POR QUE RAZÃO SE SUICIDAM POLÍCIAS

  • 44 Respostas
  • 16829 Visualizações
*

ribeiro86

  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Novembro 28, 2008, 02:06:42 pm »
Citação de: "Trafaria"
Também nao acho que os aspectos monetários sejam de especial relevância. Até porque esse é um aspecto à priori bem conhecido - e talvez o único - por todos os que se alistam.
Eu pergunto: quantas saídas profissionais dão €920,00 mensais (limpos) ao fim de 6 meses de formação?


Depende. O aspecto monetário pode ser problema ou não, tudo depende da região do país onde se vive e trabalha. Por exemplo um salário de 800€ para um militar que viva na zona de Braga, seja casado e esposa tambem seja remunerada com o mesmo valor, é bastante bom. Já não direi o mesmo para o mesmo caso só que tendo residencia em Lisboa.
Na questão das remunerações a região do país conta e muito.
Compensa mais ser militar/policia na zona do Vale do Cavado, do que no Vale do Tejo, seja a nivel de alimentação, seja habitação..etc.
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 28, 2008, 02:09:43 pm »
O salário na PSP é muitas vezes criticado, realmente para quem mete a vida em perigo e está constantemente a lidar com  pressão psicológica e com desgaste físico, devido a trabalhar por turnos, 920 não é muito mas este ordenado em principio de carreira, eu acho um bom salário, conheço licenciados a trabalhar nas áreas dos seus cursos a ganhar menos.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #17 em: Novembro 28, 2008, 03:03:42 pm »
ribeiro86,
Desculpe-me mas julgo estar enganado em relação à dicotomia que faz entre Lisboa e Braga. É simples: em Lisboa há mais por onde escolher, as opções são muito mais. Dou-lhe dois exemplos, que conheço, que vivi recentemente: em Lisboa come-se mais barato que em Braga e também fiquei com a impressão de que os preços nos supermercados são genericamente mais baixos na capital.
Esta é das tais coisas que convém desmistificar.

Açoriano,
Na policia nao somos todos os que estamos constantemente a lidar com o perigo, com o desgaste, etc... etc.... na verdade esses são uma pequena minoria e nao ficam a vida toda nessas esquadras. E também é verdade que conheço alguns que até as preferem... a vida policial é uma pasmaceira para mais de 80% de nós (nao incluo aqui aqueles para quem qualquer actividade que nao tenha a ver com dormir e curtir seja uma chatice).
Também aqui há um certo misticismo de que os sindicatos são prodigos a tirar proveito.

Nao quero todavia dizer com isto que os policias são bem pagos - de maneira nenhuma. Só quis realçar que há profissões bem mais mal pagas e nao é por isso que se suicidam ou pelo menos não é apontada como 1ª razãp...
::..Trafaria..::
 

*

Gina

  • 690
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Novembro 28, 2008, 05:21:26 pm »
Citação de: "Trafaria"
Na policia nao somos todos os que estamos constantemente a lidar com o perigo, com o desgaste, etc... etc.... na verdade esses são uma pequena minoria e nao ficam a vida toda nessas esquadras. E também é verdade que conheço alguns que até as preferem... a vida policial é uma pasmaceira para mais de 80% de nós (nao incluo aqui aqueles para quem qualquer actividade que nao tenha a ver com dormir e curtir seja uma chatice).
Também aqui há um certo misticismo de que os sindicatos são prodigos a tirar proveito.

Nao quero todavia dizer com isto que os policias são bem pagos - de maneira nenhuma. Só quis realçar que há profissões bem mais mal pagas e nao é por isso que se suicidam ou pelo menos não é apontada como 1ª razãp...


Concordo plenamente...
Tenho amigos que não fazem nenhum na PSP... literalmente, nenhum!!! E há outros que fartam-se de trabalhar e de apertar o cinto... "há gostos para tudo" por assim dizer...
Quanto ao ordenado... falo por mim, não é muito bom, mas também não é mau de todo... eu ganho pouco mais que o ordenado mínimo, pago renda, contas, comida e transportes... sobra pouco para o cafezinho... com 800 euros governava-me bem melhor!  :wink:
Sorri :) Para que a vida te sorria de volta!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #19 em: Novembro 28, 2008, 06:26:20 pm »
Gina,
Eu tendo a resumir estas coisas a um único vector: inteligência emocional.
Nunca tive um patrão que me pagasse tão bem e que tanto respeitasse os meus direitos como a PSP. Quando encontrar faço o mesmo que fiz com os anteriores, mudo-me.

Sem generalizações obtusas nem pretender colar etiquetas em ninguém.
Tenho colegas (dos tais deslocados) que ocupam e aproveitamos os tempos livres (e na policia até há bastantes) das mais variadas formas: praticando desporto, aprendendo musica, frequentando bibliotecas, exposições, estudando, etc, etc… O que não faltam em Lisboa são sítios onde tudo isso é gratuito. Por norma esses não se queixam da vida.

Tenho outros que “aproveitam” o distanciamento da família e do ambiente natural - uns porque pela 1ª vez se vêem com algum dinheiro na mão que possam chamar de seu e outros porque pela primeira vez se viram livre das baias do papá - para fazerem (as primeiras) incursões pelo mundo da prostituição, pelos bares, discotecas, etc… estão sempre aflitos para que termine o turno para irem a correr não se sabe para onde. Esses, decorridos 6 meses, dizem mal da vida, da policia, de tudo e de todos…

A esmagadora maioria nao se enquadra nestes extremos.

joka.
::..Trafaria..::
 

*

bruno loureiro

  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Novembro 28, 2008, 06:58:10 pm »
Citar
Nunca tive um patrão que me pagasse tão bem e que tanto respeitasse os meus direitos como a PSP. Quando encontrar faço o mesmo que fiz com os anteriores, mudo-me.


Concordo plenamente, quem não está bem, só resta ..
Cumpre  o  teu  último  objectivo,  como  se  fosse  o  primeiro !!!!
 

*

ribeiro86

  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Novembro 29, 2008, 02:12:15 am »
Citação de: "Trafaria"
ribeiro86,
Desculpe-me mas julgo estar enganado em relação à dicotomia que faz entre Lisboa e Braga. É simples: em Lisboa há mais por onde escolher, as opções são muito mais. Dou-lhe dois exemplos, que conheço, que vivi recentemente: em Lisboa come-se mais barato que em Braga e também fiquei com a impressão de que os preços nos supermercados são genericamente mais baixos na capital.
Esta é das tais coisas que convém desmistificar.

Açoriano,
Na policia nao somos todos os que estamos constantemente a lidar com o perigo, com o desgaste, etc... etc.... na verdade esses são uma pequena minoria e nao ficam a vida toda nessas esquadras. E também é verdade que conheço alguns que até as preferem... a vida policial é uma pasmaceira para mais de 80% de nós (nao incluo aqui aqueles para quem qualquer actividade que nao tenha a ver com dormir e curtir seja uma chatice).
Também aqui há um certo misticismo de que os sindicatos são prodigos a tirar proveito.

Nao quero todavia dizer com isto que os policias são bem pagos - de maneira nenhuma. Só quis realçar que há profissões bem mais mal pagas e nao é por isso que se suicidam ou pelo menos não é apontada como 1ª razãp...


Permite-me discordar, mas garanto-te que não consegues, com o mesmo rendimento mensal, ter melhor qualidade de vida em Lisboa que em Braga ou Aveiro. Posso pegar logo pela habitação que é carissima em Lisboa e por vezes em zonas problematicas. Quanto aos preços nos hipermercados não te sei dizer, mas acredito que sejam ela por ela. Agora em termos de alimentação não sei que restaurantes frequentas-te em Braga, mas garanto-te que almoças ou jantas bem mais barato que em Lisboa. As diarias podem rondar preços entre 3€ e 6€, coisa que em Lisboa eu não consigo encontrar, fora shoppings claro. Paguei sempre mais de 8€ para almoçar ou jantar em Lisboa.
Está provado já há bastante tempo que Lisboa é a cidade com custo de vida mais caro em Portugal.

Cumps
 

*

mfisco

  • 2
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Novembro 29, 2008, 11:01:53 pm »
é certo que o dinheiro não é a única causa, concordo, também é certo que para chegar aos valores referidos é necessário reunir alguns factores.

certamente que existem profissões mais mal pagas.


não podemos olhar para quem está pior, penso que devemos procurar chegar aos niveis de quem está melhor.

devemos pagar bem aos agentes de autoridade, mas acima de tudo devemos exigir deles profissionalismo, competência, dedicação.


Nos postos territoriais da GNR os militares estão sugeitos a um regime de folgas, que penso que mais nenhum trabalhador do sector público ou privado está.

Trabalham sete dias e folgam ao oitavo. não existe uma folga semanal, mas sim TRABALHAS SETE DIAS SEGUIDOS E DEPOIS TENS UMA FOLGA.... TRABALHAS MAIS SETE DIAS E VOLTAS TER OUTRA FOLGA....


ISTO NÃO É UMA FOLGA SEMANAL

é certo que além destas folgas tem mais uma folga semanal


na minha opinião os guardas da GNR deviam ter duas folgas semanais ou então fazerem serviços de seis horas com uma folga semanal.
 

*

JPereira

  • 36
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Novembro 30, 2008, 08:08:52 pm »
Ai uma nota ao camarada trafaria, olha que há malta na psp ( e falo por mim ) que deixa o corpo no serviço, sua o que for preciso e ás vezes as zonas onde se passa são no minimo estranhas!  :wink:


Abraços!
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Janeiro 09, 2009, 02:05:58 pm »
Um militar da GNR, de 28 anos, suicidou-se ontem com um tiro na cabeça, usando a sua arma pessoal (revólver). O corpo foi encontrado por um popular, pelas 09h30, dentro da viatura do guarda, numa zona erma junto a Brancanes, concelho de Olhão.

É o segundo suicídio de elementos da GNR, este ano, sendo as duas vítimas naturais de Alcáçova. Em 2008 registaram-se 13 suicídios na corporação e, em 2007, oito casos.

Ainda mal começou o ano e já vão 2.
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Janeiro 09, 2009, 02:09:37 pm »
Não sei mas acho que esta reestruturação na GNR  que está a colocar muitos militares longe de casa, vai fazer com que este número engorde!
 

*

pedro82

  • 236
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Janeiro 09, 2009, 02:14:51 pm »
Citação de: "Açoriano"
Não sei mas acho que esta reestruturação na GNR  que está a colocar muitos militares longe de casa, vai fazer com que este número engorde!



Concordo... Infelizmente acho que é bem possivel... Conheço um Sargento-Ajudante que ja está no mesmo local á 14 anos e agora com a nova restruturação corre esse risco de ser colocado bem longe de casa...
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6307
(sem assunto)
« Responder #27 em: Janeiro 10, 2009, 01:04:47 pm »
Não conheço a realidade da GNR ou da PSP mas tenho muitos antigos camaradas meus que lá estão. Acredito que é uma vida de desgaste e não é especialmente bem paga mas quem vai para lá em principio deve saber ao que vai. Mas pelas conversas que temos compreendi que muito boa gente vai para lá com uma visão dourada do que é ser agente da lei.

Sem estofo psicológico, sem capacidade para lidar com os contratempos inerentes (escalas de serviço, distancia em relação a casa, incapaz de viver e lidar com a brutalidade e realidade do que encontram diariamente, etc).

Não acredito que se "cá fora" houvesse uma acesso alargado a armas os índices de suicídio fossem muito superiores, afinal quem quer por termo há vida falo-a de qualquer maneira.

Penso que o problema está na própria selecção e formação do pessoal.
 

*

D.Tapadas

  • 48
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Janeiro 12, 2009, 12:31:54 pm »
pessoal eu sinceramente nao consigo perceber o motivo desta razÃO, eu tou a concorrer ao concurso que abriu o ano passado para tentar engreçar na GNR e ja pessei por tanto, dificuldades e secrificios por este sonho, como é k eu pessoa k esta la dentro ja e k teem uma carreira pela frente fax isto

cumprimentos pessoal
TODOS UNIDOS PELO MESMO
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6307
(sem assunto)
« Responder #29 em: Janeiro 12, 2009, 03:57:30 pm »
A maior parte dos elementos que actualmente ingressam nas FS a única coisa que fizeram antes na vida foi "estudos e borgas" com muitos deles a serem os chamados "filhinhos do papá". Isso, junto com o facto da selecção estar vocacionada para isso mesmo (ter sido militar geralmente é um contratempo para entrar e se tiver pertencido às forças especiais pior), somando ao facto de os CFA, CFG serem de uma duração reduzida e por isso incapazes de fazer uma triagem aprofundada, conjugam uma serie de factores de risco.

Acredito que com uma formação nunca inferior a 2 anos e meio e novos padrões de selecção o nº de casos teria tendência a decrescer.