China pode tornar-se a 4ª maior economia mundial

  • 18 Respostas
  • 9283 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8508
  • Recebeu: 1611 vez(es)
  • Enviou: 661 vez(es)
  • +925/-7194
(sem assunto)
« Responder #15 em: Abril 13, 2006, 05:24:03 pm »
JoséMFernandes,
Obrigado pelo interessante texto, todavia permita-me que coloque uma questão que espero que não o ofenda: :wink:

- Onde está a novidade?
- Qual é a novidade que o prémio Nobel nos trás?

Uma economia de mercado precisa de um regulador para evitar as suas falhas (fenómeno mais que documentado).
É essa a função dos orgãos com legitimidade legal para o fazer: os governos.
O problema é fazer com que os governos assumam essa função que constitui a sua essência. Regular o mercado é regular as actividades humanas.
A China pode estar a fazer o que é "dos livros" fazer-se.
Nós por cá é fazer de conta que se faz ou piorar a situação criando desiquilíbrios e mais falhas de mercado.
É outra cultura.
E lá as balas são pagas pelos condenados...

A novidade é que os ex-comunistas aprenderam bem a lição e pelos vistos vão ser capitalistas de primeiríssima ordem, enquando por cá ainda se está a sonhar em ir para "paraísos" que outros com esforço e talento se esforçam por abandonar.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #16 em: Abril 13, 2006, 06:04:49 pm »
Citação de: "Luso"
A novidade é que os ex-comunistas aprenderam bem a lição e pelos vistos vão ser capitalistas de primeiríssima ordem, enquando por cá ainda se está a sonhar em ir para "paraísos" que outros com esforço e talento se esforçam por abandonar.

Que paraisos?
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Abril 13, 2006, 08:02:14 pm »
Citação de: "Luso"
JoséMFernandes,
Obrigado pelo interessante texto, todavia permita-me que coloque uma questão que espero que não o ofenda: :wink:. Stieglitz disse o que era óbvio (mas  o que diz um 'guru' em Economia e ainda por cima Nobel, acaba por ter um destaque que no  mínimo, como foi o meu caso, se pode  aproveitar para voltar a discutir, senão insistir, na busca de soluções ou saídas).
A resposta da Europa,  mal ou bem, lá se vai fazendo 'ensarilhada' entre os acordos comerciais mundiais e algumas medidas restritivas que a custo vai tentando a impor (normas específicas, acordos de contrapartidas  na abertura de mercados...).
O que me atrai especialmente a atenção é o caso português, pois como disse raramente vejo noutros europeus uma 'impregnaçao' comercial chinesa ao nível da existente no nosso país.Que as grandes cidades estejam saturadas de cadeias comerciais chinesas... já sabemos e encolhemos os ombros, mas mais interessante e intrigante (para não dizer preocupante) é o incremento de 'lojas exclusivamente chinesas'  nas vilas e grandes freguesias  do interior, onde precisamente o pequeno comércio vai tendendo a desaparecer, com os custos que todos imaginamos.Sei isso porque vi...ao longo das margens do meu Douro.Esta politica comercial,  poderá ser um presságio para o que poderá vir num futuro próximo.Quiçá talvez nao seja por acaso essa 'ocupação de espaço'...hum?
No Natal passado, quando fui a Portugal falei com um conhecido meu, bem sucedido importador de peixe congelado da China, ( em quantidades industriais e a preços indescritívelmente baixos,... mas não reflectidos no consumidor comum :cry:  'of course'! ) e que conhece bem o seu sistema economico pois se deslocou lá várias vezes, que prevê a médio prazo o fim da importaçao directa, e mesmo que muito temporariamente com algumas parcerias, o exclusivo das empresas de capitais chineses que  irão dominar plenamente todo o circuito económico, da origem à comercializaçao directa(ja estao escolhendo agora o seu próprio transporte  p.ex.) ... e não os poderemos censurar!... e isso irá acontecer certamente  nos ramos de negocio onde eles se encontrem, e que sao praticamente todos...!
E agora...?  o que acontecerá depois... ?... o 'despertar' chinês ainda mal começou, e temos(devemos)  ter opções.Assim hajam ideias crediveis para discutir...pois o nosso futuro economico (e de sociedade?)  queiramos ou nao, e era aonde eu queria chegar no meu 'post' anterior, fará irremediávelmente parte do nosso futuro!
Cumprimentos
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8508
  • Recebeu: 1611 vez(es)
  • Enviou: 661 vez(es)
  • +925/-7194
(sem assunto)
« Responder #18 em: Abril 13, 2006, 10:31:08 pm »
De acordo, JM Fernandes! :mrgreen:
(é um seu homónimo)
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...