Combate a fogos pela F.A.P.

  • 1880 Respostas
  • 396487 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Combate a fogos pela F.A.P.
« em: Julho 02, 2011, 04:23:52 pm »
Citar
Ministro da Defesa sublinha aposta
Governo empenhado no projecto do avião KC-390
O ministro da Defesa revelou este sábado que o Governo está empenhado no desenvolvimento do avião de transporte militar KC-390 que vai substituir os C-130, dando assim continuidade a um projecto que surgiu na anterior legislatura.
14h42Nº de votos (3) Comentários (0)
 

 
O ministro da Defesa participou na comemoração do 59.º aniversário da Força Aérea, na Base Aérea 1, em Sintra, onde referiu ter assinado no início da semana "um despacho que afirma o empenhamento e a vontade do governo português no desenvolvimento em Évora do novo KC-390".  
"O projecto em si é bastante importante. Resolvemos dar continuidade ao mesmo, pois permite potenciar um 'cluster' todo à volta da aeronáutica  e, portanto, contribuir para a melhoria das competências tecnológicas de formação e de qualificação", disse Aguiar Branco aos jornalistas.  
Sem adiantar datas para o seu inicio, Aguiar Branco adiantou que o projecto "é muito importante para a Força Aérea portuguesa", uma vez que permite criar uma "oportunidade de desenvolvimento das qualificações a nível de um cluster" em Évora, onde a empresa dinamizadora do projecto, a Embraer, está a construir duas fábricas.  
Em Setembro, o anterior Governo português e a fabricante anunciaram a participação de Portugal no programa de desenvolvimento do jacto de transporte militar KC-390. O acordo assinalou o início das negociações para a entrada de empresas portuguesas no projecto e no fabrico do novo avião.  
Durante a iniciativa que decorreu esta manhã, o ministro anunciou também que solicitou ao Chefe de Estado-Maior para que desenvolva um estudo no sentido da Força Aérea portuguesa "poder assumir um papel determinante no combate aéreo aos incêndios florestais".

in correiodamanha



Com que meios? C-130 + MAFFS (novos ?)

Merlins ? (dúvido muito)...

Compra de Canadairs ? Duvido ainda mais...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1 em: Julho 02, 2011, 04:31:25 pm »
OPSAS? Alouette?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #2 em: Julho 02, 2011, 05:47:22 pm »
C130 só no Alentejo e pouco mais, e grande demais  No Geres por exemplo nao ia atingir  o alvo no meio das escarpas
A descarga tem que ser feita o mais baixo possível que a segurança do voo premita, senão a água pulveriza-se,  evapora-se  e nem metade chega ao chao!
Um C130 ia reabastecer onde? regressava á base depois de cada descarga? isso é trabalho inútil  e desperdicio de recursos!
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #3 em: Julho 02, 2011, 06:43:40 pm »
Antigamente abastecia nas bases da FAP, e largava calda retardante e nao agua.
 

*

xenical_

  • Membro
  • *
  • 33
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +1/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #4 em: Julho 02, 2011, 11:01:53 pm »
Boa noite,
Será que iremos assistir a uma incorporação dos kamovs e ecureils na FAP, prevendo assim uma futura extinção da EMA?
Criando-se uma unidade mais "civilista" na força aerea para operações de ambito de Proteção Civil?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #5 em: Julho 02, 2011, 11:17:02 pm »
Citação de: "xenical_"
Boa noite,
Será que iremos assistir a uma incorporação dos kamovs e ecureils na FAP, prevendo assim uma futura extinção da EMA?
Criando-se uma unidade mais "civilista" na força aerea para operações de ambito de Proteção Civil?

Também aposta uns euros nesse cavalo...Não se esqueçam que o programa do governo inclui a passagem da Protecção Civil para a Defesa.
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #6 em: Julho 03, 2011, 03:14:56 am »
Seria certamente uma maneira de melhor rentabilizar esses meios…sempre que não fossem necessários no combate a fogos florestais poderiam ser empregues pela FAP noutras missões.
Até porque a EMA soma prejuízos atrás de prejuízos.
 

*

Luxo

  • Membro
  • *
  • 6
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #7 em: Julho 03, 2011, 08:02:59 am »
Para mim era para a GNR para tambem participar no controlo das estradas, das fronteiras... alem das missoes deproteccao civil com GIPS
Sendo a formaçao inicial dos pilotos feita na FAP
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #8 em: Julho 03, 2011, 12:20:57 pm »
por mim passavam para o exército e fora da temporada de fogos  os kamov davam uma perninha ao GALE  :mrgreen:
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #9 em: Julho 03, 2011, 12:58:04 pm »
Ou então os pilotos da UALE ficavam já colocados para operar os Kamov. Assim, eles não só continuavam a treinar de forma mais barata, como também se  eliminava a necessidade de pagar dois salários.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #10 em: Julho 03, 2011, 08:04:50 pm »
O truque está na prevenção e não no combate aos fogos, o desenvolvimento de UAV's é essencial para Portugal, em vários campos e um deles é mesmo a prevenção de fogos florestais. Ninguém fala nisto mas é preciso começar a bater neste ponto, a prevenção resulta melhor do que o combate a incendios que por norma são muito dispendiosos e levam imenso tempo apagar.
Por outro lado há décadas que sofremos com incêndios ainda não houve um grupo de estudos que desse sugestões como minimizar este problema? Logo nós que gostamos tanto de andar com grupos de estudo por tudo e por nada (sendo que no final acaba tudo na gaveta e alguém enche os bolsos).
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #11 em: Julho 03, 2011, 09:05:26 pm »
A soluçao e muito simples e nao precisa de estudos nenhuns!

É por os RSI de enchada na mão a limpar! a nossa floresta arde assim porque está abandonada!
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #12 em: Julho 03, 2011, 09:37:28 pm »
Estamos a discutir meios de combate a fogos na FAP........

Pensem nisto, a ser feito o combate será pelos C-130 e kit´s MAFFS, não temos neste momentos esses KIt´s e se se confirmar que vem os KC-390, se esses kits irão servir nesse avião....
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #13 em: Julho 03, 2011, 10:20:44 pm »
Citação de: "chaimites"
É por os RSI de enchada na mão a limpar!

 :lol: Isso era bonito era.
Mal essa medida fosse anunciada, lá vinham os comunas todos para a rua defender os pobres coitados que teriam de trabalhar para merecerem o que lhes é dado.

Citação de: "typhonman"
Pensem nisto, a ser feito o combate será pelos C-130 e kit´s MAFFS, não temos neste momentos esses KIt´s e se se confirmar que vem os KC-390, se esses kits irão servir nesse avião....

Sim, se os C-130 estiverem em boas condições e se a sua utilização for possível de uma forma eficiente (gasto de combustível e área operacional vs quantidade de água ou retardante largada, comparando com outros aviões), parece-me uma boa ideia colocar 3 ou 4 (parece-me que 6 é mais do que é possível manter neste momento), com os kits ao serviço da entidade que existir na altura.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #14 em: Julho 04, 2011, 03:51:13 am »
Citação de: "typhonman"
Estamos a discutir meios de combate a fogos na FAP........

Pensem nisto, a ser feito o combate será pelos C-130 e kit´s MAFFS, não temos neste momentos esses KIt´s e se se confirmar que vem os KC-390, se esses kits irão servir nesse avião....


Não sei se o Ministro fez o trabalho de casa, mas já está mais que provado que os C130 são ineficases  devido a questões logisticas.
 Do apoio logístico em termos de abastecimento de água e combustível depende muito o rendimento dos meios aéreos. O número de descargas que se consegue realizar em determinado tempo depende em grande medida da distância a que se encontra o ponto de água de abastecimento do incêndio.
 
O meios actualmente existentes:
 






Tendo em conta a capacidade de carga do C130 ,    11 000 litros  e do kamov 5000 litros  podemos ver facilmente que em todo territorio nacional  o kamov  teria  larga vantagem  no numero de descargas e litros por hora, o mesmo acontece  relartivamente ao canadair que transporta 6000 litros
na maior parte do terrritorio Nacional.
Quantas pistas temos que podem suportar um C130?  uma vez que ele nao reabastece por scooping teria que voltar a base depois de cada descarga
 
Imaginemos que a viagem de ida e volta para abastecer  demorava meia hora, numa hora o C 130 tinha efectuado duas descargas  22 000 litros, na mesma hora um kamov pode efectuar mais de 20   descargas 100 000 litros /+
é só fazer contas , nao tenho mapas para o uso do C130

Vamos ver se me consigo explicar:

Os meios aereos de grande porte como o C130 devido ás suas caracteristicas: velocidade minima de sustentaçao , capacidade de manobra  altitude minima de voo,,  etc,, etc. sao utilizados no combate indirecto a um incendio.
O combate aos incêndios pode ser realizado por método directo, indirecto ou combinado. O método indirecto destina-se a travar a propagação das chamas é utilizado quando o ataque directo não é possível (embora se possam utilizar os dois métodos de forma combinada) tentando circunscrever o incêndio a uma determinada área. Esta poderá ser delimitada por faixas de contenção, isto é, por zonas previamente tratadas para retardar a propagação ou mesmo extinguir as chamas.

As faixas de contenção são realizadas com trabalho de sapador realizando faixas de contenção livres de combustível de forma a impedir o avanço do fogo,  e, ou com os meios aereos atravez das caldas  retardantes Os meios aéreos podem ser helicópteros bombardeiros ou aviões que realizam descargas de água ou retardantes de fogo não directamente nos incêndios mas em zonas adjacentes de forma a evitar o seu avanço.

 
Esquema de combate indirecto por meios aereos
As descargas das caldas retardantes  nao sao feitas directamente sobre as chamas  


A cor avermelhada da calda e obtida com a adição de oxido de ferro  para que seja visivel no terreno.

Para consolidar  uma faixa de contenção  sao necessarias inumeras descargas até que o incendio se extinga por falta de combustivel ou premita a intervenção dos homens no terreno  
O método indirecto de combate a incêndios exige mais recursos humanos e maior eficiência no sistema de comunicações. Este método tende a ser utilizado quando não é possível utilizar o ataque directo, tende a ser mais eficaz em incêndios de propagação rápida, incêndios difíceis de controlar, incêndios de propagação pelas copas e se há a possibilidade de aproveitar estruturas existentes como faixa de contenção. Não deve ser escolhido quando não existem condições de realizar faixas de contenção adequadamente

Como desvantagens pode referir-se o facto de aumentar a área queimada e aumenta também o perímetro de fogo a vigiar. Existe a dificuldade em realizar faixas de contenção com a largura necessária nalguns tipos de incêndios (a largura deve ser de aproximadamente 1,5 vezes a altura das chamas) o que pode levar o fogo a cruzar a faixa de contenção, exigência de um número maior de meios humanos e respectiva coordenação. O facto de os bombeiros trabalharem sem estarem a observar as chamas também pode levar a situações de perigo, a monitorização do incêndio é muito importante neste tipo de combate.


O combate directo á frente  de incendio,  quando possivel é realizada por meios mais leves e mais ágeis e  com capacidade de manobra que um C130 não tem  

Na FAP  alem do C130 tambem o P3 Oriom pode ser equipado com o kit de 11 000 litros



Os C130 para complementar os meios existentes sao bemvindos para os substituir não!