GOE (Grupo de Operações Especiais)

  • 824 Respostas
  • 390373 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2984 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #120 em: Março 21, 2007, 10:39:22 am »
Citação de: "Raven"

Deu-me a ideia que eles apesar de serem uma força policial "treinam" de tudo um pouco, vi mergulho, vi o que julgo ser algum tipo de inserção por Heli, possivelmente em fast-rope ou algo similar e vi outras coisas que honestamente não fossem as ultimas imagens serem de operações deles e dar para identificar que eram realmente o GOE a actuar, eu diria que eram outra qualquer força menos o GOE.
numa das imagens vê-se um elemento a disparar um lança granada contra um alvo e outras situações que me pareceram demasiado "militares" para o que eu já tinha visto do GOE, alem de aparecer durante uns segundos duas viaturas algo estranhas, eu pelo menos nunca tinha vistos aquelas viaturas, tipo "moto 4" mas com lagartas... Ou foi impressão minha?


Sim no video aparecia o Wiesel, veiculo blindado de reconhecimento usado pelos Pára-quedistas Alemães. Também estou um confuso em relação à presença deste veiculo em Belas.

Tanto eu como o Trafaria já disse que o mais importante é um individuo estudar e fazer o liceu, ter passado pelas Tropas Especiais é secundário. Posso dizer-te que se neste momento o pessoal do meu pelotão se encontra-se e tenta-se ir para a PSP, só eu e outro meu camarada conseguiamos entrar. Digo isso não porque acho que seja muito bom, mas porque somos os únicos com o 11º ano feito. O resto dos meus camaradas tinham o 8º/9º ano.  c34x
Agora se vai-se ou não, é uma decisão pessoal e que cada um deve tomar por si só!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #121 em: Março 21, 2007, 04:47:42 pm »
o Intendente Magina da Silva nunca foi tropa?!

desculpem a minha ignorancia a dizer aquilo dos páras mas ja a algum tempo que procuro saber qual a melhor preparaçao militar ou nao militar (ginasio?) para entrar nos GOE.....

e pareceu-me no video que o exercicios la feitos eram muito parecidos com os dos páras, dos fuzos e até dos rangers; mas mais do paras nao? :?

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2984 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #122 em: Março 21, 2007, 04:56:26 pm »
Opá ainda não percebeste que há muito menino não gosta de Páras nem pintados de ouro?!

Olha vê alguns videos de cenas que se faz na ETP e tira as conclusões por ti próprio:

http://www.youtube.com/watch?v=W2IHl6yiK-o

http://www.youtube.com/watch?v=YZafmBebn9Y

http://www.dailymotion.com/martelo79/video/xxhg5_etp

http://www.youtube.com/watch?v=hX6hvWM9vF0
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #123 em: Março 21, 2007, 05:03:11 pm »
Para tirar algumas dúvidas...

"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2984 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #124 em: Março 21, 2007, 05:05:34 pm »
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #125 em: Março 21, 2007, 05:21:26 pm »

 :?:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #126 em: Março 21, 2007, 05:24:39 pm »
Brevet do curso de Operações Especiais da PSP (GOE/PSP).
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #127 em: Março 21, 2007, 05:38:13 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:  :?

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #128 em: Março 21, 2007, 05:38:31 pm »


 :G-Ok:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #129 em: Março 21, 2007, 05:47:59 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não há dúvida que a Boina Verde fica bem numa farda azul, e eu que andei com aquela farda manhosa...  :lol:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2984 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #130 em: Março 21, 2007, 07:25:55 pm »
Eu não sou desse tempo, mas não há dúvida que a mística dos Páras em Portugal está interligada com a FAP! O Exército parce que não sabe respeitar as diferenças e não sabe/consegue acarinhar as suas unidades de elite. Isso acontece porque o orçamento é muito reduzido e "em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão"!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Raven

  • 35
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #131 em: Março 21, 2007, 08:29:30 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Sim no video aparecia o Wiesel, veiculo blindado de reconhecimento usado pelos Pára-quedistas Alemães. Também estou um confuso em relação à presença deste veiculo em Belas.

confesso que em relação á parte inicial do video ainda me deixa certas duvidas.
Eu estive uma vez em belas a assistir a uma demonstração da brigada cinotécnica e os edificios que surgem aquando das várias cenas de instrucção não me parecem muito identicos aos que me lembro.
mas também já foi há uma meia duzia de anos e se calhar os edificios até podem ter sido alterados.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #132 em: Março 22, 2007, 07:43:42 pm »
É verdade, todas aquelas cordas, a famosíssima janela, etc… nos fazem lembrar uma certa aproximação ao que foram os páras de outro tempo e a sua célebre pista vermelha. Mal de nós se nada nos fizesse lembrar …

Para quem conheceu essa pista posso adiantar que lá estive há pouco tempo e pelo menos em parte dela há indícios de não ser utilizada, ou de o sê-lo muito pouco.

Quanto à presença dos carros de combate convém lembrar que o GOE é uma “produção” de militares ingleses, os famosos SAS, que ministraram os primeiros cursos (e formaram os primeiros graduados) com material deles à semelhança do que faziam na sua própria unidade e com base naquilo que eram à altura a missão e as exigências que lhe eram acometidas enquanto unidade e militares do exército britânico. Com o decorrer dos tempos existem as naturais adaptações às nossas realidades e necessidades. Constou-me que com a saída dos ingleses, ou pouco depois da sua saída, acabou a instrução com aqueles carros de combate … mas não a instrução anti-carro, essa continua. Entretanto foram adoptados outros módulos, como a protecção de altas entidades em ambientes de guerrilha,  e outros, muitos outros…

Hoje o GOE é já muito diferente da do desse tempo; e é na sua essência e no seu mérito uma unidade portuguesa. A título de curiosidade posso adiantar que nos concursos internacionais onde tem participado por norma fica à frente dos SAS, ou seja, fica à frente do “pai” ou “tutor”…
Os níveis e tipos de ameaças à segurança que levam à existência de unidades daquele tipo estão em permanente mudança e constante acompanhamento e estudo. Isso reflecte-se de imediato no tipo de instrução. Naturalmente com o tempo há módulos de instrução que vão sendo introduzidos e outros abandonados. Estagnação e domínio pela rotina é que não pode existir numa casa daquelas…
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2984 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #133 em: Março 22, 2007, 08:05:48 pm »
Citação de: "Trafaria"
É verdade, todas aquelas cordas, a famosíssima janela, etc… nos fazem lembrar uma certa aproximação ao que foram os páras de outro tempo e a sua célebre pista vermelha. Mal de nós se nada nos fizesse lembrar …

Para quem conheceu essa pista posso adiantar que lá estive há pouco tempo e pelo menos em parte dela há indícios de não ser utilizada, ou de o sê-lo muito pouco.

É usado no Curso de Combate, durante a recruta os catatuas fazem a pista de obstáculos que está ao lado da pista de cordas.

Citar
Quanto à presença dos carros de combate convém lembrar que o GOE é uma “produção” de militares ingleses, os famosos SAS, que ministraram os primeiros cursos (e formaram os primeiros graduados) com material deles à semelhança do que faziam na sua própria unidade e com base naquilo que eram à altura a missão e as exigências que lhe eram acometidas enquanto unidade e militares do exército britânico. Com o decorrer dos tempos existem as naturais adaptações às nossas realidades e necessidades. Constou-me que com a saída dos ingleses, ou pouco depois da sua saída, acabou a instrução com aqueles carros de combate … mas não a instrução anti-carro, essa continua. Entretanto foram adoptados outros módulos, como a protecção de altas entidades em ambientes de guerrilha,  e outros, muitos outros…

Hoje o GOE é já muito diferente da do desse tempo; e é na sua essência e no seu mérito uma unidade portuguesa. A título de curiosidade posso adiantar que nos concursos internacionais onde tem participado por norma fica à frente dos SAS, ou seja, fica à frente do “pai” ou “tutor”…
Os níveis e tipos de ameaças à segurança que levam à existência de unidades daquele tipo estão em permanente mudança e constante acompanhamento e estudo. Isso reflecte-se de imediato no tipo de instrução. Naturalmente com o tempo há módulos de instrução que vão sendo introduzidos e outros abandonados. Estagnação e domínio pela rotina é que não pode existir numa casa daquelas…


Claro que sim, afinal são Portugueses!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #134 em: Março 22, 2007, 10:17:49 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Logo nos primeiros anos não seria muito provavél, GOE fundado em 1979 e a especialidade de Operações Especiais (no CIOE, actual CTOE) surge em 1981 :idea:


O CIOE já existia no tempo da guerra colonial e formava OE's já nessa altura, os famosos grupos de caçadores especiais...
Alias o chamado curso ranger (COE) foi montado ainda no tempo da outra senhora...
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington