Combate a fogos pela F.A.P.

  • 1886 Respostas
  • 399420 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #720 em: Dezembro 13, 2017, 07:26:44 pm »
Salvo erro, é a primeira vez que se alugam 4 meios pesados (CL-215?). Será que estão a abrir os olhos? Os dois meios aéreos de C2 deixaram-me curioso. Então se a FAP vai coordenar tudo não podia utilizar meios próprios para esta tarefa? Os C-295 deveriam conseguir desempenhar esta tarefa, digo eu. Agora os Aviocar 300 que vendemos ao Uruguai se calhar até davam jeito para isto.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #721 em: Dezembro 13, 2017, 07:41:49 pm »
Salvo erro, é a primeira vez que se alugam 4 meios pesados (CL-215?). Será que estão a abrir os olhos? Os dois meios aéreos de C2 deixaram-me curioso. Então se a FAP vai coordenar tudo não podia utilizar meios próprios para esta tarefa? Os C-295 deveriam conseguir desempenhar esta tarefa, digo eu. Agora os Aviocar 300 que vendemos ao Uruguai se calhar até davam jeito para isto.

Mais, os 295 estariam a complementar o que este ano foi executado durante a noite na prevenção/detecção dos ditos FF, e a iniciar a formação dos futuros coordenadores Aéreos que a FAP como é uma Entidade habituada a ter e a operar aeronaves H24, irá no futuro ter no seu efectivo para coordenar e orientar as aeronaves nas diversas missões de combate/transporte das equipas de 1ª intervenção, e, de certeza, com menos erros e menores gastos, mas isto somos nós que somos leigos e eu também burro a falar de coisas sérias e que deveriam ser debatidas com quem sabe da PODA leia-se FAP e não andarem a inventar, será que alguém está a pensar utilizar esses meios de coordenação.... também para ir á praia ???? É que já agora era o que faltava, será ???

Abraços e obrigado pela deixa assim desabafo, mas fico mesmo lixado pelas burrices que se vão propondo/fazendo, se o guito fosse deles..........

PS NVF, Quatro meios pesados de asa fixa, são poucos !!!!
« Última modificação: Dezembro 13, 2017, 07:52:25 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #722 em: Dezembro 13, 2017, 10:55:00 pm »
Os «dois aviões de avaliação e coordenação para o comando e controlo» não devem ser nada mais e nada menos que leadplanes/bird dogs. E para isso até os Skymasters que oferecemos a Moçambique davam.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #723 em: Dezembro 13, 2017, 11:47:25 pm »
PS As anomalias dos Kamov devem ser mesmo muito complicadas para andarem a decorrer desde 2015, só pode !!!!! ::)

hipoteses ;D

Ou a fábrica de peças na Rússia fechou as portas e agora não há peças.
Ou aquilo está tão mal mantido que qualquer técnico de manutenção/engenheiro até se deve assustar e foge a sete pés, pois não quer sequer colocar as mãos neles para ser acusado de ser o responsável de qualquer acidente que aconteça no futuro.
Ou o governo quer acabar com os Kamov por causa da má fama que tem tido nos últimos anos por causa do custo excessivo e fechou o saco das moedas, mas os Kamov até foram compra do actual primeiro ministro quando foi MAI, por isso acho que não, só se for algo que esteja ainda por se saber.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #724 em: Dezembro 14, 2017, 10:25:45 am »
Ora ora. Afinal parece que os 337 e os Aviocar 300 agora faziam jeito. Os senhores que diziam que não serviam para nada, quando estas e outras hipoteses foram levantadas e que foram bem dados e vendidos que se cheguem à frente. País de artistas...  ::) 8)



http://www.eurodemobbed.org.uk/locations.php?location=9101
Citar
13719   Cessna Skymaster FTB 337G   EC-IPL, ex FAP   Stored   Aug 2016   
13721   Cessna Skymaster FTB 337G   EC-JGJ, ex FAP   Stored   Aug 2016   
13722   Cessna Skymaster FTB 337G   EC-JGI, ex FAP   Stored   Aug 2016   
13723   Cessna Skymaster FTB 337G   EC-JGL, ex FAP   Stored   Aug 2016/quote]



Saudações
« Última modificação: Dezembro 14, 2017, 10:27:57 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #725 em: Dezembro 14, 2017, 11:39:25 am »
Acho que a FAP ofereceu Aviocars e FTB337 a aeródromos e escolas de paraquedismo civil, à ANPC desconheço, mas eles têm a preferência de "alugar" em vês de "ter".
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #726 em: Dezembro 14, 2017, 12:11:56 pm »
PS As anomalias dos Kamov devem ser mesmo muito complicadas para andarem a decorrer desde 2015, só pode !!!!! ::)

hipoteses ;D

Ou a fábrica de peças na Rússia fechou as portas e agora não há peças.
Ou aquilo está tão mal mantido que qualquer técnico de manutenção/engenheiro até se deve assustar e foge a sete pés, pois não quer sequer colocar as mãos neles para ser acusado de ser o responsável de qualquer acidente que aconteça no futuro.
Ou o governo quer acabar com os Kamov por causa da má fama que tem tido nos últimos anos por causa do custo excessivo e fechou o saco das moedas, mas os Kamov até foram compra do actual primeiro ministro quando foi MAI, por isso acho que não, só se for algo que esteja ainda por se saber.

Ora bem vamos lá a separar as aguas lightning sobre a situação dos Kamov porque ainda que eu saiba, não estamos no terceiro mundo, no que diz respeito a MNT e certificação de aeronaves, portanto quando se diz que estão mal mantidos, há responsáveis por essa dita má manutenção que mantêm os ditos AOG, os logbooks existem para isso e muito mais.

8)

Quanto á fabrica não ter peças então que raio de compra foi esta que não foi acautelada a premissa da MNT e a aquisição de rotáveis para os ditos Helis ??
Quem assinou ou quê, quando, e porque o fez ????
A má fama dos Kamov é mais devida á boataria que outra coisa, uma coisa é ter um heli que parece uma " Batedeira " como alguém no fórum  mencionou e bem, outra coisa são as capacidades do mesmo heli e , nisso não brincam em serviço, como bem podemos atestar pelos vídeos, tenham os PilAvs mãos para o Bicho !!!!



Agora quando ao custo de operação aí Lightning, também é outra " Estória "  temos a velha trafulhice e corrupção á Tuga a funcionar, que se faça uma auditoria á operação dos ditos acfts, que se vejam os custos acft/crew/mnt/hora e se cheguem a conclusões que se ponham os eruditos da ANAC a trabalhar que, se eles quiserem, chegam a conclusões, e bem rápido ! :G-beer2:

Abraços
 
« Última modificação: Dezembro 14, 2017, 12:17:53 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #727 em: Dezembro 14, 2017, 01:44:51 pm »
(...) uma coisa é ter um heli que parece uma " Batedeira " como alguém no fórum  mencionou e bem (...)

A alcunha de "batedeira" fui eu quem a colocou. E não foi pejorativa, antes pelo típico design da Kamov de dois rotores contra-rotativos, e do som que os mesmos provocam.  :)

Tal como o tenente, conheço vários pilotos que falam muito bem do Ka-32, poderoso, robusto, apertado ;D, ou seja, tipicamente russo. E como tal, até acho estranho a notícia de que 2 aparelhos aguardam por manutenção desde 2015 quando é conhecido que as aeronaves russas são - normalmente - de manutenção mais simples.
« Última modificação: Dezembro 14, 2017, 01:49:48 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #728 em: Dezembro 14, 2017, 02:21:27 pm »
(...) uma coisa é ter um heli que parece uma " Batedeira " como alguém no fórum  mencionou e bem (...)

A alcunha de "batedeira" fui eu quem a colocou. E não foi pejorativa, antes pelo típico design da Kamov de dois rotores contra-rotativos, e do som que os mesmos provocam.  :)

Tal como o tenente, conheço vários pilotos que falam muito bem do Ka-32, poderoso, robusto, apertado ;D, ou seja, tipicamente russo. E como tal, até acho estranho a notícia de que 2 aparelhos aguardam por manutenção desde 2015 quando é conhecido que as aeronaves russas são - normalmente - de manutenção mais simples.

É Forte e feio, como nós na aviação dizemos das aeronaves civis de construção Russa !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #729 em: Dezembro 14, 2017, 03:02:51 pm »
Mas, por outro lado, as 'spares' têm fama de não terem a mesma longevidade das ocidentais.
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #730 em: Dezembro 14, 2017, 04:51:29 pm »
Ora bem vamos lá a separar as aguas lightning sobre a situação dos Kamov porque ainda que eu saiba, não estamos no terceiro mundo, no que diz respeito a MNT e certificação de aeronaves, portanto quando se diz que estão mal mantidos, há responsáveis por essa dita má manutenção que mantêm os ditos AOG, os logbooks existem para isso e muito mais.

Falei nisso pois o que já apareceu em reportagens é que quando os Kamov passaram da Heliportugal para a Everjets, os últimos disseram que aquilo estava tudo mal feito, mas a Heliportugal diz que os Kamov antes de saírem da responsabilidade deles foram vistos pela ANPC e estes disseram que os Kamov estavam em boas condições.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #731 em: Dezembro 14, 2017, 06:20:51 pm »
Ora bem vamos lá a separar as aguas lightning sobre a situação dos Kamov porque ainda que eu saiba, não estamos no terceiro mundo, no que diz respeito a MNT e certificação de aeronaves, portanto quando se diz que estão mal mantidos, há responsáveis por essa dita má manutenção que mantêm os ditos AOG, os logbooks existem para isso e muito mais.

Falei nisso pois o que já apareceu em reportagens é que quando os Kamov passaram da Heliportugal para a Everjets, os últimos disseram que aquilo estava tudo mal feito, mas a Heliportugal diz que os Kamov antes de saírem da responsabilidade deles foram vistos pela ANPC e estes disseram que os Kamov estavam em boas condições.

Eu conheço PilAvs e pessoal Mecânico da HeliPortugal e os gajos até funcionavam bem, isto em termos operacionais, acho que os Helis quando nas mãos deles até estavam sem itens NoGo logo OPERACIONAIS, não estou aver a ANPC emitir pareceres sobre aeronaves quando não tem estrutura própria para tal, mas já acredito em tudo !

https://www.heliportugal.pt/xms/files/CERTIFICADOS/Certificado_ISO_Heliportugal.pdf

O que é que esses gajos sabem sobre certificações de acft's e Padrões de MNT ????
É a ANPC que dá os Flight release dos acfts depois de MNT efectuada, e antes de iniciarem as missões de combate aos FF ?????
Então se é a ANPC, onde estão, e como são certificados os El de MNT onde estão na estrutura da ANPC ????
É o que eu digo está merda anda mesmo ao contrário é o que é !

Olha abraços
 
« Última modificação: Dezembro 14, 2017, 06:34:48 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #732 em: Dezembro 14, 2017, 10:50:18 pm »
O que é que esses gajos sabem sobre certificações de acft's e Padrões de MNT ????
É a ANPC que dá os Flight release dos acfts depois de MNT efectuada, e antes de iniciarem as missões de combate aos FF ?????
Então se é a ANPC, onde estão, e como são certificados os El de MNT onde estão na estrutura da ANPC ????

Eu também acho isso tudo muito estranho, será que por eles serem um "Autoridade" acham que percebem de tudo?
https://www.publico.pt/2016/09/12/sociedade/noticia/quase-100-falhas-no-controlo-da-manutencao-dos-kamov-imputadas-a-tres-militares-1743597

Citar
A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) responsabiliza três altos dirigentes da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), incluindo o presidente que se demitiu na passada segunda-feira, por 99 deficiências — tecnicamente chamadas de “situações de não conformidade”

Citar
A análise técnica da documentação das aeronaves foi feita pela Inspecção-Geral da Força Aérea, que prestou apoio técnico aos instrutores da IGAI

Citar
Entre Janeiro e Outubro de 2014, coube ao então director nacional de Recursos de Protecção Civil, nomeado para a comissão liquidatária da EMA, ser o administrador responsável pela frota dos Kamov perante a ANPC.

Citar
A IGAI conclui que existem “falhas relevantes no sistema de qualidade”, obrigatório em todas as entidades que operam aeronaves, e que os três militares mostraram “alheamento total” relativamente a estas questões.

Cá para mim para os chefões da ANPC um Kamov é uma bicicleta ;D.
« Última modificação: Dezembro 14, 2017, 11:00:36 pm por Lightning »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #733 em: Dezembro 15, 2017, 07:43:21 am »
O que é que esses gajos sabem sobre certificações de acft's e Padrões de MNT ????
É a ANPC que dá os Flight release dos acfts depois de MNT efectuada, e antes de iniciarem as missões de combate aos FF ?????
Então se é a ANPC, onde estão, e como são certificados os El de MNT onde estão na estrutura da ANPC ????

Eu também acho isso tudo muito estranho, será que por eles serem um "Autoridade" acham que percebem de tudo?
https://www.publico.pt/2016/09/12/sociedade/noticia/quase-100-falhas-no-controlo-da-manutencao-dos-kamov-imputadas-a-tres-militares-1743597

Citar
A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) responsabiliza três altos dirigentes da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), incluindo o presidente que se demitiu na passada segunda-feira, por 99 deficiências — tecnicamente chamadas de “situações de não conformidade”

Citar
A análise técnica da documentação das aeronaves foi feita pela Inspecção-Geral da Força Aérea, que prestou apoio técnico aos instrutores da IGAI

Citar
Entre Janeiro e Outubro de 2014, coube ao então director nacional de Recursos de Protecção Civil, nomeado para a comissão liquidatária da EMA, ser o administrador responsável pela frota dos Kamov perante a ANPC.

Citar
A IGAI conclui que existem “falhas relevantes no sistema de qualidade”, obrigatório em todas as entidades que operam aeronaves, e que os três militares mostraram “alheamento total” relativamente a estas questões.

Cá para mim para os chefões da ANPC um Kamov é uma bicicleta ;D.

Estamos mesmo bem entregues, Lightning, é o que é, são tantos a mandar papos e outros tantos a querer mandar que é obra, mas que possuam conhecimentos, sobre a matéria, isso é mais difícil, nada de nada !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #734 em: Dezembro 15, 2017, 11:40:55 am »
Ainda há muitas presidentes da Raríssimas em Portugal.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, HSMW, Stalker79