ForumDefesa.com

Serviços Secretos => Serviços de Informações e Inteligência => Tópico iniciado por: Miguel em Outubro 20, 2005, 07:34:39 pm

Título: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Miguel em Outubro 20, 2005, 07:34:39 pm
Imaginem!!

um jovem, colocou imagens de F16's portugueses num forum!! e não é que essas fotos, foram apagadas por ser consideradas "secret defense"!!

 :rir:  :lol:
Título:
Enviado por: NotePad em Outubro 20, 2005, 07:56:21 pm
LOL em que forum? e que imagens?
Título:
Enviado por: typhonman em Outubro 20, 2005, 08:10:57 pm
LOL? :shock:
Título:
Enviado por: Miguel em Outubro 20, 2005, 08:33:35 pm
no forum militar conjunto :wink:
Título:
Enviado por: p_shadow em Outubro 20, 2005, 09:19:46 pm
Miguel, num outro tópico disseste que os colegas A e B eram crianças, só sabiam era jogar playstation, etc etc, e que tu é que sabias porque tinhas ido à tropa e tal...

Pois bem, eu agora é que te digo que acabaste de cometer, no minimo, uma enorme infantilidade.

Não percebes patavina do que se passa por cá, de como pequenas coisas podem-se tornar "graves" e de como podemos TODOS "sofrer" com isso, de uma maneira ou de outra.

Se bem me lembro, estás imigrado em França, o que poderia ser uma explicação para o que acabaste de dizer. Perdoa-me se estou errado.


Se te interessas e gostas tanto da FAP e sobretudo se gostas de ter noticias do que se passa lá dentro, deves aprender a respeitar a FAP e aqueles que trazem as informações até ti.

Mesmo porque, e desculpa lá que te diga com todo o respeito, até hoje ainda não me ensinaste nada e não é por isso que eu ou alguém agiu desta forma para contigo... :wink:


Abraços..... e melhores posts
Título:
Enviado por: Miguel em Outubro 20, 2005, 09:45:33 pm
:shock:

tome um xanax!
Título:
Enviado por: papatango em Outubro 20, 2005, 10:27:21 pm
Não entendo qual é a crise.

As fotos foram retiradas, pelo autor.
Eu não conheço o teor das fotos, mas se algumas dessas fotos podiam de alguma forma ser consideradas quebra de segurança, então quem as retirou fez muito bem.

Isso é aliás absolutamente básico. Às vezes quem tira fotografias, pode tirar fotografias a algum tipo de equipamento mais ou menos sensível. Todas as fotografias são documentos, e todos os documentos têm uma classificação de segurança, logo há que ter cuidados.

No entanto, não entendo como é que alguém tira fotografias que podem constituir "Quebras de segurança".

Cumprimentos
Título:
Enviado por: p_shadow em Outubro 20, 2005, 11:43:47 pm
Citar
tome um xanax!


Ai miguel miguel, se fosse sempre assim tão fácil falar com alguém.....
Título:
Enviado por: pedro em Outubro 30, 2005, 12:34:50 am
pessoal tomen atencao com a secreta nao se brinca :D .
Título:
Enviado por: 3520 em Outubro 30, 2005, 11:51:40 am
As fotos que la estavam não eram so dos F-16s, mas sim das proprias "entranhas" da Base 5, e foi por isso que o moderador daquele forum as apagou, eu compreendo plenamente, so é pena é eu não ter tido tempo para as copiar para o meu Pc  :lol:
Título:
Enviado por: NVF em Outubro 30, 2005, 01:09:27 pm
Foi mais um daqueles perfeitos e ridiculos disparates 'a portuguesa. Encontram-se fotos semelhantes de forcas aereas de todo o mundo em toda a web e em revistas militares.

E' a mesma mentalidade das nossas chefias militares. E' por isso que nos sites das nossas FA nao ha' informacoes de jeito, porque temos que proteger os nossos segredos militares :roll: Ridiculo!
Título:
Enviado por: 3520 em Outubro 30, 2005, 03:34:39 pm
NVF, ja conseguiu encontrar imagens detalhadas de alguma base americana?  
é que eu sinceramente nunca encontrei nenhuma, no entanto os USA divulgam muitas imagens militares suas.  

o que estava em causa eram imagens detalhadas da Base 5
Título:
Enviado por: NVF em Outubro 30, 2005, 04:12:31 pm
Que eu por acaso ate' vi e nao me pareceram diferentes de tantas outras que ja' encontrei em revistas e na web. A unica diferenca notoria que vi foi que os F-16 que estavam em QRA so' estavam equipados com Sidewinder, ao passo que noutras FA costumam estar tambem equipados com AMRAAM.

E' de facto confrangedor, sera' por isso que os nossos militares gostam de fazer tanto segredo?

Se quer fotos semelhantes 'as da BA5 de outras FA, google um pouco. Da' trabalho, mas encontram-se.

Mais, quando o Jorge perguntou quais as restricoes, quase ninguem no forum lhe respondeu. Eu fui dos poucos que o fez e limitei-me a recomendar a ocultacao das caras dos operacionais e as matriculas dos veiculos do GOE, porque quanto ao resto basta comprar mensalmente umas revistas e navegar um pouco para se obter. Claro que se andar 'a procura de material portugues e' complicado  :D
Título:
Enviado por: dremanu em Outubro 30, 2005, 04:46:35 pm
O comportamento mais ridículo que eu encontrei por parte de autoridades militares foi de não me deixarem tirar fotos numa visita que fiz ao museu militar à uns anos atrás.

No entanto não sou contra o segredismo em assuntos militares. Acho que o nosso país não se pode dar ao luxo de ser mais aberto em relação às nossas reaís capacidades militares. Sabe-se lá o dia de amanhã, e é preferível deixar que as pessoas imaginem o que as FA têm, do que saber a realidade por completo.

Os Americanos podem-se dar ao luxo de dar a conhecer as suas capacidades porque não faz diferencça nenhuma saber o que eles têm, ou não têm. Quem os desafiar pode ter a certeza que vai apanhar com toda a máquina militar Americana. Na realidade, saber o que é a máquina militar America, já um factor de dissuação.

Para Portugal, o que eu acho ideal é a desinformação. Falar sempre o contrário daquilo que se têm, dar números errados, trocar os nomes das ruas, dos comandantes militares, do equipamento que se usa, etc. Quanto mais errada for a informação, melhor. :-)
Título:
Enviado por: pedro em Outubro 30, 2005, 04:48:49 pm
uma boa ideia mas eu acho que eles ja a fazem. :lol:
Título:
Enviado por: snakeye25 em Outubro 30, 2005, 09:13:12 pm
Citação de: "NVF"
Que eu por acaso ate' vi e nao me pareceram diferentes de tantas outras que ja' encontrei em revistas e na web.
...
Mais, quando o Jorge perguntou quais as restricoes, quase ninguem no forum lhe respondeu. Eu fui dos poucos que o fez e limitei-me a recomendar a ocultacao das caras dos operacionais e as matriculas dos veiculos do GOE, porque quanto ao resto basta comprar mensalmente umas revistas e navegar um pouco para se obter. Claro que se andar 'a procura de material portugues e' complicado  :D


Caro NVF,

Se diz isso é porque de facto NÃO as viu todas. Além disso NÃO conhece todos os factos, nem as razões. E garanto-lhe que não foi o único a transmitir cautelas ao Jorge. Apenas foi o único que o fez através do fórum.

Respeite os moderadores.
Título:
Enviado por: NotePad em Outubro 30, 2005, 09:26:43 pm
já agora de ke forum e ke tao a falar?! :conf:

metam ai o endereço!
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 30, 2005, 09:36:50 pm
O Fórum é o "Fórum Armada/Fórum Militar Conjunto" http://p219.ezboard.com/bforumarmada20398 (http://p219.ezboard.com/bforumarmada20398).

Eu também achei estranho esta situação, mas respeito a opinião dos moderadores...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: NVF em Outubro 31, 2005, 01:08:42 am
Citação de: "snakeye25"

Caro NVF,

Se diz isso é porque de facto NÃO as viu todas. Além disso NÃO conhece todos os factos, nem as razões. E garanto-lhe que não foi o único a transmitir cautelas ao Jorge. Apenas foi o único que o fez através do fórum.

Respeite os moderadores.


SIM, vi todas, antes de as tirarem claro. NAO, nao sei os factos todos, nem sou detentor da razao absoluta, mas ao menos quando falo, faco-o em local publico (e nao fui o unico a faze-lo) e acho tudo isto uma paronoia, tipica do nosso provincianismo.
Título:
Enviado por: p_shadow em Outubro 31, 2005, 02:12:40 am
Caro NVF, não confunda provincionismo com bom senso e educação.

Obviamente que não é segredo para muitos o estado em que está o programa MLU mas... sabe se houve da parte da FAP autorização para publicá-las? Ou se houve sequer autorização para que fossem tiradas?

Seja qual for a resposta, não vejo motivos para este tema ser alvo de gozação (veja-se o nome do tópico... :wink:
 :lol:


Cumptos
Título:
Enviado por: TOMKAT em Outubro 31, 2005, 02:16:00 am
Engraçado mas noutro tópico acerca dos F16 coloquei a questão de quantas pistas, e quais, havia em Portugal com condições para serem operadas pelos F16.

Nunca obtive resposta.
Por desconhecimento ou essa resposta seria revelar algum segredo militar? :?
Título:
Enviado por: NVF em Novembro 01, 2005, 12:12:00 am
Nao confundi nada, mas continuo a achar tudo isto uma palhacada e essa historia das fontes e das visitas so' vem confirmar o que penso; afinal o que e' segredo deixa de o ser se alguem tiver os amigos no lugar certo.

Nunca me passou pela cabeca insultar quem quer que seja que frequenta estes foruns. O que e' ridiculo e' o comportamento das instituicoes militares portuguesas, que tentam ocultar o maximo que podem e depois se queixam da falta de visibilidade perante o publico.
Título:
Enviado por: snakeye25 em Novembro 01, 2005, 12:27:59 am
Citação de: "NVF"
O que e' ridiculo e' o comportamento das instituicoes militares portuguesas, que tentam ocultar o maximo que podem e depois se queixam da falta de visibilidade perante o publico.


Já que pensa assim, espero que em breve nos presenteie com boas fotos de pormenor do F-22 tiradas por si em bases americanas...  :x
Título:
Enviado por: NVF em Novembro 02, 2005, 12:24:23 am
Para ja', nunca lhe faltei ao respeito, portanto acalme-se la'! Depois, as instituicoes publicas portuguesas — entre as quais as Forcas Armadas — devem respeito a todos os cidadaos portugueses, que sao a razao da sua existencia, pelo que nao entendo a racionalidade do seu argumento nem o seu proposito.

Quanto a fotos, se a minha vida profissional o permitir, talvez no proximo dia aberto tire umas de F-15C, estacionados numa base aerea a 1 hora daqui. Os F-22 estao na Virginia que nao fica para os meus lados.
Título:
Enviado por: alfsapt em Novembro 02, 2005, 02:37:24 pm
Citação de: "dremanu"
O comportamento mais ridículo que eu encontrei por parte de autoridades militares foi de não me deixarem tirar fotos numa visita que fiz ao museu militar à uns anos atrás.


Mas faz sentido uma vez que o equipamento exposto em museu é igual ao equipamento usado actualmente.... :twisted:
Título:
Enviado por: JLRC em Novembro 02, 2005, 03:54:12 pm
Citação de: "alfsapt"
Citação de: "dremanu"
O comportamento mais ridículo que eu encontrei por parte de autoridades militares foi de não me deixarem tirar fotos numa visita que fiz ao museu militar à uns anos atrás.

Mas faz sentido uma vez que o equipamento exposto em museu é igual ao equipamento usado actualmente.... :nice:  :nice:  :nice:
Título:
Enviado por: NotePad em Novembro 02, 2005, 04:17:29 pm
As forças Armadas Portuguesas são um gigante museu militar.
Título:
Enviado por: psychocandy em Novembro 02, 2005, 06:07:54 pm
Ate ja existem F-16 ah venda no ebay... Claro que existem coisas realmente mais secretas que outras, normalmente eh ao nivel do software/avionicos.

Quanto a mim a unica vez que vi a mao da defesa portuguesa na net, foi naquele interessante blog de um piloto dos puma, que acabou recentemente, o motivo era obvio, havia pormenores a mais sobre a missao. :)

De resto nao vejo nada, quem quiser procurar um bocadinho sobre os F-16 (sobretudo modelos mais recentes) pode procurar e inclusive comprar manuais e pecas, sem qualquer problema.

Quanto ao caso especifico daquele forum, penso que foi um bocado fogo de vista, do que eu vi das fotos nao me pareceu nada que ja nao tivesse visto em fotos, revistas, reportagens na RTP, dias de um qualquer festival aereo/dia aberto, fotos de satelite, etc etc. Pareceu-me que se deu demasiada importancia.

Claro que o procedimento militar eh nao deixar, nao permitir etc, mas como a informacao por ai fora eh bastante mais esclarecedora do que por vezes uma inocente foto, as coisas ja nao estao com o nivel de seriedade que secalhar ah uns 20 anos atras se justificava.

ps: o portugues manhoso eh do teclado em ingles..
Título:
Enviado por: psychocandy em Novembro 02, 2005, 09:50:40 pm
Eh um museu mas da' direito a muita discussão fantasiosa por aqui, gerando ate enormes debates de ideias para uma possivel restruturação do Exercito! Acho isso bastante mais hilariante ! ;D Se ha coisa que não tem muito para discutir, são as nossas forças armadas e consequentes planos de futuro. Basta tar dentro da maquina para perceber o quão irreal e', sorry mas lol.
Título:
Enviado por: p_shadow em Novembro 15, 2005, 12:06:19 am
Espero que alguns dos participantes do forum tenham finalmente percebido!

Até acho que este tópico deveria ser totalmente apagado.
Não tem nada a ver com "Serviços de Informação e Inteligência" (aliás, nem sei onde se poderia pôr um tópico destes) para alem conter algumas faltas de respeito...

Infelizmente, há por aqui demasiadas pessoas com muito pouco bom senso...


Cumptos
Título:
Enviado por: NotePad em Novembro 15, 2005, 06:51:34 pm
ate proponho o nome de código 0069! :jok:
Título:
Enviado por: pedro em Novembro 15, 2005, 06:54:53 pm
e que tal o 006. :lol:
Título:
Enviado por: JLRC em Novembro 15, 2005, 08:03:21 pm
Citação de: "pedro"
e que tal o 006. :lol: . Como diria um certo major do meu batalhão, "nunca fiz nem volto a fazer".
Título:
Enviado por: pedro em Novembro 15, 2005, 09:03:17 pm
tem razao entao o 0077. :lol:
Título:
Enviado por: NotePad em Novembro 15, 2005, 09:17:27 pm
0069 e acabou! lol :lol:
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Miguel em Junho 22, 2006, 06:19:32 pm
Parece-me que desta vez...
Título:
Enviado por: pedro em Junho 22, 2006, 06:40:46 pm
Na volta estamos a ser espiados. :roll:
Cumprimentos
Título:
Enviado por: typhonman em Agosto 07, 2006, 02:48:32 pm
Agora a sério, olhem esta noticia:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=21&p=200 (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=210719&idselect=21&idCanal=21&p=200)
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Agosto 07, 2006, 05:58:56 pm
Mais uma voz discordante do regime calada sob o pretexto de espionagem a favor de Taiwan ......ou talvez não
Título:
Enviado por: typhonman em Setembro 02, 2006, 09:56:15 pm
Um novo episodio de suposta espionagem ocorreu em Hong Kong onde um jornalista foi acusado de espionagem e condenado a 5 anos numa prisão Chinesa..
Título:
Enviado por: Viriato - chefe lusitano em Setembro 03, 2006, 11:35:17 am
Um povo ignorante é que é bom.............
Valha-nos DEUS

 :bang:
Título:
Enviado por: SSK em Junho 29, 2007, 02:22:25 pm
Como não sabia bem onde colocar esta notícia, aqui vai

Citar
Governo francês proibido de usar o 'BlackBerry'
O governo de Sarkozy foi aconselhado por Alain Juillet, alto responsável pela inteligência económica junto da estrutura que trata da segurança do Estado francês, o Secretariado-Geral da Defesa Nacional da França, a não utilizar telemóveis BlackBerry, dada a hipótese de as comunicações poderem ser interceptadas pelos Estados Unidos, num quadro de “guerra económica”.

A revelação, feita pelo jornal Le Monde, teve repercussões imediatas, dado que os BlackBerry são um dos telemóveis preferidos por governantes, banqueiros, empresários, advogados, altos quadros das administrações pública e até jornalistas.

O Secretariado-Geral da Defesa Nacional da França explica que o problema está no facto de o sistema de servidores que apoia as comunicações e o software do BlackBerry está localizado em território norte-americano ou britânico, o que facilita a intercepção pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.

O alerta do SGDN consta de um memorando confidencial assinado por Alain Juillet há 18 meses, agora novamente difundido dado o facto de o primeiro alerta não ter surtido efeito. O responsável pela detecção das tentativas de espionagem industrial em França concluiu que os BlackBerry eram permeáveis às intercepções. Juillet explica mesmo que os banqueiros norte-americanos costumavam dar provas da sua boa fé negocial, nomeadamente em contactos internacionais, colocando os respectivos BlackBerry em cima da mesa e retirando-lhes a bateria.

Este aviso, cujas considerações foram já desmentidas pela empresa canadiana que fabrica os BlackBerry, volta a trazer a lume as suspeitas em torno do Echelon, um sistema de intercepção de comunicações internacionais (Internet, fax e telemóvel), alegadamente criado pelos EUA, com o apoio de estações de rastreio no Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Tanto o Ministério dos Negócios Estrangeiros da França como os seus diplomatas já deixaram de usar BlackBerry, segundo o Le Monde.

Curioso é que no mesmo dia em que o Le Monde revelava este alerta, os deputados britânicos foram autorizados a usar os seus BlackBerry nas sessões da Câmara dos Comuns para poderem receber mensagens em tempo real.

2007/06/28
Título:
Enviado por: nonameboy em Julho 04, 2007, 12:50:37 pm
eu ja tirei fotos de satelite á quinta das aguas livres que estao no topico do GOE. Eu é que nao procurei, senao, a tao famosa Area 51 tambem nao me escapava... :D

O segredo esta no google earth...
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 01, 2007, 08:15:39 pm
Citar
Putine quer reforçar "operações de intelligence"

"A actual situação no mundo e os interesses políticos internos requerem que o Foreign Intelligence Service aumente permanentemente as suas capacidades, principalmente no campo da informação e do apoio analítico à liderança do país”, afirmou Putine, num encontro com altos responsáveis militares e da segurança, no Kremlin.
2007/07/31


http://www.cbsnews.com/stories/2007/07/25/ap/world/main3097255.shtml
Título: quanto ao SIS
Enviado por: HJERONIMO em Outubro 29, 2007, 11:21:19 pm
Carissimos ,
por alguns nomes que aparecem parece que pode haver aqui alguêm ligado ao SIS e a passar por um leigo .


por isso limitem-se a .... bom , digam o que quiserem , ainda vivemos num pais democrático , acho eu ...

um abraço .
Título: Re: quanto ao SIS
Enviado por: Miguel em Outubro 30, 2007, 11:55:18 am
Citação de: "HJERONIMO"
Carissimos ,
por alguns nomes que aparecem parece que pode haver aqui alguêm ligado ao SIS e a passar por um leigo .


por isso limitem-se a .... bom , digam o que quiserem , ainda vivemos num pais democrático , acho eu ...

um abraço .


 :jok:  o SIS que é isso?
Título: Miguel
Enviado por: HJERONIMO em Outubro 31, 2007, 09:37:44 pm
Miguel ,
por acaso não estiveste nos comandos em 89 ou 90 ?

tinha lá um amigo neste periodo do qual perdi o contacto ...

just for know ...não me leves a mal.

um abraço ,
Título:
Enviado por: Miguel em Novembro 01, 2007, 04:14:59 pm
Lamento nao tive a sorte de estar nos Comandos, apesar de ser essa a minha vontade.

E por acaso entrei mesmo na vida militar em 89.
Título:
Enviado por: André em Novembro 27, 2007, 07:12:20 pm
James Bond dá dores de cabeça ao MI6

Citar
O sucesso atemporal da filmografia do agente 007 tem causado dores de cabeça aos Serviços Secretos de Inteligência do Reino Unido: centenas de excêntricos têm tentado pôr-se ao serviço do MI6.

«Acho que os filmes transmitem uma impressão falsa de como é realmente trabalhar para os Serviços Secretos britânicos», disse à BBC o chefe do recrutamento do MI6, que se identificou apenas como 'Mark'.

«E a tendência é recebermos muitas pessoas que têm fantasias e estão à procura de emoções fortes, o que não é, de todo, o tipo de pessoa que procuramos», acrescentou.

Além de desmentir a ideia de que ser espião significa ter uma vida repleta de carros velozes, mulheres fáceis e Martinis, 'Mark' quer por fim a outro mito do MI6: «não temos licença para matar?

SOL
Título:
Enviado por: André em Novembro 30, 2007, 10:45:57 pm
Ciberespionagem é a maior ameaça à segurança em 2008

Citar
De acordo com o estudo "Virtual Criminology Report 2007" da McAfee, a ciberespionagem está a assumir-se como uma das maiores ameaças à segurança nacional, apresentando formas cada vez mais sofisticadas.

O relatório, que conta com a colaboração de organizações como a NATO, o FBI, a SOCA e de grupos de especialistas e universidades, alerta para o crescimento da ciberespionagem e para o facto de esta se estar a fortalecer, ao ponto de se tornar na maior ameaça à segurança em 2008, afirma a McAfee em comunicado.

O estudo refere a evolução dos ataques de simples investidas curiosas para operações de espionagem política, económica, militar e técnica, bem pensadas e organizadas.

A McAfee conclui ainda que os ciberataques praticados pelos governos e grupos aliados visam muitas vezes sistemas, redes e infra-estruturas nacionais críticas, como o sistema eléctrico, o controlo de tráfego aéreo, os mercados financeiros e as redes informáticas governamentais.

Actualmente são 120 os países que praticam a ciberespionagem, sendo que muito dos ataques têm origem na China.

A solução passa pela preparação dos governos para lidar com estes ataques, como o que afectou, durante várias semanas o governo, servidores de notícias e bancos da Estónia.

«A tecnologia é apenas uma parte da solução e nos próximos 5 anos os governos internacionais terão de entrar em acção», defende Jeff Green, vice-presidente sénior dos Avert Labs e de desenvolvimento de produto da McAfee.

O "Virtual Criminology Report 2007" aponta também para o crescimento das ameaças aos serviços online, como o e-banking, e para o aparecimento de um mercado complexo, sofisticado e fértil para o desenvolvimento de malware.

Ciberia
Título:
Enviado por: André em Janeiro 23, 2008, 07:13:44 pm
Ciberataques causaram apagões em várias cidades - CIA

Citar
A CIA afirmou que tem provas de que várias cidades fora dos EUA ficaram sem energia eléctrica após uma onda de ciberataques bem sucedidos.

«Temos informações que foram utilizados ciberataques para desactivar equipamentos eléctricos em várias regiões fora dos EUA», disse o analista sénior da CIA, Tom Donahue, numa conferência organizada pela empresa de formação em segurança informática SANS Institute.

«Em pelo menos um dos casos, a ruptura causou uma falha de energia que afectou múltiplas cidades», revelou Donahue.

O analista afirmou que a CIA desconhece a identidade e a motivação dos responsáveis pelos ataques, mas acrescentou que todos foram executados recorrendo a «intrusões através da Internet».

No entanto, a secreta norte-americana «tem informações, de várias regiões fora dos EUA, de ciberintrusões em serviços públicos, seguidas por exigências de extorsão» e «suspeita, mas não pode confirmar, que alguns dos perpetradores beneficiaram de conhecimento privilegiado».

Segundo Donahue, a CIA ponderou exaustivamente os riscos e os benefícios decorrentes da divulgação desta informação, tendo optado por torná-la pública.

Ciberia
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 06, 2008, 02:27:29 am
CIA confessa uso de torturas em interrogatórios

Citar
A CIA admitiu esta terça-feira ter utilizado a «técnica do submarino», considerada uma forma de tortura para interrogar três supostos detidos nos Estados Unidos
 
De acordo com o director da CIA, Michael Hayden, o método do «afogamento simulado» foi utilizado para obter informações de Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o autor dos ataques aos Estados Unidos em 11 de Setembro de 2001; com Abu Zubaydah, o número três da Al Qaeda; e com Abu al Rahim al Nashiri, outro membro da organização terrorista.

Hayden explicou que os interrogatórios em que submergiram a cabeça dos detidos para obter confissões decorreram entre 2002 e 2003 em prisões secretas da CIA, antes dos presos terem sido transferidos para Guantánamo, em Cuba.

«O submarino foi aplicado por circunstâncias deste momento, quando se acreditava que eram inevitáveis outros ataques catastróficos ao país» explicou Hayden. «Tínhamos um conhecimento limitado da Al Qaeda e das suas modalidades operativas»

Por sua vez, o director nacional da Inteligência dos Estados Unidos, Mke McConnell, afirmou hoje que o método de «afogamento simulado» permanece na CIA e que para utilizá-lo é necessária a autorização do presidente dos Estados Unidos e do ministro de Justiça.

SOL
Título:
Enviado por: André em Maio 15, 2008, 07:43:24 pm
Contra-espionagem dos serviços portugueses aumentou em 2007

Citar
As actividades de contra-espionagem dos serviços portugueses aumentaram no ano passado porque Portugal continua a ser «um alvo» de diversos serviços de informações estrangeiros que operam nas mais diversas áreas, indica o relatório de Segurança Interna 2007.
«O incremento das actividades de contra-espionagem justifica-se porque Portugal continua a ser um alvo de diversos Serviços de Informações estrangeiros que, no nosso país, desenvolvem actividades de recolha de informações nas mais diversas áreas«, refere o relatório de 2007, que será apresentado sexta-feira aos deputados e ao qual a agência Lusa teve hoje acesso.

No decorrer de 2007, o Serviço de Informações e Segurança (SIS) «reforçou as actividades tendentes à identificação, caracterização e monitorização de estruturas, actores e acções de serviços de informação estrangeiros no território nacional susceptíveis de constituir ameaça à segurança interna e prejudicar os interesses nacionais».

O documento adianta também que «no âmbito da proliferação de armas de destruição maciça, a actividade do SIS centrou-se na detecção de indivíduos e de entidades conotadas com actividades de procurement no nosso país«, ou seja actividades ligadas a compra, angariação ou obtenção de recursos materiais e humanos.

De acordo com especialistas ligados ao sector da Segurança e Defesa ouvidos pela Lusa, «as armas de destruição maciça [citadas no relatório] podem ser nucleares, biológicas e químicas« pelo que as «actividades de procurement» podem estar relacionadas com «a investigação em laboratórios farmacêuticos» nacionais.

«Como é uma área difícil de controlar, o SIS tem de estar atento porque os produtos químicos podem ser roubados ou traficados para produzir armamento», disse um das fontes contactadas pela Lusa.

Outro especialista disse que o «SIS concentra-se no acompanhamento de indivíduos que podem - a partir de Portugal - estar a fazer contactos com outros países relacionados com a aquisição de armas».

Apesar destas notas relacionadas com a contra-espionagem, o relatório de Segurança 2007 refere que «não se assinalaram alterações significativas na ameaça terrorista em Portugal, em virtude de não terem sido detectados quaisquer indícios de que o país constituísse um alvo para atentados das redes terroristas da Al Qaeda ou de qualquer outro grupo terrorista«.

Ainda assim, indica o mesmo documento, «Portugal continuou a ser percepcionado como uma plataforma para a obtenção de apoio logístico, em especial na vertente da documentação falsa».

Sobre a ETA, o relatório que será apresentado aos deputados diz que o «SIS manteve, ao longo do ano de 2007, estreita cooperação com o serviço congénere espanhol no sentido de recolher e avaliar quaisquer dados sobre o estabelecimento em território nacional de estruturas de apoio logístico«.

Quanto ao crime organizado, o documento adianta que «o território nacional afigura-se como um nicho potencial de mercado, detectando-se, nos últimos anos, uma consolidação das suas posições e actividades nos países da orlamediterrânica da Europa«.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: RicP em Maio 15, 2008, 08:35:24 pm
Acho muito bem.
De acordo com os dados presentes do terrorismo nunca é demais manter a espionagem cada vez mais activa.

NOTA: Isso de manter a espionagem activa não tem que assustar ninguém porque o SIS não tem nada a ver com que muitas pessoas pensam devido aos fantasmas da antiga PIDE.

A missão do SIS nao é contra a população Portuguesa,mas sim para zelar pela nossa segurança interna.

Cumps a todos os operacionais do SIS.
Título:
Enviado por: legionario em Junho 18, 2008, 11:33:58 am
Citação de: "RicP"
Acho muito bem.
De acordo com os dados presentes do terrorismo nunca é demais manter a espionagem cada vez mais activa.

NOTA: Isso de manter a espionagem activa não tem que assustar ninguém porque o SIS não tem nada a ver com que muitas pessoas pensam devido aos fantasmas da antiga PIDE.

A missão do SIS nao é contra a população Portuguesa,mas sim para zelar pela nossa segurança interna.

Cumps a todos os operacionais do SIS.


Em materia de escutas telefonicas, devem ser até melhores que a PIDE :)
Título:
Enviado por: RicP em Junho 18, 2008, 03:16:21 pm
Citação de: "legionario"
Em materia de escutas telefonicas, devem ser até melhores que a PIDE :)


Pode ter a certeza que sim.
Título:
Enviado por: legionario em Junho 18, 2008, 06:14:01 pm
Citação de: "RicP"
Citação de: "legionario"
Em materia de escutas telefonicas, devem ser até melhores que a PIDE :)

Pode ter a certeza que sim.


E como é que o senhor sabe isso ?
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 18, 2008, 07:54:12 pm
Citar
AR: "Secretas" recrutaram "novos funcionários", "maior capacidade de previsão" em 2007  



    Lisboa, 18 Jun (Lusa) - Os serviços de informações portugueses aumentaram de produtividade em 2007 e recrutaram "novos funcionários", "especialistas de informações" e revelaram "maior capacidade de previsão de ameaças".  

 

    Estas revelações são feitas no parecer anual de 2007 do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações da República Portuguesa (CFSIRP) entregue há duas semanas à Assembleia da República, de que depende este órgão fiscalizador, e a que a Agência Lusa teve acesso.  

 

    Em cerca de 20 páginas, o conselho de fiscalização afirma que, no âmbito das suas funções, "não foram detectadas situações de ofensa à constituição e da lei" por parte dos serviços fiscalizados.  

 

    Os três serviços no âmbito da fiscalização do conselho são os Serviços de Informações e Segurança (SIS), Serviços de Informações Estratégicas e de Defesa (SIED) e DIMIL - Divisão de Informações Militares.  

 

    A fiscalização pelo CFSIRP é feita com base nos relatórios dos vários serviços, a "lista integral dos processos em curso, em cada serviço", além de visitas aos vários serviços para acções inspectivas que, segundo o relatório, "tiveram um incremento significativo".  

 

    É na análise dos relatórios enviados pelos serviços que o conselho de fiscalização conclui que há uma "maior densidade e precisão da informação recolhida e analisada", mas também "uma maior capacidade de previsão de ameaças, incluindo os diversos cenários alternativos possíveis".  

 

    Neste, como noutros capítulos, o conselho de fiscalização é lacónico nas suas considerações e não entra em detalhes.  

 

    Em 2007, "do ponto de vista quantitativo", o CFSIRP assinalou "um aumento da produtividade dos organismos do SIRP", comprovado "nos relatórios anuais".

 

    Esse "aumento da produtividade" é explicado no relatório com a reorganização departamental, com a estabilidade dos dirigentes dos serviços e ainda pelo "recrutamento de novos funcionários".  

 

    Com estes novos recrutamentos aumentaram "o número de especialistas de informações", lê-se ainda no parecer do conselho de fiscalização.  

 

    O CFSIRP é constituído por Jorge Bacelar Gouveia (presidente), Marques Júnior (deputado do PS), e Teresa Morais (ex-deputada do PSD).  

 
Título:
Enviado por: André em Setembro 29, 2008, 02:43:48 pm
Governo britânico espiava os Beatles

Documentos secretos do governo britânico, agora desclassificados, mostram que diplomatas e polícias fizeram inúmeros relatórios secretos, durante oito anos, sobre os Beatles, anunciou o investigador Mari J. Cereghino.

Tudo começou quando da viagem aos Estados Unidos da América dos Fab Four, em Fevereiro de 1964, e de uma festa na embaixada britânica, no fim da qual os Beatles se queixaram da segurança.

Um artigo no Daily Express revelava então que uma fã tinha conseguido cortar uma madeixa de cabelo a Ringo Star. O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico quis saber o que se passou concretamente e pediu um relatório à sua embaixada de Washington.

A partir dessa altura passou a existir uma vigilância quase constante de todos os passos da banda. Onde quer que se encontrassem, de Londres a Tóquio, os relatórios de diplomatas ou da polícia descreviam todos os passos dos elementos do grupo.

Mais tarde, os principais alvos das autoridades passaram a ser John Lennon e Yoko Ono. A 18 de Outubro de 1968, são ambos presos no seu apartamento por posse de estupefacientes (cannabis).

Dois anos mais tarde, um outro relatório informava sobre uma exposição de litografias, concebidas por Lennon, que retratavam o casal em várias posições sexuais. Oito das 14 litografias são apreendidas pela polícia e a exposição encerrada. O relatório descreve todos os actos sexuais representados.

Contudo, as autoridades britânicas também se interessavam pelas finanças dos membros do grupo, mantendo uma contabilidade actualizada de quanto, de quem e de quê cada um deles recebia dinheiro.

Curiosamente, faz também parte do espólio agora revelado o documento que marca o fim da banda. Trata-se do processo, que chegou ao Supremo Tribunal, instruído por Paul McCartney contra os seus três ex-companheiros, depois da dissolução do grupo em finais de 1970.

John Lennon resolveu viver nos Estados Unidos mas aí passou a ser vigiado de perto pelo FBI porque esta entidade, então dirigida por J. Edgar Hoover, desconfiava seriamente dos conhecimentos sociais de Lennon.

Angela Davis, do Partido Comunista Americano, e alguns dos membros dos Black Panther for Self Defense, grupo negro radical, faziam parte dessa lista.

Lusa
Título:
Enviado por: jmg em Setembro 29, 2008, 07:09:23 pm
Nós em Portugal, vigiamos igualmente o Saramago devido aos seus contactos.
Acho que o Senhor Pinto da Costa também tem vigilância apertada devido às ligações com o vaticano e o Pérola Negra. :lol:
Título:
Enviado por: nelson38899 em Outubro 06, 2008, 10:37:20 am
Citar
História: Espiões portugueses na II Guerra "eram medíocres e vendiam-se por pouco"
10h03m

Carlos Morais José, Agência Lusa

Lisboa, 06 Out (Lusa) - Espiões portugueses durante a II Guerra Mundial, os da triste figura. "Não era por ideias, sexo ou emoções, que se dedicavam à espionagem: era por dinheiro, por serem pobres", diz Rui Araújo, autor de "O diário secreto que Salazar não leu".

Portugal vivia sentado na neutralidade urdida por Salazar, presidente do Conselho que acumulava a pasta dos Negócios Estrangeiros. Aliados e Nazis tentavam recrutar espiões portugueses, sobretudo em África, de modo a obter informações entendidas como vitais para o decurso da guerra.

"A posição portuguesa servia os dois lados, mas pendia mais para a Alemanha. A verdade é que quando Hitler morreu a bandeira foi colocada a meia-haste", explica o jornalista Rui Araújo.

Ainda segundo o autor, a ambivalência portuguesa chegava ao interior da secreta de então, a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), de onde emergiria, anos mais tarde, a PIDE.

O número 1, Agostinho Lourenço espiava para os alemães; o número 2, José Catela, ia passando informações aos ingleses. Talvez este seja um belo sintoma da posição portuguesa.

Entretanto, em Londres, o director da contra-espionagem do MI5 era Guy Liddell, um sujeito metódico que resolveu manter um diário, regularmente ditado à sua secretária. No fim da guerra constituía 12 grossos volumes, só muito recentemente desclassificados.

Estudado por Nigel West, conhecido autor de livros sobre espionagem e amigo de Rui Araújo, viria a servir de base a este livro. Naturalmente interessado noutros factos, West não deixou de notar a presença de referências a Portugal e a portugueses naquelas intensas páginas, o que referenciou a Araújo, desafiando-o a encetar trabalho.

"Foram 19 meses de pesquisa, em arquivos nacionais e estrangeiros, de modo a complementar a informação contida no diário", conta o jornalista. O resultado foi o triplo das páginas que agora vão surgir editadas, com a chancela da Oficina do Livro.

Organizado cronologicamente, "porque me parece fazer assim mais sentido", explica o autor, o livro traz à tona uma série de episódios onde a aventura se mistura com a cupidez e o acaso com o desespero.

"Diplomatas, marinheiros e caixeiros-viajantes eram os alvos principais dos recrutadores. Contudo, revelaram-se muito desajeitados. Os ingleses davam por eles e forneciam listas de nomes a Salazar, que geralmente não fazia nada", conta Rui Araújo.

Mas, se não paravam com as suas acções, nalguns casos os ingleses intervinham. Foi o caso do radiotelegrafista do navio Gil Eanes, que fornecia informações aos alemães sobre os barcos aliados que avistava, tornando-os presas fáceis para os submarinos de Hitler.

A marinha inglesa apresou o Gil Eanes e, simplesmente, raptou o radiotelegrafista, levando-o para Londres. Mas tais factos nunca chegaram ao conhecimento do grande público.

"Todos confessaram", diz Rui Araújo, que sublinha a história de um caixeiro-viajante apanhado em África, encarcerado nos arredores de Londres. "Confessa tudo. Depois escreve uma carta à mãe e tenta cometer suicídio, espetando a caneta no escroto".

Transportado para um hospital militar, fica perto da loucura. "Ouvia os passos do pelotão de execução nos corredores, convencido que o vinham buscar para o matar". Acabou por ser libertado em 1945.

Como, aliás, todos eles. "Os ingleses só condenaram à morte e executaram um único espião. Um inglês que, por acaso, operava em Portugal".

Houve, no entanto, um português que chegou a ser condenado à pena capital. Era um diplomata, dactilógrafo do MNE. "Salazar pagou-lhe um bom advogado e intercedeu junto do Foreign Office para que não fosse executado. Esteve preso até 1949, mas safou-se", explica Rui Araújo.

São muitas as histórias e as personagens que perpassam pelas 350 páginas deste livro. Narrativas e pessoas que gravitavam à volta de Lisboa, "a capital neutral mais importante em termos de espionagem", ou percorriam os territórios africanos.

"É o caso do Banco Espírito Santo. Na altura, servia de caixa de correio a espiões dos dois lados", revela ainda Araújo. No livro surgem os nomes de Kim Philby, dos serviços britânicos, que mais tarde se passaria para os russos, e Nubar Gulbenkian, filho de Calouste, conhecido pelo seu distanciamento em relação ao pai e pelo facto de trabalhar para os ingleses.

Para os espiões lusos, o tom geral não é muito abonatório: "estavam muito mal preparados, eram medíocres, facilmente se expunham e vendiam-se por muito pouco", conclui Araújo.

O lançamento de "O diário secreto que Salazar não conhecia" decorre no dia 27 de Outubro, na FNAC/Colombo, sendo apresentado por Francisco Pinto Balsemão e Ramiro Ladeira Monteiro, o primeiro director do SIS.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interio ... id=1022733 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1022733)

a parte que mais gosto:

Citar
"Todos confessaram", diz Rui Araújo, que sublinha a história de um caixeiro-viajante apanhado em África, encarcerado nos arredores de Londres. "Confessa tudo. Depois escreve uma carta à mãe e tenta cometer suicídio, espetando a caneta no escroto".


 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Título: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: 01 em Novembro 09, 2008, 08:23:59 pm
alguem ouve falar que um operacional portugues morreu pk ja estavão á sua espera ou pk sabiam onde estava ... antes de tirarem conclusões dos nossos serviçoes secretos ke ñ correspondem á realidade é bom ke pensem ke no mundo em ke vivemos fugas de imformação ou quebras de segurança dentro dos nossos serviçoes internos pode tirar a vida de kem vos salva o pelo.

É importante confiar, o ke ñ ker dizer ke ñ tenhas um olho aberto.
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: TOMSK em Novembro 09, 2008, 08:28:49 pm
Citação de: "01"
alguem ouve falar que um operacional portugues morreu pk ja estavão á sua espera ou pk sabiam onde estava ... antes de tirarem conclusões dos nossos serviçoes secretos ke ñ correspondem á realidade é bom ke pensem ke no mundo em ke vivemos fugas de imformação ou quebras de segurança dentro dos nossos serviçoes internos pode tirar a vida de kem vos salva o pelo.

É importante confiar, o ke ñ ker dizer ke ñ tenhas um olho aberto.


Ó camarada, aqui escreve-se Português de Portugal, e não Português de SMS.
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: 01 em Novembro 10, 2008, 10:10:21 am
Citar
Ó camarada, aqui escreve-se Português de Portugal, e não Português de SMS.


peço desculpa TOMSK mas pensei que o mais importante seria o conteudo não a forma de transmiti.lo mas farei um exforço para corrigir isso.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Novembro 28, 2008, 09:12:25 am
Citar
Defesa. Alta patente militar da Estónia foi detido em Setembro

Alegado intermediário luso "muito dificilmente" será um militar

Um português, cuja identidade e funções são ainda desconhecidas, foi apontado como o elemento de ligação da alta patente militar da Estónia que alegadamente vendeu, durante a última década, segredos militares da NATO e da UE à Rússia .

A informação foi publicada ontem pelo jornal estónio Eesti Ekspress, citado pela Lusa. Segundo o diário, o "agente de ligação [de Herman Simm aos serviços secretos russos] não é espanhol, mas sim português".

Herman Simm era uma alta patente colocada no Ministério da Defesa da Estónia que foi detido em Setembro, acusado de vender segredos militares aliados a Moscovo através de uma personagem com "identidade portuguesa".

Segundo fontes militares e dos serviços de informações portugueses ouvidas pelo DN, "muito dificilmente" esse facilitador será um militar ou ex-militar. Fora de causa, face a algumas respostas, está a veracidade da notícia publicada pelo jornal estónio. "Não tenho dúvidas de que não está ligado ao Estado português", insistiu uma das fontes.

"Com tantos portugueses espalhados" pelo mundo, as fontes não se mostraram surpreendidas por haver algum envolvido nesta história estónia. "Onde há dinheiro, há um português", adiantou outro, com algum humor.

Herman Simm, 61 anos, colaborou quase 10 anos com os serviços secretos russos. Foi detido juntamente com a mulher, uma advogada que trabalhava para a polícia da Estónia - uma ex-república soviética que se tornou membro da NATO em 29 de Março de 2004. Semanas depois, a 1 de Maio, integrou-se também na UE.

Os órgãos de informação estónios escrevem que Simm recebeu milhões de dólares da Rússia e que passou a estar no centro das atenções da secreta estónia devido às terras e imóveis que comprou.

Os serviços secretos americanos e europeus tentam agora determinar os prejuízos causados ao sistema de segurança ocidental. Mas "quanto mais eles estudam este caso, mais clara se torna a envergadura do prejuízo causado pelo acusado de traição", escreveu, por seu lado, a revista alemã Der Spiegel. Com LUSA
http://dn.sapo.pt/2008/11/28/nacional/p ... macoe.html (http://dn.sapo.pt/2008/11/28/nacional/portugues_envolvido_venda_informacoe.html)
Título:
Enviado por: RODIAS em Janeiro 13, 2009, 11:05:05 pm
voltando ao principio do tópico... não estou a ver o problema de umas fotos quando temos o google earth que mostra as áreas militares portuguesas ao pormenor...

experimentem ver a base naval do alfeite... ou a base de tancos...
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 25, 2009, 06:08:24 pm
Agente russo com passaporte português procurado na Europa

O agente secreto russo Serguei Iakovlev, que servia de elo de ligação com Herman Simm, funcionário do ministério da Defesa da Estónia, e que tinha passaporte português, é procurado em toda a Europa, noticia hoje a imprensa estónia.

O Tribunal do Bairro Hariumaa, em Tallinn, condenou Herman Simm por espionagem a favor da Rússia a uma pena de prisão de 12 anos e seis meses e a uma multa de 1,3 milhões de euros.

Simm e a sua esposa foram detidos em finais de Setembro de 2008, tendo sido acusados de transmitir informações secretas à Rússia. Segundo a imprensa estónia, Siim e a esposa conseguiram transmitir cerca de três mil documentos secretos aos serviços secretos russos.

Na acusação escreve-se que Simm entregava os documentos aos oficiais russos Valeri Zentsov e Serguei Iakovlev, trabalhando este último com um passaporte português passado em nome de António de Jesus Amorett Grafa.

A imprensa estónia escreve que foi emitido um mandado de captura europeu (European Arrest Warrant) contra Iakovlev-Jesus.

Em 1995, Simm passou a dirigir a Secão da Política de Defesa do Ministério da Defesa da Estónia e, em 2000, passou a ter sob a sua alçada a Secção de Segurança desse ministério. Em 2006, foi nomeado conselheiro do Ministério da Defesa.

A Secção de Segurança é uma secção do Ministério da Defesa da Estónia que protege segredos de Estado no país.

Além disso, Simm dirigiu delegações estónias quando da assinatura de acordos sobre a defesa de informação secreta com países estrangeiros e ocupava-se também da elaboração de sistemas de informação na NATO e União Europeia.

Graças aos cargos ocupados, Simm dispunha de um passaporte diplomático que lhe permitia transportar informação confidencial.

Segundo fontes da Lusa em Tallinn contactadas por telefone, Herman Simm tinha acesso aos sistema de cifra da NATO Elektrodat e conseguiu fazê-lo chegar a Moscovo.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Junho 12, 2009, 04:04:13 pm
Serviços secretos britânicos querem recrutar professores


O MI5 acredita que os professores têm as qualidades necessárias para serem de utilidade aos serviços secretos, conforme se depreende do seu último anúncio de recrutamento, inserido numa publicação para o sector.
O anúncio, publicado hoje no Times Educational Supplement, diz aos professores que, embora não tenham se «dado conta», a vida deu-lhes «as qualidades necessárias» para ser um «oficial de inteligência operacional» na instituição.

«A maioria das pessoas pensa que para conhecer alguém é preciso fazer muitas perguntas. Você sabe que não é assim», afirma o texto, que ressalta que, com a sua experiência, os professores são capazes de «ganhar a confiança e construir relações com todo o tipo de indivíduos».

Esta habilidade torna-os candidatos ideais para «conseguir a informação» necessária para «proteger a segurança nacional».

O salário inicial para ser oficial de inteligência, sem incluir benefícios, é de 35.425 libras anuais (41.514 euros), semelhante ao que recebe um professor de ensino médio com experiência.

Lusa
Título:
Enviado por: Elgeninho em Junho 16, 2009, 12:08:51 am
Citação de: "André"
Serviços secretos britânicos querem recrutar professores


O MI5 acredita que os professores têm as qualidades necessárias para serem de utilidade aos serviços secretos, conforme se depreende do seu último anúncio de recrutamento, inserido numa publicação para o sector.
O anúncio, publicado hoje no Times Educational Supplement, diz aos professores que, embora não tenham se «dado conta», a vida deu-lhes «as qualidades necessárias» para ser um «oficial de inteligência operacional» na instituição.

«A maioria das pessoas pensa que para conhecer alguém é preciso fazer muitas perguntas. Você sabe que não é assim», afirma o texto, que ressalta que, com a sua experiência, os professores são capazes de «ganhar a confiança e construir relações com todo o tipo de indivíduos».

Esta habilidade torna-os candidatos ideais para «conseguir a informação» necessária para «proteger a segurança nacional».

O salário inicial para ser oficial de inteligência, sem incluir benefícios, é de 35.425 libras anuais (41.514 euros), semelhante ao que recebe um professor de ensino médio com experiência.

Lusa


Até parece que não há professores...essa Comunicação Social para vender a sua imagem, tenta de tudo.
Título:
Enviado por: André em Julho 04, 2009, 06:56:32 pm
Ex-agentes da Stasi vigiam casa de Merkel


Televisão revela que dezenas de antigos membros da polícia política comunista se infiltraram na polícia de Brandenburgo. Dois deles integram a unidade responsável por guardar a segunda habitação da chanceler

Dois dos agentes envolvidos na segurança da residência secundária da chanceler Angela Merkel foram membros da antiga polícia política da Alemanha Oriental, a Stasi, revelou ontem um programa da estação de televisão ARD. A notícia causou calafrios no país, pois havia a convicção de que os antigos agentes comunistas tinham sido identificados e expulsos das estruturas do poder.

Segundo a ARD, 90 destes antigos agentes conseguiram infiltrar-se na polícia do estado de Brandenburgo, que entre outras missões se responsabiliza pela segurança da casa de Merkel, nos arredores de Berlim. Alguns destes elementos ascenderam na hierarquia da polícia estadual.

Um dos agentes agora detectados integrou a terceira divisão da segurança de Estado da RDA, que controlava os telefonemas entre a parte ocidental e oriental da Alemanha.

Esta notícia surge num contexto pré-eleitoral e levanta de novo o espectro da Stasi, que dominava o aparelho de repressão da Alemanha comunista. Angela Merkel cresceu na RDA e, em Maio, após ser acusada pelo dirigente do Linke (Esquerda), Oskar Lafontaine, de ter feito parte da "reserva de lutadores do partido", a chanceler fez uma revelação inesperada: Merkel contou que nos seus dias de estudante fora recrutada para espiar para a Stasi, mas que declinara a oferta.

Estas questões são muito delicadas na Alemanha, mas a popularidade de Merkel não foi afectada. O país vota em legislativas a 27 de Setembro e os cristãos-democratas liderados pela chanceler continuam à frente nas sondagens. Ontem, foram divulgados novos valores de intenções de voto, que mostram uma pequena quebra da CDU/CSU, agora com 36%.

Os prováveis aliados de Merkel para formar o próximo governo, os liberais do FDP, têm 13%. Os social-democratas do SPD (na actual grande coligação, mas principais rivais de Merkel) têm apenas 25%. Verdes e esquerda registam respectivamente 13% e 8%.
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lightning em Junho 26, 2015, 11:38:11 am
Espiões Russos apanhados em Portugal pelo SIS

http://www.sabado.pt/portugal/politica/ ... tugal.html (http://www.sabado.pt/portugal/politica/detalhe/operacao_secreta_expulsa_espioes_russos_de_portugal.html)
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 29, 2016, 08:48:47 pm
EUA e Reino Unido espiam força aérea israelita desde 1998


Os Estados Unidos e o Reino Unido controlaram ataques secretos e comunicações da força aérea de Israel, numa operação de vigilância digital que já dura desde 1998, de acordo com documentos que foram atribuídos à fuga de informação provocada por Edward Snowden.

Israel demonstrou-se desiludido com a revelação, publicada esta sexta-feira em três meios de comunicação. A divulgação do esquema de espionagem poderá dificultar ainda mais as relações com os aliados Estados Unidos, após vários anos de disputas acerca das estratégias a aplicar em relação ao Irão e à Palestina.

O jornal israelita Yedioth Ahronoth escreveu que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla inglesa) dos Estados Unidos, que se especializa em vigilância eletrónica, e a sua homóloga britânica, a GCHQ, espiaram as missões da força aérea israelita contra o enclave palestino de Gaza, a Síria e o Iraque.

A operação de espionagem, cujo nome de código era "Anarquista", era coordenada numa base militar no Chipre e também afetava outros estados do Médio Oriente. Histórias semelhantes à do Yedioth Ahronoth foram publicadas na revista alemã Der Spiegel e no jornal digital The Intercept.

"Este acesso é indispensável para manter um entendimento do treino e das operações militares israelitas, e portanto uma perspetiva dos futuros desenvolvimentos na região", lia-se num documento da agência GCHQ citado pelo The Intercept.

As embaixadas do Reino Unido e dos Estados Unidos em Israel recusaram à agência Reuters comentar publicamente questões dos serviços secretos.

O ministro da Energia israelita, Yuval Steinitz, membro do gabinete de Defesa do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, tentou desvalorizar os danos feitos pela espionagem, mas disse que era importante retirar lições da situação. "Não creio que seja o mais profundo reino dos segredos, mas é certamente algo que não deveria acontecer, o que é desagradável", disse à rádio israelita Army Radio. "Vamos ter que ver bem, e pensar em mudar a encriptação, certamente".

"Sabemos que os americanos espiam todo o mundo, e também nós, também os amigos", disse Steinitz. "Mas ainda assim, é uma desilusão entre aliados porque há várias décadas que não espiamos nem recolhemos dados nem quebramos encriptações nos Estados Unidos".

DN
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Viajante em Maio 13, 2016, 05:09:28 pm
http://map.norsecorp.com/#/?geo=eu (ftp://map.norsecorp.com/#/?geo=eu)
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Viajante em Junho 15, 2016, 12:04:34 pm
Norte-coreanos roubam planos de aviões F-15 à Coreia do Sul

http://pplware.sapo.pt/informacao/norte-coreanos-roubam-planos-de-avioes-f-15-a-coreia-do-sul/#comment-1698853

Mesmo a morrerem à fome.......
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 11, 2018, 05:00:06 pm
Estónia e Rússia trocam espiões capturados e perdoados


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 05, 2018, 09:38:47 pm
Ex-espião russo intoxicado no Reino Unido


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2018, 12:08:21 pm
Moscovo nega envolvimento na intoxicação do espião russo


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2018, 04:17:40 pm
Londres ameaça Moscovo no caso do espião intoxicado


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2018, 09:35:07 pm
Rússia teve oportunidades para acabar com Sergei Skripal


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 08, 2018, 04:46:07 pm
Londres promete resposta "robusta" e "investigação metódica" no caso Skripal


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 09, 2018, 11:32:09 pm
Skripal: O paralelo com o caso Litvinenko


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 10, 2018, 11:55:16 am
Alargada investigação a tentativa de homicídio de ex-espião russo


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 11, 2018, 02:46:00 pm
Avança investigação a tentativa de homicídio com agente químico


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 12, 2018, 08:50:22 pm
Theresa May aponta o dedo acusador à Rússia




Putin diz que "Reino Unido deve ir ao fundo" do caso Skripal


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 15, 2018, 01:20:08 pm
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 15, 2018, 08:53:47 pm
Mulher de Litvinenko comenta caso Skripal


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lightning em Março 15, 2018, 08:55:35 pm
May culpa Estado russo, mas esta não é a única hipótese
https://www.dn.pt/mundo/interior/may-culpa-estado-russo-mas-esta-nao-e-a-unica-hipotese-9187949.html

Ataque com arma química russa abre crise internacional inédita
https://www.publico.pt/2018/03/14/mundo/noticia/envenenamento-de-antigo-espiao-coloca-londres-em-choque-directo-com-moscovo-1806669

Novichok, uma arma química secreta russa usada contra Skripal
https://www.publico.pt/2018/03/14/mundo/noticia/novichok-uma-arma-quimica-secreta-russa-usada-contra-skripal-1806623

May acusa russos de envenenar ex-espião e ameaça retaliar
https://www.dn.pt/mundo/interior/may-acusa-russos-de-envenenar-ex-espiao-e-ameaca-retaliar-9181685.html

Ataque químico. Londres e Moscovo voltam as costas
https://sol.sapo.pt/artigo/604330/ataque-quimico-londres-e-moscovo-voltam-as-costas
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lightning em Março 15, 2018, 09:26:24 pm
Uma personagem como o Putin devia ter direito a um tópico só sobre ele ;D.

A revista VISÃO de hoje tem um grande artigo sobre ele, ficamos a saber que é dos líderes russos/soviéticos, o segundo à mais tempo do poder, está desde 1999, quase 20 anos, só ultrapassado por Estaline que esteve no poder 31 anos.
A nível interno passa a imagem de sobre-humano ao bom estilo norte-coreano, realizaram um documentário sobre a sua vida, lá explica que o Putin é descendente de sobreviventes do cerco a Leninegrado, que só os mais resistentes física e psicologicamente conseguiram suportar, até uma genética única, ele herdou essas características, outros descendentes do cerco com essas características superiores são o líder da igreja russa ortodoxa, o senhor financiador do documentário e o actual director do SVR.

Outra parte preocupante é os vários opositores do regime que desapareceram.

Paul Klebnikov, editor da Forbes Russa, investigou ligações entre oligarcas, máfias tchetchenas e políticos russos, em Julho de 2004 foi morto a tiro em Moscovo num homicídio contratado.

Anna Politovskaya, jornalista, andou muito nas guerras do Cáucaso, quando ia fazer a cobertura do ataque à escola de Beslan, na Ossétia do Norte, foi envenenada na viagem de avião, sobreviveu, mas dois anos depois foi morta a tiro no elevador da sua casa em Moscovo.

Alexander Litvinenko, ex-Coronel dos serviços secretos, nos anos 90 andou a investigar casos de corrupção, obrigou-o a exilar-se no Reino Unido, acusou Putin de diversos crimes e esquemas com máfias russas em Espanha, em 2006 foi envenenado com polonio-210 em Londres, morreu.

Natalia Estemirova, activista dos direitos humanos, ex-professora de historia, denunciou abusos no Cáucaso, em 2009 foi sequestrada e morta em Grozni.

Sergei Skripal, ex-Coronel dos serviços secretos, em 1993 vai para Espanha para recrutar informadores, passa ele próprio a agente duplo a fornecer informações ao Reino Unido, acabou denunciado por um espião espanhol, condenado à prisão, é libertado em 2010 e instala-se no Reino Unido, no dia 4 de Março ele e a filha foram envenenados em Salisbury, Reino Unido acusa Moscovo.
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 15, 2018, 10:16:27 pm
Trump acredita que Putin está envolvido no caso Skripal


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Abril 13, 2018, 06:53:27 pm
Skripal estava sob vigilância da Rússia há mais de cinco anos


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Julho 09, 2018, 02:26:26 pm
Morreu a mulher que terá estado exposta ao agente neurotóxico novitchok


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Julho 09, 2018, 08:14:33 pm
Polícia britânica acredita que recipiente foi fonte de envenenamento com Novichok


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Julho 13, 2018, 11:18:33 pm
Polícia acredita que "novichok" que matou mulher estava numa garrafa


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Julho 18, 2018, 09:16:13 pm
Cidadã russa acusada de ser agente de Moscovo nos EUA


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Julho 19, 2018, 01:50:11 pm
Suspeitos do ataque a ex-agente serão russos


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Julho 20, 2018, 08:42:16 pm
Rússia investiga suposta fuga de informação sobre mísseis


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Srgdoido em Julho 22, 2018, 11:14:16 am
https://sol.sapo.pt/artigo/619859/secretas-precisam-de-espioes-e-dos-metadados-
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 03, 2018, 04:12:30 pm
Espiã russa identificada em embaixada dos EUA em Moscovo


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 14, 2018, 11:46:21 am
"Portugal é um elo fraco da NATO e um alvo apetitoso para russos e chineses"

Especialista no estudo da contrainformação e subversão russas, o português Vítor Madeira explica como os serviços secretos russos agem como se a Guerra Fria nunca tivesse acabado

ítor Madeira é um historiador que se especializou no estudo da contrainformação e subversão russa. Vive no Reino Unido, é senior fellow do Statecraft Institute e já foi ouvido pelo parlamento britânico, como perito, sobre as interferências do estado russo na democracia daquele país.

Como é que um português vai parar ao Reino Unido a investigar sobre a subversão russa?

Bom, começa-se do princípio, como se diz. Nasci em Portugal filho de imigrantes luso-canadianos, e era ainda miúdo, nos fins dos anos 80, quando fomos para Moçambique porque os meus pais aí foram colocados a trabalhar. Foi lá que tive pela primeira vez contacto com a realidade humana da "Guerra Fria" entre Leste e Ocidente. Em África foi bem "quente", como é sabido: ex-combatentes da Frelimo e Renamo mutilados em combate, esfomeados e a viver como sem-abrigo; o auto-isolamento forçado das pessoas de Leste para com os ocidentais, mesmo no prédio onde todos vivíamos; e os corpos espalhados pela rua depois da última emboscada.

Foi também em Moçambique que comecei a aperceber-me dos efeitos corrosivos da desinformação e subversão russa: o que muitas vezes aparecia nos "media" pouco ou nada tinha a ver com o nosso dia-a-dia.

Houve alguma situação concreta que se lembre?

Sim, claro. Os boatos e as mentiras sobre as supostas origens do vírus VIH num laboratório militar americano, que confundiram e aterrorizaram muitos moçambicanos. E isto numa altura em que o que o país mais precisava era de ajuda para tentar conter a epidemia da sida, que já infetava centenas de pessoas por mês. Muitas delas morreram abandonadas nas ruas, porque famílias e amigos tinham medo da "doença americana" por causa do que tinham ouvido e por isso nada queriam ter a ver com as vítimas.

Foi este o meu primeiro encontro com as "medidas ativas" russas, que só mais tarde vim a saber já serem prática comum dos serviços de segurança e informações deles há décadas e que até hoje continuam.

Três ou quatro anos depois de voltarmos a Portugal regressámos ao Canadá, e foi durante os meus estudos secundários e universitários, nos anos 90, que entendi melhor o contexto do que tinha visto em miúdo em África. E, por isso, o meu interesse sobre segurança e geopolítica aumentou.

Quais foram os seus estudos?

Tirei um bacharelato em Estudos Europeus e História em Toronto, seguido por um doutoramento em História Contemporânea em Cambridge no Reino Unido, onde fui bolsista e escolhido para trabalhar com o talvez mais conhecido académico ocidental a escrever sobre os serviços russos, Christopher Andrew. Durante o doutoramento, e depois de o acabar, em 2009, trabalhei como consultor de segurança, e em 2012 regressei ao Reino Unido para escrever um livro sobre a subversão e espionagem russa contra a Grã-Bretanha, que começou com a Revolução de Outubro [de 1917]. Pouco depois de o livro sair em 2014, entrei como Senior Fellow [Investigador Principal] no Institute for Statecraft em Londres, onde pesquiso a evolução da natureza das contra-informações estratégicas e da guerra político-psicológica. O diretor, Chris Donnely, é um bem conhecido ex-conselheiro especial sobre a Europa Central e de Leste de cinco Secretários Gerais da NATO.

Mais recentemente, em 2015-16, durante um ano de pesquisa no qual fui Investigador Visitante em Oxford e ensinei noutra universidade antes de regressar ao Instituto. Neste momento estou a pesquisar para o meu próximo livro: uma investigação dos meios utilizados no século XXI para subverter as democracias ocidentais.

A que conclusões já chegou nesse seu trabalho? Existe uma nova guerra-fria?

Depende a quem pergunta! O Ocidente geralmente pensa que a Guerra fria só começou depois da Segunda Guerra Mundial, mas para os serviços de segurança e informações russos o verdadeiro conflito entre eles e nós começou em 1917 e continua sem interrupção até hoje. É essencial lembrar que em 1999-2000, estes serviços deixaram de ser simples instrumentos dum Estado Russo mais ou menos democrático e tornaram-se no próprio Estado. E que a maioria do pequeno grupo que hoje controla o destino dum povo russo, que tanto tem sofrido, não são políticos, mas sim oficiais de segurança e informações que serviram um regime soviético cuja sobrevivência dependia da repressão de povos sob o seu domínio e a destabilização do Ocidente.

Mas a maior diferença entre ontem e hoje é o dinheiro e, portanto, o poder e a corrupção. O conflito hoje em dia não é entre sistemas económicos - capitalismo contra comunismo - mas sim um conflito de valores e princípios, digamos.

Regimes repressivos gostam de dizer que estão simplesmente a defender valores "conservadores" e "familiares" contra assaltos "liberais" e "decadentes". Mas o verdadeiro conflito hoje é entre a corrupção e a transparência, entre o progresso e a estagnação. Mais que tudo, estes regimes querem só manter-se no poder para continuar a saquear os seus países, geralmente escondendo ou branqueando esses vastos ganhos ilícitos nos sistemas financeiros, bancários e imobiliários ocidentais.

Foi ouvido pelo parlamento britânico a propósito da subversão russa e o seu possível impacto na defesa e segurança do Reino Unido. Três meses após o seu testemunho, teve lugar o referendo "Brexit" e sobre o qual abundam alegações de interferências russas. Existiram mesmo? Que provas há sobre isso?

Pessoalmente não tenho dúvidas que existiram, embora investigações parlamentares e pela Comissão Eleitoral, entre outras, estejam ainda aqui em curso em cooperação com colegas de vários países. As duas maiores áreas de investigação são a manipulação psicológica do eleitorado britânico através de tecnologias avançadas usando Facebook e Twitter, por exemplo, e as origens de certos financiamentos do campo "Brexit". Os "media" britânicos e norte-americanos têm revelado muitas ligações estranhas entre elementos ultraconservadores nos EUA e no Reino Unido, dispostos a favorecerem a Rússia e companhias como a Cambridge Analytica e AggregateIQ. Estas usavam tecnologias de ponta para fazer perfis psicológicos detalhados de utilizadores de redes sociais para campanhas eleitorais poderem manipulá-los mais facilmente. Outro aspeto desta manipulação foi a criação de centenas de contas falsas no Twitter por agentes russos, ou "trolls", para espalhar desinformação e criar divisões.

E só nos últimos dias veio-se a saber que em outubro-novembro de 2015 - sete meses antes do referendo - diplomatas e empresários russos fizeram propostas de negócios "não disponíveis a outros", com empréstimos de bancos estatais, envolvendo minas de ouro russas ao principal financiador da campanha "Brexit" (que acabou por não aceitar). Um desses "diplomatas" fez parte do grupo de 23 que o Reino Unido expulsou em março deste ano como resposta ao ataque com agente nervoso "novichok" a Sergei e Yulia Skripal dias antes em Salisbury. Estes 23 "diplomatas" eram na realidade oficiais de informações russos não declarados ao governo britânico.

O caso Skripal quis mandar várias mensagens, penso eu. Que o Reino Unido pós-"Brexit" estava enfraquecido e sozinho no mundo

Como enquadra o caso Skripal?

É um caso simplesmente sem paralelo. Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, armas de destruição maciça foram usadas na Europa em março de 2018. Pela primeira vez também, ex-espiões trocados oficialmente entre a Rússia e outros países foram depois alvos de tentativa de assassinato. E para agravar a situação, dois membros do público foram recentemente contaminados por um frasco de perfume que continha "novichok" e que tinha sido descartado pelos assassinos em Amesbury, uma vila perto de Salisbury, onde o primeiro ataque decorreu. Infelizmente, uma senhora morreu no hospital apesar de todos os esforços para a salvar.

Isto foi mais um exemplo do Estado Russo a tentar intimidar um Reino Unido que está muito distraído e, francamente, um pouco desunido devido ao referendo "Brexit" em 2016. O caso Skripal quis mandar várias mensagens, penso eu. Que o Reino Unido pós-"Brexit" estava enfraquecido e sozinho no mundo. Que mais um assassinato poderia acontecer em solo britânico e que o governo nada faria. Que qualquer pessoa que pense trair os serviços russos nunca estará a salvo.

E o que diz das eleições nos EUA e do ataque à candidatura de Hillary Clinton? Foram acusados 12 oficiais de informações russos...

Tenho acompanhado com muita atenção. Esta acusação foi um momento decisivo na investigação liderada pelo ex-diretor do FBI Robert Mueller. Tudo indica que a comunidade de segurança nacional norte-americana conseguiu penetrar o anonimato "online" dos 12 oficiais, mesmo dentro de unidades militares russas supostamente impenetráveis. Pela primeira vez temos detalhes públicos sobre identidades, táticas e métodos, fazendo uma ligação inegável entre a Rússia e os ataques em 2016 aos sistemas informáticos do Partido Democrata norte-americano. E pela primeira vez, também, temos uma ligação clara entre o GRU (serviços de informações militares russos) e a WikiLeaks, que procurou obter do GRU e mais tarde publicou documentos que pertenciam ao Partido Democrata.

Que interesse tem a Rússia em interferir neste género de atos eleitorais?

O Kremlin tem três objetivos estratégicos: o desmantelamento ou, pelo menos, a neutralização da NATO através da criação de divisões entre os EUA e a UE; a fragilização da Europa através da criação de divisões entre estados-membros para que deixe de ser um bom exemplo ao qual cidadãos russos e outros possam aspirar, e também para criar domínio energético russo sobre o continente europeu; e ainda criar a perceção nas mentes de cidadãos ocidentais de que a Rússia - e especialmente o seu modelo de governação, pleno de corrupção e violência - não nos ameaça. No que respeita a este último ponto, como o Kremlin sabe que não pode competir connosco em termos socioeconómicos ou de direitos e liberdades, a sua estratégia é de tentar corromper as nossas sociedades o mais possível - especialmente círculos políticos, oficiais e de negócios.

O Estado Russo não quer ser como nós, mas sim que sejamos cada vez mais como ele. A espionagem; o uso de agentes de influência; a disseminação de vasta desinformação na Internet, na rádio e na TV; o "hacking" de instituições ocidentais; a intimidação ou mesmo a agressão militar; a exportação da corrupção e do crime organizado; a distorção e manipulação de história, cultura, desporto e religião: estes são apenas alguns dos instrumentos que o Estado Russo continua a mobilizar diariamente contra as nossas democracias.

Por causa de atitudes nacionais brandas em relação à segurança e defesa, resultantes de história portuguesa, e agravadas mais pela crise económica pós-2006/7, tanto a Rússia como a China consideram Portugal um elo fraco

Como se situa Portugal nesse jogo de poder?

A influência russa em Portugal tem longa história, principalmente através de partidos de esquerda e associações de amizade/culturais luso-russas. Mais recentemente, políticos de outros partidos têm também demonstrado alguma simpatia pela narrativa russa - especialmente indivíduos com interesses comerciais que se opõem às sanções da UE após a invasão ilegal russa da Crimeia e do Donbas em 2014. E nos últimos anos, muita desinformação russa chega a Portugal através da RT e Sputnik Brasil. Por causa de atitudes nacionais brandas em relação à segurança e defesa, resultantes de história portuguesa, e agravadas mais pela crise económica pós-2006/7, tanto a Rússia como a China consideram Portugal um elo fraco na defesa de instituições ocidentais como a NATO, a UE e a OSCE. É, portanto, um alvo apetitoso, ponto de entrada.

Um aumento de corrupção e influência externa nociva devido aos "Vistos Gold"; ataques "ciber" contra várias instituições nacionais; campanhas agressivas de espionagem clássica ou económica e de subversão - estas ameaças não recebem tanta atenção como o terrorismo ou a pequena criminalidade, por exemplo, mas manifestam-se diária e silenciosamente.

Recentemente foi condenado no nosso país um espião dos serviços informações portugueses por ter sido um agente-duplo russo... Isso demonstra o que disse?

"Business as usual" para Moscovo, infelizmente, apesar de expulsões há vários anos de oficiais russos por interferência em assuntos internos portugueses. Há quem venha dizer que o que a Rússia mais deseja é relações cordiais e de respeito mútuo com todos os países, a realidade é bem diferente, como os casos portugueses mostraram. Onde estavam a cordialidade e o respeito durante todos aqueles anos em que o dito espião traiu segredos e colegas, colocando vidas em perigo? Esse caso abalou a NATO e representa a realidade de lidar com um estado que pensa estar acima da lei.

as grandes diferenças são os métodos utilizados e saber até que ponto um governo está disposto a ir para expandir esses interesses, e os valores e princípios que esse governo defende

Esta alegada "ofensiva" é só da Rússia? Os EUA ou outros estados Ocidentais não interferem também, ou tentam, na política de outros países?

Claro que todos os países têm interesses nacionais que tentam proteger e expandir - compreende-se, é perfeitamente natural. Mas as grandes diferenças são os métodos utilizados e saber até que ponto um governo está disposto a ir para expandir esses interesses, e os valores e princípios que esse governo defende.

Apesar de todas as suas imperfeições, o Estado de Direito nos EUA está a tentar chegar ao fundo do que de facto se passou em redor das eleições presidenciais de 2016, e deixará a lei decidir culpa e penas adequadas. Por imperfeito que seja, este é ainda um sistema de leis e de regras. A Rússia de hoje, infelizmente para o seu admirável povo, é quase completamente o oposto. Jornalistas são mortos se alguém poderoso desagradarem; os tribunais e os juízes não são totalmente independentes; a Duma [o parlamento russo] tem poucas semelhanças ao que deveria ser; os direitos humanos de várias minorias são violados; a corrupção afeta muitos aspetos do dia-a-dia; e eleições não são nem livres nem justas segundo observadores internacionais.

Como é que cada país se pode proteger e garantir que o seu Estado de Direito não tem interferências externas?

O maior desafio para políticos, altos funcionários e públicos ocidentais é o de compreenderem com quê e com quem eles estão a lidar verdadeiramente. Como disse Baudelaire, o maior truque do Diabo é de persuadir-nos que não existe. Gostemos ou não, estamos em guerra - mas é uma guerra pelas nossas mentes e portanto não uma que a maior parte da Europa ou da América do Norte reconheça.

Cada país tem características únicas, claro, mas acho que podemos identificar algumas defesas. Sensibilizar a população sobre cibersegurança, com campanhas de educação a todos os níveis sociais, comunidades étnicas e escalões etários como faz a Estónia, por exemplo. Sensibilizar a população sobre literacia mediática é também essencial, para ajudar a diferenciar entre o bom jornalismo e a desinformação.

Gostemos ou não, estamos em guerra - mas é uma guerra pelas nossas mentes e portanto não uma que a maior parte da Europa ou da América do Norte reconheça

A nível governamental, melhores e maiores investimentos nas forças de segurança interna - especialmente para reforçar capacidades contra o crime organizado e o crime financeiro. É necessário conjugar esta abordagem com maior investimento nos serviços de segurança e informações - especialmente nas áreas de contraespionagem, contrainformações e contrasubversão. Mas também melhores e maiores recursos para autoridades coordenadoras nacionais; em Portugal, especialmente o Centro Nacional de Cibersegurança e o Gabinete Nacional de Segurança. Tudo isto ajudaria a melhorar a coordenação e a perceção governamental de como as várias vertentes da ameaça "híbrida" se manifestam. Finalmente, criar centros de estudo nacionais para analisar e avaliar as ameaças "híbridas" no século XXI, para assim melhorar os níveis de conhecimento e capacidades de resposta.

https://www.dn.pt/mundo/interior/portugal-e-um-elo-fraco-da-nato-e-um-alvo-apetitoso-para-russos-e-chineses-9713695.html?utm_source=dn.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle&_ga=2.108020422.574468515.1534242555-1736830516.1534242554
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Camuflage em Agosto 15, 2018, 12:34:38 pm
Se tivesse sido escrito por algum chinês, iraniano, russo ou qualquer outro regime opositor aos EUA o artigo seria considerado de propaganda. Vale o que vale a para mim não vale grande coisa pois infelizmente o "especialista" não demonstra qualquer neutralidade mas sim um endoutrinamento politico e tenta endoutrinar outros.

Só faltou mesmo terminar a artigo com: rádio Moscovo não diz a verdade!
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: asalves em Agosto 31, 2018, 11:06:23 am
Por isso é que é importante beber de várias fontes, e saber retirar o que interessa que muitas das vezes é uma frase pequenina ou uma ideia perdida pelo meio, ou até a necessidade da tal propaganda.
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 05, 2018, 09:32:12 pm
Reino Unido conclui que acusados de ataque com agente nervoso pertencem à inteligência russa


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 07, 2018, 01:33:07 pm
Rússia continua a negar envolvimento no caso Skripal


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 19, 2018, 10:38:06 pm
Espionagem russa aumenta na Suíça


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 09, 2018, 10:48:55 pm
Áustria acusa Rússia de espionagem


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 26, 2018, 05:02:10 pm
O Ano em Revista: O polémico caso Skripal


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 31, 2018, 05:38:17 pm
Rússia detém norte-americano por espionagem



Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 02, 2019, 10:20:45 am
Família de Paul Whelan defende a sua inocência


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 11, 2019, 04:30:15 pm
Quadro da Huawei detido na Polónia


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 04, 2019, 06:52:46 pm
PM britânica em Salisbury um ano depois do ataque químico


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Viajante em Agosto 31, 2019, 01:05:51 am
China está a usar o LinkedIn para recrutar espiões

A China tem uma relação muito particular com o Ocidente. Economicamente há uma co-dependência, mas regista-se uma eterna rivalidade e desconfiança entre ambos. O mais recente caso remete para isso, devido ao facto de a China estar a usar o LinkedIn para contratar espiões.

A espionagem tem como principal alvo os países ocidentais, especialmente os Estados Unidos da América. Algo surpreendente neste caso é o facto de estar a ser usada a rede social da Microsoft para o efeito.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/08/linkedin_01.jpg)

Segundo a imprensa internacional, têm sido vários os antigos executivos de governos ocidentais a receber contactos da China para envergarem em projectos de espionagem para este país. Os indivíduos são abordados sobretudo por empresas de recrutamento com propostas aliciantes e com promessas de “remunerações bastante consideráveis”, “acesso ao sistema de investigação chinês” e muito mais.

A procura é feita especialmente por antigos elementos de entidades governamentais devido aos seus conhecimentos e por estarem mais sujeitos a aceitar um novo desafio profissional na sua carreira. Os serviços secretos dos países ocidentais já estão a par da situação e a investigar o assunto que afecta milhares de cidadãos que são aliciados para as actividades de espionagem chinesa.

"We’ve seen China’s intelligence services doing this on a mass scale. Instead of dispatching spies to the U.S. to recruit a single target, it’s more efficient to sit behind a computer in China and send out friend requests to thousands of targets using fake profiles."

William R. Evanina, director dos serviços secretos e de segurança nacional dos Estados Unidos da América

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2016/05/pplware_espionagem00.jpg)

Estes episódios de espionagem por parte da China não são novos, mas o uso do LinkedIn para estes fins é inédito. Não obstante, no passado já ocorreram casos de propagação de desinformação por parte da China usando o Facebook e o Twitter.

Desta vez, o uso do LinkedIn é justificado pelo propósito da plataforma. Ao ser uma rede social especializada em criar contactos profissionais, é o meio indicado para aliciar cidadãos ocidentais a tornarem-se espiões ao serviço da China. Para além disso, o LinkedIn é uma das grandes redes sociais que não estão bloqueadas na China.

Os episódios de espionagem não se limitam apenas à China e ao LinkedIn…

https://pplware.sapo.pt/informacao/china-esta-a-usar-o-linkedin-para-recrutar-espioes/

Entretanto um forista colocou uma reportagem da RTP, sobre a forma como a China pretende "mandar" no mundo:
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lightning em Fevereiro 10, 2020, 08:23:39 pm
O espião do SIS conta tudo sobre as ilegalidades nas secretas
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/espiao-do-sis-conta-tudo-sobre-as-ilegalidades-nas-secretas
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Viajante em Fevereiro 19, 2020, 10:58:59 am
Espiões russos apanhados a “investigar” cabos submarinos

A espionagem pode acontecer aos mais diferentes níveis. A espionagem digital é uma das maiores preocupações, pois alguém pode “descobrir muita coisa” estando simplesmente ligada à rede.

O caso que revelamos hoje é provavelmente diferente de todas as histórias de espionagem que já ouviu falar. Recentemente agentes secretos da Rússia foram apanhados a  “investigar” cabos submarinos!

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/02/F7456D3D-28A6-4F4C-A486-40D0AF931E0F.jpeg)

Segundo o jornal britânico The Sunday Times, agentes secretos da Rússia foram apanhados a “investigar” os cabos submarinos que ligam a Europa à América do Norte. Ainda não se sabe qual o propósito de tal ação, mas o corte de algum dos cabos pode levar a que países fiquem sem internet. O facto de um país ficar desligado da “rede”, influenciará também negativamente a sua economia.

De acordo com o Business Insider, ao todo são mais de 300 os cabos submarinos no fundo dos oceanos que são responsáveis por  97% de todo o tráfego intercontinental. Ao todo são mais de 900 mil quilómetros de cabos submarinos.

De salientar que apesar de toda a importância destes cabos, não existe qualquer tipo de proteção dos mesmos. Além disso, a localização dos mesmo pode ser facilmente descoberta através de imagens que estão disponíveis na internet ou serviços, como é o caso do site Submarine Cable.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/02/mapa.jpeg)

As entidades policiais irlandesas suspeitam que os agentes russos pretendiam encontrar formas de intercetar as comunicações. O objetivo poderá ser a monitorização das transações económicas e as comunicações estabelecidas entre os Estados Unidos e a Europa. No entanto, tal pode ser também uma “forte arma” do governo russo para demonstrar a sua força ao ocidente.

De referir que na Irlanda estão também servidores de vários serviços digitais relevantes que pertencem a empresas como a Google, Facebook, Airbnb ou o Twitter.

https://pplware.sapo.pt/informacao/espioes-russos-apanhados-a-investigar-cabos-submarinos/

Julgo que já tinha sido aqui colocada a notícia original, mas não encontrei!
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: HSMW em Dezembro 21, 2020, 11:30:37 pm

Navalny descobre como foi envenenado depois de ligar a agente russo
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Vitor Santos em Março 22, 2021, 01:47:31 pm
Citar
Operação na fronteira com a Guiana Francesa tem atuação da ABIN

Ágata Norte desenvolve ações na cidade de Oiapoque; objetivo é combater delitos ambientais e crimes transfronteiriços

A ABIN está integrando a Operação Ágata Norte em Oiapoque/AP, na fronteira com a Guiana Francesa. As ações são voltadas ao combate a delitos transfronteiriços e ambientais na Amazônia Oriental.

A Agência tem atuado no fornecimento de informações prévias para apoiar atividades executadas por órgãos parceiros, como o Ministério da Defesa, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Mineração.

As ações reforçam a presença do Estado brasileiro na região. A cooperação entre forças armadas e demais instituições nas ações de combate aos delitos tem sido fundamental para o sucesso da Ágata Norte.

Operação Ágata Norte

As Forças Armadas, em conjunto com órgãos estaduais e federais, realizam em outubro e novembro ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais. A Ágata Norte ocorre em complemento à Operação Verde Brasil 2.

 :arrow: Abin
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Março 31, 2021, 05:50:06 pm
Dois diplomatas russos expulsos de Itália acusados de espionagem


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: typhonman em Março 31, 2021, 11:18:21 pm
(https://static.globalnoticias.pt/jn/image.aspx?brand=jn&type=generate&guid=1ff364e0-1769-46fd-b0c9-ea0776c71001)
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Vitor Santos em Abril 20, 2021, 07:30:34 pm
Le renseignement militaire russe serait à l’origine de l’explosion de deux dépôts de munitons en République tchèque

(https://i.ibb.co/9gNCHzy/mnbv.png)

Le 16 octobre 2014, une explosion dévasta un dépôt de munitions de Vrbětice, loué par le groupe Imex à l’Institut technique militaire [VTU], une société d’État tchèque. Deux employés y laissèrent la vie. Puis, le 3 décembre de la même année, un second entrepôt, où 100 tonnes de munitions étaient stockées, connut le même sort, si ce n’est qu’il n’y eut aucune victime.

Les causes de ces deux explosions demeuraient inconnues quand, le 17 avril, le Premier ministre tchèque, Andrej Babis, et son ministre de l’Intérieur, Jan Hamacek, ont accusé le GRU, c’est à dire le renseignement militaire russe, d’en avoir été à l’origine. Preuves « irréfutables » à l’appui.

Ainsi, selon les services tchèques, deux membres du GRU, Alexander Michkine et Anatoli Tchepiga, sont suspectés d’avoir tenu un rôle de premier plan dans cette affaire. Ces deux-là ne sont pas des inconnus ; en septembre 2018, Londres diffusa deux mandats d’arrêt les concernant en raison de leur implication dans la tentative d’assassinat du colonel Sergueï Skripal [un ancien du GRU] et de sa fille avec des Novitchok, un puissant neuroparalytique mis au point par l’Union soviétique, à l’époque de la Guerre Froide.

Selon Prague, les deux espions du GRU seraient donc arrivés en République tchèque le 11 octobre 2014, dans le but affiché de visiter les entrepôts de munitions situés à Vrbětice en se faisant passer pour des clients travaillant pour le compte de la Garde nationale du Tadjikistan. Pour cela, ils auraient présenté des passeports moldave et tadjik, aux noms de « Rouslan Bochirov » et d' »Alexander Petrov ». Soit les mêmes identités qu’ils utiliseront en 2018 pour entrer au Royaume-Uni afin d’éliminer le colonel Skripal.

Quant au mobile, il aurait un lien avec une autre affaire, celle de l’industriel bulgare Emilian Gebrev, victime, lui aussi, d’une tentative d’assassinat en avril 2015. Tentative aussi mise sur le compte du GRU… et plus précisement sur celui de l’Unité 29155 de son 161e centre de formation spéciale. Unité qui laisse décidément beaucoup de traces derrière elle…

En effet, d’après la presse tchèque, l’entrepôt visé abritait des équipements militaires que l’homme d’affaires bulgare s’apprêtait à revendre à l’Ukraine. A priori, la première explosion n’aurait pas dû avoir lieu sur le territoire tchèque mais lors du transfert de la cargaison. Même chose pour la seconde.

Quoi qu’il en soit, le rôle prêté au GRU dans cette affaire a donc motivé la décision du gouvernement tchèque d’expulser 18 « diplomates » russes du pays. En retour, Moscou a annoncé l’expulsion de 20 diplomates tchèques, voyant dans les accusations de M. Babis une « provocation » et un « acte d’hostilité ».

Ces dernières années, le service de contre-espionnage tchèque, le BIS, a régulièrement dénoncé les agissements du renseignement russe en République tchèque, les accusant de mener une « guerre de l’information » afin de « déstabiliser le pays ». Le tout en ne manquant pas de souligner qu’environ un tiers des 150 « diplomates » de l’ambassade de Russie à Prague seraient des « officiers de renseignement travaillant sous couverture ». Ce qui paraît disproportionné au regard de la taille de la République tchèque…

Cela étant, il y encore quelques jours, Jan Hamacek avait proposé que se tienne à Prague une rencontre entre le président américain, Joe Biden, et son homologue russe, Vladimir Poutine. Et il était même question que la République tchèque se procurât de vaccin russe anti-covid Sputnik V. Il faut dire que la situation politique du pays est compliquée, avec un président, Miloš Zeman, ouvertement pro-Kremlin, et un Premier ministre plutôt pro-européen [ce qui ne l’empêche pas d’être critique à l’égard de l’UE], qui a condamné l’annexion de la Crimée en 2014.

 :arrow:  http://www.opex360.com/2021/04/19/le-renseignement-militaire-russe-serait-a-lorigine-de-lexplosion-de-deux-depots-de-munitons-en-republique-tcheque/
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 11, 2021, 05:07:54 pm
Polícia alemã prende alegado espião russo


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Viajante em Agosto 12, 2021, 03:52:08 pm
Polícia alemã prende alegado espião russo



Nova Guerra Fria? Vários espiões russos detidos este ano

(https://multinews.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/08/berlim-1-scaled-e1598626875294.jpg)

A polícia alemã deteve um cidadão britânico acusado de ser um espião ao serviço da Rússia, funcionário da Embaixada de Londres em Berlim. Mas este não é caso único e já houve outras detenções este ano a lembrar o período de Guerra Fria.

Neste caso mais recente, segundo o Ministério Público alemão, o detido é suspeito de levar a cabo atividades de espionagem pelo menos desde novembro, tendo mesmo transmitido documentos confidenciais aos serviços de inteligência russos.

A atividade de espionagem russa está a atingir níveis da Guerra Fria, admitiram especialistas dos serviços secretos da Alemanha em junho.

Durante a Guerra Fria, Berlim ficou conhecida como “a capital dos espiões” porque a cidade estava na linha da frente do confronto entre soviéticos e ocidentais. Havia espiões em ambos os lados da cidade dividida e negociavam-se trocas de espiões detidos.

No entanto, desde a queda do Muro de Berlim em 1989 e o fim da Guerra Fria, acreditava-se que as atividades de espionagem tinham quase desaparecido. Mas as detenções deste ano mostram que a atividade de espionagem ainda está bastante ativa.

Em março, seis cidadãos búlgaros, incluindo altos funcionários do Ministério da Defesa e dos serviços de inteligência, foram acusados de espionagem. Pelo menos cinco ex-militares e membros ativos do exército da Bulgária foram detidos.

Esta investigação, segundo as autoridades búlgaras, foi de extrema importância para a segurança, da União Europeia, NATO e Estados Unidos.

Em maio, foi a vez de as autoridades polacas anunciarem a detenção de um homem suspeito de ser um espião russo. O suspeito, de 43 anos, foi acusado de “fornecer aos serviços secretos russos informações militares e dados sobre entidades e cidadãos polacos”.

https://multinews.sapo.pt/atualidade/nova-guerra-fria-varios-espioes-russos-detidos-este-ano/
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: P44 em Agosto 12, 2021, 03:56:23 pm
Imaginem!!

um jovem, colocou imagens de F16's portugueses num forum!! e não é que essas fotos, foram apagadas por ser consideradas "secret defense"!!

 :rir:  :lol:


Nada mudou...
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Get_It em Agosto 12, 2021, 06:39:35 pm
Há aqui quem ainda se devem lembrar do colega que teve problemas por ter colocado aqui no fórum fotografias tiradas, a partir do lado de fora dos ENVC, a um dos primeiros NPO quando ainda estava em construção.

Também nada mudou. Continua a ser um sistema de armas altamente moderno e top secret.

Cumprimentos,
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: P44 em Agosto 13, 2021, 10:39:08 am
Há aqui quem ainda se devem lembrar do colega que teve problemas por ter colocado aqui no fórum fotografias tiradas, a partir do lado de fora dos ENVC, a um dos primeiros NPO quando ainda estava em construção.

Também nada mudou. Continua a ser um sistema de armas altamente moderno e top secret.

Cumprimentos,

Não foi do lado de fora, ele conseguiu "infiltrar-se" nos ENVC e até tirou fotos dentro dos navios em construção. Tá bem que era só chapa, mas mesmo assim...
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Get_It em Agosto 13, 2021, 06:53:14 pm
Não foi do lado de fora, ele conseguiu "infiltrar-se" nos ENVC e até tirou fotos dentro dos navios em construção. Tá bem que era só chapa, mas mesmo assim...
Obrigado pela correcção. Das fotografias dele já só me lembro de umas que acho que foram tiradas ao NPO com uma vedação à frente.

Cumprimentos,
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: typhonman em Agosto 14, 2021, 07:04:05 pm
Há aqui quem ainda se devem lembrar do colega que teve problemas por ter colocado aqui no fórum fotografias tiradas, a partir do lado de fora dos ENVC, a um dos primeiros NPO quando ainda estava em construção.

Também nada mudou. Continua a ser um sistema de armas altamente moderno e top secret.

Cumprimentos,

Não foi do lado de fora, ele conseguiu "infiltrar-se" nos ENVC e até tirou fotos dentro dos navios em construção. Tá bem que era só chapa, mas mesmo assim...

Sim, era o nosso programa de destroyers, que foi por água abaixo devido a este espião....
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 11, 2021, 11:37:15 am
Caso de espionagem na marinha norte-americana


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: P44 em Outubro 11, 2021, 02:49:39 pm
A Nuclear Engineer and his wife are arrested by the FBI for selling US Navy Submarine Reactor Data to a Foreign Country
By Ryan White -October 10, 2021

(https://navalpost.com/wp-content/uploads/2020/08/us-navy-virginia-class-submarine-scaled-1-696x443.jpg)

According to court documents, a US Navy nuclear engineer and his wife were charged with repeatedly attempting to pass secrets about US nuclear submarines to a foreign government in an alleged espionage scheme found by the FBI.

The investigation began when the FBI obtained a package that had been sent to another country with operational manuals, technical details, and an offer to establish a covert relationship. The package was intercepted in the other country’s mail system and sent to an FBI legal attaché. The package was containing U.S. Navy documents, a letter, and instructions for how to conduct encrypted communications with the person offering the information. The letter in the package said: “Please forward this letter to your military intelligence agency. I believe this information will be of great value to your nation. This is not a hoax.”

The FBI followed the package’s instructions and started an encrypted communication with the sender, who offered Navy secrets in exchange for $100,000 in cryptocurrency. The FBI persuaded the sender to leave information at a dead drop in exchange for cryptocurrency payments through a series of transactions. The FBI arrested Jonathan and Diana Toebbe on October 9, after he placed yet another SD card at a pre-arranged “dead drop” at the second location in West Virginia.

The secret material in question includes plans for submarines that could be beneficial to a variety of countries. Because the reactors are fueled by highly enriched uranium, which can also be converted to bomb fuel for nuclear weapons, nuclear propulsion is one of the most tightly guarded secrets in the US Navy.

(https://navalpost.com/wp-content/uploads/2021/03/submarine-nuclear-reactor.jpg)

The details of the incident according to US Department of Justice as follows:
Jonathan and Diana Toebbe were arrested in Jefferson County, West Virginia by the Federal Bureau of Investigation (FBI) and the Naval Criminal Investigative Service (NCIS) on Saturday, October 9, 2021.  They will have their initial appearances on Tuesday, October 12, 2021, in federal court in Martinsburg, West Virginia.  For almost a year, Jonathan Toebbe, 42, aided by his wife, Diana, 45, sold information known as Restricted Data concerning the design of nuclear-powered warships to a person they believed was a representative of a foreign power.  In actuality, that person was an undercover FBI agent. The Toebbes have been charged in a criminal complaint alleging violations of the Atomic Energy Act.

“The complaint charges a plot to transmit information relating to the design of our nuclear submarines to a foreign nation,” said Attorney General Merrick B. Garland.  “The work of the FBI, Department of Justice prosecutors, the Naval Criminal Investigative Service, and the Department of Energy was critical in thwarting the plot charged in the complaint and taking this first step in bringing the perpetrators to justice.”

Jonathan Toebbe is an employee of the Department of the Navy who served as a nuclear engineer and was assigned to the Naval Nuclear Propulsion Program, also known as Naval Reactors. He held an active national security clearance through the U.S. Department of Defense, giving him access to Restricted Data. Toebbe worked with and had access to information concerning naval nuclear propulsion including information related to military sensitive design elements, operating parameters, and performance characteristics of the reactors for nuclear-powered warships.

The complaint affidavit alleges that on April 1, 2020, Jonathan Toebbe sent a package to a foreign government, listing a return address in Pittsburgh, Pennsylvania, containing a sample of Restricted Data and instructions for establishing a covert relationship to purchase additional Restricted Data. The affidavit also alleges that, thereafter, Toebbe began corresponding via encrypted email with an individual whom he believed to be a representative of the foreign government. The individual was really an undercover FBI agent.  Jonathan Toebbe continued this correspondence for several months, which led to an agreement to sell Restricted Data in exchange for thousands of dollars in cryptocurrency.

On June 8, 2021, the undercover agent sent $10,000 in cryptocurrency to Jonathan Toebbe as “good faith” payment.  Shortly afterwards, on June 26, 2021, Jonathan and Diana Toebbe traveled to a location in West Virginia.  There, with Diana Toebbe acting as a lookout, Jonathan Toebbe placed an SD card concealed within half a peanut butter sandwich at a pre-arranged “dead drop” location.  After retrieving the SD card, the undercover agent sent Jonathan Toebbe a $20,000 cryptocurrency payment.  In return, Jonathan Toebbe emailed the undercover agent a decryption key for the SD Card.  A review of the SD card revealed that it contained Restricted Data related to submarine nuclear reactors.  On August 28, 2021, Jonathan Toebbe made another “dead drop” of an SD card in eastern Virginia, this time concealing the card in a chewing gum package.  After making a payment to Toebbe of $70,000 in cryptocurrency, the FBI received a decryption key for the card.  It, too, contained Restricted Data related to submarine nuclear reactors.  The FBI arrested Jonathan and Diana Toebbe on October 9, after he placed yet another SD card at a pre-arranged “dead drop” at a second location in West Virginia.

https://navalpost.com/us-navy-submarine-reactor-espionage/
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 31, 2021, 06:24:07 pm
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitan em Março 17, 2022, 11:25:44 am
https://www.reuters.com/world/europe/slovakia-expels-three-russian-embassy-staff-foreign-ministry-2022-03-14/

Slovakia expels three Russian embassy staff; report of arrests for espionage

PRAGUE, March 14 (Reuters) - Slovakia has decided to expel three Russian embassy staff based on information from the secret service and they must leave the country within 72 hours, the foreign ministry said on Monday.

"The Ministry of Foreign Affairs... at the same time strongly urges the Embassy of the Russian Federation that their representatives perform their activities in line with the Vienna Convention on Diplomatic Relations," it said in a statement.

The ministry did not give any details.

Slovak news website www.dennikn.sk said without citing its sources that police arrested at least three Slovaks - a colonel from the Defence Ministry, a member of the Slovak counterintelligence service SIS, and a person related to a news website that the government shut down this month for spreading misinformation - for suspected espionage for Russia.

A spokesman for the police declined to comment, saying police representatives would hold a news conference on the matter on Tuesday.

The country's Defence Minister, Jaroslav Nad, pasted a screenshot of the dennikn.sk article on his Facebook page and wrote that he could confirm that military intelligence provided police with "key intelligence information, including clear evidence" related to the case, but he gave no details.

"This is only the beginning, I believe the structure has opened through nicely. And we will go further. Clearly and thoroughly," the minister wrote.

The Russian embassy in Bratislava had no immediate comment.
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Viajante em Maio 06, 2022, 12:11:55 pm
Caso “Pegasus”: pista marroquina põe em perigo pazes entre Madrid e Rabat

(https://images.impresa.pt/expresso/2022-04-07-GettyImages-1239817224.jpg-ba9a4ce9/original/mw-860)

As explicações do Governo de Pedro Sánchez não convencem os lesados pelo escândalo de espionagem, que insistem na exigência de demissões. Caso divide não só a coligação no poder, como o próprio PSOE. O restabelecimento da relação diplomática de Espanha com Marrocos está no centro das suspeitas

https://expresso.pt/internacional/2022-05-06-Caso-Pegasus-pista-marroquina-poe-em-perigo-pazes-entre-Madrid-e-Rabat-50d69a43
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 06, 2022, 03:33:30 pm
Irão publica alegadas confissões de espionagem de dois franceses


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: embaixada em Janeiro 10, 2023, 01:47:49 pm
Ana Montes: Top spy freed in US after more than 20 years
https://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-64200872
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 20, 2023, 01:08:18 pm
Dois irmãos suecos condenados por espionarem a favor da Rússia


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 17, 2023, 03:42:11 pm
Britânico condenado a 13 anos por espionagem a favor da Rússia


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Abril 26, 2023, 08:42:25 pm
Investigação revela rede de espiões russos nas representações diplomáticas


Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: papatango em Maio 22, 2023, 04:31:33 pm
Bom...

Pelo menos em Portugal, não precisamos de espiões nas representações diplomáticas ...

O pessoal da KGB/FSB anda livremente das ruas e tem acesso direto `Assembleia da República e a algumas Câmaras Municipais.

O caso da associação de nacionalistas russos EDINTSVO de Setubal, é apenas um exemplo da forma como os russos operam.
Portugal não é o único caso em que estas organizações pseudo-culturais como a "Edinstvo" demonstram ser na prática, organizmos de terror ligados às policias secretas.

Maria das Dores Meira, antiga presidente da Câmara Municipal de Setubal, até ao final de 2022 ainda estava sob investigação para determinar porque razão, a organização russa se embebeu tão facilmente na câmara.

Maria das Dores Meira, poderia não ser uma espia russa e agir apenas por razões dogmaticas, e apoiar a Russia porque é anti-america, como qualquer comunista fanático que se preze.
O que salta aqui à vista, é que o sistema russo de recolha de informações, que de forma criminosa terá conseguido obter, com o apoio do Partido Comunista, informação com valor tático para aplicação nas atividades terroristas russas na Ucrânia, passou por debaixo das barbas do SIS.

O mesmo SIS que parece que é eficiente, para capturar computadores  que estão na posse de adjuntos trauliteiros, e depois de as chefes de gabinete igualmente trauliteiras, não conseguirem fazer o seu trabalho, mesmo agarrando-se com unhas e dentes à sacola do prevaricador.

Depois ainda vemos o ex-deputado Filipe, recentemente escorraçado do parlamento pelo povo de Santarém, vir "cuspir" as mais odiosas aleivosidades, afirmando que os dois agentes adormecidos do FSB/KGB de Setubal, eram apenas vítimas de uma grande cabala anti-russa.
Antonio Filipe fez-me lembrar Donald Trump, a queixae-se da caça às bruxas, quando é óbvio que os indicios os afundam até ao pescoço.

Já em Janeiro deste ano, há quatro meses atrás, vieram a público mais informações sobre a óbvia ligação do casal Kashin a Putin e aos movimentos nazista russos.
https://cnnportugal.iol.pt/setubal/refugiados/setubal-russos-investigados-no-acolhimento-de-ucranianos-foram-intermediarios-do-patriarcado-de-moscovo/20230119/63c6cfb80cf28f3e15c7c543 (https://cnnportugal.iol.pt/setubal/refugiados/setubal-russos-investigados-no-acolhimento-de-ucranianos-foram-intermediarios-do-patriarcado-de-moscovo/20230119/63c6cfb80cf28f3e15c7c543)

O problema aqui, como noutros casos, é a facilidade com que estes organismos se assentam em Portugal, protegidos pelo partido comunista, sem que o SIS tenha capacidade para lá chegar.

Falamos muito da falta de meios dos militares, mas naturalmente não temos ideia do que se passa nos serviços de informações ( talvez seja melhor assim ).

Mas nada nos impede de extrapolar ...

Considerando o que aconteceu na República Federal da Alemanha, o SIS deve ser pouco mais que o pobre recanto, onde não há meios, não há dinheiro e não há sequer forma de pagar a informadores.
A KGB vê Portugal como um paraiso. Até tem informadores nas comissões parlamentares de inquérito...
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 16, 2023, 01:57:12 pm
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: tiago.r.ribeiro@gmail.com em Agosto 21, 2023, 03:28:14 pm
Se tivesse sido escrito por algum chinês, iraniano, russo ou qualquer outro regime opositor aos EUA o artigo seria considerado de propaganda. Vale o que vale a para mim não vale grande coisa pois infelizmente o "especialista" não demonstra qualquer neutralidade mas sim um endoutrinamento politico e tenta endoutrinar outros.

Só faltou mesmo terminar a artigo com: rádio Moscovo não diz a verdade!
Hoje tem a mesma opinião?
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 22, 2023, 05:07:37 pm
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 28, 2023, 09:38:35 am
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 04, 2023, 01:35:02 pm
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 08, 2023, 10:56:48 am
Vídeo da CIA, dirigido aos seus colegas Russos:

Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 11, 2023, 02:33:29 pm
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 18, 2023, 11:32:04 am
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: HSMW em Fevereiro 27, 2024, 12:38:21 am

O papel da CIA e do MI6 no conflito da Ucrânia.

Mais uma vez, quem controla a informação controla tudo.
Título: Re: Serviços Secretos em Acção
Enviado por: papatango em Fevereiro 28, 2024, 12:17:54 pm
Não se trata de controlar a informação, trata-se de colheita de informação, que são coisas completamente diferentes.

Pensar que a CIA tem os seus espiões dentro de um Bunker não deixa de ser engrçado ...  :mrgreen:
E dentro de um bunker na Ucrânia atacam satélites chineses...

É evidentemente óbvio que existem agentes da CIA na Ucrânia, como existem agentes da KGB/FSB, GRU e por aí fora, nos Estados Unidos, na França, na Inglaterra e em Portugal, por exemplo.

As células adormecidas de russos são enormes e as redes muito bem oleadas.
Por cada "bunker" da CIA na Ucrânia há pelo menos dez bunkers da FSB/KGB na europa ocidental, com obetivos politicos, desestabilização, financiamento de grupos de terror, sindicatos, e em caso de necessidade assassinatos de politicos chave.

CIA ?   :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A maior parte do acesso à informação militar mais importante, não é necessáriamente da CIA.
A CIA é mais conhecida e é mais facil organizar as ideias dessa maneira.
As pessoas parece não entenderem que há estruturas de recolha de informação dos americanos, que nada têm a ver com a CIA.
Só as dificuldades de relacionamento entre a CIA e o Pentagono seriam suficientes para duvidar de tal estrutura.

Ela provavelmente até existe, duvido é que tenha muito a ver com a CIA. O mais provavel é que tenha a ver com algo conhecido como INSCOM, ou seja, os serviços de «inteligência» militares. Que a CIA esteja relacionada com a operação, para ocultar os militares isso também não é de excluir.


A CIA, teve importância - por exemplo - na determinação das posições e objetivos operacionais das forças russas em Fevereiro de 2022 quando começou esta fase da guerra. Mas isso foi feito a partir de recolha de informação dentro da Russia, de operacionais e colaboradores dentro das estruturas russas, e não foi feito de certeza a partir de um bunker na Ucrânia.