Qual a melhor força especial das forças armadas da Nato?

  • 204 Respostas
  • 80034 Visualizações
*

bryanferreira

  • 97
  • +0/-0
Instituto de Altos Estudos
« Responder #60 em: Maio 11, 2008, 11:34:18 am »
Citação de: "jmg"
Existem no Exército estruturas próprias para estudo e implementação de novas doutrinas.
Não deve pensar que Portugal seja um país atrasado em questões militares, em equipamentos talvez mas não em conhecimento militar.
Existem os gabinetes de estudo e planeamento tanto no Estado maior do Exercito, como no Instituto de Altos Estudos, na Academia e cada escola prática também faz os seus estudos. O intercâmbio de militares também existe e não são raros os militares que fazem cursos no estrangeiro.
Lembro -me por exemplo do pessoal com curso RANGER e AIRBORNE que estava na EPI e em LAMEGO.


Sim , eu sei disso. Se bem que discordo um bocadinho nos conhecimentos militares. Infelizmente ha muita gente que não tenta aprender mais, acomoda-se ao cargo, mas isso acontece em todas as profissoes. So que isso é de criticar quando poe a vida de outros em perigo.
Tenho alguns contactos nos altos estudos e sei mais ou menos algumas coisas que eles querem implementar mas tambem que podiam fazer bem melhor e isso só mesmo com a compartilha de informações entre todos.
Alias seria um bocado isso o objectivo deste forum, certo?
"(...)at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who know neither victory or defeat.”
Theodore Roosevelt
( Paris Sorbonne, 1910 )
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #61 em: Maio 11, 2008, 12:00:55 pm »
Os americanos e ingleses ainda hoje em dia utilizam doutrina PORTUGUESA desenvolvida nas decadas de 50 e 60 (os books de guerra contra-subversiva baseam-se nos estudos e doutrina desenvolvida por portugal, obviamente que evoluiram um pouco, mas não muito).
Se dizes que os comandos dão poucos tiros, vêm tirar o curso, mudas logo de ideias (no curso dão na ordem das centenas de tiro por dia (grande parte tiro de combate)).
e quando ca vêm os extranjas, muitos não fazem o que nós fazemos pois dizem que somos malucos (têm medo).
eu assisti a um exercicio na costa alentejana em que os Marines disseram que não haviam condições para montar um assalto anfibio (muito malagueiro), mas os nossos fuzos, agarraram nos zebros e fizeram a parte deles.
quem diz que os americanos são uns superhomens, eu rio me dele, se me disser que os SEAL, SpecOps são maquinas, ai concordo, mas eles não são melhores que o nosso DAE (estão ao mesmo nivel) e a nivel de tiro de combate não batem os nossos comandos (não é para isso que estão treinados).
Não existem melhores tropas de elite, existem é tropas mais dependentes de material e apoio logistico e tropas mais autonomas e desenrascadas.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

bishop

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #62 em: Maio 11, 2008, 01:42:01 pm »
Bem ja que estamos aqui a discutir das operações especiais da NATO vou falar daquela que melhor conheço(na teoria....)o SF group da Bélgica

Aqui fica um pequeno vídeo de introdução
http://br.youtube.com/watch?v=j50Lpd4yR ... re=related

 Aqui existem dois tipos de elites os paracomandos (fuzileiros paracmdo) e os caçadores das Ardenas (fuzileiros de assalto) ambos fizeram historia na 2°guerra mundial e ambos treinam juntos quando há estágios (Escócia em períodos de chuva Alemanha França etcetc) a diferença é que os  paracmdos
saltam e fazem parte do QRF (quick response forces) da NATO enquanto que os caçadores fazem parte da 7°brigada mecanizada que pertence a main battle force da NATO e a EUFOR.Enfim durante anos os caçadores foram considerados a elite belga mas hoje em dia os paracmdos levam a melhor.
 Ha uns anos atrás foi criado um grupo com membros altamente especializados esses senhores tinham de ter no mínimo 4 anos de tropa feitos e a duração do estagio é de 1 ano pois também têm de passar pelo centro de treino paracmdo para terem direito ao punhal e as asas(simbolo dos paracmdos) ou seja eles estão aptos a agir em terra mar e ar (tal como as 3 equipas dentro do grupo em si air land sea).
 Quanto a armamento têm direito a todo o arsenal da FN
assault rifle: F2000 (aqui já criticada por "quebrar em combate..."5.56mm)
smg: P90 (5.7mm)
handgun: five-seven (5.7mm)
Claro que também têm MINIMI MAG FNC etcetc para alem de varias vezes trocarem experiências com outros grupos pertencentes a NATO.
O grupo em si não chega a 80 homens e existe uma enorme falta de homens deste calibre candidatos há muitos mas devido a intensidade do estagio (existe também uma pré selecção de uma semana ) apenas 1 ou 2 no máximo acabam por o realizar.
Algumas das provas conhecidas pela que têm de passar é a thunderfit exactamente entre 135 a 150km(totalmente equipados) em 48h com apenas fragmentos de um mapa e cada membro tem de conseguir fazer 100km em 24h(não sei se equipados light ou heavy...)
Enfim são uns dos melhores da NATO visto as missões serem nesse ambito.
Algumas das operações em que estiveram envolvidos
http://www.mil.be/armycomp/units/index. ... 123&PAGE=1
Breve explicação do curso:
http://www.mil.be/jobs/job/index.asp?LAN=fr&ID=1162

Aqui ficam mais uns videos :
Air team: http://br.youtube.com/watch?v=1Xl90DoGYXc
sea team: http://br.youtube.com/watch?v=alcd2Oi6iwM
land team: http://br.youtube.com/watch?v=LMVg4l1wDGs
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #63 em: Maio 11, 2008, 02:20:33 pm »
lindos videos Bishop.
Pareceu-me ver num deles uma hipower.
Linda....
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

bishop

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #64 em: Maio 11, 2008, 02:30:00 pm »
Aqui a highpower é conhecida como GP que quer dizer grande puissance ou seja quer dizer exactamente a mesma coisa....eu próprio tenho uma :wink: é a minha arma de backup para poder partir em missões é necessário passar um exame que é renovado todos os anos da GP e da FNC...
Sim é verdade é linda simples e eficaz embora algumas já velhinhas enfim com a chegada da F2000 provavelmente vão querer algo para a substituir também a ver vamos...
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #65 em: Maio 11, 2008, 02:36:47 pm »
Nada de queixinhas Bishop porque nós por aqui ainda arrastamos a P38 :lol:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #66 em: Maio 11, 2008, 02:55:39 pm »
Bishop, e não há por aí umas Five-seveN a uso?
Como eu gostava de pôr as mão numa (só para experimentar claro)  :oops:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

bishop

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #67 em: Maio 11, 2008, 03:29:23 pm »
Também eu gostava  :cry: só o SF group é que tem acesso a elas acho que nem os monitores de NTTC têm o joint para essa linda...nos meus lindos sonhos vi que era ela que vinha substituir a GP...esperemos que se torne realidade mas parece dificil.
 

*

bryanferreira

  • 97
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #68 em: Maio 11, 2008, 11:48:00 pm »
Citação de: "tyr"
Se dizes que os comandos dão poucos tiros, vêm tirar o curso, mudas logo de ideias (no curso dão na ordem das centenas de tiro por dia (grande parte tiro de combate))..
No curso dao na ordem das centenas de tiros por dia...
Mas isso é o q toda a gente da quando treina. Se me falares em milhares de tiros por Homen por dia ja fico mais contente.
E de combate é sempre. Tiro parado na carreira é na instrução

Citação de: "tyr"
e quando ca vêm os extranjas, muitos não fazem o que nós fazemos pois dizem que somos malucos (têm medo).
eu assisti a um exercicio na costa alentejana em que os Marines disseram que não haviam condições para montar um assalto anfibio (muito malagueiro), mas os nossos fuzos, agarraram nos zebros e fizeram a parte deles.))..
Pois eu ja vi muitos estranjas a fazer coisas que nos chamamos malucos.
MAlucos somos todos eu gostar desta mer_da. LOL
Quanto aos marines nos estavamos a falar de Forças Especiais, eles simplesmente são forças que treinam mais que os outros e acredita que ha Marines muito lixados, eles são é muitos para conheceres os lixados.

Citação de: "tyr"
quem diz que os americanos são uns superhomens, eu rio me dele, se me disser que os SEAL, SpecOps são maquinas, ai concordo, mas eles não são melhores que o nosso DAE (estão ao mesmo nivel) e a nivel de tiro de combate não batem os nossos comandos (não é para isso que estão treinados)..))..
Nao ha superhomens so ha homens super treinados e esses americanos que referes as vezes tambem o sao assim como noutros Paises que as vezes nem nos lembramos.
O pessoal do DAE é um espectaculo mas sei bem q teem algumas limitações a nível de treino.  
Nem que seja por nao haver $$ pra treinar.
Por sorte estão muito bem equipados mas aquela G36 deve ser um trambolho pra transportar os carregadores.
Quanto aos comandos não percebo porque afirmas isso nao fazem tanto tiro como isso pelo que referes e por exemplo em nivel de equipamento ate so teem Sig chilenas manhosas e as ja debatidas G3.
Como podem treinar treino de combate tao bem quanto outros que teem armas mais adaptadas a isso e que o fazem constantemente por varios anos seguidos e que que vao para teatros reais constantemente e que estao varias vezes em combate, etc, etc
E porque dizes que os americanos nao estao treinados para tiro de combate??
Tens de ver um exercicio de fogo de combate real a noite de Americanos. É das coisas mais lindas

Citação de: "tyr"
Não existem melhores tropas de elite, existem é tropas mais dependentes de material e apoio logistico e tropas mais autonomas e desenrascadas.

Discordo. Ha melhores tropas porque treinam mais.
E se por acaso tiverem melhor material e apoio logistico e forem mais autonomas e desenrascadas entao sao mesmo as melhores
"(...)at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who know neither victory or defeat.”
Theodore Roosevelt
( Paris Sorbonne, 1910 )
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #69 em: Maio 12, 2008, 12:33:31 am »
Por acaso sabes o que é tiro de combate????
não é tiro instintivo ou tiro a simular combate (isso eu adoro fazer), tiro de combate é do piorio (e nunca gostei muito, antes de começar ja um gajo esta todo mamado), o pessoal do ultramar (sim pelo que dizes, esses velhos do restelo) diz que era mais facil o combate em si do que executar o tiro de combate (estou obviamente a falar das sessões de tiro de combate).
Se não contas munições, não coordenas o tiro com os elementos da tua equipa, e se julgas que o tiro de combate é feito numa carreira de tiro descansadamente e imovel ou com um stressezinho minimo, então não fazes a minima ideia de como funcionam as coisas.
e isso dos homens supertreinados é hileriante, tens que mos apresentar, pois eu não conheço ninhum, a não ser nos filmes e na propaganda, uma pessoa ou sabe pouco de tudo, ou tudo de pouco, ninguem sabe tudo de tudo, e os militares não criam atletas olimpicos que fazem a maratona, o tiro olimpico e os 100 m barreiras, para alem de reconhecerem qualquer viatura militar, permanecer num Posto de observação durante uma semana sem serem detectados, conhecer todos os procedimentos radiofonicos (e manutenção dos equipamentos), ser especialista na inactivação de engenhos explosivos, saber calcular a colocação de cargas explosivas, ser SOGA, ser mergulhado, conseguir ...
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #70 em: Maio 12, 2008, 12:46:11 am »
Citação de: "jmg"
Nada de queixinhas Bishop porque nós por aqui ainda arrastamos a P38 :lol:


Caro amigo se eu fosse voce nao tinha inveja!

Uma P38 e uma arma muito superior a uma hi power!

So para lhe dar um exemplo a hi power e single action.
 

*

bryanferreira

  • 97
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #71 em: Maio 12, 2008, 12:51:04 am »
Citação de: "tyr"
Por acaso sabes o que é tiro de combate????
não é tiro instintivo ou tiro a simular combate (isso eu adoro fazer), tiro de combate é do piorio (e nunca gostei muito, antes de começar ja um gajo esta todo mamado), o pessoal do ultramar (sim pelo que dizes, esses velhos do restelo) diz que era mais facil o combate em si do que executar o tiro de combate (estou obviamente a falar das sessões de tiro de combate)....
Portanto estas a falar em combater contra um inimigo real?? Isso nao se pode treinar portanto é Guerra. É isso?
Então como podem os Comando ser os melhores se nao entram em combate desde a Guerra Colonial.

Citação de: "tyr"
Se não contas munições, não coordenas o tiro com os elementos da tua equipa, e se julgas que o tiro de combate é feito numa carreira de tiro descansadamente e imovel ou com um stressezinho minimo, então não fazes a minima ideia de como funcionam as coisas.
Ninguem faz tiro em carreiras e muito menos imovel e o stress nunca pode ser igual ao do Combate real e nao e preciso contar tiros 1 a 1 pra coordenar com os companheiros. Uma pessoa sabe mentalmente de tanto tiro q ja deu quando esta perto do fim e ou dizes aos teus companheiros do lado se for caso disso pra cobrir ou pra avançar/recuar dependendo da fase em que vais. As coisas saem fluentemente sem ninguem precisar de contar nada.
E la porque te ensinaram de uma maneira ja pensaste que pode haver maneiras melhores ou piores conforme o ponto de vista??

Citação de: "tyr"
e isso dos homens supertreinados é hileriante, tens que mos apresentar, pois eu não conheço ninhum, a não ser nos filmes e na propaganda, uma pessoa ou sabe pouco de tudo, ou tudo de pouco, ninguem sabe tudo de tudo, e os militares não criam atletas olimpicos que fazem a maratona, o tiro olimpico e os 100 m barreiras, para alem de reconhecerem qualquer viatura militar, permanecer num Posto de observação durante uma semana sem serem detectados, conhecer todos os procedimentos radiofonicos (e manutenção dos equipamentos), ser especialista na inactivação de engenhos explosivos, saber calcular a colocação de cargas explosivas, ser SOGA, ser mergulhado, conseguir ...

Que eu saiba alguem pode ser supertreinado numa so coisa. Se bem que a maior parte desta malta tem varias especializaçoes que vao fazendo ao longo dos anos.
E que eu saiba e so pra dar um bom exemplo o pessoal das Spetnaz eram quase todos Atletas Olimpicos e engraçado que ate era em mais que uma modalidade.
Sim ha varias equipas Supertreinadas em varias partes do Mundo. Nao precisam saber tudo precisam é de estar sempre a aprender
"(...)at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who know neither victory or defeat.”
Theodore Roosevelt
( Paris Sorbonne, 1910 )
 

*

bryanferreira

  • 97
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #72 em: Maio 12, 2008, 12:55:14 am »
Citação de: "oultimoespiao"
Citação de: "jmg"
Nada de queixinhas Bishop porque nós por aqui ainda arrastamos a P38 :lol:

Caro amigo se eu fosse voce nao tinha inveja!

Uma P38 e uma arma muito superior a uma hi power!

So para lhe dar um exemplo a hi power e single action.


Permita-me discordar.
Uma High Power é uma arma excelente que nem sequer devia estar no mesmo saco da P38. A P38 é impraticavel como arma de combate.
Mas isso dá outro tema extenso que era qual a arma a dar aos soldados portugueses e porque nao teem todos direito a usar uma??
Nao sei sequer qual é o problema de ser single-action, isso ate é mais preciso.
"(...)at the worst, if he fails, at least fails while daring greatly, so that his place shall never be with those cold and timid souls who know neither victory or defeat.”
Theodore Roosevelt
( Paris Sorbonne, 1910 )
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #73 em: Maio 12, 2008, 01:27:23 am »
Citação de: "bryanferreira"
Citação de: "oultimoespiao"
Citação de: "jmg"
Nada de queixinhas Bishop porque nós por aqui ainda arrastamos a P38 :lol:

Caro amigo se eu fosse voce nao tinha inveja!

Uma P38 e uma arma muito superior a uma hi power!

So para lhe dar um exemplo a hi power e single action.

Permita-me discordar.
Uma High Power é uma arma excelente que nem sequer devia estar no mesmo saco da P38. A P38 é impraticavel como arma de combate.
Mas isso dá outro tema extenso que era qual a arma a dar aos soldados portugueses e porque nao teem todos direito a usar uma??
Nao sei sequer qual é o problema de ser single-action, isso ate é mais preciso.



Permita-me discordar consigo, uma browning hi power e uma arma obsoleta e sem valor comercial ou colecao, foi desenvolvida em 1911 enquanto a walther p38 foi desenvolvida em 1938 vinda de uma linha de walthers que ainda hoje sao copiadas, tem o melhor mecanismo de qualquer pistola ate hoje, tem alto valor comercial e de colecao! Pode nao ser uma arma com os requesitos esteticos e de manuseamento de hoje em dia, mas e tao moderna no sentido mecanico quanto qualquer glock,  sig ou qualquer outra! Mas dizer que uma browning e melhor que uma walter diz-me que o senhor nao entende nada de armas!

Um abraco
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #74 em: Maio 12, 2008, 01:57:58 am »
Para mim pessoalmente a Walter só tem 2 defeitos, terem um carregador limitado (mas como arma de back up deve ser suficiente) e estarem velhas e desgastadas, tirando esses dois pontos são armas muito boas.
a high power só conheço das revistas, por isso não falo, agora se me disseres que as sigs, as glocks e as hk são armas melhores que a walter, ai terie que concordar. E uma que adoro mesmo muito é a sig que consegue andar cocked and locked sem ter segurança e ser segura, pois é Double action para o 1º disparo (tal como a walter, obviamente se tiveres o cão em baixo passa a single).
A morte só é terrivel para quem a teme!!