Navio da Marinha Intercepta Imigrantes Ilegais

  • 0 Respostas
  • 3636 Visualizações
*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Navio da Marinha Intercepta Imigrantes Ilegais
« em: Setembro 09, 2007, 10:55:31 am »
Citar
Operação HERA - Navio da Marinha interceptou embarcação com imigrantes ilegais
 
 
Publicado em:
 2007-09-07



Na última terça-feira, durante um período de patrulha na área atribuída à Corveta Portuguesa - Jacinto Cândido - foi recebida informação do Centro Coordenador de Operações em Dakar que uma embarcação com imigrantes ilegais teria saído às 05H00 do Sul do Senegal. Tendo em conta as rotas normalmente seguidas e com base na experiência adquirida nas ultimas duas intercepções, foi calculada uma área de maior probabilidade que se veio a confirmar ser correcta, após verificação positiva de uma aeronave de patrulha, também entretanto destacada para as buscas.
A embarcação foi localizada e interceptada ao fim da tarde do dia 4 de Setembro, tendo as autoridades Senegalesas embarcadas a bordo (3 Oficiais de ligação da Marinha,Polícia e Gendarmerie) actuado no sentido da embarcação divergir rumo a Dakar, o que  a embarcação acatou sem resistência.
Face à distância a que a embarcação se encontrava de costa e de Dakar foi decidido pelo centro de operações em Dakar enviar um Navio Patrulha  da Guardia Civil para efectuar o transbordo dos 179 imigrantes ilegais, o que ocorreu ao início da madrugada do dia 5.
Após proceder à inspecção e posterior afundamento da embarcação, que entretanto passara a constituir um perigo para a navegação, a Corveta Jacinto Cândido regressou à missão de patrulha na área atribuída.  

Recorde-se que a Corveta da Marinha Portuguesa, Jacinto Cândido encontra-se empenhada na operação Hera 2007 2ª Fase.
Esta operação no âmbito do FRONTEX tem como objectivo controlar e minimizar o fluxo de imigrantes ilegais oriundos de África que tentam alcançar as Canárias - Espanha.



Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---