Acidente no Afganistão

  • 5 Respostas
  • 2848 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Acidente no Afganistão
« em: Abril 23, 2006, 08:05:13 pm »
Fonte: Portugal Diário

Citar
Dois militares portugueses sofreram hoje ferimentos ligeiros durante o treino de tiro de manutenção da força estacionada em Cabul, no Afeganistão, informou o gabinete de relações públicas do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

Em comunicado, o EMGFA refere que o acidente, ocorrido com uma metralhadora pesada Browning, provocou ferimentos ligeiros nos membros inferiores de dois militares portugueses estacionados em Cabul.

Os ferimentos foram provocados por estilhaços que atingiram um dos membros inferiores de um primeiro sargento e os membros inferiores de um soldado, que receberam tratamento médico no Hospital Militar Alemão, situado no aquartelamento de Camp Warehouse, onde se encontra a companhia de comandos.

Os militares feridos, que estão a ser acompanhados por enfermeiros portugueses do destacamento nacional, já contactaram directamente com os familiares para as tranquilizarem, acrescenta o comunicado do EMGFA.

O acidente ocorreu no Centro de Treino Multinacional de Cabul, local de treino regular e onde na altura se encontravam 40 militares a treinar.


Se alguém souber de mais detalhes, por favor "poste-os" aqui...
Obrigado.
Pode ser MUITO interessante.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 23, 2006, 09:11:01 pm »
munições defeituosas?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 23, 2006, 09:20:06 pm »
Não sei, Miguel. Aguardo que algum perito apareça...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

FFAP

  • 98
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 23, 2006, 10:28:44 pm »
Boas


   Se estes dois militares estavam a fazer tiro de .50 não sei como é possivel terem-se ferido nos membros inferiores... ainda por cima foram feridos por estilhaços... ao fazer tiro de .50 ou mesmo de 7.62(isto no caso da MG3) o que pode acontecer é o chamado encamisamento, (vou tentar explicar mas não garanto que a explicação esteja 100% correcta), que é quando uma munição pura e simplesmente parte dentro do cano, para resolver esta situação usa-se uma ferramente especifica para retirar a munição ou como já me aconteceu retira-se o cano coloca-se outro e continua-se o tiro.
   Também pode ter acontecido qualquer tipo de avaria na arma, mas o que se faz neste caso é abrir a tampa da caixa da culatra e retirar a fita de munições e colocar a arma em segurança, e nenhuma destas operações coloca em perigo os membros inferiores de um militar, antes pelo contrário coloca sim em perigo os membros superiores .
    Não sei se com esta explicação tirei alguma duvida ou se terei colocado mais alguma...
    Acho que o melhor é mesmo esperarmos por mais explicações.
Um abraço

EX MERO MOTU
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5878
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 24, 2006, 11:55:28 am »
Penso que a reportagem do correio da manhã assemelha-se um pouco á explicação do FFAP.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=21&p=200
Potius mori quam foedari
 

*

[Mumia_]

  • 66
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 28, 2006, 04:12:31 pm »
bom.. é sempre dificil explicar certas coisas.. mas realmente e um pouco estranho quando nos dizem que uma Browning provocou ferimentos nos membros inferiores... o que poderá ter acontecido com esta tao bela mas perigosa arma.. foi ter encravado.. alguma muniçao defeituosa... mal uso.. tantas outras coisas... apesar que seria mais facil de provocar lesoes nos menbros superiores... a mim diz-me logo que estariam a efectuar tiro com o tripe da mesma arma de certeza... e sentados para efectuar o tiro... so assim vejo possivel isso... resumindo.. o k interessa é que se encontrem bem de saúde...

uma so ultima coisa... esta arma nao tem sistema de segurança...:wink:

esperemos novas noticias... e que sejam boas...
"Quem faz do perigo o seu pão, do sofrimento seu irmão e da morte sua companheira"