Homem morre após ambulância ter parado por ordem da BT

  • 3 Respostas
  • 2655 Visualizações
*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
Homem morre após ambulância ter parado por ordem da BT
« em: Setembro 15, 2007, 02:13:38 pm »
Citar
Um homem morreu quinta-feira «poucos minutos» após entrar no hospital de Ponte de Lima, depois da ambulância que o transportava ter estado parada «perto de 20 minutos» à ordem da Brigada de Trânsito, denunciou hoje um seu familiar.

«É uma situação simplesmente incrível e revoltante e garanto que a família não vai ficar parada nem vai descansar enquanto não forem apuradas todas as responsabilidades», disse à Lusa Cesário Gomes, cunhado da vítima, garantindo que o caso vai parar a tribunal.

Segundo Cesário Gomes, o cunhado, de 54 anos, morador em Cabreiro, Arcos de Valdevez, sentiu uma «forte» dor no peito na quinta-feira e foi transportado pela mulher ao Centro de Saúde daquele concelho.

Face ao seu estado, foi chamada uma ambulância, para o transferir para o hospital de Ponte de Lima, numa viagem que, em condições normais, «nunca demorará mais de 15 minutos».

«O problema é que, em plena A-28, a Brigada de Trânsito da GNR mandou parar a ambulância, alegadamente por circular com as luzes de emergência ligadas. Pediram documentos, fizeram o teste de alcoolémia por duas vezes ao condutor e perderam-se em formalidades, retendo ali a ambulância cerca de 20 minutos«, criticou.

«O meu cunhado morreu poucos minutos após entrar no hospital. Não sei se foi ou não por causa da demora. O que sei é que esta é uma situação revoltante e impensável», referiu Cesário Gomes, acrescentando que a vítima, que hoje vai a sepultar, era pai de uma filha de 15 anos, com paralisia cerebral.

A agência Lusa contactou a Brigada de Trânsito (BT), que remeteu quaisquer explicações para um comunicado a emitir «mais tarde».

Contactada pela Lusa, fonte da empresa «Ambulâncias arcuenses» que assegurava o transporte da vítima, garantiu à Lusa que o motorista alertou a BT para o facto de na viatura seguirem dois «doentes urgentes».

Apesar disso, a ambulância ficou ali retida «algum tempo», para «cumprimento de formalidades de trânsito», nomeadamente dois testes de alcoolémia, após o que a BT terá então dado ordem para a viatura seguir para o hospital.

«A Brigada seguiu a ambulância para se assegurar, junto do hospital, se o caso era urgente ou não e decidir se autuava ou não pela utilização das luzes de emergência. Acabou por não autuar«, disse a mesma fonte.

Acrescentou que as horas registadas da saída da ambulância de Arcos de Valdevez e a sua entrada em Ponte de Lima são, respectivamente, 16:00 e 16:50, mas ressalvou que isto não quer dizer que este tenha sido o tempo que demorou a viagem, uma vez que »pelo meio há várias formalidades a cumprir«.

Diário Digital / Lusa


Lamentável e pior que um país do Terceiro Mundo.

 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 15, 2007, 03:01:14 pm »
Como sempre eu aconselho que haja ponderação neste caso.
Aguardando o resultado do inquérito para apurar resultados.
No entanto adianto que se se comprovar que houve alguma falha por parte das autoridades, o castigo deverá ser exemplar. A vida é um bem precioso que deve ser preservado.
Já que a BT seguiu a ambulancia até ao hospital, porque não ter mandado seguir logo após o primeiro teste de alcolémia e então no hospital teriam tido todo o tempo para completar as demais formalidades?
Neste caso, o erro poderá ter sido unicamente falta de bom senso.
O melhor é aguardar.....
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Pstolaas

  • Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 15, 2007, 05:04:01 pm »
concordo a 100%.
Que se sejam realizado um inquerito para se apurar todos os factos, e ai sim, penalizar quem tiver que ser penalizado.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 15, 2007, 05:56:44 pm »
Talvez estarei a dizer asneiras mas cá vai - e por favor corrijam-me se estiver enganado:
Afinal de contas porquê é a BT tem de estar preocupada com as ambulâncias?
Será incompetência dos políticos ao fazerem as leis ou será que o facto de não serem profissionais certificados correctamente mas sim voluntários a conduzir as ambulâncias que faz a polícia ficar preocupada?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: