipo PC-9 Pilatus, e os Alpha-Jet, por M-346 por exemplo.

Vou-vos meter aqui um documento da FAP, a sua translação:
Citar
Em suma, em relação a este Objectivo Estratégico, pretende-se incorporar em sede de revisão
da LPM, os ajustamentos financeiros necessários que permitam a conclusão dos Programas que se
encontram em curso.  
Paralelamente, considera-se fundamental a inscrição de um conjunto de Programas adicionais,
que viabilizem o médio e longo prazo da Força Aérea, tendo em vista a edificação das capacidades
adequadas para cumprimento das missões que lhe estão determinadas. Neste âmbito, perspectiva-se
a necessidade de inclusão de projecto relativo a regeneração dos motores do F-16, bem como a
aquisição de capacidade de reconhecimento e de Battle Damage Assessment. É considerada como
muito importante, a adaptação de novos equipamentos na plataforma EH-101 e a
aquisição/substituição das aeronaves destinadas a instrução de pilotagem (Treino Básico Avançado
e Treino Elementar). Quanto aos novos meios a inscrever, perspectiva-se uma definição de
capacidade abrangente, que permita incluir não só, as verbas necessárias à aquisição dos meios, mas
também a sua manutenção no conceito de Full in Service Support e a respectiva Missão de
Acompanhamento e Fiscalização.  
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Get_It em Setembro 04, 2010, 12:19:32 am
Citação de: "HSMW"
Quanto ao AlfaJet não sei já não é adequado para a função que desempenha. Gasta muito? Com dois motores deve gastar e ser mais caro de manter que um Super Tucano.
Eu votei na
Subst. dos Alpha - mas por Super Tucano (ou tem de ser mesmo uma aeronave a reacção para o treino avançado dos pilotos?)
Pessoalmente vejo isso do Super Tucano como um fetiche que muitas pessoas têm. Volto a tocar o mesmo disco: Substituía os Alpha-Jet e os Epsilon pelo PC-21.

Citação de: "HSMW"
UAVs - e UCAV para acabar com o lobby dos pilotos, mas parece que esta recente tecnologia ainda não tem muitos adeptos cá no fórum.
Lobby dos pilotos? Seria preciso na mesma pilotos para operar os UAVs. Não percebi bem isso. Agora, é preciso é ver que UAVs iríamos comprar. Se fossem UAVs pequenos para reconhecimento e observação talvez fosse mais indicado coloca-los no Exército. Claro que também não há assim tantos problemas em coloca-los na FAP quando ao contrário de outros países não temos assim tantos problemas com a colaboração entre os ramos. Há que notar também que a Academia da Força Aérea já tem projectos para o desenvolvimento de UAVs made in Portugal. Devíamos sem dúvida dotar a FAP com os fundos necessários para talvez até participar em projectos europeus, seja com os franceses, alemães ou espanhóis. Contudo em vez de se saltar já para um UAV primariamente para ataque-ao-solo deveria-se tentar desenvolver no país algo com uma autonomia decente e sensores de jeito que fosse capaz de fazer patrulha marítima, vigilância da fronteira terrestre, detecção de fogos florestais e que pudesse também ser enviado para participar lado-a-lado com o Exército e os fuzileiros em missões no estrangeiro.

Cumprimentos,
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 04, 2010, 05:06:46 pm
Penso que 12 unidades de Aeromachi M346 e 24 Super Tucanos ou PC21 Pilatus seriam sufucientes para substituir os Alphajett, Epsilon, Chipnunk. Os Super Tucanos até poderiam ser produzidos cá em Portugal pela Embraer.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: typhonman em Setembro 04, 2010, 07:23:35 pm
Citação de: "Instrutor"
Penso que 12 unidades de Aeromachi M346 e 24 Super Tucanos ou PC21 Pilatus seriam sufucientes para substituir os Alphajett, Epsilon, Chipnunk. Os Super Tucanos até poderiam ser produzidos cá em Portugal pela Embraer.

Os PC-21 substituem Alpha e Epsilon..
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Get_It em Setembro 04, 2010, 10:09:41 pm
Tenho ideia que as OGMA fabriquem peças para a Pilatus. Talvez pudesse acontecer o mesmo com os componentes, até mesmo as asas, dos PC-21.

Cumprimentos,
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 04, 2010, 10:59:43 pm
Citação de: "Get_It"
Tenho ideia que as OGMA fabriquem peças para a Pilatus. Talvez pudesse acontecer o mesmo com os componentes, até mesmo as asas, dos PC-21.

Cumprimentos,

Citar
OGMA delivers Pilatus PC12 Green Aircraft b/n 1000

Following the excellent and long relations between both companies, the PILATUS Aircraft Limited and OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal over the last 16 years, this achievement recognises the high quality and competitiveness shown by OGMA in the Aerostructures field and it constitutes as well the strongest base for a longer and even brighter future for this Program running at OGMA. Allocating over 250 high qualified specialists, to assure the assembly of most of this aircraft’s structure, manufacturing of composite parts and harnesses since 1994, OGMA S.A. is proud to be a PILATUS Aircraft Limited’s first level supplier for this product that due to the highest Quality Standards, performances and flexible use, constitutes in its niche the undisputed market leader. With more than 30 years of commitment to the Aerostructures market, OGMA is today a major supplier of integrated solutions to OEMs and first tier suppliers. As the leading Portuguese company in this field, we are proud to be involved in some of the most important ongoing aeronautical programs, such as the Pilatus PC-12. Our technical competence, quality and performance allow us to deliver on-time, low risk competitive solutions, sustaining long term relationships with a broad portfolio of major players in the global aircraft market.

http://www.ogma.pt/news_en.asp?id=448 (http://www.ogma.pt/news_en.asp?id=448)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.smartcockpit.com%2Fsite%2Fplane%2Fpilatus%2FPC-12%2FPC-12.jpg&hash=db0118fcb8aedc18259525bf92ce8107)
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Get_It em Setembro 05, 2010, 06:14:54 am
Obrigado Pereira Marques.

OGMA, Portfolio of Services, Aerostructures (http://http) (não existe uma versão em português)
O "Composite Parts Manufacturing" incluí então também fuselagens, correcto?

Cumprimentos,
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: luis simoes em Setembro 07, 2010, 11:48:59 pm
boa noite eu votei em dois pontos que me parecem de facto muito urgentes a substituicao dos velhinhos allouettes III estes ou por A 109 ou Eurocopter 135
e melhoramentos a nivel do C-130 ou seja alterar por completo a avionica do mesmo ou seja trocar o analogico por instrumentacao digital entre outros em relacao aos alfa jet sou um defensor nato desta aeronave uma das melhores na sua categoria mas num futuro muito proximo certamente sera substituido mas por agora serve os interesses da FAP....um abraco
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: typhonman em Setembro 08, 2010, 02:36:51 am
Citação de: "luis simoes"
boa noite eu votei em dois pontos que me parecem de facto muito urgentes a substituicao dos velhinhos allouettes III estes ou por A 109 ou Eurocopter 135
e melhoramentos a nivel do C-130 ou seja alterar por completo a avionica do mesmo ou seja trocar o analogico por instrumentacao digital entre outros em relacao aos alfa jet sou um defensor nato desta aeronave uma das melhores na sua categoria mas num futuro muito proximo certamente sera substituido mas por agora serve os interesses da FAP....um abraco

Sem dúvida, coisa debatida mais de 100 vezes aqui.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 09, 2010, 09:46:54 am
Pelo EC-135 ou EC-635? O EC-135 não é a versão civil e o EC-635 a versão militar do mesmo Helicoptero?  Ou estou enganado?


EC-635
http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&q= ... 59&bih=823 (http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&q=ec-635&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=K56ITJi1JpDt4ga85vjOBQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCAQsAQwAA&biw=1259&bih=823)

EC-135
http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&q= ... 59&bih=823 (http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&q=ec-135&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=e56ITIq9BI-T4gbY2ZjPBA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCIQsAQwAA&biw=1259&bih=823)
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 09, 2010, 10:17:27 am
Pois, mas com a "barracada" do EC-635 para o GALE (agora UALE), nomeadamente ao nível da certificação para uso de armamento (mísseis anti-carro  :?: ). A FAP pode muito bem operar o EC-135 "desarmando" para a instrução em aeronave de asa rotativa...Isto coloca é o problema de ter sido sempre avançado que se trataria sempre de um programa conjunto entre o Exército e a FAP, sendo que o Exército tem necessidade de uma aeronave que possa usar armamento, nem que seja uns pods de foguete e/ou canhões de tiro rápido/metralhadoras montadas coaxialmente, pelo que o EC-135 não corresponde às necessidades deste ramo.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 09, 2010, 11:26:21 am
Pois mas mesmo assim o Exercito não vai usar os NH90? Assim desta forma é sempre imperativo o uso de outro tipo de heli ligeiro pela FAP assim desta forma pode ser o A109. Mas diga-me uma coisa, não é viavel a FAP usar também o NH-90 ou é demasiado "grande" para as suas necessidades?
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 09, 2010, 12:17:11 pm
O NH-90 é um helicóptero médio, usado para transporte na sua versão TTH, para instrução e, principalmente, para observação/reconhecimento armado convém utilizar helicópteros mais ligeiros, portanto mais manobravéis, menos "vulneráveis" (é um alvo mais pequeno para o IN  :mrgreen: ) e de preferência também mais velozes. A FAP não tem necessidade de helicópteros de transporte e se necessitar de efectuar missões de transporte tem os EH101.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 09, 2010, 12:20:59 pm
Entao vamos por partes caro Pereira Marques:

Se o EC635 nao tem creditação para usar armamento esta fora de contexto;
O NH-90 demasiado grande e sem interesse para a FAP;

Só resta o EC-135 que duvido que possa levar armamento ou entao o A-109? Em todo o caso o EC-635 não está já certificado para levar armamento, tenho a impressão que sim.

Afinal sabe qual a preferencia da FAP?
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 09, 2010, 12:35:11 pm
O que tem surgido por ai é que a FAP e o Exército não se entendem quanto ao caderno de encargos comum. Muito basicamente, a FAP tem necessidade de uma aeronave bem mais "simples" que permita fazer "apenas" fazer o treino básico de pilotos de helicópteros dos vários ramos (FAP - EH101, Armada - Super Lynx, Exército - NH90 e "futuro heli ligeiro"), já o Exército tem necessidade de uma aeronave mais "complexa", com capacidade de utilizar armamento (de qualquer maneira parece que já foi abandonada a ideia de poder utilizar mísseis anti-carro) e eventualmente também com sensores, tipo câmara térmica ou de infravermelhos.

Como a FAP precisa de uma "coisa" muito simples, "baratinha" e de preferência mono-motor (i.e. mono-turbina) parece ter preferência por algo do tipo EC120.

http://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC120 (http://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC120)

De qualquer maneira, o MDN já disse que novas aquisições estão "congeladas" até 2012 ou 2013...
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Instrutor em Setembro 09, 2010, 01:59:52 pm
Ok muito bem e obrigado caro PM.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Get_It em Setembro 09, 2010, 10:32:13 pm
A esta hora o EC-635 já tem as certificações necessárias. Há algum tempo que saiu uma notícia acerca da certificação em misseis anti-carro e ar-ar no website d'uma revista internacional.

Cumprimentos,
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: luis simoes em Setembro 09, 2010, 10:57:55 pm
boa noite pa mim a escolha ira recair no A 109 mas de facto e acho que o eurocopter 135 tem uma versao militar visitem www.eads.com (http://www.eads.com).
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: bokaido em Novembro 10, 2010, 10:36:19 pm
Boas,

Vou mandar um bitaite:

Emitem-se mais uns milhões de dívida, vai-se à AgustaWestland e com 200 milhões de euros traz-se uma dúzia de AW109/AW109LUH e uma dúzia de AW139/AW149. Depois equipam-se conforme as necessidades, evacuação médica, treino, transporte táctico, apoio aéreo, etc.. A FAP disponibiliza depois apoio ao Exército e à Marinha conforme as necessidades.
Problema resolvido.

Versão armada, http://www.agustawestland.com/product/aw109-luh (http://www.agustawestland.com/product/aw109-luh) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.agustawestland.com%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2F109_LUH.jpg&hash=4dfb34f66f7f71eb525f46169ca3dabf)

Treino, http://www.agustawestland.com/product/aw109-power (http://www.agustawestland.com/product/aw109-power) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.agustawestland.com%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2F109Power.jpg&hash=35cc7ffa9903c9ae4d0f11398bd6a19d)

Transporte tático, http://www.agustawestland.com/product/aw149 (http://www.agustawestland.com/product/aw149) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.agustawestland.com%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2F149.jpg&hash=ae6fe27d22553a8476f5c9526272f5f3)

Medevac, CSAR, http://www.agustawestland.com/product/aw139 (http://www.agustawestland.com/product/aw139) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.agustawestland.com%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2FAW139_0.jpg&hash=fd5917735eea15cd4df1e2bb96650881)

Cumprimentos.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: bokaido em Novembro 11, 2010, 12:47:25 am
Já agora, com mais uns milhões emprestados vinham 16 T-6II (+/- 90 milhões?) e 6 King Air 350 (+/- 70 milhões?) e arrumava-se de uma vez por todas com as latas antigas.

Evacuação Médica (Força Aérea Suíça)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.jetphotos.net%2Fimg%2F1%2F5%2F3%2F2%2F54684_1238259235_tb.jpg&hash=b8a95ecdbd92eaa2eb7e3159a64ca6f9)

ISR, o Shadow R.1 da RAF
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft1.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcRNUbBm6bGm4bR-XppmC0PcTXJYpUfgPym71LlnuVgEX2oFtow%26amp%3Bt%3D1%26amp%3Busg%3D__Lb9lAs6_LpacuB1xdN0OqJaQSh0%3D&hash=27a515f0f591cae69dbc62c320d367a7)

Treino, T-6 Texan
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft0.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcTmdfXe0FTgbTbCzMbYZsopNNgrnGS733U-vsyS5RPy7J9LC1M%26amp%3Bt%3D1%26amp%3Busg%3D__1m5MDjBkVpdy38NAuvGeDbGqco0%3D&hash=e450ce80c01cefe95822d98a25f4edd0)

Cumprimentos
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: nelson38899 em Novembro 11, 2010, 10:56:54 am
Citação de: "bokaido"
Já agora, com mais uns milhões emprestados vinham 16 T-6II (+/- 90 milhões?) e 6 King Air 350 (+/- 70 milhões?) e arrumava-se de uma vez por todas com as latas antigas.

Evacuação Médica (Força Aérea Suíça)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.jetphotos.net%2Fimg%2F1%2F5%2F3%2F2%2F54684_1238259235_tb.jpg&hash=b8a95ecdbd92eaa2eb7e3159a64ca6f9)

ISR, o Shadow R.1 da RAF
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft1.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcRNUbBm6bGm4bR-XppmC0PcTXJYpUfgPym71LlnuVgEX2oFtow%26amp%3Bt%3D1%26amp%3Busg%3D__Lb9lAs6_LpacuB1xdN0OqJaQSh0%3D&hash=27a515f0f591cae69dbc62c320d367a7)

Cumprimentos

qual seria a função deles?
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Fvieira em Novembro 11, 2010, 01:13:30 pm
Citação de: "bokaido"
Já agora, com mais uns milhões emprestados vinham 16 T-6II (+/- 90 milhões?) e 6 King Air 350 (+/- 70 milhões?) e arrumava-se de uma vez por todas com as latas antigas.

Evacuação Médica (Força Aérea Suíça)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.jetphotos.net%2Fimg%2F1%2F5%2F3%2F2%2F54684_1238259235_tb.jpg&hash=b8a95ecdbd92eaa2eb7e3159a64ca6f9)

ISR, o Shadow R.1 da RAF
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft1.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcRNUbBm6bGm4bR-XppmC0PcTXJYpUfgPym71LlnuVgEX2oFtow%26amp%3Bt%3D1%26amp%3Busg%3D__Lb9lAs6_LpacuB1xdN0OqJaQSh0%3D&hash=27a515f0f591cae69dbc62c320d367a7)

Treino, T-6 Texan
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft0.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcTmdfXe0FTgbTbCzMbYZsopNNgrnGS733U-vsyS5RPy7J9LC1M%26amp%3Bt%3D1%26amp%3Busg%3D__1m5MDjBkVpdy38NAuvGeDbGqco0%3D&hash=e450ce80c01cefe95822d98a25f4edd0)

Cumprimentos

Mas para quê? Não estou a ver as suas funçoes, visto que já temos os CASA C-295, seria gastar dinheiro desnecessário, e depois ter de manter 3 linhas logisticas diferentes... Talvez aumentar o numero de 12 para 15, mas mais que isso, seria desperdiçar recursos, e o nosso pais que tem falta deles... E mais os 6 KC-390...
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: Lightning em Novembro 11, 2010, 03:43:06 pm
Citação de: "bokaido"
Já agora, com mais uns milhões emprestados vinham 16 T-6II (+/- 90 milhões?) e 6 King Air 350 (+/- 70 milhões?) e arrumava-se de uma vez por todas com as latas antigas.

Evacuação Médica (Força Aérea Suíça)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.jetphotos.net%2Fimg%2F1%2F5%2F3%2F2%2F54684_1238259235_tb.jpg&hash=b8a95ecdbd92eaa2eb7e3159a64ca6f9)

Nessa função usamos os Falcon.

Citar
ISR, o Shadow R.1 da RAF
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft1.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcRNUbBm6bGm4bR-XppmC0PcTXJYpUfgPym71LlnuVgEX2oFtow%26amp%3Bt%3D1%26amp%3Busg%3D__Lb9lAs6_LpacuB1xdN0OqJaQSh0%3D&hash=27a515f0f591cae69dbc62c320d367a7)

Nessa função iremos ter os P-3C Orion que terão capacidades C4ISTAR.

Citar
Treino, T-6 Texan
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft0.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AANd9GcTmdfXe0FTgbTbCzMbYZsopNNgrnGS733U-vsyS5RPy7J9LC1M%26amp%3Bt%3D1%26amp%3Busg%3D__1m5MDjBkVpdy38NAuvGeDbGqco0%3D&hash=e450ce80c01cefe95822d98a25f4edd0)

Nessa função temos os Epsilon TB-30.
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: nelson38899 em Novembro 11, 2010, 04:23:57 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "bokaido"
Já agora, com mais uns milhões emprestados vinham 16 T-6II (+/- 90 milhões?) e 6 King Air 350 (+/- 70 milhões?) e arrumava-se de uma vez por todas com as latas antigas.

Evacuação Médica (Força Aérea Suíça)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.jetphotos.net%2Fimg%2F1%2F5%2F3%2F2%2F54684_1238259235_tb.jpg&hash=b8a95ecdbd92eaa2eb7e3159a64ca6f9)

Nessa função usamos os Falcon.


Eu já trocava os falcons por esses!
Título: Re: Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?
Enviado por: bokaido em Novembro 15, 2010, 02:34:53 pm
Boas,

Quem melhor pode definir as prioridades da força aérea serão pessoas da própria, e não devem ser muitas mas, dos resultados da votação aqui no fórum, percebe-se que a prioridade serão os helicópteros e os C-130.

Quer o texan quer o king air são modelos que já tinha visto aqui no fórum, não neste tópico, é certo. Apenas sugeri que, caso os aviões de instrução fossem substituídos, aproveitar para adquirir tb os king Air por serem da mesma empresa. Suponho que a sua função fosse complementar o C-295 nas missões que não requerem um avião tão grande. De resto, tb há quem concorde que os Falcon tb não vão manter-se por muito mais tempo.

Como em relação ao post inicial (dos helis) ninguém disse nada, presumo que tenha reunido uma certa concordância. Quanto ao segundo, foi conscientemente despropositado.

Cumprimentos