Licenciados na GNR

  • 25 Respostas
  • 16319 Visualizações
Licenciados na GNR
« em: Julho 21, 2009, 09:36:18 pm »
Boas!

Venho apelar à comunidade que seja solidário com os camaradas da GNR, e assinem a petição aqui postada.
A petição tem como objectivo que todos aqueles que possuem uma licenciatura e/ou Mestrado, com interesse para a GNR, sejam directamente admitidos no tirocino para o ingresso na carreira de oficial.

Ajudem nesta iniciativa
Obrigado

A mesma pode ser lida e assinada através do seguinte endereço:
http://www.peticao.com.pt/acesso-de-lic ... -a-oficial
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: Licenciados na GNR
« Responder #1 em: Julho 21, 2009, 10:05:47 pm »
Citação de: "nativo digital"
Boas!

Venho apelar à comunidade que seja solidário com os camaradas da GNR, e assinem a petição aqui postada.
A petição tem como objectivo que todos aqueles que possuem uma licenciatura e/ou Mestrado, com interesse para a GNR, sejam directamente admitidos no tirocino para o ingresso na carreira de oficial.

Ajudem nesta iniciativa
Obrigado

A mesma pode ser lida e assinada através do seguinte endereço:
http://www.peticao.com.pt/acesso-de-lic ... -a-oficial


O que é uma licenciatura e/ou Mestrado com interesse para a GNR?
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 21, 2009, 10:55:24 pm »
Talvez os mesmos que sejam de interesse para as FA, digo eu, não sei?! :?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

João Oliveira Silva

  • Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 22, 2009, 07:17:19 pm »
Destaco 2 ou 3 comentários de peticionários e que me parecem " pérolas ".


Citar
Miguel Caridade porque não? existe tão bons militares, profissionais, com conhecimento da realidade, cá dentro, porquê ir buscar mimados à academia?
A Academia é o colégio das doroteias. Mais porrada para cima para acabar os mimados.
Citar
Paula Santos Concordo! O nosso trajecto académico, todo o esforço, e dedicação tem de ser reconhecido!
A mãe da menina certamente também diz que têm. Importa saber se o esforço e dedicação é merecedor de tal.
Citar
Sandra Marisa Carvalho de Sousa apoio a iniciativa poque acho que devemos ser reconhecidos
A mãe da menina certamente também diz que tem que reconhecida. Vamos lá ver é se fez algo de relevante que o justifique.
Citar
Henrique Varela de Matos JUSTIÇA no acesso à carreira de oficial da GNR, abaixo o sistema medieval de acesso que temos há décadas e que o 25 de Abril só veio reforçar!
Mais um a queixar-se do 25. Porra e eu que trabalho todos os dias e que me farto de descontar para este Estado a quem é que me vou queixar? JUSTIÇA no acesso à carreira de oficial da GNR, diz o senhor desde que ele entre porque senão não há justiça.

Tenham dó.

Cumprimentos,
 

*

Silent_Storm

  • 143
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 23, 2009, 12:08:21 pm »
Tiram um curso superior de Esteticista e vêm comandar os destacamentos e comandos territoriais da GNR.
Se já estamos bem entregues assim, nem quero imaginar com esse pessoal a comandar...
"Esta é a ditosa Pátria minha amada"
 

*

flavio

  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 23, 2009, 12:39:01 pm »
Então e os militares que estudam na academia militar? Na minha opinião não seria nada justo. Uns sujeitos a regime de internato; durante todo o período de graduação são-lhe incutidos todos os valores necessários para o bom desempenho da sua futura condição militar. Outros gozariam da bela vida boémia tão característica dos estudantes universitários ( muitos perdem o primeiro ano aqui em coimbra a custa disso).
Na linha de chegada estariam todos de igual para igual. Não me parece.
Já está mais que sabido que as forças armadas e as forças de segurança têm sido uma fuga ao desemprego para muitos (inclusive muitos com o canudo).  
Nas forças armadas já estou de acordo uma vez que um contratado tem um limite progressão e de carreira bastante curtos.


Não me parece que os cadetes que estão a frequentar a academia (e mesmo aqueles que já terminaram) estejam de acordo, mas  enfim, é só a opinião de um dos muitos candidatos à academia militar.
Gostaria de saber a opinião dos camaradas foristas em relação a esta petição.
Cumprimentos,
Flávio Trindade
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 23, 2009, 02:27:01 pm »
Eu acho que isto devia ser uma realidade para ontem. Se um militar da GNR tem uma formação superior numa área de interesse para a GNR, porque não aproveitá-lo? É claro que alguém que tem uma licenciatura em arqueologia não teria acesso a este quadro especial de oficiais, basta usar um pouco de senso comum.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nosso cabo

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 23, 2009, 03:29:50 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu acho que isto devia ser uma realidade para ontem. Se um militar da GNR tem uma formação superior numa área de interesse para a GNR, porque não aproveitá-lo? É claro que alguém que tem uma licenciatura em arqueologia não teria acesso a este quadro especial de oficiais, basta usar um pouco de senso comum.


Nem mais. Direito e criminologia já são, por exemlpo, licenciaturas relevantes.
E não basta só ter a licenciatura. É preciso vagas, efectuar concursos e frequentar os cursos respectivos.
Senão todos os militares da GNR iam para as universidades e eram todos oficiais.
Comps.
PERGUNTAI AO INIMIGO QUEM SOMOS
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 24, 2009, 12:01:40 am »
... Eu que julgava que os cursos para a formação de um Oficial da GNR tirados na AM é que eram os cursos de interesse para a GNR ... estava enganado!

Em tempos pensei que o curso de direito era para advogado, mas quem sabe ... . Se calhar no mundo civil há formação que habilite alguém a comandar na GNR ... venham de lá esses cursos ...

Já agora porque não abrir o ingresso na ordem dos médicos a pessoal com um curso com interesse na área da medicina? Por exemplo criminalista, ... afinal pode ser de interesse para um médico legista ... digo eu que gosto de dizer coisas.

Afinal alguém pode explicar que outro curso pode formar um Oficial/Comandante para a GNR? O que é um curso superior numa área de interesse para a GNR? Em que consiste? Que objectivos deve atingir? Só porque tem interesse para a GNR justifica que o seu detentor aspire a ser um comandante na GNR?

Que outro curso civil transmite os valores da Instituição? Que outro curso civil pode ensinar os princípios fundamentais do Comando de um Oficial?

Como dizia o outro: isto é um circo, isto é uma palhaçada!
 

*

nosso cabo

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 24, 2009, 03:34:56 pm »
Citação de: "Brave Sir Robin"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se um militar da GNR tem uma formação superior numa área de interesse para a GNR, porque não aproveitá-lo?

Concerteza! Mas nunca para um cargo de comando. Num quadro técnico (superior) de apoio, talvez...


Licenciados em direito para juristas, por exemplo.
PERGUNTAI AO INIMIGO QUEM SOMOS
 

*

flavio

  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Julho 24, 2009, 10:48:05 pm »
Citação de: "lazaro"
Que outro curso civil transmite os valores da Instituição? Que outro curso civil pode ensinar os princípios fundamentais do Comando de um Oficial?



Ora aí está.Acho que com estas perguntas retóricas não é preciso dizer mais nada.

Sinceramente na minha opinião não vejo mal nenhum em haver militares da GNR na categoria de Praças com licenciatura.
Por um lado mudava a mentalidade das pessoas que deve ser igual à daqui da zona: "Olha o chulo"; "Quem é malandro vai para polícia".  Por outro lado, quem já se deparou com uns broncos fardados, convenhamos  que não estão a dar muito boa imagem da GNR.

Atenção, eu tenho familiares na GNR (e sei que trabalham bastante), mas enfim, é a imagem que a instituição passa.





Boa sorte para a petição, mas como é óbvio (num futuro próximo) os militares licenciados apenas vão ser oficiais na sua imaginação.(não quero ofender)

Cumprimentos,
Flávio Trindade
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 25, 2009, 01:40:47 am »
Estou de acordo com o espírito e finalidade desta petição. E vou assiná-la.

Afinal basta olhar para o curriculum da academia para verificarmos que os cursos lá ministrados são cursos superficiais, de cultura geral, um pouco de tudo. Ninguém com um curso daqueles se pode dizer superiormente especializado no que quer que seja, porque o não é, e se o disser é aldrabão.

Nao me parece que um ano de tirocínio como aspirantes nao fosse suficiente para incutir no pessoal licenciado (fora da academia) os tais "valores" de tanto se fala neste tópico. Também é preciso ter em conta que estamos a falar de pessoas que já conhecem a GNR, nao vão directos da rua para o tirocínio.

Bem hajam, e boa sorte para os peticionários.

Lembro que o exercito também tem formas de provimento a oficial sem ser pela academia. Porque não na GNR (ou na PSP, onde até fazem muita falta)?
::..Trafaria..::
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 390 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 25, 2009, 02:52:38 am »
Na Força Aérea por exemplo existe a figura do estágio técnico militar acessivel a praças, oficiais em regime de contrato e sargentos do QP, em que é um concurso interno, para acesso ao quadro permanente. Já são militares, já têm alguma vivência da instituição, sao-lhes ministradas cadeiras de âmbito militar no final do mesmo estagio, dura cerca de 10 meses, ingressam no quadro permanente de oficiais.
também existe o etm, para pessoal estritamente civil, mas limitado a algumas especialidades, nomeadamente a mais habitual medicina, porque apesar de virem a ser militares, vão ser sempre mais médicos que militares (por isso é que depois alguns se cortam ao Afeganistão...).
Para quê limitar as expectativas, se existem ramos das Forças Armadas em que essa progressão é admitida, apesar do número reduzido de vagas...lá está tal como já foi dito aqui, nem todos podem ser oficiais, é-lhesé dada a hipotese de concorrer...
Até na FAP esta dinâmica é recente pois já existiram cursos na academia, em que pessoal licenciado teve de se sujeitar a três anos de curso...são opções mas é um contrasenso e um dispêndio de verbas desnecessário... informem-se sobre quanto aufere um professor civil que leccione numa das academias militares...
O caminho já foi exprimentado e com bons resultados... na GNR há uma grande resistência à mudança...porque lá está as chefias de topo são oriundas do exército... será... receio de mudança???
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Mike Charlie

  • 5
  • +0/-0
Licenciados na GNR
« Responder #13 em: Julho 26, 2009, 01:16:57 am »
Boa noite a todos,

Em resposta ao sr. Lázaro:

Os Oficiais de que se fala neste tópico (Licenciados oriundos da classe de Praças e Sargentos), nunca terão funções de comando (no terreno), pois esse pertence aos Oficiais de infª e cavª, terão sim a possibilidade de exercer a sua função em serviços de ordem administrativa (Recursos Humanos, Direito, Psicologia, etc.).

O que está aqui em discussão é a possibilidade de rentabilizar os recursos existentes no seio da instituição, evitando desviar os Oficiais oriundos da AM das já citadas funções de comando, ao mesmo tempo que se valorizam as competências profissionais de cada um, o que consequentemente, melhorará as perspectivas de carreira, aumentando a motivação dos militares integrantes nesta força.

Agora pergunto-lhe:
Será que uma pessoa licenciada em Direito, e sem esquecer a formação complementar que seria dada (+/- 1 ano lectivo), não seria competente para Oficial da GNR, nomeadamente à frente de uma secção de justiça (onde actualmente estão colocados Oficiais da AM)?  

Para melhor fazer compreender o meu ponto de vista, medite sobre a próxima questão:
Quem é o responsável pela direcção do inquérito, ou quem é o responsável pela autorização das mais diversas diligências policiais? Magistrado (do MP ou Judicial), licenciado em Direito.

Em suma, o que aqui está em causa, não é tirar “protagonismo” aos Oficiais da AM, mas sim dar oportunidade àqueles militares com uma formação superior que pode ser proveitosa para a instituição.

Com os melhores cumprimentos,

HMC
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 26, 2009, 04:45:21 pm »
Por acaso sabem que, por exemplo, existem na GNR soldados licenciados em psicologia que lá estão a trabalhar precisamente como psicólogos e a levar para casa o vencimento de um soldado indiferenciado?

Mas na PSP temos casos semelhantes: conheço o de um agente, licenciado em economia, que está "destacado" num outro ministério e onde desempenha funções não como policia mas sim como economista mas recebe menos que os seus colegas da patrulha.  

Acham isto justo?
::..Trafaria..::