O QUE É REALMENTE GRAVE NO NOSSO EXÉRCITO !

  • 50 Respostas
  • 13320 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #15 em: Outubro 27, 2005, 11:08:00 pm »
É ASSIM MESMO que as coisas acontecem, Artífice!
Muito bem!

Quem se trama é o mexilhão que tenta fazer alguma coisa.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 27, 2005, 11:17:58 pm »
Citação de: "Artífice"
Citação de: "Mar Verde"

mas porquê os politicos ? muita da responsabilidade não está nos próprios militares?
(...)eu não partilho deste discurso que a culpa é sempre do governo...é um discurso muito á função pública....os professores, os juizes também dizem sempre que não é nada com eles


- Imaginemos o seguinte cenário:

- O seu chefe chega ao trabalho diz-lhe bom dia, senta-se lê o jornal, bebe um café fuma um charuto e às dez e meia da manhã volta a saír para almoçar... Ás 15h, volta e pergunta-lhe se aconteceu algo na sua ausência, pergunta tb se há algo para assinar e você dá-lhe todo o trabalho que fez  até essa hora, ele corrige (afinal é o chefe) assina e diz-lhe que vai para o seu outro trabalho (o conselho de admnistr. de uma qualquer empresa) sai e só volta no outro dia às 12h porque teve um jantar com uma associação de empresários... pergunta-lhe se você tem mais qualquer coisa para ele assinar e sai... ... ...

 -E VOCÊ? vai continuar a trabalhar a 100%? vai preocupar-se com coisas que não pode decidir pois só o chefe pode???
Vai esforçar-se ao max. para resolver todos os problemas que lhe surgem  quando o chefe nem sequer está ??? - E o chefe? que sabe que você sabe que ele se balda? Vai ter coragem de o repreender se você começar a chegar tarde e a saír cedo ???

( Mas uma coisa é certa, no caso de algo correr mal, você passa de potencial bode expiatorio a bode expiatorio efectivo...)

- Como é possível então culpá-lo "a si" de algo que SEMPRE lhe foi permitido fazer para se manter sossegado e calado ???


se eu trabalhasse numa empresa com um chefe desses tratava rapidamente de me mudar de emprego, porque essa empresa não se iria aguentar muito tempo no mercado........a não ser é óbvio que se tratasse de uma empresa publica ( e as FA acabam por ser uma "empresa publica") !

em Portugal muita pouca gente se olha ao espelho, a culpa nunca é deles, é sempre dos outros.....não se é exigente consigo próprio, mas é-se com os outros....e esta observação é bastante válida na função pública...no privado, as condicionantes do mercado, obrigam a uma maior competência e eficiência.....tá-se pouco borrifando não é uma opção.

as palavras do JFK são bastante válidas nos tempos que correm


pergunto: os militares são um bando da paus mandados, sem inteligência, sem iniciativa? quando generais temos ? trinta e tal ? os chefes de estado-maior são para quê? É um individuo, o Ministro da Defesa, que é culpado de tudo, não ?

neste fórum discute-se a (in)capacidade operacional das FA, o estado lametável a que chegou em termos de meios e equipamento e capacidade, e no entanto eu nunca vi os militres a protestarem...mas bastou mexer com os "direitos adquiridos" que vieram logo para rua
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #17 em: Outubro 27, 2005, 11:22:39 pm »
Citação de: "Artifice"
- Como é possível então culpá-lo "a si" de algo que SEMPRE lhe foi permitido fazer para se manter sossegado e calado ???


Exacto.

É a isso que eu chamo "Paz Podre".

Por isso não tenho a mais peuqena (ínfima que seja) réstia de solidariedade para com a classe dos juízes.

Fico com a impressão de que, sabiam que a justiça estava um nojo uma M###a, mas como tinham algumas benesses e algumas vantagens, calavam-se.

É ver agora o fim das benesses (apenas algumas delas) para os ver a saltar como bailarinas de balalaika :mrgreen: ou a senhora que trabalha no Junbo, na caixa, que todas as mãos manuseia centenas de quilos de coisas, e que chega a casa com dores nas costas, essa tem que amargar a trabalhar até aos 65 anos de idade.

A diferença?

A corporação dos enfermeiros tem o poder decorrente de  ter uma caçadeira apontada às nossas cabeças e dizer:
Ou me pagas, ou morres.

A mulher que trabalha no Jumbo, ou trabalha, ou morre de fome.

Eu posso estar em desacordo com este governo relativamente a muitas coisas (Ota e TGV nem se fala) mas há coisas que há que tirar o chapéu ao governo. Já deviam ter feito isto há muito tempo. Só desta forma, mexendo, tocando fogo no traseiro de muito acomodado, é que se pode fazer alguma coisa.

Isto, independentemente de, ao mesmo tempo se estar a criar "jobs para os boys acomodados".

Cumprimentos
« Última modificação: Outubro 27, 2005, 11:23:50 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Outubro 27, 2005, 11:23:34 pm »
Citação de: "papatango"
Relativamente ao SMO, eu infelizmente não tenho a mesma opinião. Se é verdade que quem vai para a tropa não é o pessoal mais qualificado, desengane-se se acha que a tropa estava muito capacitada, com o pessoal do SMO. A nível de oficiais (aspirantes) e sargentos (furrieis) a diferença não é tão significativa, mas no que respeita a praças, meu amigo, quando estive na tropa, havia uns individuos de infantaria, que estavam destacados para fazer guardas. O seu nível de instrução era de aproximadamente 6 anos de escola.
Lembro-me que tive dificuldade o que me disse um soldado "pronto" com formação em armas anti-atanque, que não sabia sequer pronunciar a palavra TOW. Lá me explicou atabalhoadamente o funcionamento da tal coisa, confessou que nunca tinha disparado nenhum, porque aquela M###### era cara comó ######. E disse ainda que nunca tinha visto nenhum ser disparado.
Esta era a realidade do SMO. Os homens recebiam formação teórica na recruta de 3 meses, e depois andavam a fazer guardas durante os restantes 9 meses, até passarem à disponibilidade.


- Caro papatango, acha que isto mudou ???
- Não me parece, e aínda lhe devemos acrescentar uns dias de licença concedidos por lei para o tal soldado ir estudar... ... ...
-Por outro lado, o tal feedback que se obtinha de todos os licenciados e técnicos incorporados no SMO agora perdeu-se...

-Corre-se agora o risco de criar uma ILHA aínda maior (embora mais pobre) pois o isolamento da instituíção acentua-se com menos pessoas a entrar e a saír... E também, ninguém vai p'ra tropa a ganhar menos do que ganha na nossa sociedade civil, mesmo que num trabalho menos dignificante. !!!

Saudações aos Patriotas !


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #19 em: Outubro 27, 2005, 11:35:18 pm »
Citação de: "papatango"
É a isso que eu chamo "Paz Podre".


Exacto. Onde trabalho chamam a isso "trabalhar em equipa", eufemismo para sermos todos amiguinhos uns dos outros, não fazer ondas, não tomar posição, passividade recompensada, promessas, conversa da treta.
Resumidamente, o sistema é feito para mulheres.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Outubro 27, 2005, 11:38:44 pm »
Citação de: "Mar Verde"
pergunto: os militares são um bando da paus mandados, sem inteligência, sem iniciativa? quando generais temos ? trinta e tal ? os chefes de estado-maior são para quê? É um individuo, o Ministro da Defesa, que é culpado de tudo, não ?

- Ora lá está o exemplo que eu dei... SE O CHEFE NUNCA ESTÁ porque foi a uma reunião do outro conselho de admnistração... O que é q o General vai fazer? -Mistura as notas de compra das novas armas e as verbas para exercícios nos despachos para assinar e espera que ninguém dê conta ???


Citação de: "Mar Verde"
no entanto eu nunca vi os militres a protestarem...mas bastou mexer com os "direitos adquiridos" que vieram logo para rua


-Sinto-me obrigado a lembrar-lhe que há uma classe de militares que quase desde  74 procura fazer-se ouvir... e agora APROVEITARAM-SE deles e lançaram-nos aos bichos-tv.

-Por outro lado acho injusto incluírem os militares na função pública:
1º Os vencimentos NÃO são equiparados.
2º Os horários tb não.
3º(podia estar aqui a noite toda)

4º OS CORTES NA DEFESA começaram há sensivelmente bué de anos...
Não foi este ano, nem este governo !!!


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #21 em: Outubro 27, 2005, 11:45:47 pm »
Artífice, procure aqui no fórum um artigo sobre as investigações da PJ Militar...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Outubro 27, 2005, 11:55:11 pm »
Citação de: "Artífice"
Citação de: "Mar Verde"
pergunto: os militares são um bando da paus mandados, sem inteligência, sem iniciativa? quando generais temos ? trinta e tal ? os chefes de estado-maior são para quê? É um individuo, o Ministro da Defesa, que é culpado de tudo, não ?

- Ora lá está o exemplo que eu dei... SE O CHEFE NUNCA ESTÁ porque foi a uma reunião do outro conselho de admnistração... O que é q o General vai fazer? -Mistura as notas de compra das novas armas e as verbas para exercícios nos despachos para assinar e espera que ninguém dê conta ???


O General demite-se ! E organiza uma conferência de impresa em que apresenta as razões porque se demite e faz as considerações necessárias sobre quem ocupa o lugar de minstro da defesa.

Obviamente que a realidade é muito mais soft...deixa andar, continua com as regalias, o motorista, o gabinete, o vencimento, para quê levantar ondas


Citação de: "Mar Verde"
no entanto eu nunca vi os militres a protestarem...mas bastou mexer com os "direitos adquiridos" que vieram logo para rua

-Sinto-me obrigado a lembrar-lhe que há uma classe de militares que quase desde  74 procura fazer-se ouvir... e agora APROVEITARAM-SE deles e lançaram-nos aos bichos-tv.

os militares é que fizeram o 25 de Abril.....o mundo inteiro ouviu-vos

-Por outro lado acho injusto incluírem os militares na função pública:
1º Os vencimentos NÃO são equiparados.
2º Os horários tb não.
3º(podia estar aqui a noite toda)

são pagos com dinheiro dos contribuintes .....um bombeiro voluntário é capaz de ter uma vida mais dificil que a sua  ..quando é que ele ganha? qual é o horário dele?

4º OS CORTES NA DEFESA começaram há sensivelmente bué de anos...
Não foi este ano, nem este governo !!!

penso que a redução em despesas de defesa é uma tendência na europa desde o fim da guerra fria...mas não é verdade que nós gastamos sensivelmente o mesmo em defesa que os outros paises europeus ( em % do PIB) ?
mas que depois usamos o dinheiro de forma bastante distinta, 70% é para pagar salários qd lá fora é apenas 40% ?



 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Outubro 28, 2005, 12:34:42 am »
Citação de: "Mar Verde"

são pagos com dinheiro dos contribuintes .....um bombeiro voluntário é capaz de ter uma vida mais dificil  ..quando é que ele ganha? qual é o horário dele?



Caro amigo EU SOU BOMBEIRO VOLUNTÁRIO !!!

Seja nos incêndios seja nas cheias ou até nos terremotos, não tenho é autotanque nem mangueiras (tenho um pau com ramos na ponta) não apareço nos telejornais (só quando interessa), não tenho equipamento de protecção nem modernos 4x4...

Por outro lado NÃO sou funcionário público. E aínda, não me estava a referir ao 25 de Abril ! MAS aínda, gostava que o Salgueiro Maia viesse nos livros de história...


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Outubro 28, 2005, 10:32:46 am »
Citação de: "Artífice"
Citação de: "Mar Verde"

são pagos com dinheiro dos contribuintes .....um bombeiro voluntário é capaz de ter uma vida mais dificil  ..quando é que ele ganha? qual é o horário dele?


Caro amigo EU SOU BOMBEIRO VOLUNTÁRIO !!!

Não....você é militar, tem o seu vencimento, tem as suas regalias inerentes à sua condição, extensiveis aos seus familiares, que pontualmente poderá estar envolvido em acções de combate aos fogos

um bombeiro voluntário, é isso mesmo voluntário, combate os fogos sempre que é chamado e não recebe o seu vencimento pelo o que faz, nem as suas regalias


como é que pode comparar as duas coisas !?

Seja nos incêndios seja nas cheias ou até nos terremotos, não tenho é autotanque nem mangueiras (tenho um pau com ramos na ponta) não apareço nos telejornais (só quando interessa), não tenho equipamento de protecção nem modernos 4x4...

muitos desses bombeiros voluntários são putos de 18 anos a combater de T shirt.....e correm muitos mais riscos que vocês

Por outro lado NÃO sou funcionário público. E aínda, não me estava a referir ao 25 de Abril ! MAS aínda, gostava que o Salgueiro Maia viesse nos livros de história...

Salgueiro Maia vem nos livors de história.....podia vir mais talvez, para mim é o verdadeiro simbolo do 25 de Abril: um homem simples, honesto, humilde, corajoso...um verdadeiro herói romântico...........muito longe da imagem que tenho de muitos outros "capitais"
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #25 em: Outubro 28, 2005, 10:40:27 am »
O que urgente acabar é o sistema regimental, porque esse serve apenas em caso de mobilização, ora para poder mobilizar e preciso ter meios humanos e materiais suficientes, ora nao temos nehum, portanto deve-se ter apenas uma força pequena mas em totalidade operacional.

Temos quase 40 generais e ums 200 Coroneis etc.. isso serve para poder mobilizar, mas sinceramente duvido que temos capacidade para ter + de 3 Brigadas Permanentes...

podiamos por um General por cada companhia operacional... :lol:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Generais
« Responder #26 em: Outubro 28, 2005, 10:50:04 am »
Citação de: "Miguel"
O que urgente acabar é o sistema regimental, porque esse serve apenas em caso de mobilização, ora para poder mobilizar e preciso ter meios humanos e materiais suficientes, ora nao temos nehum, portanto deve-se ter apenas uma força pequena mas em totalidade operacional.

Temos quase 40 generais e ums 200 Coroneis etc.. isso serve para poder mobilizar, mas sinceramente duvido que temos capacidade para ter + de 3 Brigadas Permanentes...

podiamos por um General por cada companhia operacional... :twisted:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Outubro 28, 2005, 01:50:37 pm »
Se eles são generais e coroneis é por merito proprio e porque concerteza fizeram muitas marcores quando eram jovens. se la chegaram por alguma razão é!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #28 em: Outubro 28, 2005, 02:10:35 pm »
A questão não é essa.

O mérito tem que ser dado pelo que se faz, e pelo que se está a fazer. Não pelos exercícios de MarCor ou pelo numero de  sessões de J.A.M. que se fizeram.

Durante a guerra em África, um grande numero de oficiais do Quadro Permanente, conseguiam lugares longe da guerra, quando muito em Q.G's e eram os oficiais milicianos que davam a cara (e o corpo).
Como todos sabemos, quando se começou a promover os oficiais milicianos mais depressa, porque eram eles que de facto lutavam, houve uma reação corporativa por parte dos oficiais do Q.P.

Acho que o Miguel apontou uma realidade.
A estrutura de regimentos, pensada ainda para o recrutamento baseado na necessidade de defesa do território contra os espanhóis.

Esta estrutura remonta ao periodo anterior à segunda-guerra. Foi mantida, para outros fins,  por necessidade decorrente da guerra em África. E mantem-se ainda que parcialmente até hoje.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Outubro 28, 2005, 03:05:54 pm »
Citação de: "Mar Verde"
Não....você é militar, tem o seu vencimento, tem as suas regalias inerentes à sua condição, extensiveis aos seus familiares, que pontualmente poderá estar envolvido em acções de combate aos fogos


1º Eu nunca disse q sou militar, se fosse será q podia estar aqui a trocar pontos de vista ???
2ºBombeiro Voluntário não é uma profissão é uma ocupação, comparece à chamada quem quer e recebe as horas que faz, bombeiro sapador é que é uma profissão.
3ºVocê não sabe qual o meu vencimento nem quais as minhas regalias sociais. Uma coisa lhe garanto, os militares trocavam de bom agrado os supracitados com os bombeiros sapadores !
4º É um erro muito comun pensar-se que TODOS os militares têm trabalho de secretária ou pertencem à banda... ... ...

Riscos ??? Náááá !!!

- Não há risco nenhum em desenterrar (com as mãos) um projéctil de 155mm enterrado a cerca de 1 metro de profundidade que foi disparado e não rebentou, cuja espoleta está danificada sem se saber em que condições está o detonador, o reforçador e a carga de tnt de cerca de 8 kilitos... ... ... Para depois lhe colocar uma carga junto ao sítio adequado e fazer rebentar tudo em segurança...

- Também não há risco nenhum em desencravar uma peça de 20 ou 40mm, cuja munição explosiva com misto tracejante foi introduzida e percutida mas a carga não deflagrou e ficou entalada entre a câmara e a culatra e o meu amigo, sózinho, vai la meter as mãozinhas, bater com jeitinho e esperar q tudo corra bem ...


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"