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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: P44 em Fevereiro 15, 2008, 07:12:27 pm

Título: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: P44 em Fevereiro 15, 2008, 07:12:27 pm
A caminho do Chipre
Avião de Cavaco faz aterragem de emergência em Itália
Um Falcon, avião da Força Aérea, transportava o Presidente de República para o Chipre quando foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência em Itália devido a uma avaria, mas já retomou viagem

O Presidente da República deveria ter chegado ao aeroporto internacional de Larnaca às 18h10 (hora local, mais duas horas do que Lisboa) para depois se avistar com o seu homólogo cipriota, Tassos Nikolau, para uma reunião privada de uma hora.

Cavaco Silva parte sábado do Chipre para a Jordânia para uma visita oficial de dois dias naquela que será a primeira deslocação oficial de um Chefe de Estado português a este reino hachemita do Médio Oriente.

Por duas vezes desde o início de Novembro passado os Falcon que transportavam o primeiro-ministro e outros membros do Governo foram obrigados a aterrar, pouco tempo após terem levantado voo, por motivos de segurança.

No início de Novembro o primeiro-ministro e outros membros do Governo foram surpreendidos, durante uma deslocação no Norte do País, com a necessidade de uma aterragem repentina do Falcon, da Força Aérea, por motivos de segurança.

A 16 de Dezembro acontecia uma situação semelhante: poucos minutos depois de ter levantado voo do Aeroporto de Figo Maduro, um problema técnico num dos reactores do Falcon obrigou a uma aterragem súbita na mesma pista e a comitiva de 11 pessoas foi forçada a viajar noutra aeronave.

SOL / Lusa

14 comentários / 7221 visitas
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Comentários
Alpino, concordo com o que diz.
Claro que a maior parte do povo o que quer é mama... mas fica ruidinho de inveja quando são outros a mamar por eles!
Portanto do que depreendo dos comentarios o melhor é termos um presidente a andar de burro, um primeiro ministro a andar de gaivota, e os assessores a darem uso à sola dos seus sapatos comprados na feira da ladra.... isto se os houver, porque se não, meus amigos, toca a andar descalço como os indios da amazónia ....
Por isso proponho... Acabe-se com o Estado e que cada um se governe.
Mas depois não vale pedir ajuda ao Estado quando a casa estiver a arder, quando sentir uma terrivel angina de peito, quando o desemprego me bater à porta, quando não tiver dinheiro para por os filhos na escola, quando os senhores feudais não quiserem pagar a iluminação publica , nem as estradas para nos deslocarmos (pois claro , sem estado não há bens publicos), etc, etc.
PS: em alternativa existe sempre a hipotese de emigrar... de preferência para um país onde não se pagam impostos... tipo botswana!

Arcimboldo, em 2008-02-15 18:59:03
Que grande AZAR.

Por acaso esta semana o meu carro tambem sofreu uma avaria quando eu me deslocava para o trabalho, essa pago eu, fiquem descansados...

Felizmente o avião está intacto, não deve ser uma avaria assim tão cara, dividido por 10.000.000 de Portugueses.

Não esqueçam que o Senhor Presidente da Républica representa todos os Portugueses, eu sou da opinião que ele não viaja o sufeciente, devia de viajar mais e sempre de avião...

VoXoV, em 2008-02-15 18:45:56
Os f.d.p. que liquidaram o Sá Carneiro parece que continuam com os mesmos vícios!!!
Deus é Grande!!!
VIVA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE TODOS OS PORTUGUESES!!!
Paulo César Alves Nunes

Poemas, em 2008-02-15 18:40:08
Este alpino deve ser mais um daqueles parasitas das nossas forces armadas.
Veja-se a realidade e compare-se.

Forças Armadas da Alemanha = 284.500
Forças Armadas do Reino Unido = 187.970
Forças Armadas Espanholas = 177.950
Forças Armadas do Canadá = 62.300
Forças Armadas Australianas = 53.527
Forças Armadas Holandesas = 53.130
Forças Armadas da Suécia = 33.900
Forças Armadas Portuguesas = 44.900

Número de militares por 1000 habitantes na Alemanha = 3.45
Número de militares por 1000 habitantes no Reino Unido = 3.09
Número de militares por 1000 habitantes em Espanha = 3.45
Número de militares por 1000 habitantes no Canadá = 1.93
Número de militares por 1000 habitantes na Austrália = 1.25
Número de militares por 1000 habitantes na Holanda = 3.24
Número de militares por 1000 habitantes na Suécia = 3.07
Número de militares por 1000 habitantes no Portugal = 4.25

Os países mais ricos têm menos militares por cada 1000 habitantes. O que não é de espantar. Por isso é que são ricos. Portugal é pobre porque dá de mamar a 44.900 militares no activo e muitos mais na reserva. Para estar em linha com os Países civilizados Portugal deveria ter umas Forças Armadas com cerca de 12.500 elementos. Em vez disso Portugal tem forças armadas com 5 vezes mais elementos do que devia ter. E o governo diz que ainda não sabe onde reduzir na administração pública.

Zeus, em 2008-02-15 18:38:12
A luta contra o défice chegou à manutenção dos avioes militares. O Sr Sempaio sem a roupa lhe chegar à pele disse aos GOVERNANTES PSD/CDS que havia mais vida para além do défice. O Sr Cavaco o que dirá agora, que a roupa se está a chegar à pele ?
Comprem lá uns avioeszitos, e depois façam mais umas penhoras aos pobres, que gostam de governantes bem tratados.

ralhudo, em 2008-02-15 18:31:29
É só para dizer que hoje tou de greve. Hoje não reclamo.Mas amanha volto a ser Português.

LUISM, em 2008-02-15 18:18:17
Pronto, aí está a desculpa e o argumento que faltava para comprarem novos aviões para os órgãos de soberania.
Lá se vão mais uns largos milhões do erário público, que é o mesmo que dizer, dos nossos impostos.
Se em vez de tanto passeio, que eles chamam visitas de Estado, fossem aprender o que de melhor se faz nos países verdadeiramente desenvolvidos e depois aplicassem cá esses conhecimentos, ainda compreendia.
O problema é que estas visitas de Estado, não são mais do que passeios turísticos pelo mundo fora à pála do Zé Povinho.
Só o orçamento anual da Presidência dava para matar a fome a muitos portugueses e aumentar um pouco mais as pensões dos idosos mais desfavorecidos.
Acabou-se com a monarquia, mas os mamões da república não ficam nada mais baratos em despesas de representação, assessores, etc, etc, etc.

AmbrosioSilva, em 2008-02-15 18:12:06
Discordo da frase do Alpino. A verdade é esta: pobre povo que tais desgovernantes tem. E ainda há por aí quem os defenda. Haverá algum tachito pelo meio? É por causa de gente assiim que o país está na vergonha que está, mas há gente que gosta mesmo de viver na porcaria.

Tiguilherme, em 2008-02-15 18:06:28
Estes falcon fazem mais horas de trabalho que um taxi a trabalhar em lisboa.

Aegeus, em 2008-02-15 18:03:35
Está enganado senhor Alpino, a verdade é outra: pobre povo que tais (des)governantes tem. É por causa de pessoas que andam com os olhos fechados que este país está na vergonha que está. Parece que só sabem viver na porcaria. Ou será que há por aí algum tachito. Não sei se me está a perceber.

Tiguilherme, em 2008-02-15 18:02:33
o problema nem será as horas de voo....mas sim a manutenção de caca a que são sujeitos....
tokarev...cuidado com o que se diz....durante muito tempo falei assim e sempre fui posto de parte devido a isso...
mas de facto é vergonhoso todo o enredo á volta do atentado que vitimou o sá carneiro e acompanhantes...
upssss....já me esquecia....já estou a falar demais

topatudo, em 2008-02-15 17:56:40
Pobres forças armadas... que já nem um avião de jeito têm...
Mas se o governo der dinheiro para outro avião, novo, áqui d´el-rei que os nossos impostos andam a ser mal aplicados porque o governo e o ministro são umas bestas... Pobres governo e ministros que tal povo têm...

alpino, em 2008-02-15 17:43:43
Grande susto deve ter apanhado o presidente. Há uns anos aconteceu outra avariazita no avião doutro primeiro ministro português. Sabe-se quem lhe meteu uma bomba mas a justiça não o quis incomodar.

tokarev, em 2008-02-15 17:41:59
Vejam lá não vá acontecer aos Falcon o que aconteceu ao F - 16. Os nossos políticos passeiam tanto de Falcon que os Falcon já devem ter excesso de horas de vôo. Não venham é os políticos com a ideia de esbanjar mais umas centenas de milhões em aviões novos. Passeiem menos e trabalhem mais.

Zeus, em 2008-02-15 17:34:00
Título:
Enviado por: ricardonunes em Fevereiro 15, 2008, 07:29:52 pm
:roll:  ninguém tem tanto tempo para debitar tanto comentário seja ele o tema que for :idea:
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 15, 2008, 08:39:49 pm
PR: Segundo Falcon da FAP transportou Cavaco Silva para Chipre
15 de Fevereiro de 2008, 19:24

Nicósia, Chipre, 15 Fev (Lusa) -- Um segundo avião Falcon da Força Aérea Portuguesa (FAP) transportando o Presidente da República, Cavaco Silva, aterrou hoje às 20:15 no aeroporto de Larnaca, com duas horas de atraso em relação à chegada prevista do Chefe de Estado português.

«A determinado momento do voo no Falcon da FAP que transportava o Presidente da República para Chipre, o piloto detectou uma anomalia num dos sistemas do avião relacionado com o combustível. Por precaução, o piloto decidiu aterrar no aeroporto mais próximo, em Itália», esclareceu fonte oficial da Presidência.

«Dado haver outro avião disponível e em trânsito, esse avião dirigiu-se para o aeroporto italiano (cuja localização não foi fornecida) onde se encontrava o avião avariado do Presidente da República», adiantou a fonte.

O Chefe de Estado embarcou nesse segundo avião e retomou a sua viagem para Chipre, tendo-se dirigido de imediato para o Palácio Presidencial para uma reunião com o seu homólogo cipriota, Tassos Nikolau, iniciada às 21H00 locais.

SRS.

Lusa/Fim
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Fevereiro 16, 2008, 03:51:21 pm
Não seria de considerar a ideia de comprar algum ou alguns AIRBUS mesmo em segunda mão para serem entregues à FAP para fazerem o transporte VIP e mesmo o transporte regular de tropas para os TO no exterior?

Mesmo por uma questão de dignidade e representatividade do país no exterior, um AIRBUS é sempre mais “apresentável” que um FALCON.

O que acham?

Nenhum dos nossos artistas gráficos cá do fórum nos quer brindar com um AIRBUS com a Cruz de Cristo? c34x
Título:
Enviado por: Duarte em Fevereiro 16, 2008, 05:45:55 pm
Citação de: "Jorge Pereira"

Nenhum dos nossos artistas gráficos cá do fórum nos quer brindar com um AIRBUS com a Cruz de Cristo? c34x



 c34x



(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmysite.verizon.net%2Fdmendonc%2Fimages%2FRFAPAirbus.jpg&hash=35373b88842a39b10d3bd9c46a24b14b)
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Fevereiro 16, 2008, 06:04:01 pm
Citação de: "Duarte"
Citação de: "Jorge Pereira"

Nenhum dos nossos artistas gráficos cá do fórum nos quer brindar com um AIRBUS com a Cruz de Cristo? c34x


 :)

Mas gostava de ver outros modelos... c34x
Título:
Enviado por: ShadIntel em Fevereiro 16, 2008, 06:43:07 pm
Feito um pouco à pressa, mas este é republicano.  :mrgreen:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FA310_FAP1.png&hash=4b65922dea097e466f832676e83d5700)
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 16, 2008, 06:48:22 pm
Citação de: "ShadIntel"
Feito um pouco à pressa, mas este é republicano.  :wink:
Título:
Enviado por: tsumetomo em Fevereiro 16, 2008, 09:33:32 pm
Citação de: "ShadIntel"
Feito um pouco à pressa, mas este é republicano.  :mrgreen:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi265.photobucket.com%2Falbums%2Fii233%2FAngusTSC%2FA310_FAP1.png&hash=4b65922dea097e466f832676e83d5700)

Humm... Se transporta o Presidente da Republica, não deveria ter uma bandeira completamente verde em vez da usual verde e vermelha?
Título:
Enviado por: ShadIntel em Fevereiro 16, 2008, 10:33:52 pm
Citação de: "tsumetomo"
Humm... Se transporta o Presidente da Republica, não deveria ter uma bandeira completamente verde em vez da usual verde e vermelha?

Transportaria o Presidente da República, mas não seria propriamente o "avião presidencial". O país não se pode dar ao luxo de ter uma aeronave para uso exclusivo do PR ou de altas entidades. Já chega a verdadeira colecção de BMs e Audi...
Título:
Enviado por: tsumetomo em Fevereiro 17, 2008, 12:44:43 am
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "tsumetomo"
Humm... Se transporta o Presidente da Republica, não deveria ter uma bandeira completamente verde em vez da usual verde e vermelha?
Transportaria o Presidente da República, mas não seria propriamente o "avião presidencial". O país não se pode dar ao luxo de ter uma aeronave para uso exclusivo do PR ou de altas entidades. Já chega a verdadeira colecção de BMs e Audi...
Talvez possamos convencer os Franceses a oferecer um Skylander fabricado em Evora... :)
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 17, 2008, 12:49:49 pm
Citação de: "Duarte"
Citação de: "Jorge Pereira"

Nenhum dos nossos artistas gráficos cá do fórum nos quer brindar com um AIRBUS com a Cruz de Cristo? c34x


 :twisted:  c34x
Título:
Enviado por: Duarte em Fevereiro 17, 2008, 10:41:55 pm
Citação de: "P44"

isso não é versão REAL, é versão FICÇÃO CIENTIFICA :lol:  :twisted:  :shock:
Título:
Enviado por: André em Fevereiro 17, 2008, 10:51:44 pm
Citação de: "Duarte"
Citação de: "P44"

isso não é versão REAL, é versão FICÇÃO CIENTIFICA :lol:  :twisted:  :roll:  :roll:
Título:
Enviado por: Duarte em Fevereiro 17, 2008, 11:46:43 pm
Citação de: "André"
Pois a inquisição, Batalha de Alcacer Quibir e respectiva ocupação castelhana, a expulsão dos Judeus, atirar ouro ao rio Tibre cortesia de D.João V e outros luxos enquanto o povo morria à fome também não foram ficção cientifica foi a crua realidade ...  :roll:


A continuar por este caminho, esqueceu-se de ditaduras, militares e civis, participação na I grande guerra mundial sem qualquer necessidade, com milhares de soldados mortos desnecessariamente, assassinatos políticos, revoluções, golpes, extremismos políticos, verão quente, colectivação, socialização e comunização do país, nacionalizações, FP-25, bancarrota financeira e moral do país, libertinagem, promulgação do aborto e abandono das tradições e alicerces da nação.


Ainda bem que a República acabou com a fome, analfabetismo  e ignorância do povo, e criou iliuminados como vossa excelência para nos vir educar   :rir:
Título:
Enviado por: ShadIntel em Fevereiro 18, 2008, 12:01:05 am
Citação de: "Duarte"
Ainda bem que a República acabou com a fome, analfabetismo  e ignorância do povo, e criou iliuminados como vossa excelência para nos vir educar   :rir:

Vá lá, Duarte, um pouco de indulgência, o jovem ainda nem acabou de ser educado pela escola da República, depois é que vai ser...  :lol:
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 18, 2008, 08:32:16 am
Citação de: "André"
Citação de: "Duarte"
Citação de: "P44"

isso não é versão REAL, é versão FICÇÃO CIENTIFICA :lol:  :twisted:  :roll:  :twisted:

Pró poste!
Título:
Enviado por: Duarte em Fevereiro 18, 2008, 01:04:11 pm
Citação de: "P44"

tás enganado André , até ao 5 de Outubro de 1910 Portugal era o PARAÍSO NA TERRA, o MEL corria pelas ruas , os prédios eram revestidos a ouro e no ar pássaros do Éden cantavam hinos celestiais!

Seu....Republicano! :conf: Estais enagnados... A República, esta invenção de sociedades secretas, em que senhores pouco conhecidos, raramente eleitos (e apenas a toque de dinheiro, favores, fraude eleitoral, promessas falsas, corrupção e compadrio) esta relespública é que é um paraíso da liberdade, em que as representantes do estado têm a liberdade de promulgar a anexação do país a Espanha, a liberdade de destruir a nação, de torná-la numa prostituta servil a outros paises.

Viva a liberdade e viva a república!! (repetir 10 mil vezes até acdreditar, repetir se necessário). Depois é só virar a cassette para uma mensagem especial de José Saramago).
Título:
Enviado por: NVF em Fevereiro 19, 2008, 03:36:21 am
Citação de: "Duarte"
em que as representantes do estado têm a liberdade de promulgar a anexação do país a Espanha, a liberdade de destruir a nação, de torná-la numa prostituta servil a outros paises.


Tambem aconteceu na monarquia.  Neste aspecto, estou 100 % de acordo com o papatango.
Título:
Enviado por: raphael em Fevereiro 19, 2008, 11:55:12 am
Pessoal o tópico é acerca de problemas nos Falcon 50 da FAP quando estava a fazer o transporte do PR... :twisted:
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 19, 2008, 04:20:07 pm
Citação de: "raphael"
Pessoal o tópico é acerca de problemas nos Falcon 50 da FAP quando estava a fazer o transporte do PR... :lol:
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 23, 2008, 12:47:05 am
O Expresso indica em 1.ª página que se vai (estudar) substituir os Falcon, depois quem tiver acesso à notícia que a coloque aqui :wink: .
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 23, 2008, 10:19:20 am
Mas afinal há dinheiro? Já parecem o Lula... :roll:
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 23, 2008, 11:04:07 am
Citação de: "PereiraMarques"
O Expresso indica em 1.ª página que se vai (estudar) substituir os Falcon, depois quem tiver acesso à notícia que a coloque aqui :wink: .


andei á procura mas ainda não encontrei nada
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 23, 2008, 11:21:37 am
Mas está lá P44.
Título:
Enviado por: ShadIntel em Fevereiro 23, 2008, 11:29:08 am
Estava lá esta manhã cedo, mas também já não a encontro. Eram só algumas linhas, a notícia completa é só para assinantes.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 23, 2008, 11:39:28 am
Pois, mas eu estava a falar do jornal impresso.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Fevereiro 23, 2008, 11:51:27 am
Resume-se a isto :roll:

‘Falcons’ do Estado vão ser substituídos

Depois da aterragem forçada em Itália, Cavaco afirmou que aviões assim “nem na Europa nem em África”, O Governo compreendeu

A aterragem de ‘precaução’ do Falcon 50 que levou o Presidente à Jordânia e os comentários feitos a este incidente por Cavaco Silva obrigaram o Governo a colocar na agenda a compra de novos aviões para o transporte de personalidades. A falha não pôs em causa a segurança do avião e o Presidente nem se mostrou assustado. Terá, porém, manifestado algum alívio após a aterragem. Ainda que não tenha feito exigência de substituição dos aviões, constatou que nenhum chefe do Estado ou de Governo da Europa viaja já em aviões com mais de vinte anos de vida e uma folha de serviços tão preenchida.

Durante a última presidência portuguesa da UE, os Falcon fizeram mais de 750 horas de voo e registaram-se dois incidentes: na visita do ministro da Defesa à Lituânia, quando teve de ser substituída uma bomba hidráulica, e quando ‘se acendeu uma luz’ no painel do Falcon que transportava José Sócrates a Argel.

Expresso
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 23, 2008, 02:33:05 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois, mas eu estava a falar do jornal impresso.


e eu na edição on-line :wink:  a capa do jornal já a tinha visto
Título:
Enviado por: ricardonunes em Fevereiro 23, 2008, 02:58:13 pm
Citação de: "P44"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois, mas eu estava a falar do jornal impresso.

e eu na edição on-line :twisted:
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 23, 2008, 05:11:49 pm
O governo e a Força Aérea pensam substituir os 3 Falcon 50 por 3 Falcon 900 EX da mesma familia mas mais modernos e capazes. Existem outras probabiliadades de comprarem o Falcon 7X ou entao o  Embraer Legacy. Surgiu uma noticia não confirmada de aquisição de avioes de transporte Airbus A310-300 em segunda mao mas nada se confirma e esta ultima hipótese não é prioritaria.
Título:
Enviado por: Menacho em Fevereiro 23, 2008, 07:19:34 pm
Os A-310 son muito escasos en mercado de 2ª mao.

El Ejercito del Aire Espanhol, esta buscando algunos para incrementar a sua flota, pero estan en muito mal estado los que ha encontrado........ :wink:
Título:
Enviado por: ricardonunes em Fevereiro 23, 2008, 07:41:35 pm
Citação de: "Instrutor"
O governo e a Força Aérea pensao substituir os 3 Falcon 50 por 3 Falcon 900 EX da mesma familia mas mais modernos e capazes. Existem outras probabiliadades de comprarem o Falcon 7X ou entao o  Embraer Legacy. Surgiu uma noticia não confirmada de aquisição de avioes de transporte Airbus A310-300 em segunda mao mas nada se confirma e esta ultima hipótese não é prioritaria.


Existem fontes???

Ou isso é apenas o diz que disse :roll:
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Fevereiro 23, 2008, 07:47:38 pm
Citação de: "Menacho"
Os A-310 son muito escasos en mercado de 2ª mao.

El Ejercito del Aire Espanhol, esta buscando algunos para incrementar a sua flota, pero estan en muito mal estado los que ha encontrado........ :wink:



A transportadora aérea portuguesa TAP está a substituir a sua frota de 6 aeronaves.
Título:
Enviado por: Lancero em Fevereiro 23, 2008, 08:17:07 pm
Citação de: "Bravo Two Zero"
Citação de: "Menacho"
Os A-310 son muito escasos en mercado de 2ª mao.

El Ejercito del Aire Espanhol, esta buscando algunos para incrementar a sua flota, pero estan en muito mal estado los que ha encontrado........ :wink:


A transportadora aérea portuguesa TAP está a substituir a sua frota de 6 aeronaves.


Nem mais. O mais velho tem 19 anos.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Fevereiro 24, 2008, 03:56:37 pm
Nesta eventual aquisição há uma questão a ter em conta:

Há um tipo de transporte que os Falcon asseguram que para uma aeronave com as características de um Airbus é uma opção pouco racional. Estou-me a referir as deslocações curtas com muito pequenas comitivas. Não esquecer que muitos membros do governo fazem deslocações frequentes em território nacional e também inúmeras idas a Bruxelas e outras cidades europeias, onde a utilização de aviões com as características de um Airbus não é nada racional. Lembro-me que até doentes já foram transportados nos Falcon.

Para estes casos os jactos executivos são sem sombra de dúvidas e por razões óbvias a melhor opção e na minha opinião deverão a continuar a fazer parte da frota da FAP.

Eu apostaria por uma combinação Airbus/jactos executivos.

Airbus (1 ou 2. A FAP é que saberia qual o número apropriado) seria reservado para as visitas oficias ao estrangeiro do Primeiro-ministro e do Presidente da República onde normalmente são acompanhados por grandes comitivas. Serviriam também para com pequenas alterações, transportarem tropas para os diferentes TO em que estamos/iremos estar envolvidos.

Os jactos executivos (2) seriam reservados para as outras situações que acima referi.

Dentro destes apostaria nos Embraer http://www.embraer.com.br/portugues/content/aeronaves/ (http://www.embraer.com.br/portugues/content/aeronaves/) onde as OGMA já têm uma palavra a dizer http://www.ogma.pt/index_pt.asp (http://www.ogma.pt/index_pt.asp) ou então nos Gulfstream http://www.gulfstream.com (http://www.gulfstream.com) (gostos pessoais  :wink: e para aproveitar a valorização do euro face ao dólar).
Título:
Enviado por: lurker em Fevereiro 24, 2008, 04:50:24 pm
Correctissimo caro Jorge Pereira.
As actuais missões dos Falcon vão desde transportar o Presidente da República em visitas de estado a transportar órgãos para transplante.

Já há uns anos surgiram noticias sobre a substituição dos Falcon e que a preferência da FAP seria um novo Falcon, o 900EX ou o 7X.
A meu ver, continua a ser a opção mais racional. Têm dimensões e custos compatíveis com a diversidade de missões e o terceiro motor permite-lhe voar sem limitações sobre o oceano e etc.

A possibilidade de ter Airbus para comitivas maiores e transporte de tropas para TO diverso tem o seu quê de interessante do ponto de vista prático mas dadas as condicionantes económicas, acho que fretar aviões continuará a ser a opção mais sensata.

Naturalmente, a adquirir Airbus convinha que fossem de um modelo que a TAP usasse. A não ser que a FAP fosse finalmente dotada de um reabastecedor em vôo. :)
Título:
Enviado por: Raul Neto em Fevereiro 24, 2008, 06:38:10 pm
Editado:

Sobre o falcon 7X:

 :mrgreen:
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 25, 2008, 09:39:49 am
Boas caros camaradas
Sem dúvida que o melhor e mais racional seria comprar dois ou tres avioes falcon visto que a força aérea ja tem muita experiencia na manutenção e pilotagem deste tipo de avioes eu apostaria no falcon 900 EX para viajens dentro do território nacional, europeu e norte de africa, para viajens de grandes comitivas governamentais ou eventualmente para o transporte de tropas para os diferentes TO adquiriria 2 ou 3 A310 consoante a Força Aérea achasse necessário.
Mas tenho uma dúvida ja vi inúmeras fotos de F-16 portugueses serem reabastecidos em pleno voo, esses avioes reabastecedores são americanos ou da NATO? Na minha opinião acho que deveriamos ter uma frota de 1 ou 2 avioes deste tipo para não dependermos da disponibilidade de outras forças.
cumprimentos :wink:
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 25, 2008, 11:05:50 am
depende de onde viu as imagens dos F16, mas se for as mais recentes são airbus.

Cump.
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 25, 2008, 11:31:50 am
Caro camarada Nelson, no site do areamilitar.net e no site da força aérea estão la as imagens dos F-16 a serem reabastecidos.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 25, 2008, 11:39:28 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.segurancaedefesa.com%2FARBS_1.jpg&hash=3e848e41220397cd4f182cbfebe99dfe)

Se for esta a imagem é um A330-MRTT, que se encontra em competição com para novo reabastecedor americano. Quanto à sua ideia, li à uns tempos na lei de programação do governo de Guterres que isso estava em vias de ser adquirido um, mas depois com a mudança de governo, caiu. Pessoalmente acho que éra da extrema importancia para nós.

Cump.
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 25, 2008, 11:55:58 am
Estratégicamente era muito bom que a FAP tivesse ao seu dispor de pelo menos um aviao reabastecedor, na minha opinião penso que é de extrema importância para além de apressarem o pograma MLU dos nossos F-16, a aquisição de avioes de transporte de pessoal Airbus A310 pelo menos uns 2 ou 3 para transporte de pessoal para os diversos teatros de operações poderiam comprar à TAP ja que quer vender 6 e assim o dinheiro ficava em casa, 1 avião reabastecedor e 2 ou 3 avioes de pequeno porte tipo Falcon para altas entidades, penso que isto é prioritário pelas seguintes razões:

1º Constantemente andamos a fretar avioes de transporte para levar as nossas forças para o estrangeiro ou entao optamos por levar em escada de batalhão +/- (300) primeiro 50 depois outros 50 em avioes c-130 e depois la vamos fretar um aviao de transporte para levar o restante pessoal, isto poderia acabar com a compra de avioes de transporte Airbus A-310 à TAP.

2º Um avião reabastecedor serviria para garantir um maior projecção de combate e patrulha aos nossos F-16 permitindo a estes patrulhar mais tempo a nossa ZEE e continente sem ter que aterrar para reabastecer.

3º Um dia destes ainda ficamos sem governo e presidente da República, não é digno nem para o país nem para a FAP o que aconteceu recentemente na visita oficial do nosso PR ao Chipre, é muito preocupante isto acontecer com a nossa mais alta entidade.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 25, 2008, 11:59:31 am
tudo o que o senhor disse, eu concordo integralmente, o problema é convencer o zé povinho, de que isso é importante.
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 25, 2008, 12:15:43 pm
Caro camarada Nelson, convencer o zé povinho sobre este assunto de matéria de defesa é canja para um governo que fecha hospitais, maternidades, gasta mais de 5 mil milhoes de euros num novo aeroporto e o tgv, e continua nas sondagens como eventual vencedor nas próximas eleições. Haja é vontade política, que a opinião pública pouco interessa. :wink:
Título:
Enviado por: MaisAlto em Fevereiro 25, 2008, 04:33:50 pm
O problema da compra de Airbus ou equivalentes para funções de reabastecimento e transporte é que não temos movimento suficiente por ano ( em termos de horas de voo) nem carga/pessoal que justifique a sua compra. Basta pensar que mesmo as deslocações semanais para as Lajes em C-130 não levam mais de 40 pessoas...
Título:
Enviado por: Lancero em Fevereiro 26, 2008, 11:09:05 am
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Defesa: Lei Programação Militar não prevê renovação de frota de Falcon, Governo admite ponderar    

   Lisboa, 26 Fev (Lusa) - A Lei de Programação Militar (LPM), que define  os investimentos de médio e longo prazo das Forças Armadas até 2023, é omissa  sobre a renovação da frota de Falcon.  

 

   A última revisão da LPM foi aprovada em 2006 e contém um programa de  investimentos de 55 mil milhões de euros, quantia que está concentrada para  os primeiros 12 anos de aplicação da lei.  

 

   Em entrevista ao Rádio Clube Português, na segunda-feira, o ministro  da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, admitiu que, após o incidente com o  avião no voo do Presidente Cavaco Silva para a Jordânia, há uma semana e  meia, a substituição possa ser ponderada, mas não adiantou nem como nem  quando.    

 

   "A questão tem que se pôr, deve ser ponderada e depois decidida", afirmou  Severiano, admitindo que qualquer decisão "não é imediata".    

 

   Os três jactos Falcon 50 da Força Aérea têm cerca de 20 anos, mas o  seu valor de mercado é muito variável, cinco a dez milhões de euros, disse  à Lusa fonte da empresa que representa a Falcon em Portugal, Vilsene.  

 

   O preço de um Falcon 50 "usado" varia segundo vários critérios como  as horas voadas ou a manutenção, por exemplo, além de factores como a eventual  negociação de compra de aviões - "como um negócio qualquer", segundo a fonte  da Vilsene.  

 

   Os três Falcon 50 ao serviço da Força Aérea foram comprados em 1989  e 1991 para serem utilizados durante a primeira presidência da União Europeia  (UE), em 1992, e já não se fabricam.  

 

   A marca Dassault Falcon é um dos vários fabricantes de jactos e tem  várias alternativas para este tipo de transporte VIP como o Falcon 2000,  com capacidade para 16 passageiros e que custa 35 milhões de dólares (23,6  milhões de euros), segundo fonte da empresa.  

 

   O Falcon 900, com uma configuração para este tipo de transporte, também  para 16 pessoas, tem um custo de mercado de 40 milhões de dólares (cerca  de 27 milhões de euros), segundo a mesma fonte da Vilsene.  



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Defesa: Partidos compreensivos com renovação de Falcon, apenas PCP tem reservas

Lisboa, 26 Fev (Lusa) - O incidente com o Falcon que transportou o Presidente Cavaco Silva para a Jordânia reabriu o debate sobre renovação dos aviões "VIP" do Estado, hipótese em que apenas o PCP tem reservas.  

 

    PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda, apesar de algumas diferenças de tom, não se opõem à solução do problema, colocado depois dos incidentes, nos últimos meses, com as aeronaves operadas pela Força Aérea e em serviço há cerca de 20 anos.  

 

    O deputado comunista António Filipe é claro ao afirmar que "o PCP não defende a aquisição de novos Falcon, mas sim a adequada manutenção dos existentes".

 

    Depois do incidente no voo para a Jordânia, há semana e meia, que obrigou o Presidente da República a fazer uma escala em Itália, Cavaco Silva afirmou que já nenhum Presidente ou chefe de governo se desloca naqueles aparelhos com mais de duas décadas de serviço.  

 

    "Nem na Europa, nem em África", comentou Cavaco aos jornalistas.  

 

    Os partidos com representação parlamentar ouvidos pela Lusa, à excepção do PCP, não se opõem abertamente à renovação da frota.  

 

    Miranda Calha, o deputado socialista que preside à comissão parlamentar de Defesa, foi o mais directo na resposta à Lusa sobre a necessidade de renovação dos Falcon: "Sim, são aviões com 20 anos. Se continuarem os problemas, deve repensar-se a sua modernização".  

 

    Em declarações à Agência Lusa, o coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considera "normal" a renovação dos aviões "se se concluir ser necessário".  

 

    "São despesas que em alguns casos são necessárias", disse Francisco Louçã, afirmando que, da parte dos bloquistas, a questão "não suscitará um grande debate político".  

 

    À direita, o deputado democrata-cristão João Rebelo afirmou que o CDS-PP não irá "levantar objecções" à modernização dos Falcon, "aviões com uma idade apreciável".  

 

    João Rebelo defende que a substituição dos aviões deve, no entanto, ser feita com base em estudos técnicos da Força Aérea e encontrar um enquadramento orçamental, nomeadamente através da Lei de Programação Militar (LPM), que define os investimentos a médio e longo prazo.  

 

    Do PSD, o deputado Correia de Jesus diz que o partido "não tem uma posição aprofundada sobre o assunto", mas admite que a avançar com essa solução, teria que ser "enquadrada no reequipamento das Forças Armadas".  

 

    O incidente no Falcon há uma semana e meia com o Presidente Cavaco Silva foi o terceiro em três meses.  

 

    Em 16 de Dezembro de 2007, o primeiro-ministro, José Sócrates, chegou atrasado a Argel para uma visita oficial de seis horas a Argélia a avaria no Falcon.  

 

    Em Novembro, também se registou um incidente com o avião em que viajava o ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, rumo à Lituânia.
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 26, 2008, 11:10:32 am
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Lei Programação Militar não prevê renovação de frota de Falcon,


fácil, cancela-se o NAVPOL :lol:
Título:
Enviado por: Lancero em Fevereiro 29, 2008, 08:18:50 pm
Mais uma avaria de um Falcon, com o MAI em S. Tomé (vi agora numa televisão que já não lembro qual)
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 29, 2008, 10:16:51 pm
Citação de: "Lancero"
Mais uma avaria de um Falcon, com o MAI em S. Tomé (vi agora numa televisão que já não lembro qual)


Telejornal da RTP1.  :arrow: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 34&tema=27 (http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=329934&tema=27)
Título:
Enviado por: piri-piri em Março 11, 2008, 07:27:20 pm
Citação de: "P44"
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Lei Programação Militar não prevê renovação de frota de Falcon,

fácil, cancela-se o NAVPOL :lol:


o falcon é menor prioridade que o navpol
até porque não sendo um aparelho de combate pode ser alugado sem grande problema.
Uma outra solução seria a aquisição partilhada com uma operadora civil (tap ou pga) em regime de locação. a operação civil ajudaria a pagar a aeronave num menor espaço de tempo, resultando numa solução menos onerosa. Com esta solução seria ainda possível adquirir aeronaves de maiores dimensões, além de ser mais fácil a actualização, modernização e substituição dos meios
Título:
Enviado por: Luso em Março 12, 2008, 09:28:34 am
Tem alguma graça assistir a debates de "bem-pensantes", os quais nunca resistem ao ataque fácil à compra dos submarinos, já defendem necessidade de se manter a dignidade dos "supremos representantes da nação" com Falcons de último modelo.

As Forças Armadas são decididamente meros funcionários do Ministério Estrangeiro dos Negócios Nacionais e/ou seguranças desses mesmos "supremos representantes".
Título:
Enviado por: Lancero em Março 12, 2008, 11:07:11 am
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Defesa:"Nenhuma situação com aviões Falcon colocou em perigo as aeronaves" - FAP

Lisboa, 11 Mar (Lusa) -  A Força Aérea Portuguesa revelou hoje que nenhuma das "situações" (avarias) verificadas nos últimos meses com a sua frota de aviões Falcon colocou em perigo a segurança das aeronaves.  

 

    A informação, avançada à Lusa por um porta-voz da FAP, reporta-se a todos os incidentes ocorridos durante o transporte de altas individualidades do Estado português, em missões no estrangeiro, nomeadamente o Presidente da República, Cavaco Silva, e o Primeiro-Ministro, José Sócrates.  

 

    O último incidente com um Falcon operado pela FAP ocorreu durante a viagem do Presidente da República à Jordânia em Fevereiro.  

 

    Na ocasião, o avião presidencial foi focado a proceder a uma aterragem de emergência na base aérea italiana de Bindisi quando o piloto do Falcon detectou uma anomalia nos instrumentos relativos ao combustível da aeronave.

 

    Questionado sobre se não era chegado o momento de substituir os Falcon da FAP, o Presidente não respondeu directamente, mas disse que na Europa já nenhum Presidente ou chefe de governo se desloca naqueles aparelhos com mais de duas décadas de serviço.  

 

    O Chefe de Estado recordou duas aterragens de emergência que fez numa anterior versão dos Falcon quando era primeiro-ministro na década de 80.

 

    O incidente com o Falcon que transportou o Presidente  para a Jordânia reabriu o debate sobre renovação dos aviões "VIP" do Estado, hipótese em que apenas o PCP tem reservas.  

 

        PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda, apesar de algumas diferenças de tom, não se opõem à solução do problema, colocado depois dos incidentes, nos últimos meses, com as aeronaves operadas pela Força Aérea e em serviço há cerca de 20 anos.  

 

        Os partidos com representação parlamentar ouvidos pela Lusa, à excepção do PCP, não se opõem abertamente à renovação da frota.  

 

        Miranda Calha, o deputado socialista que preside à comissão parlamentar de Defesa, foi o mais directo na resposta à Lusa sobre a necessidade de renovação dos Falcon: "Sim, são aviões com 20 anos. Se continuarem os problemas, deve repensar-se a sua modernização".  

 

        O coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considera "normal" a renovação dos aviões "se se concluir ser necessário".

 

        João Rebelo defende que a substituição dos aviões deve, no entanto, ser feita com base em estudos técnicos da Força Aérea e encontrar um enquadramento orçamental, nomeadamente através da Lei de Programação Militar (LPM), que define os investimentos a médio e longo prazo.  

 

        O incidente no Falcon há uma semana e meia com o Presidente Cavaco Silva foi o terceiro em três meses.  

 

        Em 16 de Dezembro de 2007, o primeiro-ministro, José Sócrates, chegou atrasado a Argel para uma visita oficial de seis horas a Argélia a avaria no Falcon.  

 

        Em Novembro, também se registou um incidente com o avião em que viajava o ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, rumo à Lituânia.


        A Lei de Programação Militar (LPM), que define os investimentos de médio e longo prazo das Forças Armadas até 2023, é omissa sobre a renovação da frota de Falcon.  

 

        A última revisão da LPM foi aprovada em 2006 e contém um programa de investimentos de 55 mil milhões de euros, quantia que está concentrada para os primeiros 12 anos de aplicação da lei.  

 

        O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, admitiu, após o incidente com o avião no voo do Presidente Cavaco Silva para a Jordânia, que a substituição possa ser ponderada, mas não adiantou nem como nem quando.  

 

        "A questão tem que se pôr, deve ser ponderada e depois decidida", afirmou Severiano, admitindo que qualquer decisão "não é imediata".  

 

        Os três jactos Falcon 50 da Força Aérea têm cerca de 20 anos, mas o seu valor de mercado é muito variável, cinco a dez milhões de euros, disse à Lusa fonte da empresa que representa a Falcon em Portugal, Vilsene.  

 

        O preço de um Falcon 50 "usado" varia segundo vários critérios como as horas voadas ou a manutenção, por exemplo, além de factores como a eventual negociação de compra de aviões - "como um negócio qualquer", segundo a fonte da Vilsene.  

 

        Os três Falcon 50 ao serviço da Força Aérea foram comprados em 1989 e 1991 para serem utilizados durante a primeira presidência da União Europeia (UE), em 1992, e já não se fabricam.  

 

        A marca Dassault Falcon é um dos vários fabricantes de jactos e tem várias alternativas para este tipo de transporte VIP como o Falcon 2000, com capacidade para 16 passageiros e que custa 35 milhões de dólares (23,6 milhões de euros), segundo fonte da empresa.  

 

        O Falcon 900, com uma configuração para este tipo de transporte, também para 16 pessoas, tem um custo de mercado de 40 milhões de dólares (cerca de 27 milhões de euros), segundo a mesma fonte da Vilsene.  

 
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Março 16, 2008, 06:50:44 pm
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O velho avião do Estado
Falcon: Muitas horas de voo...
 
A discussão sobre a substituição dos aviões VIP do Estado não foi oficialmente aberta, mas é público que os incidentes se sucedem
Dezanove voltas ao Mundo; 750 mil quilómetros percorridos; 9030 horas de voo. Todos são sinónimos da ‘corrida’ aérea, (só) em 2007, dos três Falcon 50 para transporte VIP do Estado – voavam em média 720 horas anuais. Nunca foram tão solicitados, nem na fase da candidatura portuguesa ao ‘Euro 2004’, quando José Sócrates (então ministro-adjunto do primeiro-ministro) visitou vários países usando aviões VIP do Estado.
 
Acontece que, desde Novembro último, registaram-se três incidentes com os Falcon onde voavam o próprio José Sócrates, primeiro-ministro, antes o seu ministro da Defesa e depois o Presidente da República.

“Quem terá de se pronunciar sobre a necessidade de substituição dos Falcon, em primeira instância, é o Governo. Por enquanto nós garantimos a segurança de voo e, cabe-nos também, garantir as operações e a manutenção da qualificação dos tripulantes. Agora, é de bom senso, porque as aeronaves têm um ciclo de vida que não é ‘ad eternum’, que alguém – que não a Força Aérea Portuguesa (FAP) – pondere a substituição” – acautela o porta-voz da FAP.

“Já é tempo de os substituir – alega o ex-Presidente da República Jorge Sampaio – até porque com a actual intensidade da vida internacional, este meio de transporte tornou-se imprescindível.” A Sampaio sucedeu há dois anos Cavaco Silva – o primeiro-ministro responsável pela compra dos três aviões VIP, dois em 1989 e um terceiro em 1991, quando Mário Soares era Chefe de Estado. “Eu próprio – recorda Jorge Sampaio – pedi a certa altura à Casa Militar um estudo de renovação dos Falcon 50... de facto, já então me parecia razoável substituir os velhos Falcon 50 por uma solução mista, combinando, por um lado, um aparelho do mesmo género mas mais moderno e capaz de maior autonomia e, por outro, um aparelho maior, susceptível de transportar comitivas mais extensas ou mesmo tropas em missões internacionais.”

E foi por razão desta última viagem à Jordânia que o actual Presidente da República, Cavaco Silva, disse descontraidamente aos jornalistas que – “nem na Europa, nem em África” – já nenhum membro de governo ou Chefe de Estado usava estes aviões. Dias antes, a 15 de Fevereiro, um segundo Falcon da FAP foi buscar Cavaco à base aérea italiana de Brindisi. O primeiro, aterrara lá porque foi detectada uma anomalia no indicador de combustível. “Iam dois pilotos na cabina e outros dois nos lugares dos passageiros e eles riam-se”, descreveu aos jornalistas o Chefe de Estado, acrescentando que riu também.

“O que se passa a bordo do avião é matéria reservada” – fez saber o assessor de Imprensa de Cavaco Silva. Mas nem sempre as viagens são feitas pelo avião VIP que a FAP opera. Ao Brasil, o Presidente foi em voos comerciais da TAP; até à Índia, fretou um avião. Viaja muitas vezes na “carreira”, onde, por tradição, Cavaco aproveita para cumprimentar os jornalistas a bordo e a comitiva. “E quando quer conversar não tem problemas em fazê-lo num voo, ou noutro”, acrescenta o mesmo assessor. “É natural que o senhor Presidente da República possa ler dossiês e fazer leituras, pedir esta ou aquela informação a quem o acompanha (no Falcon).”

SEGURANÇA DOS FALCON

Serão seguros os Falcon? “O Ministro da Defesa Nacional mantém a mesma convicção de que os Falcon são seguros, como aliás foi reiterado pela Força Aérea Portuguesa”, informou o gabinete de Imprensa. Antes, Severiano Teixeira disse, em entrevista ao Rádio Clube Português, que “a questão tem que se pôr, deve ser ponderada e depois decidida”. Mas, “não é imediata”.

A FAP confirma – “por enquanto” – a segurança deste modelo da marca francesa Dassault, que entretanto já não se fabrica. “Desvalorizamos estes incidentes. Trataram-se apenas de falhas técnicas (umas tinham a ver com os instrumentos do sistema de combustível, sistemas hidráulicos...) e não de avarias, muito menos situações de emergência que colocassem em causa a segurança de voo”, diz o porta-voz.

Já somam três incidentes em três meses: antes do sucedido com o Presidente da República, o primeiro-ministro chegou atrasado a Argel na visita oficial de Dezembro; um mês antes, outro incidente no voo para a Lituânia com o ministro da Defesa a bordo. Mas se a decisão sobre a sua substituição cabe ao Governo – segundo a FAP, – quem decide se o avião deve ou não aterrar é o próprio comandante a bordo.

“Nalguns destes casos, o piloto decidiu aterrar por precaução”, explica a mesma fonte da FAP. Todos os procedimentos são relatados depois. Só se age de modo diferente no caso de emergência, segundo as regras da aviação.

A FUNÇÃO

Comprados – de acordo com o Decreto-Lei n.º 72/89, de 3 de Março, – “considerando o elevado interesse público de, em circunstâncias especiais, se dispor de meios aéreos que facilitem o cumprimento de diversas tarefas nacionais, a efectuar pelos representantes máximos da soberania da Nação ou por outras altas entidades nacionais (...)”, principalmente, pela presidência portuguesa da União Europeia, em 1992.

Os Falcon levam, no máximo dez pessoas. “É cómodo – uma pessoa vai mais distendida do que num voo comercial. Acho que oito leva à vontade. A partir daí as coisas são um pouco mais complicadas” – explicou uma fonte governamental. “Na parte da frente tem lugares todos seguidos onde as pessoas podem falar entre si, mas enfim... na parte de trás, há uns quatro lugares – no máximo cinco – que fazem um círculo, onde as pessoas podem falar e até podem abrir uma mesa de refeições, onde se pode pôr documentos.”

“Nessa parte de trás até dá para as pessoas trabalharem um bocadinho, reunirem e falarem. Aliás, a táctica habitual, quando vai o primeiro-ministro, um ministro ou até o senhor Presidente é irem atrás com as pessoas com quem precisam de trabalhar.”

Jorge Sampaio recorda, a este propósito, que “as viagens de ida eram quase sempre utilizadas para rever dossiês ou aspectos que se prendiam com as próprias deslocações – ora um discurso, ora um programa, ora alguma questão mais sensível a passar em revista e a discutir com os colaboradores; o regresso era em geral mais descontraído e aproveitado para retemperar forças.” E acrescenta “por graça” que, em dez anos, recorda “o sabor especial dos pastéis de nata estaladiços que serviam a bordo do Falcon, independentemente da hora ou destino do voo...”

Quando o general Ramalho Eanes foi Presidente da República não havia, naturalmente, nenhum Falcon 50. Antes, foram comprados, em 1984, os Falcon 20 que nunca usou. “As necessidades de deslocamento aéreo eram resolvidas por recurso a meios aéreos militares – o C-130 no caso de deslocações de longo curso. Nessas utilizações o único facto que há, e que não é significativo, é que numa das vezes, em que regressávamos da Venezuela, um dos motores do C-130 avariou, sem que a tripulação conseguisse imobilizar a hélice (pôr o motor “em bandeira”). Esta situação pode criar condições de incêndio e isso terá determinado que muito perto dos Açores eu tivesse constatado que voava muito perto de nós um outro C-130. O tempo largo de companhia levou-me a perguntar o que se passava e foi-me, então, explicado que a missão do avião era uma missão de prevenção e segurança, para o caso do C-130 em que voava ter qualquer problema grave.”

Tal como com o helicóptero ‘Puma’ que, em 1982, transportou o Papa João Paulo II, era acoplado ao C-130 um ‘kit VIP’ – uns bancos semelhantes aos dos voos comerciais. “O kit disponível para os C-130 era extremamente incómodo porque não tinha considerado que, em viagens longas, em que normalmente se dorme por certos períodos, os apoios da cabeça são indispensáveis” – acrescenta o general Ramalho Eanes.

O DESGASTE

Segundo fonte ministerial, os Falcon 50 acusam o desgaste dos anos. “Francamente o Estado não está muito bem servido. Mas em termos de políticas públicas, não sei se faz sentido comprar novos aviões.” Com igual prudência, o consultor em Portugal da empresa fabricante dos Falcon – a Dassault – afirma que tudo o que tem sido dito “não quer dizer que os aviões sejam maus, ou não sejam próprios.” Ainda assim, acredita que o Falcon 7X seria o “natural” sucessor dos actuais. Só que a um preço de 32,4 milhões de euros. A marca francesa tem mais dois modelos: o Falcon 2000 e o 900, para transporte de 16 passageiros, ao preço de 23,6 e 27 milhões de euros respectivamente.

Para o consultor da Dassault, vender os nossos aviões não iria render mais de 6,5 milhões de euros cada. Desvalorizaram: “foram mantidos fora da linha de manutenção da Dassault – na OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. – e têm modificações. Qualquer pessoa pode comprar um avião, tem é que homologá-lo no Instituto Nacional de Aviação Civil.”

Pouco depois do incidente com o Falcon onde Cavaco seguia, foi publicado um diploma que prevê 43 milhões de euros em três anos com a manutenção das aeronaves da FAP. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 29/2008, determina “que a adjudicação seja feita por ajuste directo à OGMA (...).

A propósito de uma possível renovação dos Falcon 50, o PS, PSD, PP e BE “não se opõem abertamente à renovação da frota” – segundo a Lusa. O deputado do PCP António Filipe afirma que “não há uma questão política com os Falcon.” Acrescenta que “quando se concluir que as condições de segurança não estão asseguradas, haverá que pensar na sua substituimção.”

FICAM PARA A HISTÓRIA MOMENTOS DRAMÁTICOS E OUTROS DE VIRAGEM NO FUTURO DO PAÍS: O DRAMA DO CASO CAMARATE

Há acidentes na história da aviação que ficaram gravados na memória dos portugueses: a morte de Sá Carneiro (então primeiro-ministro) surpreendeu o País e ficaram mesmo por explicar as circunstâncias em que o avião onde seguia se despenhou em Camarate, em Dezembro de 1980; ou o falecimento em 1986 de Samora Machel, o guerrilheiro líder da Frelimo.

SEM DRAMATISMOS

Sem dramatismos, o anterior ministro dos Negócios Estrangeiros Freitas do Amaral disse que as viagens pioravam o seu problema de costas. Demitiu-se após admiti-lo. Noutros tempos, Salazar só terá ido até Espanha e de comboio. Nunca terá voado.

OS GIGANTES DA AVIAÇÃO DE ESTADO INTERNACIONAIS

O Boeing 747-200B, passa a ser “Air Force One” quando o Presidente norte-americano está a bordo. Aníbal e Maria Cavaco Silva com o vice-presidente dos EUA, na campanha das nossas Presidenciais de 2006.

SÓ EXISTEM TRÊS

Portugal só tem os três Falcon 50 ao serviço dos representantes nacionais. Outros países que mantêm este modelo: a França - embora usem também dois Airbus A319 e dois Falcon 900; Itália, que tem três Airbus; Espanha que tem Falcons 20 e 900, e dois Airbus A320.

JORGE SAMPAIO

“Fiz inúmeras viagens de Falcon, passei muitas horas a bordo dessas aeronaves que me transportaram aos quatro cantos do Mundo, com o conforto possível (...). Lembro-me de uma quase interminável viagem de regresso da África do Sul, com uma paragem no Cairo; de uma deslocação a Cuba para participar numa Cimeira Ibero-Americana; de incontáveis percursos na Europa e, claro, de trajectos, vezes sem conta, entre Lisboa-Porto ou Faro” - Conta Jorge Sampaio

1989/91: RADIOGRAFIA AOS NOSSOS FALCON 50

Dois Falcon 50 foram comprados em 1989 e um terceiro em 1991 por Cavaco Silva, então primeiro-ministro. Eram os transportes VIP que interessavam ao País, na presidência portuguesa da União Europeia. Estes aviões fazem também evacuação sanitária (em 2007, no Afeganistão e Açores) e transportam órgãos humanos para hospitais do território continental.

1963 - PUMA: Dos 13 ‘Pumas’ iniciais sobraram dez. O Papa João Paulo II viajou, na primeira visita ao País, em Maio de 1982, num ‘Puma’ com ‘kit VIP’.

1977 - C-130: Adquiridos em 1977, os três C-130 da Força Aérea Portuguesa tinham a possibilidade de acoplar um ‘kit VIP’ – uns bancos semelhantes aos dos voos comerciais, embora que mais desconfortáveis –, para poder transportar altas figuras de Estado. Eram os C-130 e os C-212 Aviocar que, desde o final da década de 70 e até meados dos anos 80, faziam de transporte VIP.

1984 - FALCON: Comprados em 1984, os Falcon 20 serviram o Estado como transporte VIP até à chegada dos Falcon 50. Depois, estes passaram a fazer a calibragem de aeródromos.

2006 - MERLIM: Os ‘Puma’ foram substituídos em 2006 pelos EH – 101 Merlin, os Rolls-Royce de hélices no ar. O Presidente dos EUA tem uma frota de Merlins.

NÚMEROS

9030 Horas voaram os três Falcon 50 do Estado só em 2007. Portugal presidiu à União Europeia no segundo semestre.

750 Quilómetros percorridos apenas durante o ano de 2007; o que equivale a cerca de 19 voltas à Terra em linha recta.

2165 Horas percorreram os três Falcon 50 durante os três anos de 2004 a 2006. A média anual é de 721 horas de voo.

INTERIOR DE LUXO

As aeronaves destinadas ao transporte de altas individualidades de Estado, normalmente têm bons acabamentos interiores. O luxo abunda.

ESPAÇO À MEDIDA

No interior, entre bancos, uma pessoa caminha bem.

USADOS DA FEDEX

Os Falcon 20 foram adquiridos, usados, à distribuidora FedEX.

MÁRIO SOARES

Foi enquanto Presidente da República que Mário Soares os estreou.

SANITÁRIOS MAIS PEQUENOS

Este modelo da Falcon tem os sanitários na parte da frente. Os modelos que se seguiram já instalam um espaço maior, na retaguarda do avião. No caso dos aviões VIP do Estado, este espaço privado é mais pequeno.

LUGARES CONFORTÁVEIS

É mais difícil para os ocupantes do Falcon conversarem quando sentados nos bancos laterais. Mas o conforto permite descansar e até ler documentação importante.

SOFÁS PARA REUNIÕES

No sofá da parte de trás do Falcon podem sentar-se quatro ou cinco pessoas. A mesa de apoio serve também para reuniões.

MEDIDAS COMPARADAS

O Falcon 50 mede 18,52 metros, cerca de três carros e meio iguais ao de Sócrates, o VW Phaeton.  
Bruno Contreiras Mateus


 :arrow: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... idCanal=19 (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=281690&p=22&idselect=19&idCanal=19)
Título:
Enviado por: Menacho em Março 16, 2008, 08:57:35 pm
Esta informacao no es correcta:

Citar
Espanha que tem Falcons 20 e 900, e dois Airbus A320.


Espanha solo tienen ya falcon 900 (trimotores) en numero de 6 si no recuerdo mal, y dos A-310 VIP.

Tambien se dispone para transporte VIP de 2 CN-235 asi como varios Pumas y Superpumas.

Los Falcon 20 fueron dados de baja para transporte VIP hace ya algun tiempo.

Cumprimentos.
Título:
Enviado por: p_shadow em Março 17, 2008, 02:47:04 am
Citação de: "Menacho"
Esta informacao no es correcta:

Los Falcon 20 fueron dados de baja para transporte VIP hace ya algun tiempo.

Cumprimentos.

Mas continuam sim a operar os Falcon 20 na muitíssima importante missão de treino EW!

Meus amigos, todas estas notícias sobre os Falcon da FAP que têm surgido nos media recentemente não merecem mais do que os minutos que nós lhe damos enquanto as lemos. Nada mais, garanto-vos.
O que não quer dizer que amanhã não apareça um concurso para a aquisição de meios para os substituir... :roll:  Se é que me percebem...


Cumptos
Título:
Enviado por: ruben lopes em Junho 04, 2008, 03:52:30 pm
a LPM  é revista de dois em dois anos!
a proxima vez que será revista é em 2009, por isso pode se lá incluir a substituição dos falcon 50 :D  (e também dos falcon 20, acho que também deveriam substitui-los.)
Título:
Enviado por: lexivia em Junho 04, 2008, 08:12:13 pm
Citação de: "ruben lopes"
a LPM  é revista de dois em dois anos!
a proxima vez que será revista é em 2009, por isso pode se lá incluir a substituição dos falcon 50 :D  (e também dos falcon 20, acho que também deveriam substitui-los.)


Caro forista, sou obrigado a discordar. Pelo que percebi pelas minhas leituras nos foruns os Falcons não são "equipamentos militares", são operados e mantidos pela Força Aérea pelo que as verbas para a substituição não deverão ser (pelo gostaria que não fosse) incluída na LPM, nem que seja por não lapidar mais o orçamento desta.
Um abraço!
Título:
Enviado por: raphael em Junho 05, 2008, 09:57:39 pm
Realmente os Falcon 50 quando não estão a transportar os VIPs do Governo, ou seja, "Executar operações de transporte aéreo especial (por exemplo: transporte de altas entidades)", fazem o transporte urgente de orgãos para transplantes, além de algumas evacuações aeromédicas de emergência.
Por isso para não sobrecarregar a parcela da LPM da FAP deveriam ser adquiridos por outro orçamento e em vez de 03 bastariam 02 novos mas com um bom contrato de manutenção.
Quanto à ainda utilização do Falcon 20.... para EW (Electronic Warfare?) era quase isso era "Executar acções de verificação e calibração de ajudas-rádio." ... essa missão actualmente e executada por uma firma norte-americana em aeronave bi-motor que periódicamente se desloca às Bases Aéreas e executa essa missão. Os Falcon 20 já foram alienados... há uns anos!!
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 03, 2008, 02:53:36 pm
É por estas e por outras que esta republica nos sai dos bolsos todos os dias e anda toda a gente contente LOLOL Sabia que o Rei de Espanha nas suas deslocações viaja em aviões da Ibéria e paga o seu bilhete ? Por alguma razão a Coroa Espanhola gasta 9 milhões de Euros anuais e a casa civil do Gazolineiro gasta 16 milhões, digam então que uma republica é mais barata  :P
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 03, 2008, 03:30:16 pm
Citação de: "Rui Monteiro"
É por estas e por outras que esta republica nos sai dos bolsos todos os dias e anda toda a gente contente LOLOL Sabia que o Rei de Espanha nas suas deslocações viaja em aviões da Ibéria e paga o seu bilhete ? Por alguma razão a Coroa Espanhola gasta 9 milhões de Euros anuais e a casa civil do Gazolineiro gasta 16 milhões, digam então que uma republica é mais barata  :roll:
 
 :arrow: http://es.wikipedia.org/wiki/45_Grupo_d ... %C3%A9reas (http://es.wikipedia.org/wiki/45_Grupo_de_Fuerzas_A%C3%A9reas)
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 04, 2008, 09:47:14 am
LOL

Veja a Revista Visão de 2005 essa pelo menos é idónea :)

Leia se faz favor o artigo da Revista :

http://causamonarquica.wordpress.com/20 ... -da-visao/ (http://causamonarquica.wordpress.com/2008/05/16/quanto-custa-um-rei-artigo-da-visao/)

Se arranjar alguma fonte mais credível que o Wikipédia avise ok ?
Porque não o Diário da Respublica ?

PELA PÁTRIA PELO REI !
Título:
Enviado por: ShadIntel em Setembro 04, 2008, 11:11:09 am
Citação de: "Rui Monteiro"
o Rei de Espanha nas suas deslocações viaja em aviões da Ibéria
Não quero fazer de advogado do diabo, mas há que ser um pouco honesto:

Citar
La flota actual del 45 Grupo, dedicado en exclusiva a misiones de transporte de autoridades, está compuesta por dos Airbus A310 y 5 Falcon 900B.

Existem argumentos válidos que chegam e sobram para apoiar a causa monárquica, sem deturpar a realidade.
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 04, 2008, 11:12:30 am
Caro Shad leia a Revista que está no Link, acha a Revista Visão pouco credível ?  :lol:
Título:
Enviado por: ShadIntel em Setembro 04, 2008, 11:25:44 am
Citação de: "Rui Monteiro"
Caro Shad leia a Revista que está no Link, acha a Revista Visão pouco credível ?  :wink:
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 04, 2008, 11:28:32 am
Caro Shad peço desculpa
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 04, 2008, 12:49:00 pm
:roll:  :roll:  :roll:  :roll:  :roll:  :arrow: http://www.elpais.com/articulo/espana/S ... ac_14/Tes/ (http://www.elpais.com/articulo/espana/SOFiA/_REINA/BORBoN_Y_GRECIA/_FELIPE_DE/JUAN_CARLOS_I/_REY/SEVILLA/SEVILLA_/MUNICIPIO/EXPO_DE_SEVILLA_1992/elpepiesp/19880412elpepinac_14/Tes/)


Citar
¿Que uno quiere playa y el otro revivir experiencias olímpicas? Los Reyes de España, Don Juan Carlos y Doña Sofía, no tienen ningún problema en separarse durante las vacaciones y reunirse cuando la ocasión lo ordena. Así ha ocurrido este verano atípico, condicionado por los Juegos de Pekín, el desgraciado accidente aéreo de Madrid y la visita a España de distintos jefes de Estado.

Los Reyes comenzaron sus vacaciones el 19 de julio, cuando a bordo de un Falcon 900 de la Fuerza Aérea Española tomaron tierra, a las 13.30 h, en el aeródromo de Son Sant Joan, donde fueron recibidos por las autoridades civiles y militares de Baleares.

La pareja tenía una agenda repleta de compromisos. En el plano familiar, esperaban para la siguiente semana la llegada del Príncipe Felipe y su esposa, Letizia Ortiz, con sus hijas, las infantas Leonor y Sofía, y la presencia de las infantas Elena y Cristina y sus respectivas familias.

 :arrow: http://www.lavozdigital.es/cadiz/200607 ... 41511.html (http://www.lavozdigital.es/cadiz/20060724/espana/llega-marruecos-para-reunirse_200607241511.html)


Citar
Se confirma el encuentro del Rey con Chávez en Mallorca
- Don Juan Carlos y doña Sofía llegaron a Palma de Mallorca para pasar las vacaciones en el Palacio de Marivent- Además de la audiencias de trabajo con Zapatero, el Rey recibirá también a los presidentes de Mauritania y Kazajistán

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.diariodenavarra.es%2Factualidad%2F20080720%2Ffotos%2F2008072001085966_375.jpg&hash=056132119f24948a7a780ee6bce04374)

Los Reyes de España llegaron ayer a Palma de Mallorca, donde residirán hasta finales de agosto, periodo en el que compaginarán su agenda oficial con las vacaciones estivales y, dentro de ellas, con la práctica del deporte náutico.

El avión en el que llegaron los Reyes, un Falcon 900 de la Fuerza Aérea Española, tomó tierra en Palma a las 13.30 horas y, a pie de pista del aeródromo militar de Son Sant Joan, fueron recibidos por las autoridades civiles y militares de Baleares.

Bajo un intenso sol típico del verano mallorquín, sus Majestades fueron saludados por el presidente de la Comunidad balear, Francesc Antich; la presidenta del Parlamento autonómico, María Antonia Munar; el delegado del Gobierno en las Islas Baleares, Ramón Socías; la alcaldesa de Palma, Aina Calvo y otras representaciones.

Tras departir unos momentos con todos ellos, don Juan Carlos y doña Sofía, en un automóvil conducido por el Rey, partieron hacia su residencia de verano, el Palacio de Marivent.

Está previsto que en próximos días se unan a los Reyes los Príncipes de Asturias, con sus hijas, las infantas Leonor y Sofía, según han comentado fuentes de la Casa del Rey. También se espera que las hijas de los Reyes, las infantas Elena y Cristina, y sus familias pasen al menos unos días en Mallorca con el resto de la Familia Real.

El Rey mantendrá las fechas de las audiencias ya previstas y se reunirá al menos en dos ocasiones - a primeros y a últimos de agosto- con el presidente del Gobierno, José Luis Rodríguez Zapatero, y la próxima semana con los jefes de Estado de Venezuela, Hugo Chávez y Mauritania, Sidi Ould Cheikh Abdallahi.


 :arrow: http://www.diariodenavarra.es/20080720/ ... ca&chnl=30 (http://www.diariodenavarra.es/20080720/nacional/se-confirma-encuentro-rey-chavez-mallorca.html?not=2008072001085967&idnot=2008072001085967&dia=20080720&seccion=nacional&seccion2=politica&chnl=30)
Título:
Enviado por: jmg em Setembro 04, 2008, 01:52:28 pm
Caro Pereira Marques já tinha isso tudo guardado na manga?
Acho que não é na utilização de meios ou não que se pode ver quem tem gastos mais sensatos. Se os reis de Espanha são poupados certamente que existirão exemplos de outros monarcas que esbanjam muito.
Para mim a grande diferença resulta na poupança do balurdio de dinheiro que é gasto em eleições presidenciais.
Não estou a tomar partido de ninguém, só acho que se gasta demasiado dinheiro em eleições.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 04, 2008, 02:05:26 pm
Basta deixarem de fazer as campanhas como se de uma festa se tratasse, eu pessoalmente não voto naquele que me der mais canetas e mais bandeiras.
Mas sim naquele que conseguir mentir melhor e convencer que está a dizer verdade...  :evil:
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 04, 2008, 02:09:07 pm
Meus caros era precisamente nisso que eu queria chegar :) Será que também conseguem arranjar tamanha argumentação para justificar os 16 milhões de euros que o Cavaco gasta anualmente ? contrapondo com os 9 milhões de euros que a Casa Real Espanhola gasta ? ( atenção estou a falar de toda a família e não só o Rei e Rainha )
Título:
Enviado por: nelson38899 em Setembro 04, 2008, 02:27:22 pm
E o que é que isso tem a ver com o falcon ser muito velho e precisar de ser substituído. :evil:
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 04, 2008, 02:29:31 pm
Precisa de ser substituído? ups que ande na TAP como os outros :lol:

Devia ser o "presidente" a dar o exemplo ou afinal ele não é o Primeiro dos Primeiros ?  :lol:
Título:
Enviado por: nelson38899 em Setembro 04, 2008, 02:44:58 pm
nem merece resposta.

 :roll:
Título:
Enviado por: Tiger22 em Setembro 04, 2008, 04:32:13 pm
Há crianças que ainda acreditam no pai natal……


Citar
¿Qué dinero tiene el rey?
La partida de los Presupuestos Generales del Estado para los gastos de la Casa Real no esta sometida por ley al control del Tribunal de Cuentas. La Constitución de 1978 permite al monarca disponer de él sin dar más explicaciones. En 1980, el Gobierno le asignó 200 millones de pesetas. Hasta entonces, el rey apenas cobraba un sueldo de Capitán General. Actualmente, la partida del Presupuesto General del Estado asciende a los 7,78 millones de euros.
Debido a la opacidad de la casa real, la fortuna del rey es difícil de cuantificar. La revista Forbes (abril 2003) incluye a Juan Carlos I en el sexto lugar de los monarcas más ricos de Europa con una fortuna de 1.790 millones de euros, el puesto 134 entre los más ricos del planeta.



Viva o meu Chefe de Estado Presidente Cavaco Silva ou qualquer outro que o mereça ser por mérito, eleito pelo povo, e não outro qualquer que o é, não por merecê-lo, não por ser eleito pelo povo, mas pelo simples facto de ter nascido no seio da família real. :?
Título:
Enviado por: AMRAAM em Setembro 04, 2008, 06:28:15 pm
Citação de: "Tiger22"
Há crianças que ainda acreditam no pai natal……


Citar
¿Qué dinero tiene el rey?
La partida de los Presupuestos Generales del Estado para los gastos de la Casa Real no esta sometida por ley al control del Tribunal de Cuentas. La Constitución de 1978 permite al monarca disponer de él sin dar más explicaciones. En 1980, el Gobierno le asignó 200 millones de pesetas. Hasta entonces, el rey apenas cobraba un sueldo de Capitán General. Actualmente, la partida del Presupuesto General del Estado asciende a los 7,78 millones de euros.
Debido a la opacidad de la casa real, la fortuna del rey es difícil de cuantificar. La revista Forbes (abril 2003) incluye a Juan Carlos I en el sexto lugar de los monarcas más ricos de Europa con una fortuna de 1.790 millones de euros, el puesto 134 entre los más ricos del planeta.


Viva o meu Chefe de Estado Presidente Cavaco Silva ou qualquer outro que o mereça ser por mérito, eleito pelo povo, e não outro qualquer que o é, não por merecê-lo, não por ser eleito pelo povo, mas pelo simples facto de ter nascido no seio da família real. :roll: Si nos vamos a la Constitucion española,vemos como en el articulo 1.3 dice textualmente: "La forma politica del estado español es la monarquia parlamentaria".
Por tus palabras me imagino que desconoces que este "texto"(La Constitucion),fue aprobado en referendum en el año 1978,por lo tanto la monarquia en este pais esta legitimada por el propio pueblo español. :?
SALUDOS!!
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 05, 2008, 09:23:21 am
Um reparo, Rei Juan Carlos foi legitimado através de Referendo da Constituição em 1978 que impunha uma Monarquia Constitucional. Meu caro amigo espanhol, peço antes demais desculpa pelo português e espero que me entendas ... se alguma vez Espanha se tornar uma republica pode ter a certeza que teremos uma nova Yuguslávia onde o Kosovo muito provavelmente seria o País Basco.
Acima de tudo não é o tipo de regime que está em causa mas sim aquele que dá mais bem estar ao Povo. Será mais democrático uma republica ? acho que não ... mas isso seria umas discussão para outro tópico que não se enquadra aqui.
Título:
Enviado por: AMRAAM em Setembro 05, 2008, 03:44:10 pm
Citação de: "Rui Monteiro"
Meu caro amigo espanhol, peço antes demais desculpa pelo português e espero que me entendas ...
Para nada por dios,si alguien ha de pedir disculpas aqui por el uso de otra lengua que no sea el portugues,ese soy yo. :roll:

Citar
se alguma vez Espanha se tornar uma republica pode ter a certeza que teremos uma nova Yuguslávia onde o Kosovo muito provavelmente seria o País Basco.

Evidentemente,si yo tuviese que votar por una republica,seria por un sistema parecido al que tenemos ahora solo que cambiando algunas cosas como la monarquia y optimizando algunos fallos del sistema actual.Jamas creo que votase por una republica española al estilo de la de 1931,la cual llevada a la epoca actual,con casi total probabilidad acabaria por balcanizar a este pais.
SALUDOS!!
Título:
Enviado por: jmg em Setembro 05, 2008, 06:00:23 pm
Bem, Rui Monteiro eu não  sou moderador mas devo avisa-lo que está a fazer propaganda no tópico errado.
Obrigado.
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 05, 2008, 06:38:52 pm
Meu caro

Segundo os regulamentos do forum :

"Não é permitido aos utilizadores do fórum fazer qualquer tipo de publicidade. "

Não estou a fazer nenhuma publicidade, que eu saiba vivemos em democracia onde a censura foi eliminada pela revolução de 74. Se por em causa a republica é fazer publicidade a algo então também o é quando fazem o contrário, pelo simples facto de que se há democracia há o direito ao repto.  Não ofendi ninguém e muito menos insultei.

Já fui avisado pelo Administrador Falcão e justifiquei-me, não tenho que dar mais satisfações a quem quer que seja e não pretendo alongar mais a "propaganda" por aqui.
Título:
Enviado por: Lancero em Setembro 05, 2008, 06:49:38 pm
Na área livre há mais que um tópico para rebater argumentos pró e contra monarquia/República.
Este tópico é sobre a necessidade de substituir a frota de Falcons da Força Aérea.
Título:
Enviado por: Rui Monteiro em Setembro 05, 2008, 07:30:09 pm
Peço desculpa mas não sabia, obrigado pela informação.
Título:
Enviado por: P44 em Março 07, 2009, 03:16:45 pm
como tem a ver com os FALCON...
Citar
Ministério da Defesa confirma que ministro não pagou uma viagem (actual.)

O Ministério da Defesa confirmou que o ministro da Economia não pagou uma viagem à Força Aérea. Em causa está a visita de Manuel Pinho a uma fábrica da Volkswagen na Alemanha.

O Ministério da Defesa não pagou uma viagem que fez a a bordo de um avião Falcon à Alemanha para visitar a fábrica da Volkswagen em 2005.

Em causa estão quase 20 mil euros relativos a esta viagem, cuja factura foi enviada do Ministério da Economia para a Agência para a Promoção do Investimento que devolveu a factura, não se sabendo agora onde está este documento.

Confrontado com esta questão, Manuel Pinho remeteu todos os esclarecimentos para a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), cujo presidente, Basílio Horta, remeteu explicações para a secretaria-geral da associação.

O semanário Expresso ouviu a secretária-geral da AICEP, que confirmou que a factura relativa ao primeiro voo não foi paga por razões orçamentais, uma vez que este não comportava qualquer rúbrica para pagamento deste tipo de despesas.

Luísa Neiva de Oliveira acrescentou ainda que a decisão de não pagar foi tomada pela administração e que por isso nunca chegou a ver a factura relativa ao voo para a Alemanha.

A edição deste sábado do Expresso falava ainda numa outra deslocação à Polónia feita em 2006, na qual Manuel Pinho visitou a fábrica da IKEA, e que também não foi paga.

Contactado pela TSF, fonte do Ministério da Defesa adiantou que esta viagem foi feita ao abrigo de um protocolo de Estado e que por isso não existe qualquer dívida nesta questão.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portug ... id=1162926 (http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1162926)

EXPRESSO
Citar
Pinho voou de Falcon e não pagou

Basílio Horta recusou pagar a factura que o ministro mandou para a API.

Uma viagem de Falcon do ministro da Economia à Alemanha, em Dezembro de 2005, para visitar a Volkswagen, nunca foi paga à Força Aérea. A factura, no valor de 19.561 euros, foi enviada pelo gabinete de Manuel Pinho para a Agência para a Promoção do Investimento - API - mas Basílio Horta recusou-se a pagar. Pinho reenviou-a à API e a agência reenviou-a ao Ministério. Agora ninguém sabe onde está a factura.

Em declarações ao Expresso, Luísa Neiva de Oliveira, secretária-geral da AICEP (actual Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e resultado da fusão da API com o extinto ICEP), confirma que se recusaram a pagar a despesa. E explica porquê: "Recebemos de facto essa factura mas, por razões orçamentais, decidimos não a pagar. Não tínhamos inscrita no orçamento da Agência nenhuma rubrica para dar cobertura a este tipo de despesas e sendo o nosso orçamento muito à justa, como aliás continua a ser, não tínhamos possibilidade de efectuar o pagamento".

A secretária-geral da AICEP diz, no entanto, que nunca chegou a ver a factura porque "a decisão de não a pagar foi tomada pela administração, que nunca chegou, por isso, a enviá-la para os serviços". Basílio Horta era, já na altura, o presidente da agência e a decisão foi dele. Contactado pelo Expresso, não quis comentar o assunto.
Ordem para calar

Manuel Pinho, que passou a semana a acompanhar Cavaco Silva numa visita oficial à Alemanha, deu, mal chegou, instruções ao seu gabinete para que não comentasse oficialmente o assunto.

Informalmente, fonte do Ministério explicou ao Expresso que a API existe para captar investimento estrangeiro e que a referida viagem à Alemanha se enquadrou em absoluto nesse objectivo, considerado vital para o país. Através do Ministério, o Expresso apurou também que um administrador da Agência, Renato Nunes, integrou a comitiva da viagem que ninguém pagou.

Quando a API devolveu a factura ao Ministério, este reenviou-a à Agência presidida por Basílio Horta. Estava-se em 2007 e, de então para cá, fontes da Economia dizem ter concluído que estava tudo normalizado.

O Ministério da Defesa confirmou, no entanto, ao Expresso que a factura está por liquidar, citando informação recolhida junto da Força Aérea. A questão - soube este jornal - terá provocado conversas cruzadas nos últimos dias neste ramo das Forças Armadas.

Mas esta não terá sido a única factura que Manuel Pinho deixou por pagar pelas suas viagens no jacto oficial. Em Julho de 2006, uma nova deslocação do ministro de Economia, também de Falcon, não foi paga. Desta vez o destino foi uma fábrica do grupo Ikea na Polónia que se viria a instalar em Portugal.

Na altura, a deslocação foi requerida via Protocolo de Estado, mas Pinho, os seus assessores e um jornalista foram os únicos ocupantes do jacto. A factura de 22.985 euros que custou esta viagem está por pagar até hoje. O Ministério da Defesa também confirma.

O Ministério da Economia alegou desconhecer este último caso, em que o reduzido número de ocupantes não permite a justificação avançada para outras hipotéticas utilizações do avião. Uma comitiva de 10 ou 12 pessoas poderá ter custos mais baixos em viagem de Falcon do que se for num avião comercial em classe executiva.

Cada hora de Falcon custa à Força Aérea cerca de 600 euros. O Expresso sabe que a FA tem um total de cerca de oito milhões de euros a haver em viagens e serviços ao Estado.



http://aeiou.expresso.pt/pinho_voou_de_ ... ou=f501624 (http://aeiou.expresso.pt/pinho_voou_de_falcon_e_nao_pagou=f501624)
Título:
Enviado por: SmokeOn em Março 07, 2009, 03:38:16 pm
Alguém ouviu ontem a Sic Notícias à noite ?

Parece que a Presidência da República e o Governo devem 8 milhões de euros à Força Aérea por causa das deslocações com os Falcon :))

O maior gastador é a Air Pinho = Ministro Manuel Pinho

Porque é que não são os primeiros a dar o exemplo e a por as contas em dia ?

Ainda estou para ver quanto vão custar os substitutos dos Falcon, incha Zé
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 03, 2009, 08:29:18 pm
Citar
Defesa: Nova avaria em Falcon provoca atraso na deslocação de José Sócrates à cimeira da NATO    

   Lisboa, 03 Abr (Lusa)- A deslocação do primeiro-ministro, José Sócrates,  para a cimeira dos 60 anos da NATO em Estrasburgo sofreu hoje um atraso  de cerca de 40 minutos devido a uma "anomalia técnica" no Falcon que ia  transportar a comitiva portuguesa.  

 

   O chefe do Governo e os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros  já se encontram em Estrasburgo, mas foram obrigados a esperar no aeroporto  de Faro - de onde partiram - pela chegada de um segundo Falcon, naquela  que foi a última de diversas avarias das aeronaves da Força Aérea Portuguesa  em visitas de governantes ao estrangeiro.  

 

   A 15 de Fevereiro de 2008, o Presidente da República foi forçado a trocar  de avião, em Itália, numa visita à Jordânia, devido a uma anomalia técnica  no Falcon, tornando-se a segunda personalidade do Estado afectada, em poucos  meses, por avarias destes aparelhos em visitas oficiais.  

 

   Em 16 de Dezembro de 2007, o primeiro-ministro José Sócrates foi recebido  com atraso no aeroporto de Argel pelo seu homólogo argelino, Abdelaziz Belkhadem,  para uma visita oficial de seis horas dominada pela cooperação cultural  e económica, devido a avaria no Falcon onde seguia.  

 

   José Sócrates chegou à capital argelina com cerca de uma hora de atraso  em virtude de problemas técnicos num dos aviões Falcon, da Força Aérea,  que forçaram a comitiva a trocar para um outro avião.  

 

   Os três Falcon 50 ao serviço da Força Aérea foram comprados em 1989  e 1991 para serem utilizados durante a primeira presidência da União Europeia  (UE), em 1992, e já não se fabricam.  

 

   A marca Dassault Falcon é um dos vários fabricantes de jactos e tem  várias alternativas para este tipo de transporte VIP como o Falcon 2000,  com capacidade para 16 passageiros e que custa 35 milhões de dólares (23,6  milhões de euros), segundo fonte da empresa.  

 

   O Falcon 900, com uma configuração para este tipo de transporte, também  para 16 pessoas, tem um custo de mercado de 40 milhões de dólares (cerca  de 27 milhões de euros).  
Título:
Enviado por: Instrutor em Abril 03, 2009, 09:43:55 pm
Trocar os 3 Falcon 50 por 3 Falcon 900X, qualquer dia temos um problema sério e depois ....... pum novas eleiçoes..... será que os Falcon tem paraquedas??? era bonito ver o senhor saltar de paraquedas.....
Título:
Enviado por: Mercurio em Abril 03, 2009, 09:47:32 pm
Embraer

É aí que está a solução!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Título:
Enviado por: Instrutor em Abril 03, 2009, 10:32:15 pm
Citação de: "Mercurio"
Embraer

É aí que está a solução!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Só se for o modelo Legacy 600 ou o modelo ERJ 135. Poderá parte do aviao ser construido nas OGMA.

3 Legacy 600 e 2 ERJ 135 para comitivas maiores.
Título:
Enviado por: pedro em Abril 03, 2009, 10:38:05 pm
Sim a embraer era a solução.
Até poderia haver mais uma contrapartidas extra para Portugal. :wink:
e parte do avião poderia ser fabricado cá.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: AC em Abril 04, 2009, 03:32:21 am
Logo 5... :)
Título:
Enviado por: Mercurio em Abril 04, 2009, 12:45:35 pm
Quando se pensa numa aeronave, não se pensa da mesma forma que um carro!

Existem uma série de coisas a levar em consideração que nada têm a haver com aquela capacidade propriamente dita. Por exemplo, ..., ligar a substituição dessa aeronave com a substituição de um outro sistema de armas, que só no global fará sentido!
Título:
Enviado por: xenical_ em Abril 04, 2009, 08:13:01 pm
Boa tarde

  Num exercício puramente especulativo, faria algum sentido a FAP adquirir/alugar algum Embraer excedente, que a Portugália possa eventualmente ter?


Cumprimentos

Paulo Mariano
Título:
Enviado por: raphael em Abril 04, 2009, 08:22:43 pm
Já que o governo gosta tanto de voar em jactos, e sendo que os Falcon da FAP para as missões de interesse público (transporte de doentes, orgãos e equipas médicas) ainda estão para as curvas... O Governo como até já criou uma empresa de meios aéreos para gerir os Kamov e afins, em vez de criar dividas para com  a FAP (no minimo os tais 8 milhões de euros noticiados) põe os novos aviões alugados ou adquiridos na alçada da EMA e pronto... menos uma dor de cabeça para a FAP.
Título:
Enviado por: papatango em Abril 07, 2009, 09:53:50 pm
Mas o governo deveria voar em quê ?

SPAD's de duas asas da I guerra mundial ?

Até já estou a ver o Cavaco lá em cima a dizer "contacto" e o Socrates a dár à hélice cá em baixo...
Título:
Enviado por: pchunter em Abril 07, 2009, 11:20:08 pm
Citação de: "papatango"
Mas o governo deveria voar em quê ?

SPAD's de duas asas da I guerra mundial ?

Até já estou a ver o Cavaco lá em cima a dizer "contacto" e o Socrates a dár à hélice cá em baixo...


É triste termos chegado a esta situação limite, as avarias são muito frequentes na minha opinião não fosse a crise e o tio socras e o avô cavaco já tinham aviões novos talvez o Falcon 7X. Essa do socras a dar à hélice teve piada mas qualquer dia têm de ir ao museu do ar.
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 05, 2016, 09:54:55 pm
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O Governo vai propor a Bruxelas a modernização dos C-130 e de aparelhos de treino. A participação nacional nos projectos pode ir até 3,85 milhões de euros.
O Estado vai candidatar-se a financiamento comunitário para a modernização de três modelos de aeronaves ao serviço da Força Aérea, para adaptá-los ao programa "Céu Único Europeu", e reservou 3,85 milhões de euros de comparticipação no investimento a título nacional.

Em causa estão os jactos Falcon 50, que foram durante anos utilizados na deslocação ao estrageiro de altas individualidades do Estado -, os cargueiros C-130, usados no transporte aéreo táctico, patrulhamento marítimo e de busca e salvamento e incêndios e os monomotores TB-30, projectados para treino de voo e para servir a fase elementar de pilotagem.

De acordo com um despacho assinado pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e publicado esta quinta-feira, 4 de Fevereiro, em Diário da República, o Governo cabimentou essa verba prevista na Lei de Programação Militar para co-financiar, até 2019, os projectos de modernização que venham a ser aprovados por Bruxelas no âmbito do Fundo de Coesão, enquadrado nos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

Segundo o site da Força Aérea na internet, os Falcon-50 foram recentemente alvo de modernização para "aumentar a segurança em voo", com a instalação de sistemas anti colisão, aviso de proximidade de solo, gravação de conversações e registo de voo. Os três aparelhos ao serviço da Força Aérea foram comprados em 1989 e 1991 para serem usados durante a primeira presidência da União Europeia, em 1992.

Em 2014, o Expresso noticiou que o então ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, tinha ordenado o estudo de opções, custos e modelos disponíveis para substituir estes aviões e que estaria a ser ponderada a escolha dos Legacy, da Embraer. Entre 2008 e 2009, as aeronaves sofreram várias avarias técnicas durante viagens do Presidente da República como do então primeiro-ministro, José Sócrates, o que levou à redução da utilização dos aparelhos.

O programa Céu Único Europeu pretende remover as fronteiras nacionais na gestão do espaço aéreo comunitário, através da reforma dos serviços de navegação aérea e da redução a apenas nove blocos regionais de navegação, para uma "organização mais racional". Além disso, pretende-se aumentar a eficiência e melhorar a segurança operacional dos voos.

As verbas para a adaptação a esta nova organização serão cabimentadas no âmbito das capacidades de transporte aéreo, estratégico, táctico e especial, comando e controlo aéreo e instrução de pilotagem e a navegação aérea e as competências para as candidaturas ficarão delegadas no chefe do Estado-Maior da Força Aérea.





http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/governo_candidata_modernizacao_dos_falcon_a_fundos_europeus.html
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: Charlie Jaguar em Maio 03, 2016, 04:29:48 pm
Pergunto-me se, com uma frota de 8 aeronaves Embraer ERJ-145 adquiridas em 1997/98, a PGA não poderia vender duas ou três à FAP. Como as coisas vão na TAP não sei até que ponto não seria um negócio mais viável.
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: Alvalade em Maio 03, 2016, 04:37:39 pm
Pergunto-me se, com uma frota de 8 aeronaves Embraer ERJ-145 adquiridas em 1997/98, a PGA não poderia vender duas ou três à FAP. Como as coisas vão na TAP não sei até que ponto não seria um negócio mais viável.

Os ERJ-145 foram bem usados pela PGA, não sei se valia a pena.
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: raphael em Maio 03, 2016, 04:49:46 pm
Pergunto-me se, com uma frota de 8 aeronaves Embraer ERJ-145 adquiridas em 1997/98, a PGA não poderia vender duas ou três à FAP. Como as coisas vão na TAP não sei até que ponto não seria um negócio mais viável.

O Falcon 50 tem uma capacidade limitada de passageiros.
Em vez de comprarem material já muito usado por terceiros com os inerentes custos de sustentação logística de mais uma frota...
Porque não utilizam a aviação comercial e deixam as aeronaves militares disponíveis para as missões militares e de interesse público...no caso do Falcon o transporte de órgãos e as evacuações urgentes...?
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: nelson38899 em Maio 03, 2016, 04:50:31 pm
Pergunto-me se, com uma frota de 8 aeronaves Embraer ERJ-145 adquiridas em 1997/98, a PGA não poderia vender duas ou três à FAP. Como as coisas vão na TAP não sei até que ponto não seria um negócio mais viável.

Os ERJ-145 foram bem usados pela PGA, não sei se valia a pena.

voei neles há cerca de 2 anos e parecia-me em bom estado!
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: Alvalade em Maio 03, 2016, 05:12:11 pm
Pergunto-me se, com uma frota de 8 aeronaves Embraer ERJ-145 adquiridas em 1997/98, a PGA não poderia vender duas ou três à FAP. Como as coisas vão na TAP não sei até que ponto não seria um negócio mais viável.

Os ERJ-145 foram bem usados pela PGA, não sei se valia a pena.

voei neles há cerca de 2 anos e parecia-me em bom estado!

Certo, mas não sei como estão ao nível dos ciclos de voo.
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: tenente em Maio 03, 2016, 05:30:53 pm
Pergunto-me se, com uma frota de 8 aeronaves Embraer ERJ-145 adquiridas em 1997/98, a PGA não poderia vender duas ou três à FAP. Como as coisas vão na TAP não sei até que ponto não seria um negócio mais viável.

Não te metas nisso !!!!!!!
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: tenente em Maio 03, 2016, 05:33:00 pm
Pergunto-me se, com uma frota de 8 aeronaves Embraer ERJ-145 adquiridas em 1997/98, a PGA não poderia vender duas ou três à FAP. Como as coisas vão na TAP não sei até que ponto não seria um negócio mais viável.

Os ERJ-145 foram bem usados pela PGA, não sei se valia a pena.

voei neles há cerca de 2 anos e parecia-me em bom estado!

Certo, mas não sei como estão ao nível dos ciclos de voo.


muito rodados, muito rodados nem pensem sequer em adquirir o que quer que seja da PGA.......olhem comprem dois ou três AT4, e livrem a ponte aérea dessa trampa :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2Fcs-trv-portuglia-atr-42-600_PlanespottersNet_6097091_zpsrw28is42.jpg&hash=876e6c75bb8d4c778ef595826ccdf531) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/cs-trv-portuglia-atr-42-600_PlanespottersNet_6097091_zpsrw28is42.jpg.html)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2F20160420_113543_resized_1_zpsb1a9vzc6.jpg&hash=71f4c48fa571aa55dd8cfacf74b45ea9) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/20160420_113543_resized_1_zpsb1a9vzc6.jpg.html)

mas um destes era bem melhor:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2F20160420_113458_resized_1_zpsjhzojkon.jpg&hash=673009b57e6439eb5542a46ccf01b4a6) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/20160420_113458_resized_1_zpsjhzojkon.jpg.html)

cumprimentos
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 31, 2018, 10:37:35 am
Despacho n.º 10106/2018 - Diário da República n.º 210/2018, Série II de 2018-10-31 116835833
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Falcon 50 - Modificação das Aeronaves para cumprimento de Requisitos SESAR

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/116835833/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=116835827
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: Major Alvega em Outubro 31, 2018, 11:39:54 am
 Imagine-se instalar num Renault 19, um Peugeot 405 ou Ford Escort com 500.000 kms um GPS Garmin, substituir o radio com cassettes por um radio com MP3 etc.
 Isto é apenas um país surreal, pobre e mal gerido. Hoje em dia há oportunidades no mercado onde aparecem por exemplo  Falcons 7X (já não falo dos 900), Legacys 650 a preços irrisórios.  E insiste-se a continuar a enterrar dinheiro em chaços que praticamente ninguém já voa naquilo.
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: raphael em Outubro 31, 2018, 11:45:02 am
Imagine-se instalar num Renault 19, um Peugeot 405 ou Ford Escort com 500.000 kms um GPS Garmin, substituir o radio com cassettes por um radio com MP3 etc.
 Isto é apenas um país surreal, pobre e mal gerido. Hoje em dia há oportunidades no mercado onde aparecem por exemplo  Falcons 7X (já não falo dos 900), Legacys 650 a preços irrisórios.  E insiste-se a continuar a enterrar dinheiro em chaços que praticamente ninguém já voa naquilo.

Chaços para transportar altas entidades que podiam muito bem contratar privados para o efeito.
Porém aeronaves espetaculares para evacuações aeromédicas muito urgentes e transporte de órgãos para transplantes... para esse efeito são espetaculares e chegam perfeitamente.
Título: Re: Problemas com FALCON do Presidente da República
Enviado por: Major Alvega em Outubro 31, 2018, 09:58:57 pm
Imagine-se instalar num Renault 19, um Peugeot 405 ou Ford Escort com 500.000 kms um GPS Garmin, substituir o radio com cassettes por um radio com MP3 etc.
 Isto é apenas um país surreal, pobre e mal gerido. Hoje em dia há oportunidades no mercado onde aparecem por exemplo  Falcons 7X (já não falo dos 900), Legacys 650 a preços irrisórios.  E insiste-se a continuar a enterrar dinheiro em chaços que praticamente ninguém já voa naquilo.

Chaços para transportar altas entidades que podiam muito bem contratar privados para o efeito.
Porém aeronaves espetaculares para evacuações aeromédicas muito urgentes e transporte de órgãos para transplantes... para esse efeito são espetaculares e chegam perfeitamente.
É mais ao contrário, transporte de entidades oficiais (força aérea) e medevac (privados). Não , não é espectacular. São aeronaves que já deviam estar abatidas que têm um custo vôo/hora exorbitante por a tecnologia ter quase 4 décadas e o custo das peças de reposição serem igualmente onerosas por já voarem muito poucos. E estão sempre a dar problemas disto e daquilo. Já não é uma opção racional ao nível de gestão dos meios.