ForumDefesa.com

Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Jorge Pereira em Março 26, 2011, 12:31:33 am

Título: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Jorge Pereira em Março 26, 2011, 12:31:33 am
Citação de: "Correio da Manhã"
Portugal tem uma fortuna em ouro

São mais de 12,2 mil milhões de euros que estão nos cofres, o que coloca Portugal na 14.ª posição entre as nações com maiores reservas do Mundo

O Banco de Portugal tem mais de 12 milhões de onças de ouro (cada onça equivale a 31.103481 gramas) nos seus cofres com um valor superior a 12,2 mil milhões de euros à cotação actual. De acordo com o relatório anual daquela instituição, as reservas em euros valorizaram-se 23,3% entre 2008 e 2009. Essa valorização corresponde a um ganho de 1,7 mil milhões de euros.

A 31 de Dezembro de 2009 a onça de ouro cotava-se nos 766,65 euros; ontem, o preço do metal amarelo atingiu os mil euros por onça, num dia em que a moeda europeia atingiu o seu valor mais baixo contra o dólar (atingindo os 1,22 euros por dólar). Isto significa que, desde o dia 1 de Janeiro, as nossas reservas valem mais 2,8 mil milhões de euros.

De acordo com os dados do Conselho Mundial do Ouro relativos ao passado mês de Março, Portugal encontra-se no 14º lugar entre as nações e instituições internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) com maiores reservas de ouro. Se contarmos só com os países europeus, Portugal aparece no 7º lugar, com 382,5 toneladas de metal precioso, logo abaixo da Holanda.

Desde 2004 que as reservas nacionais de ouro têm conhecido uma valorização constante, o que permitiu mais do que duplicar o valor do metal precioso guardado.

No seu relatório, o Banco de Portugal explica esta evolução com o aumento do preço da onça de ouro fino em dólares americanos, tendo passado de 865 dólares em 31 de Dezembro de 2008 para os 1104 dólares em Dezembro de 2009 e chegando aos 1225 dólares ontem.

Este aumento foi em parte contrariado pela apreciação do euro face ao dólar (3,5%) entre Dezembro de 2008 e Dezembro do ano passado.

Nestes últimos dias surgiram uns iluminados a sugerir a venda do ouro com o objectivo de abater o défice. Na minha opinião, nada de mais errado, era o que faltava! Esses 12.000 ou 13.000 milhões de euros não davam sequer para cobrir o nosso défice de um ano.

Na minha opinião, o nosso ouro deve ser o último dos últimos recursos. Deve ser uma reserva absolutamente estratégica, só utilizável para casos absolutamente excepcionais, tais como uma grande catástrofe natural (terramoto em Lisboa ou noutro qualquer ponto do país, por exemplo [o diabo seja surdo]) ou numa eventual situação de crise ou guerra (compra de material militar urgente, etc.).
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 26, 2011, 11:20:45 am
E em caso de o mundo ir desta para melhor, o ouro vai ser de novo "A" moeda. Já há pessoas a comprar ouro com esse propósito.

Nesta o sô doutor Oliveira Salazar acertou em cheio.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: HSMW em Março 26, 2011, 01:44:14 pm
Governos desbarataram 483 ton. de ouro

Citar
Em 1971 as reservas de ouro do Banco de Portugal ascendiam a 818,3 toneladas; em 2001, ou seja 30 anos depois, ainda eram 606,7 tons. mas em Março de 2009 já só existem à guarda do Banco de Portugal 382,5 tons. Porquê?

http://aeiou.expresso.pt/porque-e-que-o-banco-de-portugal-vende-o-ouro-da-republica=f519249

http://www.inverbis.net/sistemapolitico/governos-desbarataram-483-ton.-de-ouro.html
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Daniel em Março 26, 2011, 03:20:25 pm
Bem se as 382,5 toneladas ouros valem 12,2 mil milhões de euros, quanto não valeria agora as 483 ton já vendidas.  c34x
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 15, 2011, 04:04:21 pm
Benfiquistas esgotam stock de barras de ouro da Caixa Geral de Depósitos

por Sandra Almeida Simões e Ana Suspiro

A venda de barras de ouro aos balcões dos bancos beneficia da valorização do metal precioso.

Actualmente, a Caixa Geral de Depósitos só comercializa libras de ouro, porque os prémios do cartão Benfica, atribuídos em barras de ouro, esgotaram as reservas do banco público. BCP, BES e BPI são as outras instituições que também comercializam o metal.

 

Os portugueses estão cada vez mais adeptos do investimento em barras de ouro. A tendência de valorização e os sucessivos recordes do metal precioso, bem como a actual conjuntura de crise, estão a aumentar a corrida aos balcões dos bancos que comercializam ouro. O BCP revela que contabilizou mais de 3500 pedidos de barras de ouro, o equivalente a um volume superior 244 quilogramas até Junho deste ano. A compra de barras até 250 gramas aumentou, enquanto a procura por barras de maior dimensão recuou.

 

A procura pelo ouro, metais preciosos, numismática e medalhística nos balcões das instituições justifica-se com a actual turbulência nos mercados. As crises do subprime, financeira e das dívidas soberanas obrigaram os investidores e aforradores a procurar activos de refúgio e a evitar investimentos de maior risco. Ontem o preço da onça em Nova Iorque superou os 1588 dólares.

 

Em declarações ao i, fonte oficial da Caixa revela que o banco não vende barras de ouro aos balcões desde que as reservas esgotaram, com a elevada adesão ao cartão do Benfica, lançado em 2008. O cartão promoveu já três edições do concurso "lugar de ouro" e só durante a época desportiva de 2010/20111 foram distribuídos 150 mil euros em barras de ouro. Nesta iniciativa eram sorteada barras de ouro a um lugar aleatório do Estádio da Luz.

 

Em relação às libras, a mesma fonte diz que o banco "não sentiu aumento de venda este ano comparado com período homólogo do ano passado". O banco estatal vende também rupias, moedas provenientes da Índia, com um peso aproximado de 12 gramas e sujeitas a demora na entrega.

Fonte oficial do BCP adianta que são sobretudo "os clientes tradicionais que ainda procuram a libra em ouro". A actual conjuntura está a penalizar a procura por barras de 500 gramas e 1000 gramas. Até ao dia 21 de Junho, o BCP registava 97 pedidos de barras de um quilograma, o que representa uma quebra de 66% face às 287 encomendas registadas no mesmo período do ano passado. A escolha dos portugueses está a recair nas barras de menor dimensão, com preços mais acessíveis. Por exemplo, as encomendas de 10 gramas mais que duplicaram, de 793 em 2010 para 1643 este ano. "Os produtos são indexados ao valor do ouro nos mercados internacionais e a entrega, salvo raras excepções, é imediata ou até dois dias úteis", diz o BCP.

 

O ouro tornou-se um investimento, mas também uma oportunidade de negócio para as redes de franchising de compra e venda de ouro. As agências multiplicam-se pelo país.



 :arrow: http://www.ionline.pt/conteudo/136942-b ... -depositos (http://www.ionline.pt/conteudo/136942-benfiquistas-esgotam-stock-barras-ouro-da-caixa-geral-depositos)
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: chaimites em Setembro 08, 2011, 01:10:35 am
Um empresa Canadiana anunciou no seu site oficial a descoberta  de ouro e prata alem de outros minerais nas antigas minas  de volfrâmio de Covas, Vila nova de Cerveira no Distrito de  Viana do castelo

As escavações vao começam ate ao final do ano!

Citar



Avrupa Minerals reports discovery of new gold target at the Covas JV Project

Avrupa Minerals Ltd. (AVU:TSXV) is pleased to announce the results of geological mapping, sampling, and drill targeting in the Covas Dome portion of the Covas W-Au project in northwestern Portugal. The work program is being funded by Blackheath Resources Inc. under terms of a recently-announced joint venture program at Covas between Blackheath and Avrupa Minerals (see AVU news release dated May 18, 2011). The most important result of the work by senior American-based consultant Bill Fuchs, Ph.D., C.P.G., of SFM Micro is the identification of a significant Reduced Intrusion-Related Gold (RIRG) target in the Covas Dome area. The target area lies along an east-west trending magnetic lineament and presumed structural zone that, at present, measures +900 meters in length by an average of 100 meters in width. The anomalous zone, generally located in an area of thick vegetation and lack of outcrop, is open-ended to both east and west.

. All but one of the 44 samples collected in the anomaly area contained detectable gold, with the best result being 10.2 g/t Au. In addition, many samples contained strongly anomalous silver up to 45.2 ppm Ag, overlimit arsenic greater than 10,000 ppm, and highly anomalous bismuth and lead. Soil samples in the same area also carried anomalous tellurium. Of the 44 samples, eight samples (18%) contained gold values greater than 440 ppb, and 18 samples (41%) contained detectable gold values above 100 ppb. The geochemical signature of the rock sampling results is similar to other RIRG’s found in the Tintina Gold Belt of the US and Canada.



http://www.avrupaminerals.com/news/inde ... tent_id=46 (http://www.avrupaminerals.com/news/index.php?&content_id=46)


Já  temos Ouro, um dia destes tenos petroleo

Ja estou como  dizia o outro: "nacionaliza tudo"

Economicamente falando eu até sou  liberal, mas no caso dos recursos naturais acho que deveria ser a unica actividade  economica onde o estado devia tomar parte!

imaginem so os "rendimentos minimos" a trabalhar de mineiros a bem da Pátria
Gestores  Públicos de empresas falidas, por inercia e incomopetencia  ....minas com eles!!!
Politicos corruptos .....minas!!!
Criminosos , ladrões, pedófilos ...... minas!!  :mrgreen:
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Feinwerkbau em Setembro 08, 2011, 08:46:12 am
se for rentavel a exploração só espero que não rachem a Serra de Arga a meio, coitado do São Joãozinho....
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Abril 21, 2012, 04:10:13 pm
Só 11 países têm mais reservas de ouro que Portugal


As reservas de ouro do Banco de Portugal (BdP) ascendem a 382,5 toneladas, e valem actualmente 16.300 milhões de euros, o equivalente a 7,5 por cento da dívida pública. Segundo números do World Gold Council (WGC, organização internacional de empresas do sector do ouro), com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), as reservas de ouro de Portugal são actualmente as décimas quartas maiores do mundo.

As maiores reservas mundiais de ouro são as dos Estados Unidos (8.134 toneladas), seguidas das da Alemanha (3.396 toneladas). A lista do WGC inclui as reservas do FMI e do Banco Central Europeu, o que significa que, em todo o mundo, só 11 estados têm mais ouro que Portugal.

Ainda segundo o WGC, é em Portugal que o ouro tem mais peso no total das reservas monetárias: 91,5 por cento. Na generalidade dos outros países, a grande maioria das reservas é constituída por divisas estrangeiras.

Na lista do WGC, só há mais um país em que as reservas de ouro constituem mais de 80 por cento das reservas monetárias: a Grécia (83,3 por cento).

De acordo com os números mais recentes do BdP, para Fevereiro, as 382,5 toneladas de ouro equivalem a 16.300 milhões de euros. Este valor tem subido muito rapidamente graças à apreciação da cotação do ouro (cujo preço nos mercados internacionais quintuplicou na última década).

Os acordos internacionais subscritos pelo BdP limitam a quantidade de ouro que o Banco pode vender por ano, e há outras limitações legais que impedem o recurso às reservas para pagar défices orçamentais.

Contudo, se o ouro pudesse ser usado directamente no financiamento do Estado, teria um impacto relativamente reduzido. Mesmo à cotação muito elevada que se regista actualmente para o ouro, as reservas do BdP valem apenas 7,5 por cento da dívida das administrações públicas (que, segundo números de Janeiro, ascende a 218 mil milhões de euros).

Recorrendo a outras comparações, as reservas de ouro valem pouco mais de um quinto do programa de assistência financeira acordado com a ‘troika’ (78 mil milhões de euros). O valor das reservas é também pouco mais do que o Governo tenciona gastar este ano em despesas com pessoal da administração pública (15.310 milhões de euros).

Lusa
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Luso em Novembro 21, 2012, 08:08:16 pm
Muita atenção ao que se passa com o ouro ou porque é que nós haveremos de ser diferentes

Um aperitivo...


http://gizadeathstar.com/2012/11/the-qu ... an-update/ (http://gizadeathstar.com/2012/11/the-question-that-wont-go-away-germanys-gold-an-update/)

Citar
THE QUESTION THAT WON’T GO AWAY: GERMANY’S GOLD: AN UPDATE

As you know, I’ve been following the Bearer Bonds Scandals, and the German gold audit story, for some time on this website, and many of you are likewise doing so, and now sending me information. Well, this one comes from a reader of this website, and it came to me as I was scheduling this two weeks’ worth of blogs. In a post a few days ago I pointed out how Zero Hedge, in an article on the German gold audit, suggested strong evidence that the Bank of England had been involved in a scheme to defraud the Bundesbank of its gold, by shipping subpar gold to the German central bank.
 
Well, now it seems that there is further confirmation of this story:
 
Exclusive: Bank Of England To The Fed: “No Indication Should, Of Course, Be Given To The Bundesbank…”

http://www.zerohedge.com/news/2012-11-0 ... bundesbank (http://www.zerohedge.com/news/2012-11-09/exclusive-bank-england-fed-no-indication-should-course-be-given-bundesbank)
 
I hope you caught the end of this article and those significant paragraphs, but in case you didn’t, here they are once again:
 

“And while others engage in click-baiting using grotesque hypotheses of grandure without any actual investigation, reporting or error and proof-checking to build up hype and speculation, which promptly fizzles and in the process desensitizes the general public and those actually undecided and/or on the fences about what truly goes on behind the scenes, Zero Hedge travelled (metaphorically) in space – to London, or specifically the Bank of England Archives – and in time, to May 1968 to be precise.
 
“While there we dug up a certain memo, coded C43/323 in the BOE archives, official title “GOLD AND FOREIGN EXCHANGE OFFICE FILE: FEDERAL RESERVE BANK OF NEW YORK (FRBNY) – MISCELLANEOUS”, dated May 31, 1968, written by a certain Mr. Robeson addressed to the BOE’s Roy Bridge as well as its Chief Cashier, and whose ultimate recipient is Charles Coombs who at the time was the manager of the open market account at the Fed, responsible for Fed operations in the gold and FX markets.
 
“This memo, more than any of the other spurious and speculative accusation about Buba’s golden hoard, should disturb German citizens, and of course the Bundesbank (assuming it was not already aware of its contents), as the memo lays out, without any shadow of doubt, that the BOE and the Fed, effectively conspired to feed the Bundesbank due gold bars that were of substantially subpar quality on at least one occasion in the period during the Bretton-Woods semi-gold standard (which ended with Nixon in August 1971)” (Emphasis in the original)
 
Now this is more than just hugely significant, for the implication here is that two of the world’s most important, and largest central banks – the Bank of England, and the Federal Reserve, or at least, its New York Branch – are involved in an international scheme of fraud. But to what purpose?
 
I have been suggesting, along with Catherine Austin Fitts and some others, that we are looking at a hidden system of finance, a huge slush fund, that funds covert operations and activities of all sorts.  Given the role of the Exchange Stabilization Fund, part of this operation antedates World War Two, and indeed, if one recalls the pithy observations of interwarReichsbank president Hjalmar Schacht, it  isn’t the first time the Anglo-American bankers were playing fast and loose with Germany’s gold. Schacht, it will be recalled, dismissed the whole thing as “an amusing incident,” but he was far too byzantine a man to ignore the effect of his words on “those in the know.” Interesting that his niece wound up marrying SS Lt. Col. Otto Skorzeny, and that Schacht himself ended up working for….Aristotle Onassis. Draw what connections or conclusions from that strange constellation as you will.
 
In any case, I digress: what we are looking at is something indelibly intertwined with the postwar American national security state, and therefore, indelibly intertwined with its military-industrial-intelligence complex. So it is, perhaps, time to speak in a parable, or via an analogy. If one puts a certain amount of electricity into a circuit, a large portion of that input should appear at the load end of the circuit. We may call this electricity, “Quantitative easing.” With all the quantitative easing going on over the last few years, where’s the Weimar style inflation so confidently predicted by some many pundits that should have appeared long before now?
 
….unless, of course, the current is going somewhere else, and the load end isn’t where we think it to be….


Citar
THE GERMAN GOLD PROBLEMS CONTINUE: NEW QUESTIONS, NEW OBFUSCATIONS
 
November 16, 2012 By Joseph P. Farrell

In spite of assurances from the Bundesbank to the Federal Reserve that the gold audit questions Germans and the German government are raising will eventually go away, it doesn’t look that that will be happening any time soon, as new questions continue to be asked on the internet. Here, for example, are two crucial articles, and they deserve a very close look and analysis. Indeed, in the latter article – long but crucial – there is a detail that connects a great many dots, if you know what dots there are:
 
Some Follow-Up Questions For The Bundesbank, And Its Gold
 
James Turk – The Entire German Gold Hoard Is Gone

Let’s begin with a few quotation from the first article and note what they mean:
 

“1. Thiele says:
 

“By 1956, the gold reserves had risen to DM 6.2 billion, or 1,328 tonnes; upon its foundation in 1957, the Bundesbank took over these reserves. No further gold was added until the 1970s”
 
“This is factually incorrect. From a documented source such as Timothy Green’s gold reserves report from 1999 (source), we find that German gold reserves were 1,328 tonnes in 1956 and contined to rise every year until 1969 when they hit 4034 tonnes, an increase of 200% since 1956! Offical German gold in 1970 was 3,537 tonnes and declined to 2,963 by 1979. Since then it has increased by just 400 tonnes.”
 
In other words, Thiele is confirming – from the mouth of a central banker – that theme which i have hypothesized here over and over: either the central banks do not know the actual amount of gold, or those amounts are being deliberately obfuscated to cover up a massive fraud. This seems to be confirmed by the next statement:
 

“2. Thiele says:
 

“At the beginning of the last decade, we brought 930 tonnes of gold to Frankfurt from London and subjected it to a painstaking inspection. Part of the gold was melted down in order to create new bars which conform with the “Good Delivery Standard”.
 
“Fact: All gold stored at the Bank of England has to be London Good Delivery Standard. Bars that do not conform are not accepted. That is how the LBMA system works. There is an accepted refiner list. There would be no need to melt down anything from the Bank of England unless the Bundesbank had been duped with coin bars or similar and/or does not have faith in the BOE in the first place.” (Emphasis in the original)
 
Bingo! Ding ding ding ding ding! “Tyler Durden” at Zero Hedge is correct: what Thiele’s admission in fact means is that the Bundesbank had been defrauded and that the fraud included the Bank of England as either the transhipment point, or point of origin. For reasons I won’t get into here, I believe it to have been the transmission point.  I submit that it is right here that we have the real reason for the concern about the gold reserves in Germany: someone in the German government – someone perhaps even familiar with the 1928 story of Hjalmar Schacht – knew of this fraud and what it portends, and what it portends is nothing less than massive.
 
Now let’s turn to the second, and much more lengthy article. And I will simply present a few quotations, and for your benefit, the ESF refers to Exchange Stabilization Fund, which is, as the author of this article avers, one of the smoking guns:
 

“James Turk 2001 – This past December in “The Smoking Gun” I provided substantive proof that the Exchange Stabilization Fund was intervening in the gold market. From publicly available reports prepared by the Federal Reserve, I established that the weight of gold held as a component of the US Reserve Assets has been changing, and that these changes – some of which are of significant size – result from activity by the ESF. These Federal Reserve reports conclusively demonstrate that the ESF has been intervening in the gold market since at least 1996.
 
“Though these Federal Reserve reports make clear that the ESF is involved in the gold market up to its ‘earmarks’, a lot of people remain skeptical. I don’t know why that is. It is worth noting that many of the most obstinate skeptics who deny US government involvement in the gold market live overseas and have little, if any, experience or understanding of the way the US government really works. But even Americans find it difficult to accept that the US government intervenes in the gold market. Ironically though, they readily admit that the government intervenes in the debt markets, foreign currency markets, and according to a growing number of people, even in the US stock market. It is therefore most baffling that they do not concede the ESF’s involvement in the gold market.”
 
Now consider this:
 

“CHAIRMAN GREENSPAN. Could I just formally respond to Governor Lindsey? There is a question here of whether or not the amount the United States Treasury gives us has to be appropriated funds, which I think is really where our examination of the issue has to be. In examining the take-out, we ought to make certain that we talk to them with respect to the question of what happens if they do not get the appropriated funds.
 
“MR. TRUMAN. Mr. Chairman, the Exchange Stabilization Fund does not have appropriated funds.
CHAIRMAN GREENSPAN. Are we going to be getting a take-out from the Exchange Stabilization Fund?
MR. TRUMAN. I think that is what is in the program.
CHAIRMAN GREENSPAN. Okay.
SPEAKER(?). That is not the same as the Treasury.
MR. TRUMAN. Even if we didn’t, the precedent in the 196Os – I think there was a question then about whether the Treasury could engage in foreign exchange operations outside of the ESF – was the use of Roosa bonds in the 1960s. The Treasury floated Roosa bonds to obtain foreign currencies and used some of those currencies to take us out. That did not involve appropriated funds. That was treated as a debt-management operation.
 
“The above passage confirms what we already know, but many people refuse to admit. The ESF is a slush fund beyond Congressional oversight.” (Emphasis added)
 
Just in case you want to know, the Exchange Stabilization Fund was established in 1934 as a result of – you guessed it – FDR’s confiscation of US gold, and thus, as the author correctly deduces, this is a slush fund directly beholden to the American executive and to the financial oligarchy.
 
In short, you’re looking at part of a financial mechanism that is completely off the books… you’re looking at something that has the potential for massive fraud, and you’re looking at something that could fund a lot of covert activity… and indeed, may have been doing so for a very long time…
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Malagueta em Novembro 22, 2012, 10:56:36 am
O banco central alemão (Bundesbank) cedeu ontem à pressão dos deputados e desvendeu o paradeiro das 3.396 toneladas de ouro do país.

O banco central alemão (Bundesbank) cedeu ontem à pressão dos deputados e desvendeu o paradeiro das 3.396 toneladas de ouro do país. A Alemanha tem a segunda maior reserva de ouro do mundo, só ultrapassada pelos EUA, e só 31% está em solo germânico.


O relatório do Bundesbank detalha que o ouro está avaliado em 132,8 mil milhões de euros e que mais de metade está guardado fora da zona euro (58%). Os cofres da Reserva Federal de Nova Iorque acolhem 45% das reservas alemãs, Londres guarda mais 13% e França vigia outros 11%.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Luso em Novembro 22, 2012, 07:24:30 pm
A questão a que se referia post anterior prende-se com a "qualidade" do ouro das reservas alemãs. Isso associado a recentes casos de falsificação de ouro deve dar muito que pensar, sobretudo a quem tem as suas reservas no exterior.
Onde estão guardadas as nossas?
Terão os nossos políticos coragem ou vontade que querer apurar a verdade?
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: FoxTroop em Novembro 22, 2012, 08:11:10 pm
Os alemães estão quinados. Talvez agora a malta comece a deixar de chamar "teoria da conspiração" à história não oficial do que aconteceu ao Strauss-khan aquando da sua visita aos Estados Falidos da América. Sabem ao menos uma das razões da sua estadia lá? E o Max Kaiser também é maluco, não se esqueçam. Aquilo que ele diz é só treta, a flad é que sabe.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: scrupulum em Novembro 23, 2012, 10:35:27 am
Thomas Withe - Global investing      
A Postcard from Europe
Portugal: Falling Back on Gold

PIIGS. That’s what the international media calls the five European countries of Portugal, Italy, Ireland, Greece and Spain after spiraling debt in these economies forced the world to reset its global recovery clock, and instead rethink the viability of the euro itself. Having always been a quiet performer in Europe, Portugal found itself unexpectedly thrust into the spotlight this year when attention was drawn to its budget deficit, which climbed to 9.4% in 2009. But with 382.5 tons of gold in its coffers, does Portugal have a safety net?

Even as stock markets remain volatile, gold has been the shining star for nervous investors. The precious metal has spiked 11% so far this year and 26% in 2009. Portugal’s 382.5 tons of gold are managed by the Portuguese central bank, Banco de Portugal, and no matter how in debt the country is, a state law prevents the government from laying its hands on the cache or from directly profiting from the assets. Instead, the central bank pays the government an annual dividend each year from any interest it accrues from the gold or any proceeds from sales. Last year, according to Bloomberg, that windfall was $260 million. With this, Portugal has an enviable gold horde, assets that were built up from the time of its former dictator Antonio de Oliveira Salazar’s authoritarian rule. And there is no doubting the preciousness of the asset. Even as Moody’s cut Portugal's sovereign debt ratings by two notches to A1 from Aa2 in July, gold futures surged to $1200 an ounce. But just how useful is gold to Portugal now? The country has the largest gold reserves among any euro nation. It provides the ultimate buffer against any economic eventuality, and an economic meltdown is a real threat considering that Portugal’s bloated deficit might eventually harm its growth prospects.

The country is not a Greece yet, but its problems are similar. Banco de Portugal itself has warned that the economy might grow just 0.9% in 2010 and as little as 0.2% in 2011, stating that there is a 50% chance that the country will re-enter recession next year. The Portuguese government is working hard on its fiscal management, having introduced a number of ‘austerity’ measures through tax hikes, salary pullbacks and spending cuts, in a bid to cut the country’s deficit to 7.3% of the gross domestic product (GDP) this year and 4.6% of the GDP in 2011. Despite Salazar’s follies, he was prudent in accumulating all that gold.

Onde é que esta guardado o ouro português ?
Ouve-se por ai nos cafés (como dizia o outro) que o ouro guardado nos EUA se tinha "transformado", desaparecido ou ligado com outros metais. As reservas de ouro do Banco de Portugal estarão à boa guarda do Fort Knox ?
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: papatango em Novembro 23, 2012, 10:56:44 am
Citar
But just how useful is gold to Portugal now? The country has the largest gold reserves among any euro nation. It provides the ultimate buffer against any economic eventuality,

Esta informação está errada !
As reservas de ouro da Alemanha, da França da Itália e da Holanda são superiores às de Portugal.
Poderia estar correto se Portugal tivesse a maior reserva de ouro per capita da UE, mas também não tem. A Holanda e a Alemanha têm valores superiores.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: scrupulum em Novembro 23, 2012, 12:48:39 pm
Tambem reparei nesse erro, e fiquei a coçar a cabeça  :roll:
Mas o artigo tbem diz outras coisas, mais interessantes.
Andei a procurar na net a resposta à minha pergunta e não encontrei : onde esta guardado o ouro de Portugal ; no nosso pais ou num pais estrangeiro ?
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Dezembro 26, 2019, 06:18:44 pm
Ao pesquisar pelos tópicos de Economia, encontrei este relativo às reservas de ouro do país, e principalmente a preocupação do lugar onde ele é guardado.

O valor mantém-se desde o início do tópico em 382,5 toneladas.

Os locais onde ele está guardado são as seguintes (382.484,49Kg de ouro de Portugal ou 12.297.162 troy ounce):
- Banco de Portugal = 5.549.245 toz ou 172.600,81Kg (45,13% da reserva);
- Banco de Inglaterra = 5.988.932 toz ou 186.276,61Kg (48,7% da reserva);
- Banco Internacional de Pagamentos = 640.658 toz ou 19.926,69Kg (5,21% da reserva);
- Reserva Federal dos EUA = 118.327 toz ou 3.680,38Kg (0,96% da reserva)

A maior parte está depositada em Inglaterra!!!! Talvez por serem os nossos mais antigos aliados!

A nossa reserva junto do BCE ultrapassa os 177 milhões de euros, relativos a 1,6367% do capital do BCE.

Em relação ao próprio Banco de Portugal, dados interessantes, retirados do Relatório de Gestão de 2018 (https://www.bportugal.pt/publications/banco-de-portugal/all/112) página 94:
- O BP teve um lucro em 2018 de 806 milhões de euros;
- O BP tem um total de balanço ou do activo de 158 mil milhões de euros!!!!!!
- O BP tinha activos líquidos de quase 36 mil milhões de euros e só 13,7 mil milhões são relativos às reservas de ouro!

Conclusão: Esperar que nunca privatizem o Banco de Portugal, já que este gere reservas muito grandes de divisas e também de ouro!!!!

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/onde_esta_guardado_o_ouro_do_banco_de_portugal
https://www.bportugal.pt/
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: HSMW em Dezembro 26, 2019, 07:53:51 pm
Um banco em Portugal bem gerido e com lucro?
Quem o controla?
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Dezembro 26, 2019, 11:46:04 pm
Um banco em Portugal bem gerido e com lucro?
Quem o controla?

O Banco de Portugal é independente (até certo ponto), protegido pelo BCE e está na dependência directa do BCE e faz parte da gestão de todo o sistema Euro, inclusivé pode emitir euros até ao limite máximo permitido pelo BCE (as moedas emitidas pelo Banco de Portugal têem simbolos nacionais e as notas de euro são identificadas a sua proveniência pela primeira letra do código alfa-numérico, que no caso de Portugal corresponde à letra M).

Tivemos o caso de guerrilha recente em que o governo socialista queria demitir o Governador, mas não pôde! Só com erros graves deste é que pode ser demitido (exigência do BCE). Mas quem nomeia o Governador do BP é o governo, para um mandato de 5 anos, renovável ou não. Mas depois de o nomear o BCE não deixa demitir ou controlar, só em casos excepcionais, para garantir a independência.

Depois o Governador escolhe os Administradores que com ele vão governar o Banco, mas o governo tem de aceitar esses administradores (vimos também a guerra que foi a escolha dos últimos Administradores do BP, que o governo chumbava um atrás do outro, por estarem em guerra com o Carlos Costa).

Ou seja, o governo em funções é que na prática escolhe o Governador e Administradores do BP, mas depois de escolhidos para um mandato de 5 anos, estão protegidos pelo BCE, para seguir as regras do BCE, que tem 2 objectivos principais: acima de tudo combater a inflação (manter a moeda muito forte e não permitir desvalorizações) e regular o sistema de pagamentos. Também aconselha o Governo e gere as reservas do Estado (divisas, ouro, títulos de dívida pública etc).

Como a gestão das nossas reservas é feita pelo BP, conjugado com o combate à inflação e manutenção da moeda forte!!!!!
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: asalves em Janeiro 07, 2020, 11:14:36 am
Ao pesquisar pelos tópicos de Economia, encontrei este relativo às reservas de ouro do país, e principalmente a preocupação do lugar onde ele é guardado.

O valor mantém-se desde o início do tópico em 382,5 toneladas.

Os locais onde ele está guardado são as seguintes (382.484,49Kg de ouro de Portugal ou 12.297.162 troy ounce):
- Banco de Portugal = 5.549.245 toz ou 172.600,81Kg (45,13% da reserva);
- Banco de Inglaterra = 5.988.932 toz ou 186.276,61Kg (48,7% da reserva);
- Banco Internacional de Pagamentos = 640.658 toz ou 19.926,69Kg (5,21% da reserva);
- Reserva Federal dos EUA = 118.327 toz ou 3.680,38Kg (0,96% da reserva)

A maior parte está depositada em Inglaterra!!!! Talvez por serem os nossos mais antigos aliados!

A nossa reserva junto do BCE ultrapassa os 177 milhões de euros, relativos a 1,6367% do capital do BCE.

Em relação ao próprio Banco de Portugal, dados interessantes, retirados do Relatório de Gestão de 2018 (https://www.bportugal.pt/publications/banco-de-portugal/all/112) página 94:
- O BP teve um lucro em 2018 de 806 milhões de euros;
- O BP tem um total de balanço ou do activo de 158 mil milhões de euros!!!!!!
- O BP tinha activos líquidos de quase 36 mil milhões de euros e só 13,7 mil milhões são relativos às reservas de ouro!

Conclusão: Esperar que nunca privatizem o Banco de Portugal, já que este gere reservas muito grandes de divisas e também de ouro!!!!

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/onde_esta_guardado_o_ouro_do_banco_de_portugal
https://www.bportugal.pt/

Parte das reservas de Ouro encontram-se no estrangeiro por questões estratégicas.

Em caso de conflito ou desastre,... é mais fácil vender o Ouro que está no exterior ou este servir como pagamento para alguma coisa do que ter deslocar o mesmo por via aerea/terrestre/marítima

Normalmente este também se encontra em centros/caixas forte partilhados por outros países, ou seja se Portugal quiser vender ouro a outro Pais da Europa a venda é simples e rápida.

Outra questão interessante que foi levantada durante a crise é que o Governo não pode vender o Ouro nem ficar com os lucros do mesmo. É o BdP o verdadeiro dono do ouro e é este o único que pode decidir vender. Teoricamente se o BdP decidisse vender o Ouro o governo tinha que esperar pela distribuição de dividendos para ver algum dinheiro da venda do Ouro.

Outra curiosidade estamos no TOP15 (TOP 13 usando outra formula) dos países no mundo com mais reservas de ouro, no passado antes do 25 de Abril e e da guerra éramos um dos países com mais reservas de ouro.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 15, 2021, 12:49:35 am
Conheço um pais, com um regime com o qual não tenho nenhuma simpatia (o que não interessa) , que recentemente, em 2020, quiz recuperar o ouro que tem depositado em Londres. Um tribunal inglês arranjou uma desculpa para não devolver o ouro.
Preocupa-me o facto que parte importante do nosso ouro esteja também no R.U.  e nos EUA.  Alguma desculpa arranjarão para nunca o devolver.
Lembram-se daquele ouro, algumas centenas de quilos, que os nossos amigos americanos nos roubaram, aqui ha uns anos, quando um dos nossos administradores decidiu emprestar o dito metal para uma exposição num banco US ?  De repente aparece a policia para confiscar os bens do banco americano que, parece, estava falido . Decidiram também confiscar o ouro português que estava la emprestado para a exposição.
Alguém sabe se os nossos amigos americanos devolveram esse ouro "confiscado"   ? Isso foi tudo abafado...não consigo encontrar nenhuma informação sobre isso... ::)
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 15, 2021, 08:28:27 pm
Arre, escondem tudo, tem uma alma que andar a penar na Web durante horas para conseguir descobrir alguma coisa sobre este assunto.  in O Cavaleiro do Apocalipse, com a devida vénia :G-beer2:

Banco de Portugal perdeu 17 toneladas de ouro em 1990... !

Em 1990, a Drexel Burnham Lambert, um dos principais bancos comerciais na época, foi à falência envolvida no escândalo dos junk bonds de Michael Milken, homem da grande Finança acusado de extorsão e fraude.
Poucas pessoas sabem que o Banco de Portugal (óbvio...) tinha emprestado 17 toneladas de ouro ao banco.
Ouro que na altura  era cotado a 380 Dólares por onça.

O Banco de Portugal – BdP “depositou” 17 toneladas de ouro, 554 milhões de euros (nt : valores na altura em que foi escrito est post) num banco falido de Wall Street, o Drexel Burnham Lambert, que encerrou no dia seguinte

Já la vão uns anos ! Alguém sabe se esse ouro foi devolvido a Portugal ?  Tenho a certeza que ha aqui neste Forum alguns que sabem. Va la, não sejam tímidos e iluminem-nos  :)
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Março 15, 2021, 09:43:16 pm
Arre, escondem tudo, tem uma alma que andar a penar na Web durante horas para conseguir descobrir alguma coisa sobre este assunto.  in O Cavaleiro do Apocalipse, com a devida vénia :G-beer2:

Banco de Portugal perdeu 17 toneladas de ouro em 1990... !

Em 1990, a Drexel Burnham Lambert, um dos principais bancos comerciais na época, foi à falência envolvida no escândalo dos junk bonds de Michael Milken, homem da grande Finança acusado de extorsão e fraude.
Poucas pessoas sabem que o Banco de Portugal (óbvio...) tinha emprestado 17 toneladas de ouro ao banco.
Ouro que na altura  era cotado a 380 Dólares por onça.

O Banco de Portugal – BdP “depositou” 17 toneladas de ouro, 554 milhões de euros (nt : valores na altura em que foi escrito est post) num banco falido de Wall Street, o Drexel Burnham Lambert, que encerrou no dia seguinte

Já la vão uns anos ! Alguém sabe se esse ouro foi devolvido a Portugal ?  Tenho a certeza que ha aqui neste Forum alguns que sabem. Va la, não sejam tímidos e iluminem-nos  :)

Desconhecia esse facto, mas vou pesquisar!
Nessa altura, com 16 anos, dedicava-me a outros assuntos mais mundanos  :mrgreen:

Recordo-me mais tarde de termos emprestado jóias da Monarquia que foram roubadas!!!!!!
https://www.publico.pt/2019/08/31/sociedade/noticia/quarenta-minutos-bastaram-roubar-joias-coroa-portuguesa-museu-haia-1884863

Também recordo-me das histórias verídicas de um certo país que financiou a revolução industrial à custa de 50% do ouro nacional...... escoltado pelo Reino Unido.......

Na sequência da conversa Legionário  :mrgreen:

Abraço
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 15, 2021, 09:54:42 pm
Olhe o seu Karma Viajante, tenha cuidado !    :D

Sobre as reservas de ouro de Portugal. O mito e a realidade.
Portugal ainda (até quando) esta nos primeiros da lista no que diz respeito às reservas de ouro por pais e per capita.
Tem-se ouvido dizer e tem-se escrito que esse ouro veio do Brasil durante o período português , outros dizem que é ouro da Alemanha que durante o ultimo conflito mundial pagava a Portugal com ouro roubado . Vendo este gráfico, afinal a origem do ouro português não provém nem do Brasil nem da Alemanha.
Em 1913, Portugal tinha 19 toneladas de ouro ; em 1960 : 489 toneladas ; em 1971 : 818 ton ; em 2014 : 382 ton.
Pena que metade do "nosso" ouro esteja em Londres, ou seja, nunca mais o voltamos a ver, a Pérfida Albion não devolve nada a ninguém. O ouro que esta nos EUA, também podemos esquecer.
Na realidade o que Portugal tem, não são as 382 toneladas oficiais mas, segundo o Expresso : "O Complexo do Banco de Portugal no Carregado, situado a apenas 90 quilómetros dos antigos Paióis Nacionais de Tancos, tem à sua guarda 176 toneladas de ouro, que correspondem a 40% do total das reservas de ouro do país."

Se nenhum deste ouro foi "despachado", como o foram as toneladas vendidas à socapa pelo Socrates e pelo Vitor Constâncio, o que Portugal pode dizer que tem realmente, são 176 toneladas.

Não consigo publicar o gráfico, disponível no historico das estatísticas do WGC.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 15, 2021, 10:09:36 pm
Para que ninguém fique no mistério sobre a  proveniência do  ouro nacional, cito o A.J.  :

Já se perguntaram de onde vinham as reservas de ouro do Banco de Portugal ?
Uma parte delas era comprada diretamente nas minas de ouro da África do Sul, através das operações do Banco Nacional Ultramarino em Moçambique. Assisti vários carregamentos destas barras de ouro no aeroporto de Lourenço Marques , compravam 16 toneladas de ouro por ano... Quando não cabiam mais nos cofres do BNU, transferiam para o Banco de Portugal...
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Março 15, 2021, 10:10:12 pm
Quando em 2019 fui verificar que mais de 50% do ouro está fora do país....... nem para nós somos bons!? Confiamos mais nos outros que em nós? Tiveram receio do pós-74?

Aproveitando o Brexit, esta é a altura certa para ir buscar o nosso ouro! Apesar de desconfiar de que pelo caminho iriamos ser assaltados.......

Sobre as 17 toneladas perdidas na Drexel, a informação é contraditória, uma informação refere que recuperamos 2 de 15 milhões de contos, mais tarde referem que já recuperamos 70% e outra informação diz que recuperamos tudo, mas também li o Mário Crespo afirmar que pagamos as acções judiciais ao peso do próprio ouro!?!?!!?!?!

Pessoas envolvidas nesse negócio da China: Cavaco Silva e Tavares Moreira!!!!!!!

Nós e a gestão dos bancos......

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/banco-de-portugal-recupera-investimento-na-drexel/

https://euacuso.blogs.sapo.pt/cleptocracia-financeira-portuguesa-319318

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/banco-de-portugal-explicita-a-situacao-de-ouro-aplicado-na-drexel/

https://expresso.pt/economia/2020-06-09-Morreu-Tavares-Moreira-antigo-governador-do-Banco-de-Portugal

https://www.jn.pt/opiniao/mario-crespo/a-valsa-1026349.html

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/portugal-recupera-ouro/
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 16, 2021, 12:34:58 am
Conclusão : algumas toneladas de ouro português roubadas descaradamente e já ninguém se lembrava de nada. Eu tinha uma vaga ideia , até pensava que tinham sido "centenas de quilos" quando afinal foram 17 toneladas. Conseguem imaginar o valor que tem esse ouro todo , hoje ?  e no futuro,.. quando esta porcaria descambar toda e que ativos como o ouro vão sobrevalorizar ?

Este nosso Portugal continua a ser pasto de bestas, é um fartar vilanagem !
Vem-me à ideia muitos outros golpes, como o saque do Fundo de Defesa do Ultramar, ou a fortuna que Dom Pedro do Brasil empregou para contratar mercenários para impor a sua filha no trono de Portugal (dinheiro que pertencia a Portugal) impondo ao nosso povo uma terrível guerra civil, e eu sei mais la o quê ...a lista é demasiado longa, demasiado trágica.

Com poucas exceções na nossa Historia,  tem sido sempre assim.  Se alguém tem duvidas da nossa miséria moral coletiva, da nossa falta de coragem e da nossa estupidez, observe e compare. Como é possível que um pais como Portugal que regou com o sangue dos seus filhos terras e oceanos, seja hoje um dos mais pobres da UE ? salários de miséria, reformas de 220 euros, trabalhadores que não recebem salários ha meses (Groundforce não é caso único) ...enquanto a Besta dos 7 cornos se regala !
Que povo somos nos que nos deixamos adormecer com futebol, telenovelas, Gouchas e Cristinas ? Que nos deixamos enganar por Fernando's Rosas ou intimidar por Mamadou's Ba ?
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 16, 2021, 07:25:59 pm
Porque razão Portugal e outros países europeus foram obrigados a vender parte do seu ouro.
Traduzi uma pagina de um livro de Pierre Jovanovic "666 La planche à billets américaine qui va amener les banques à leur faillite et déclencher la grande révolte des peuples".   12/2014

Foi graças a um novo tratado, ou acordo, desenvolvido por Alan Greenspan e Larry Summers da FED , que este organismo assumiu o controlo do ouro dos países que entraram na zona do euro ... ”

Este tratado, apresentado como "um elemento importante das reservas monetárias globais” (sic), obrigava os países europeus, nem mais nem menos, a vender o seu ouro e a prevenir com antecedência os mercados !

O mais extraordinário é que a teia urdida pela CIA e pela NSA foi tão bem preparada que os altos funcionários dos bancos centrais da Áustria, Itália, Bélgica, Finlândia, Holanda, Suécia, Irlanda, Espanha, Inglaterra, Luxemburgo, Suíça (não membro da UE) , Portugal e a França, assinaram em 1999  este acordo  EM GRANDE SEGREDO (sem comunicação ao público), em Washington, à margem de uma reunião do FMI.
Estes países confirmaram e  assinaram novamente em 2004, em 2009 e em 2014.
O ouro europeu foi disperso enquanto os stocks de ouro americanos foram salvaguardados...”

“... enquanto os países europeus usarem  "dinheiro de macaco"  (expressão usada pelo autor ) indexado ao dólar, continuarão a ser escravos monetários dos americanos e da Federal Reserve.  “

Autor : Pierre Jovanovic
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 17, 2021, 01:58:22 am
Já conheço  a resposta à pergunta que ficou no ar sobre as 17 toneladas de ouro e porque razão foram perdidas definitivamente.

O responsável deste episodio, que entretanto faleceu em 2020, nunca foi responsabilizado, refiro-me ao senhor José Alberto Tavares Moreira, já citado numa ligação publicada acima.

O Banco de Portugal alugou esse ouro ao Banco de investimentos americano DREXEL-BURNHAM-LAMBERT que o colocou em exposição (um muro de ouro) para atrair (iludir) os clientes do banco que se precipitaram para comprar certificados de propriedade desse metal precioso.
Este ouro já se encontrava em território dos EUA , na FED de New York, o transporte não foi pois complicado.
A justiça americana tinha entretanto iniciado uma ação, no seguimento de um escândalo, tipo Madoff, que envolvia um trader, um tal Milken e confiscou imediatamente todos os bens do banco, incluindo o ouro português que se encontrava em exposição.

Sob o pretexto que Portugal não tinha exigido do banco nenhuma garantia, perdemos o processo e o ouro.
Por estas e por outras é que uma boa parte dos portugueses vivem na m... ou com recurso a créditos que um dia vamos ter todos que pagar...ou não !
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: dc em Março 18, 2021, 11:52:31 am
Penso que a "lógica" por trás de ter parte das reservas de ouro no estrangeiro, é que em caso de necessidade de se usar estas reservas para alguma emergência (esforço de guerra ou catástrofe natural), o ouro não estar todo no mesmo sítio. Se é o certo a fazer ou não, não sei, não faço a mínima ideia de como os outros países fazem com o seu.

Mas também vivemos numa autêntica república das bananas, é tão seguro ter o dinheiro/ouro cá ou lá fora.

Quanto ao emprestar 17 toneladas de ouro (?), quem foi o burro que disse que sim? E quanto é que apostam que foi mais uma decisão tomada para o ego, com a "condição" de "dizer que o ouro é português"?  ::)
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Março 18, 2021, 12:46:58 pm
Penso que a "lógica" por trás de ter parte das reservas de ouro no estrangeiro, é que em caso de necessidade de se usar estas reservas para alguma emergência (esforço de guerra ou catástrofe natural), o ouro não estar todo no mesmo sítio. Se é o certo a fazer ou não, não sei, não faço a mínima ideia de como os outros países fazem com o seu.

Mas também vivemos numa autêntica república das bananas, é tão seguro ter o dinheiro/ouro cá ou lá fora.

Quanto ao emprestar 17 toneladas de ouro (?), quem foi o burro que disse que sim? E quanto é que apostam que foi mais uma decisão tomada para o ego, com a "condição" de "dizer que o ouro é português"?  ::)

Mas não foi isso que fizeram os nossos governos, quase metade das nossas reservas de ouro estão no Reino Unido. Aliás, o Reino Unido tem mais ouro nosso que o nosso Banco de Portugal...... já para não falar do nosso ouro que financiou a Revolução Industrial..........

O que estão a fazer os outros países...... a Alemanha por exemplo está a repatriar a muito custo, o seu ouro de volta para a Alemanha (estava grande parte nos EUA): https://www.dinheirovivo.pt/economia/alemanha-quer-o-ouro-de-volta-bunsdesbank-vai-repatriar-674-toneladas-12626055.html
https://www.ft.com/content/4edf00ee-a43c-11e7-8d56-98a09be71849

Não vejo nenhum motivo para estar lá fora.... ainda para mais e como o DC refere, o ouro estar lá fora é mais fácil vendê-lo!!!!!!!

Como o Legionário referiu e já confirmei, em 1913, Portugal tinha 19 toneladas de ouro..... por volta do 25 de Abril, o Banco de Portugal tinha mais de 800 toneladas de ouro!!!!!! Neste momento restam-nos 382,5 toneladas de ouro, sendo que a maioria está no estrangeiro, quase todo em Inglaterra, como coloquei nuns posts mais a cima!

A história da Drexel e do investimento do ouro da Drexel ......... faz lembrar os aforradores que investiram no BES e ficaram a olhar para as mãos!!!!!!!!
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Get_It em Março 18, 2021, 12:49:17 pm
Quanto ao emprestar 17 toneladas de ouro (?), quem foi o burro que disse que sim? E quanto é que apostam que foi mais uma decisão tomada para o ego, com a "condição" de "dizer que o ouro é português"?  ::)
dc, isso é a assumir que não foi de propósito. Poderia ter sido muito bem uma jogada planeada para ajudar um amigo ou para proveito próprio.

Cumprimentos,
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: dc em Março 18, 2021, 02:22:03 pm
Mas não foi isso que fizeram os nossos governos, quase metade das nossas reservas de ouro estão no Reino Unido. Aliás, o Reino Unido tem mais ouro nosso que o nosso Banco de Portugal...... já para não falar do nosso ouro que financiou a Revolução Industrial..........

O que estão a fazer os outros países...... a Alemanha por exemplo está a repatriar a muito custo, o seu ouro de volta para a Alemanha (estava grande parte nos EUA): https://www.dinheirovivo.pt/economia/alemanha-quer-o-ouro-de-volta-bunsdesbank-vai-repatriar-674-toneladas-12626055.html
https://www.ft.com/content/4edf00ee-a43c-11e7-8d56-98a09be71849

Não vejo nenhum motivo para estar lá fora.... ainda para mais e como o DC refere, o ouro estar lá fora é mais fácil vendê-lo!!!!!!!

Como o Legionário referiu e já confirmei, em 1913, Portugal tinha 19 toneladas de ouro..... por volta do 25 de Abril, o Banco de Portugal tinha mais de 800 toneladas de ouro!!!!!! Neste momento restam-nos 382,5 toneladas de ouro, sendo que a maioria está no estrangeiro, quase todo em Inglaterra, como coloquei nuns posts mais a cima!

A história da Drexel e do investimento do ouro da Drexel ......... faz lembrar os aforradores que investiram no BES e ficaram a olhar para as mãos!!!!!!!!

Sim, a "lógica" a que me refiro, é apenas numa perspectiva estratégica, de em caso de necessidade extrema, como uma catástrofe ou guerra, partes das reservas do ouro não estarem na totalidade num local que pudesse ser afectado por um destes acontecimentos. Óbvio que depois há prós e contras. À cotação actual, são mais de 21 mil milhões de dólares (e já foi mais do dobro), tudo isto em território nacional, era razão suficiente para uma invasão. Sendo este um país com FAs precárias (e sempre foi, desde há séculos para cá), o invasor se calhar até lucrava com a invasão.  ::)

Com a NATO, a probabilidade de uma invasão "à antiga" reduz-se muito, logo se calhar não há necessidade de distribuir o ouro.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: NVF em Março 19, 2021, 07:21:52 am
Como é que os desgraçados do Cavaco e do Tavares Moreira podiam adivinhar que o beneficiário do empréstimo ia abrir falência no dia seguinte? Olha que é preciso azar, irra! Mas ao menos serviu de lição aos pobres coitados, que nunca mais se envolveram em escândalos bancários.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Março 19, 2021, 11:27:27 am
Como é que os desgraçados do Cavaco e do Tavares Moreira podiam adivinhar que o beneficiário do empréstimo ia abrir falência no dia seguinte? Olha que é preciso azar, irra! Mas ao menos serviu de lição aos pobres coitados, que nunca mais se envolveram em escândalos bancários.

Infelizmente o Banco de Portugal tem tido governadores que nada viram ou nada fizeram, apesar de que até fim de Fevereiro de 2014 (a partir de 1 de Março de 2014, compete ao BCE controlar o que fazem os maiores bancos com activos superiores a 30 mil milhões de euros), competia ao Banco de Portugal a supervisão bancária. Nós temos 5 bancos com activos superiores a 30 mil milhões de euros e passam a estar sob a alçada do BCE (CGD, BCP, Novo Banco, Santander-Totta e BPI).

Tivemos o Carlos Costa que nos brindou com a maravilhosa resolução do BES e do Banif, mas antes dele por exemplo tivemos o Vitor Constãncio que era o Governador quando se deram as falências do BPN, BPP. O caso do Vitor Constãncio é mais estranho ainda porque ele estava a par e autorizou o financiamento do mecenas Berardo e outros empresários falidos a comprarem acções do BCP com empréstimos na CGD e do próprio banco.......
O próprio Cavaco Silva passou pelo Banco de Portugal, assim como o Constâncio ainda nos anos 80.....

Estas promiscuidades (por falar nisso é engraçado ver agora um ex-Ministro das Finanças a ser o actual Governador do Banco de Portugal, supostamente com independência política dos partidos....... seguindo as regras do próprio BCE.........) custaram-nos cerca de 30 mil milhões de euros e não sei se aprendemos alguma coisa, porque quando esta crise pandémica passar, a económica vai abater-se sobre o país e não sabemos que e quantas empresas vão sobreviver a esta catástrofe. Nessa altura os bancos vão ficar novamente aflitos. Vamos novamente correr a salvar os bancos?

Mas agora o governo até diversifica a caridade e já salvamos empresas que até eram na sua maioria privadas como a TAP e agora vai ser a Groundforce e com as quais secalhar vamos gastar o mesmo que gastaríamos com um novo aeroporto de raíz e sem apeadeiros!!!!!!!

Infelizmente estas catástrofes são transversais a qualquer partido, já que todos eles têem elementos chave a gerirem essas empresas!!!!
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 19, 2021, 02:23:17 pm
Penso que a "lógica" por trás de ter parte das reservas de ouro no estrangeiro, é que em caso de necessidade de se usar estas reservas para alguma emergência (esforço de guerra ou catástrofe natural), o ouro não estar todo no mesmo sítio. Se é o certo a fazer ou não, não sei, não faço a mínima ideia de como os outros países fazem com o seu.

Mas também vivemos numa autêntica república das bananas, é tão seguro ter o dinheiro/ouro cá ou lá fora.

Quanto ao emprestar 17 toneladas de ouro (?), quem foi o burro que disse que sim? E quanto é que apostam que foi mais uma decisão tomada para o ego, com a "condição" de "dizer que o ouro é português"?  ::)

E se o conflito ou o diferendo  for com um dos países que "guarda" o ouro português ?  O Reino Unido (o caro Viajante evocou, e bem, o Brexit) é a melhor solução para guardar o ouro português ?
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Daniel em Março 19, 2021, 02:28:48 pm
Ao pesquisar pelos tópicos de Economia, encontrei este relativo às reservas de ouro do país, e principalmente a preocupação do lugar onde ele é guardado.

O valor mantém-se desde o início do tópico em 382,5 toneladas.

Os locais onde ele está guardado são as seguintes (382.484,49Kg de ouro de Portugal ou 12.297.162 troy ounce):
- Banco de Portugal = 5.549.245 toz ou 172.600,81Kg (45,13% da reserva);
- Banco de Inglaterra = 5.988.932 toz ou 186.276,61Kg (48,7% da reserva);
- Banco Internacional de Pagamentos = 640.658 toz ou 19.926,69Kg (5,21% da reserva);
- Reserva Federal dos EUA = 118.327 toz ou 3.680,38Kg (0,96% da reserva)

A maior parte está depositada em Inglaterra!!!! Talvez por serem os nossos mais antigos aliados!

A nossa reserva junto do BCE ultrapassa os 177 milhões de euros, relativos a 1,6367% do capital do BCE.

Em relação ao próprio Banco de Portugal, dados interessantes, retirados do Relatório de Gestão de 2018 (https://www.bportugal.pt/publications/banco-de-portugal/all/112) página 94:
- O BP teve um lucro em 2018 de 806 milhões de euros;
- O BP tem um total de balanço ou do activo de 158 mil milhões de euros!!!!!!
- O BP tinha activos líquidos de quase 36 mil milhões de euros e só 13,7 mil milhões são relativos às reservas de ouro!

Conclusão: Esperar que nunca privatizem o Banco de Portugal, já que este gere reservas muito grandes de divisas e também de ouro!!!!

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/onde_esta_guardado_o_ouro_do_banco_de_portugal
https://www.bportugal.pt/

Parte das reservas de Ouro encontram-se no estrangeiro por questões estratégicas.

Em caso de conflito ou desastre,... é mais fácil vender o Ouro que está no exterior ou este servir como pagamento para alguma coisa do que ter deslocar o mesmo por via aerea/terrestre/marítima

Normalmente este também se encontra em centros/caixas forte partilhados por outros países, ou seja se Portugal quiser vender ouro a outro Pais da Europa a venda é simples e rápida.

Outra questão interessante que foi levantada durante a crise é que o Governo não pode vender o Ouro nem ficar com os lucros do mesmo. É o BdP o verdadeiro dono do ouro e é este o único que pode decidir vender. Teoricamente se o BdP decidisse vender o Ouro o governo tinha que esperar pela distribuição de dividendos para ver algum dinheiro da venda do Ouro.

Outra curiosidade estamos no TOP15 (TOP 13 usando outra formula) dos países no mundo com mais reservas de ouro, no passado antes do 25 de Abril e e da guerra éramos um dos países com mais reservas de ouro.

Como é que vocês são capazes de dar com a lingua nos dentes isso é segredo, seus traidores, se o Mamadu Ba e a Joacine Katar vêm a saber desse ouro, não vamos ficar nem com uma barra se quer. :-P ;D
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 19, 2021, 02:35:42 pm
Sobre a importância do ouro na atualidade , uma perspetiva que contraria o Keynes (cujas teorias são ensinadas em todas as universidades do mundo) e que classificou o ouro como sendo uma relíquia barbara).
Este vídeo tem a vantagem de ser em inglês e francês, com legendas. Presumo que todos os membros deste Forum conhecem pelo menos duas ou três línguas.

Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Março 24, 2021, 04:50:06 pm
Sobre a importância do ouro na atualidade , uma perspetiva que contraria o Keynes (cujas teorias são ensinadas em todas as universidades do mundo) e que classificou o ouro como sendo uma relíquia barbara).
Este vídeo tem a vantagem de ser em inglês e francês, com legendas. Presumo que todos os membros deste Forum conhecem pelo menos duas ou três línguas.


Confesso que vejo o ouro como mais um activo, apesar de reconhecer a sua estabilidade (a longo prazo) e pelo facto de ser mais difícil a sua venda.
Por falar em venda, o objectivo dos diversos governadores (filiados em partidos), foi no sentido de desfazerem-se do ouro e depois distribuírem em dividendos ao governo!!!!!!

Em relação à posse de reservas de ouro, há países que reduziram os seus activos em ouro, por exemplo a Inglaterra reduziu substancialmente as suas reservas e tem neste momento menos ouro do que Portugal...... mas tem à sua guarda bastante ouro, como quase metade de todas as reservas de Portugal!!!!!!

Quanto ao Banco de Portugal, o ouro representa menos de 50% de todos os activos que possui e que ascendiam no fim de 2019 a mais de 36 mil milhões de euros. Esperar que o governo não rebente com as reservas..... está lá o Centeno!!!!!

O que questiono é o facto de grande parte dos 36 mil milhões estarem fora do país!!!!!
O DC referiu a possibilidade de por si só ser motivo de sofrermos uma invasão que sairia barato face às reservas!? Talvez, mas resta defendermo-nos!!!!!!

A título de comparação, o Banco Central Espanhol tem reservas de ouro mais baixas do que nós e só 1/3 está em Espanha, 2/3 estão distribuídos entre Fort Knox, Londres e Basileia!
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 24, 2021, 06:09:04 pm
O ouro é um ativo, claro  :)
Todos os países europeus venderam uma parte importante das suas reservas de ouro nos últimos anos, tivessem eles governos de esquerda ou de direita.
Os EUA não venderam uma grama.
A Rússia aumentou consideravelmente as suas reservas, assim como a India e a China.

Eu já escrevi neste Forum, não sei onde, que os meus conhecimentos em economia são do nível  senso comum ; não me arrisco muito a tirar conclusões sobre um tema com o qual não estou à vontade, no entanto acho que os nossos governantes têm a obrigação de saber antecipar situações menos boas.
Tradicionalmente, Portugal remedeia, não anticipa. Quando vemos, por ex. o esquema de Proteção Civil, ou de defesa civil das populações no nosso pais ,  é  =  a básico. A Merkel, em 2016, adotou um plano de defesa civil onde convida os cidadãos a ter reservas de mantimentos e outros em casa, para além de ter solicitado aos EUA o repatriamento do seu ouro...

Conservar o nosso ouro dentro das nossas fronteiras, que também são as fronteiras da UE e da OTAN, é ou seria, uma medida de previdência.
Mais uma vez insisto : o ouro português que se encontra no R.U. ou na FED, não o voltamos ver NUNCA !! Ao menos que consigamos guardar o que ainda temos em Portugal, se é que ainda o temos.
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Março 28, 2021, 10:47:18 pm
Um desafio ao Legionário (que tem um arquivo maior que o meu :)
Estou a tentar ver a quantidade de ouro que a Coroa portuguesa ganhava e quanto é que tinha o Brasil no momento da independência em 1822.

Factos interessantes, a coroa nacional e no século XVIII, ganhava no máximo 125 arrobas de ouro do Brasil (que eu presumo tenham ficado na sua maioria no Brasil em reinvestimentos). https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_ouro

Ora 125 arrobas a 15Kg dá 1 875Kg no seu pico (menos de 2 toneladas). Só a título de exemplo, actualmente o Brasil exporta cerca de 100 toneladas de ouro todos os anos!!!!!!! São só 50 vezes mais o que ganhava a coroa portuguesa!!!!!! Ou seja, o Brasil exporta o ouro que sái das suas minas como se de café ou soja, milho ou outro, questiona (algumas pessoas) o que é que fizemos com o ouro brasileiro (que na altura era nosso tal e qual como o ouro que saía das minas em território nacional), esse ouro que ganha a coroa representavam menos de 2 toneladas por ano e agora exportam 100 toneladas de ouro (só presenta quase o dobro das reservas de ouro do Banco do Brasil) e não se questionam o que fazem ao dinheiro e porque se desfazem dele? Estranho, muito estranho.

Outro aspecto para eu afirmar que o ouro não estaria aqui em Portugal: No início do Século XIX, Portugal foi invadido por Napoleão 3 vezes (franceses, espanhóis e até os ingleses que supostamente nos ajudavam.......). A coroa nacional partiu toda ela para o Brasil e parte só regressaria depois da independência do Brasil em 1822.

As minhas perguntas (ando à procura):
- Quanto ouro levou a coroa para o Brasil em 1807? Ficou algum em Portugal?
- Quanto ouro tinha a coroa no Brasil em 1822?

Sei, com a ajuda do legionário, que Portugal em 1913 tinha somente 19 toneladas de ouro!!!! Em 1974 chegamos a ter quase 900 toneladas....... agora restam-nos 382,5 toneladas!
Mas o Brasil tem só 67 toneladas de ouro no Banco Central e exporta 100 todos os anos!!!!!!!
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Março 29, 2021, 12:02:46 am
As minhas perguntas (ando à procura):
- Quanto ouro levou a coroa para o Brasil em 1807? Ficou algum em Portugal?
- Quanto ouro tinha a coroa no Brasil em 1822?

Bom, depois de uma rápida pesquisa, fiquei a saber que em 1807, a Corte levou para o Brasil 15 000 pessoas e 80 milhões de cruzados de ouro/ou equivalente!!!!! Era só metade de toda a moeda a circular no país!!!!

Artigos interessantes:
https://www.revistamilitar.pt/artigo/257
https://www.publico.pt/2007/11/18/jornal/a-fuga-da-corte-238138

Se estou a interpretar correctamente, a corte levou o equivalente a 80 toneladas de ouro para o Brasil (se considerar a moeda cruzado novo de 1807 com pouco mais de 1 grama de ouro), em 1807, mais do que tem hoje o Banco do Brasil!!!!!!
Se estiver correcta a minha interpretação, pelo menos esse ouro desapareceu (metade do que tinha Portugal à altura), para além do ouro, prata, porcelana que levavam essas 15 000 pessoas. Também esvaziaram vários palácios (estiveram pelo menos 3 dias a esvaziar o conteúdo de vários palácios para levarem para o Brasil)!
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: legionario em Março 29, 2021, 12:23:07 pm
Ainda bem que o caro Viajante encontrou as respostas às perguntas que me deixou  :D

As considerações historias que deixou têm, tal como todos os outros acontecimentos históricos, o seu lugar nos livros e registos e também nos museus.  Portugal, até hoje, ainda não recuperou dessas duas grandes tragédias do séc XIX, que foram as invasões francesas e a guerra civil. Muito menos recuperou de outras duas grandes tragédias, igualmente sangrentas no séc XX, que foram o regicídio e a descolonização. Não vale a pena ser "contra" ou a "favor"  ; aconteceu, ponto final, nada a fazer. Todas essas tragédias tiveram também como atores principais , pessoas do nosso sangue, que viviam entre nos, em suma : outros portugueses.  Da mesma maneira que o comércio triangular, teve como atores principais, para além dos europeus, os proprios chefes políticos das gentes que desse comércio foram vitimas.

Quanto às reservas de ouro nacionais, tema deste tópico, devemos também, para além do aspeto emocional, considerar os aspetos que têm a ver com a nova realidade em que Portugal se encontra inserido. Portugal já não é um pais independente ; faz parte de uma realidade politica que o ultrapassa : a UE.  Podemos ser favoráveis ou críticos, mas essa é a Realidade . Dentro desta nova Realidade devemos ser suficientemente humildes para reconhecer que Portugal tem um peso que corresponde à sua atual dimensão geográfica e demgrafica.  As reservas de ouro nacionais já não são um vetor que conte muito pois estão subordinadas a terceiros, inclusive e sobretudo ao BCE, logo,  já não são algo que conte muito para uma independência que já não existe.

Participar neste ou noutros tópicos é para mim mais uma forma de passar o tempo ; se por vezes "lucro" lendo pessoas que sabem mais do que eu sobre determinados assuntos, outras vezes fico aborrecido ou até mal-disposto ao ler alguns imbecis, gente estéril, "primos Basilios" , gente rancorosa e sem princípios.

Para concluir : decidi deixar de "pensar" tanto e de me dedicar mais ao meu tempo presente e a mim proprio. O ouro português, façam o que quiserem, a mesma coisa para a politica nacional ou internacional, estou-me a marimbar ! 
A minha "caravana" , aqueles de quem mais gostava, já passaram quase todos para o outro lado do rio, o ultimo dos quais foi-se ao meu lado sem que eu pudesse fazer alguma coisa por ele. Aguardo a minha vez, sem pressa mas também sem medo.  Tudo o resto , ouro, politica, UE, Otan, guerras e guerrinhas,  etc   :  que se amanhem ! 

Voltarei a este Forum quendo estiver mais bem disposto, entretanto e como ainda me faltam alguns anos para me reformar , vou bulir !
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Daniel em Maio 13, 2021, 01:17:50 pm
Ouro do Banco de Portugal brilha mais. Vale 19 mil milhões
https://eco.sapo.pt/2021/05/13/ouro-do-banco-de-portugal-brilha-mais-vale-19-mil-milhoes/
Citar
As 382,6 toneladas são as mesmas, mas "o seu valor em euros aumentou 14,3%". Ouro é, agora, o ativo com maior peso na carteira de ativos de investimento próprios do Banco de Portugal.

O Banco de Portugal não mexeu nas reservas de ouro, mas o seu valor disparou. Portugal mantém 382,6 toneladas deste metal precioso nos cofres, estando avaliadas em quase 19 mil milhões de euros.

“À semelhança dos anos anteriores, a quantidade de ouro detida pelo Banco não se alterou: 382,6 toneladas“, refere o Relatório do Conselho de Administração do Banco de Portugal.

Apesar de não ter havido qualquer alteração no montante de ouro detido, este valorizou. 2020, ano marcado pela crise pandémica, foi de forte valorização para o metal precioso: subiu 24,6%, em dólares, com os investidores a procurarem ativos de refúgio perante a forte volatilidade nos mercados de capitais.

Em euros, a subida do metal foi menos expressiva, mas houve uma forte valorização. As 382,6 toneladas são as mesmas, mas “o seu valor em euros aumentou 14,3%”, nota a entidade liderada por Mário Centeno
(https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2021/05/ouro.png)

Atualmente, o ouro português está avaliado em 18.975 milhões de euros, acima dos 16.654 milhões a que estava avaliado um ano antes, sendo este o ativo com maior peso na carteira de ativos de investimento próprios do Banco de Portugal.

A 31 de dezembro de 2020, esta carteira “ascendia a 37.604 milhões de euros, mais 4,4% do que no ano anterior. Este acréscimo resultou do aumento do preço do ouro em euros, com efeitos na sua valorização, que se sobrepôs à redução do montante da carteira de investimento a vencimento”, refere o mesmo relatório.
(https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2021/05/carteira.png)
Título: Re: Reservas de Ouro de Portugal
Enviado por: Viajante em Agosto 13, 2021, 05:04:29 pm
O Ouro da Coroa de Portugal, Brasil e dos Algarves

Desde o tempo do descobrimento do Brasil, em 1500 até à independência em 1822, estima-se que tenham sido explorados cerca de 900 toneladas de ouro no Brasil (é difícil quantificar e estamos a falar do ouro que o fisco tinha conhecimento, tudo o resto era contrabando). A Coroa de Portugal, Brasil e Algarves (nome oficial, por exemplo, que o monarca D João VI utilizava, enquanto governava os territórios de toda a coroa a partir do Brasil) aplicava um imposto de 20% sobre todo o ouro declarado que era explorado nas minas brasileiras (pago em ouro obviamente), o que perfaz por alto um valor para a coroa nacional de 180 toneladas nestes 222 anos. O restante ouro era de quem o explorava. Outro pormenor importante, a coroa nacional, proibia a comercialização de ouro para fora do reino!!!

Em 1807 a corte com 15.000 pessoas levaram para o Brasil 50% de todo o ouro nacional, cerca de 80 milhões de cruzados de ouro (sensivelmente cerca de 80 toneladas de ouro).

Obviamente que em 1822 quando D. Pedro IV declarou a independência do Brasil, esse ouro nunca mais regressou a Portugal, ficou por lá.

De 1807 a 1915, sabe-se que Portugal tinha no início 160 toneladas de ouro (80 toneladas foram com a corte para o Brasil em 1807) + as riquezas particulares que entretanto foram saqueadas nas 3 invasões napoleónicas….. penosamente chegamos a 1915, como comprovou o caro Legionário, Portugal tinha nesse ano apenas 19 toneladas de ouro (em 1915) nos cofres do Banco de Portugal!!!!!

Portanto, quando os Brasileiros perguntam onde está o ouro do Brasil, convém referir vários factos:
- Os reis possuíam o título de Rei de Portugal, Brasil e Algarves e tudo o que cobravam e exploravam era da coroa;
- Como a coroa cobrava 20% de imposto (pago em ouro retirado das minas, acredito), significa que das cerca de 900 toneladas exploradas no Brasil, a corte ficou com 180 toneladas;
- Em 1807, a coroa de Portugal, Brasil e Algarves, tinha cerca de 160 toneladas de ouro. Metade deste ouro partiu para o Brasil, quando a coroa mudou-se de armas e bagagens para o Brasil (território da coroa, note-se). Ficaram em Portugal apenas 80 toneladas;
- Os exploradores de ouro do Brasil, com certeza que viveram no Brasil e investiram a enorme fortuna que exploraram, cerca de 720 toneladas (900 toneladas – 20% de imposto da coroa), no período que medeia entre 1500 e 1822. Esse ouro (720 toneladas + as 80 toneladas da coroa em fuga) foi para onde? Para Portugal não regressou, os números comprovam;
- E agora uma questão, passados quase 200 anos da independência, estão preocupados com 80 toneladas de ouro que a coroa ficou como imposto cobrado pela exploração do ouro e não se preocupam com o facto do Brasil neste momento ter dado a monopólio da exploração do ouro a empresas Canadianas?!?!?!?!
- Sabem os Brasileiros que todos os anos sai das minas do Brasil 100 toneladas de ouro que é exportado tal e qual como qualquer matéria-prima, como por exemplo o café?

Deixo um vídeo feito por um brasileiro que reflecte parte do que aqui afirmo. As restantes afirmações são minhas e com a ajuda do Legionário para descortinar de que quantidades de ouro estamos a falar:


Admito que possa ter imprecisões e alguém que possa ajudar eu agradeço, porque é uma nova área que tenho interesse saber, que é: o que aconteceu ao ouro português ao longo dos séculos.