LPD- Navio Polivalente Logístico

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papatango

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« Responder #150 em: Fevereiro 09, 2009, 06:38:03 pm »
O areamilitar.net serve para facilitar a vida aos utilizadores não para a complicar.

Existem cinco versões do Leopard-1

A1
A2
A3
A4
A5

A versão do Leopard que a Bélgica entregou ao Brasil foi a versão A1. Os belgas passaram parte dos seus carros para A5.

Os holandeses por exemplo chamaram ao Leopard-1A5 Leopard-1V (V de reforçado em Holandês).
Mas quando se pretende estabelecer uma comparação temos que pensar nas referências originais.

O site foi "inventado" dessa forma:
Nome de família de produto (constituída por vários modelos)
Nome de modelo (vários utilizadores)
Nome para cada utilizador.
(tomara eu que todas as gralhas das centenas (já milhares) de fichas de modelo, fichas de família e fichas de utilizador se limitassem a erros desse tipo)  :mrgreen:

Voltemos ao tema...

Sendo melhor pássaro na mão que pássaro a voar qualquer navio que permitisse à marinha absorver todas as valência, conceitos, tácticas, equipamentos e materiais que implica a utilização de um navio do tipo, um desses Foudre seria sempre melhor que nada.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Miguel

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« Responder #151 em: Fevereiro 09, 2009, 08:14:57 pm »
nao vamos ter navpol

esta situaçao faz me lembrar os anos 30; quando era previsto um porta avioes

venha os subs  :?
 

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papatango

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« Responder #152 em: Fevereiro 09, 2009, 08:20:33 pm »
Miguel:

Airplane tender.
Era mais um transporte de aviões e não um navio aerodromo.
E esse navio chegou - se bem me lembro de ler - a a ter a sua construção iniciada.

Mais grave era o plano para construir até 7 cruzadores, quando a marinha não tinha dinheiro par comprar sequer um. ... :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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tsahal

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« Responder #153 em: Fevereiro 09, 2009, 08:31:16 pm »
Claro que terá um navpol Miguel. Se for preciso eu compro um para ti!
 

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Instrutor

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« Responder #154 em: Fevereiro 09, 2009, 09:42:18 pm »
Nós vemos os nossos vizinhos navegar...
Espanha - 4 F-100 presentemente as melhores fragatas de qualquer marinha da Nato, EUA incluidos.
Marrocos: Futuramente 1 Fragata FREMM e 4 Corvetas SIGMA, de realçar que quando estes 5 navios estiverem a navegar junto da costa portuguesa, nos estaremos em ultimo lugar em termos de poderio, mesmo com as 5 fragatas VdG e BD o poder de fogo é muito menor comparando a futura fragata e as corvetas marroquinas.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Lightning

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« Responder #155 em: Fevereiro 09, 2009, 10:07:49 pm »
Citação de: "Instrutor"
Marrocos: Futuramente 1 Fragata FREMM e 4 Corvetas SIGMA, de realçar que quando estes 5 navios estiverem a navegar junto da costa portuguesa, nos estaremos em ultimo lugar em termos de poderio, mesmo com as 5 fragatas VdG e BD o poder de fogo é muito menor comparando a futura fragata e as corvetas marroquinas.


Mesmo acreditando que Marrocos arriscaria a colocar a sua unica fragata em perigo :lol: , eu lembro-lhe que o maior perigo a um navio de superficie não é outro navio de superficie mas sim a arma submarina.

Por isso o maior perigo aos navios marroquinos não é de levarem com 3 ou 4 harpoons no pelo mas sim 2 ou 3 blackshark.

Além de que a Marinha teria sempre o apoio aéreo dos F-16 da Força Aérea mas não sei ao certo como seria esse apoio, se é apenas assegurar a superioridade aérea sobre os navios portugueses ou se poderia ser com ataques aos navios inimigos, os P-3 sei que podem lançar torpedos e harpoons mas os F-16 desconheço o armamento anti-navio, deve ser os misseis Maverick?
 

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Instrutor

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« Responder #156 em: Fevereiro 09, 2009, 10:14:13 pm »
Caro amigo, em primeiro lugar sim os F-16MLU podem efectuar ataques contra navios de superficie, para alem dos nos P3, contudo essa superioridade aerea é ralativa, nao nos podemos esquecer que dentro em breve marrocos tambem vai dispor de 24 F-16 Block 50/52 e depois como é? Bem sei que os pilotos portugueses tem mais experiencia e sao mais inteligentes, contudo é sempre dificil.
Agora sem dúvida que com os nossos Sub iremos sempre manter o controlo dos nossos mares, o pior é quando o Reino de Hassan II conseguir deitar a mao a algum submarino. É o que lhe falta.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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« Responder #157 em: Fevereiro 09, 2009, 10:22:58 pm »
Citar
A ousadia é limitada pela dimensão do bolso


  Caro papatango, a ousadia não é limitada pela dimensão do bolso mas sim pela hipócrisia e mediocridade da nossa classe política, principalmente no que concerne á atitude que estas sentem em relação às nossas FA, o que é expresso nas taxas de concretização das sucessivas LPM's.

   Quanto a tudo o resto, subscrevo inteiramente, não podia estar mais de acordo, mas enfim, é o PORTUGAL que somos... no entanto continuo a acreditar, que somos, sentimos e valemos muito mais, do que aquilo que alguns pensam.

Cumprimentos,
POR CRISTO, POR PORTUGAL
 

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Lightning

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« Responder #158 em: Fevereiro 09, 2009, 10:45:59 pm »
Citação de: "Instrutor"
contudo essa superioridade aerea é ralativa, nao nos podemos esquecer que dentro em breve marrocos tambem vai dispor de 24 F-16 Block 50/52 e depois como é?


Nessa altura já nós teremos 40 F-16 MLU :lol: .
 

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migbar2

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« Responder #159 em: Fevereiro 10, 2009, 12:09:43 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Instrutor"
contudo essa superioridade aerea é ralativa, nao nos podemos esquecer que dentro em breve marrocos tambem vai dispor de 24 F-16 Block 50/52 e depois como é?

Nessa altura já nós teremos 40 F-16 MLU :lol: .





Pois dificilmente teremos os tais 40F-16 MLU, mas a questão é que até poderiamos ter 100 ! O nosso real valor é por volta dos 23 e nem mais um, pois nenhum avião voa sem piloto e o resto são sonhos da treta!!! E se pretendermos um bocadinho mais de realismo, então cada esquadra deveria ter uma proporção de 1,5 pilotos por avião, ou seja, para estarmos confortáveis com os nossos 28 F-16 MLU actualmente previstos  deveriamos ter 42 pilotos MLU...estamos bem, já temos marginalmente mais de metade !!!!!
 

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migbar2

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« Responder #160 em: Fevereiro 10, 2009, 01:00:32 am »
Citação de: "Instrutor"
Nós vemos os nossos vizinhos navegar...
Espanha - 4 F-100 presentemente as melhores fragatas de qualquer marinha da Nato, EUA incluidos.
Marrocos: Futuramente 1 Fragata FREMM e 4 Corvetas SIGMA, de realçar que quando estes 5 navios estiverem a navegar junto da costa portuguesa, nos estaremos em ultimo lugar em termos de poderio, mesmo com as 5 fragatas VdG e BD o poder de fogo é muito menor comparando a futura fragata e as corvetas marroquinas.





Caro Instrutor, tanto quanto foi dado a conhecer as SIGMA serão 3 e não 4. E quanto ao poderio naval, a grande aquisição de Marrocos é a Fragata FREMM que segundo os Franceses não é exactamente uma FREMM, mas antes um navio baseado na FREMM, tem coisas da FREMM e outras não! O que se sabe é que será especializado em ASW.
Por sua vez a SIGMA em termos de armas não nos dá novidade nenhuma, tendo um sistema vertical de defesa anti aérea de ponto e misseis anti-navio exocet que não serão superiores aos nossos em nada. O seu equipamento de sensores, comando e control, já se sabe que será moderno, é evidente!, mas a sua capacidade não lhe dará, por sí só qualquer vantagem sobre a nossa frota, não existe qualquer vantagem tecnológica decisiva nestes navios. Não é o mesmo que comparar as F-100 com os nossos navios, nem nada que se pareça!  
Concluindo, não concordo de maneira nenhuma que estes 4 vasos de guerra permitam a Marrocos assumir posição de liderança em relação a Portugal no que ao mar respeita e nem sequer levo em consideração os submarinos para ter esta posição.
 

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Daniel

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« Responder #161 em: Fevereiro 10, 2009, 10:00:30 am »
migbar2
Citar
Portugal no que ao mar respeita e nem sequer levo em consideração os submarinos para ter esta posição.


E ainda contamos com os NPO. :cry:  :lol:
 

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PereiraMarques

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« Responder #162 em: Fevereiro 10, 2009, 02:17:22 pm »
Citação de: "Instrutor"
o pior é quando o Reino de Hassan II conseguir deitar a mao a algum submarino.


Como o Hassan II já morreu, não há problema :wink:
 

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papatango

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« Responder #163 em: Fevereiro 10, 2009, 02:54:42 pm »
A marinha de Marrocos organiza-se de forma a evoluir partindo das actuais bases.

Assim:
A corveta da classe Descubierta, que é o principal navio com capacidade anti-aérea será substituida pela fragata FREMM.

A capacidade de defesa costeira que já é dada pelas duas fragatas «Floreal» que são na realidade grandes patrulhas, vai ser aumentada com as futuras corvetas, que são na realidade pequenas fragatas.

Ao contrário dos navios do tipo «Floreal» as corvetas vão estar equipadas com capacidade de luta ASW e estarão armadas com o sonar «Kinglip».
Trata-se de um sonar adequado a caçar submarinos, mas que também tem utilidade na defesa contra ameaças submarinas.

Duas das corvetas estarão armadas apenas com mísseis Mistral de curto alcance, enquanto que uma terceira será equipada com mísseis MICA.

Portanto, Marrocos terá um navio (FREMM) que em principio terá maior capacidade antiaérea (mais que qualquer navio da marinha de Portugal) embora não seja um navio dedicado a essa função, e terá pelo menos três modernos navios (SIGMA) com boa/muito boa capacidade anti-submarina, um dos quais com mísseis anti-aéreos MICA (alcance de até 60km).

Ao contrário dos holandeses, que já têm quatro contra-torpedeiros modernos, Portugal não tem nenhum navio equipado com mísseis ESSM, que de qualquer forma não têm o alcance dos MICA.
Os holandeses anunciaram melhoramentos nas fragatas «classe M» deles destinados a melhorar o seu comportamento em zonas costeiras.

Nós não podemos seguir o mesmo caminho, pois não temos dinheiro para fragatas novas. Só uma modernização com pés e cabeça das Vasco da Gama pode modificar ligeiramente a situação. Tal modernização está em curso/prevista, mas para que seja eficaz os seus custos serão elevados.

Os navios portugueses não têm capacidade anti-míssil. Limitam-se aos Sea-Sparrow e à defesa de ultimo recurso (Phalanx nas MEKO-200 e Goalkeeper nas duas futuras M.)

A marinha tem testado os Sea-Sparrow, que são mísseis anti-aéreos, para a função anti-navio, que é o que se julga necessário em tempos futuros (afundar pequenos navios com mísseis mais baratos).

Sabemos pelos testes anunciados que isso é possível, porque os Sea-Sparrow conseguíram atingir alguns dos velhos patrulhas Cacine que foram afundados em testes.

Mas se a marinha está preparada para afundar ameaças assimétricas (navios suicidas malucos) o mesmo não acontece em termos de qualquer conflito convencional.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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luis filipe silva

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« Responder #164 em: Fevereiro 10, 2009, 03:43:41 pm »
Papatango escreveu:
Citar
Portanto, Marrocos terá um navio (FREMM) que em principio terá maior capacidade antiaérea (mais que qualquer navio da marinha de Portugal) embora não seja um navio dedicado a essa função, e terá pelo menos três modernos navios (SIGMA) com boa/muito boa capacidade anti-submarina, um dos quais com mísseis anti-aéreos MICA (alcance de até 60km).

Creio que o MICA naval só tem cerca de 15 Km. de alcance. O MICA lançado de avião é que tem 60 Km. de alcance.
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saudações:
Luis Filipe Silva