Novo blogue Talabarte

  • 3 Respostas
  • 2100 Visualizações
*

drum major

  • 28
  • +0/-0
Novo blogue Talabarte
« em: Fevereiro 02, 2011, 12:15:02 am »
Em modo de apresentação...

Após cerca de 48 anos de investigação continua sobre história militar no geral e principalmente portuguesa, dei-me a interrogar-me sobre o destino a dar a todo o meu trabalho de recolha, de execução de textos e demais documentação que acumulei ao longo de todas estas décadas.

Dos meus trabalhos, publicaram-se algns livros (ao todo 10), centenas de artigos (só no Jornal do Exército ultrapassaram 300 e no ex-site "Viriatus" algumas dezenas), diversas comunicações, trabalhos, etc. Contudo, a grande maioria continua inédita, textos das mais diversas temáticas militares, abundante iconografia e muitos desenhos originais feitos por mim ou a meu pedido a diversos artistas e ilustradores. O meu arquivo, além de se dedicar ao Exército não se esgota aqui, pois também dele fazem parte a Armada, a Força Aérea, a GNR, a PSP, a Guarda Fiscal e muitos, mas mesmo muitos outros organismos do Continente e Ultramar.

Embora esteja nos meus intentos, um dia (não sei quando) colocar em depósito no Arquivo Histórico Militar todo o meu acervo, mas até à chegada dessa ocasião tomei a decisão de abrir o meu arquivo ao público. Tal propósito levou-me às seguintes interrogações: qual seria o melhor método de chegar a todos os interessados? Por meio de publicaçõe (livros)? Isso seria algo dispendioso e não ficarai ao alcance de qualquer bolsa, a deficiente distribuição pelo País, o elevado custo para este tipo de publicações e a maioria das editoras não estão muito interessadas. Artigos em revistas ou boletins da especialidade? Seria o mais acessível e as mesmas mostraram-se interessadas, mas existia o problema de o espaço ser pouco (uma a três páginas) sendo a sua priodicidade bastante grande (mensal, bimestral, trimestral, etc.). Nunca mais acabaria...

Foi então que decidi como meta uma determinada situação da minha vida e esta é chegada. Decidi-me pela Internet, criando um blogue, uma vez que por este meio poderei chegar a todos e cada um, por sua vez, poderá seleccionar, para si, aquilo que mais lhe poderá interessar do que irei editar. Os grandes inconvenientes são: as limitações que um blogue nos proporciona e as minhas limitações informáticas...Mas o que efectivamente mais me interessa é a divulgação dos conteúdos do meu arquivo referentes à nossa História Militar e fornecer essas informações ao maior número possível de pessoas e por um meio eficaz e acessível. Se o objectivo a que me proponho for conseguido, já me dou por muito feliz e por bem empregue todas estas décadas a que me dediquei a este tão apaixonante tema.

Para já fica a promessa de que três ou mais vezes por semana haverá novidades, sobre uniformes, organização, armamento, equipamento, biografias, monografias, compilaçºões de textos, de leis militares etc., etc. Embora o meu arquivo esteja organizado por ordem cronológica a sua divulgação irá ser feita de um modo aleatório, com o intuito de poder variar de épocas, captando assim os vários interesses de cada um dos leitores e por consequência tornar-se mais dinâmico.

Para finalizar, resta apenas agradecer as vossas visitas e que elas vos proporcionem momentos de satisfação, prazer e muito principalmente forneça pistas para virem a poder desenvolver algum trabalho sobre temas aqui apresentados e se assim o entenderem podem tornar-se "seguidores", sendo por isso, avisados sempre que colocar algo de novo no blogue que foi inteiramente feito a pensar em todos vós. Agradeço igualmente que façam a divulgação junto dos vossos amigos que se interessam sobre estas temáticas. A todos o meu muito obrigado.

M. A. Ribeiro Rodrigues
      (Drum Major)
 

*

drum major

  • 28
  • +0/-0
Re: Novo blogue endereço
« Responder #1 em: Fevereiro 02, 2011, 12:26:10 am »
Peço imensa desculpa mas ao colocar o endereço, não sei bem como, postei a mensagem (eu bem avisei que a informática não era o meu forte...)
Peço desculpa

http://www.talabarte-marr.blogspot.com

Obrigado e desculpem-me
Ribeiro Rodrigues
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1229/-3449
Re: Novo blogue Talabarte
« Responder #2 em: Fevereiro 02, 2011, 10:33:34 am »
Fantástico, eis um excelente projecto! :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Novo blogue Talabarte
« Responder #3 em: Fevereiro 02, 2011, 06:57:08 pm »
Álá riba, carissímo
Att.