Carros de combate em Portugal

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Asa

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Carros de combate em Portugal
« em: Outubro 26, 2007, 10:10:00 am »
CARROS DE COMBATE E BLINDADOS DO EXERCITO PORTUGUES

Vikers carden loyd VI

 
Designação do fabricante:
Vikers carden loyd VI
Designação oficial do Exercito Português:


Tripulação: 2
Motor: Ford Model T, gasolina, refrigerado à água (40 hp)
Dimensões:                           
Comprimento: 2,46 m
Largura: 1,70 m
Altura: 1,22 m
Pesos: 1,5 toneladas
Desempenho:
Velocidade máxima: 40 Km/h (máxima estrada); Autonomia: 144 km
Blindagem:
Carroçaria: 6 - 9 mm
Armamento:
Primário: Uma metralhadora Vickers de 7,7 mm ou 12,7 mm

Unidades:
Regimento de caçadores nº5

Quantidade total recebida: 6 viaturas


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Renault NC2 (NC31)
 


Número de Unidades   Compra em 1931 para experimentações somente. Não aceite para o serviço.

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Vickers 6ton Mark A/B
 
Versão A
Designação do fabricante:
Vickers 6ton Mark A/B
Designação oficial do Exercito Português:


Tripulação: 3
Motor: Armstrong-Siddely de 4 cilindros com 80 CV de potencia
Dimensões:                           
Comprimento: 4.57 m
Largura: 2.41 m
Altura: 2.08 m
Pesos: 7 toneladas
Desempenho:
Velocidade máxima: 35 Km/h; Autonomia: 160 km
Blindagem:
Carroçaria: 14- 5 mm
Armamento:
Primário: Duas metralhadoras Vickers de 7,7 mm (versão A) ou um canhão de 47 mm (Versão B)
Secundário: Uma metralhadora Vickers de 7,7 mm (Versão B)
Unidades:
Regimento de caçadores nº5

Quantidade total recebida: 2 viaturas

 
Versão B
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 Carro de combate M24 M/952 “Chaffee”
(1952-1983)
 

Designação do fabricante:
M24 Chaffee
Designação oficial do Exercito Português:
Carro de combate M24 M/952 “Chaffee”

Tripulação: 5
Motor: 2x Cadillac Série 44T24, 16 Cilindros 300/220 hp (220/164 kW)
Dimensões:                           
Comprimento: 5.56 m
Largura: 3 m
Altura: 2,77 m
Pesos: 18.4 toneladas
Desempenho: Velocidade máxima: 56 Km/h (máxima estrada) – Velocidade máxima: 40 Km/h (Terreno variado)
 Autonomia: 161 km
Blindagem:
Carroçaria: 9.5 - 38 mm
Armamento:
Primário: 1 obus de 75 mm Gun M6 (48 Cartuchos)
Secundário: Uma metralhadora Browning M2HB de 12.7 mm e duas metralhadoras Browning M1919A4 de 7,62 mm

Unidades:
-cavalaria Nº8
- EPC
-Brigada Mista (3° pelotão do 2° e 3° ECC's + 1 no comando) – reserva

Quantidade total recebida: 14 viaturas
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Auto-metralhadora 4x4 M/943 “Humber”
(1943 - 1974)
 

Designação do fabricante:
Humber
Designação oficial do Exercito Português:
Auto-metralhadora 4x4 M/943 “Humber”

Tripulação: 3
Motor: 2x Cadillac Série 44T24, 16 Cilindros 300/220 hp (220/164 kW)
Dimensões:                           
Comprimento: 5.56 m
Largura: 3 m
Altura: 2,77 m
Pesos: 18.4 toneladas
Desempenho: Velocidade máxima: 72 Km/h (máxima estrada) – Velocidade máxima: 40 Km/h (Terreno variado)
 Autonomia: 400 km
Blindagem:
Carroçaria: 9.5 - 38 mm
Armamento:
Primário: 1 obus de 37 mm
Secundário: Uma metralhadora Browning M2HB de 12.7 mm e duas metralhadoras Browning M1919A4 de 7,62 mm

Unidades: Esquadrão de Reconhecimento da Índia (37 viaturas)
Esquadrão de Reconhecimento de Macau (8 viaturas)
4 Unidades na metrópole


Quantidade total recebida: 49 viaturas

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Auto-metralhadora 4x4 M/963 B “Daimler MK 3”
 

Comprimento: 2,46 m
Largura: 1,70 m
Altura: 1,22 m
Peso: 1,5 toneladas
Motor: Ford Model T, gasolina, refrigerado à água (40 hp)
Velocidade: 40 Km/h (máxima estrada)
Alcance: 144 Km
Armamento: Uma metralhadora Vickers de 7,7 mm ou 12,7 mm
Blindagem: 6 - 9 mm
Tripulação: 2 homens
Numero de unidades: 6
Ano de adopção do exercito português: 1931
Historial: Atribuídos ao regimento de caçadores nº5

Peso Máx.   3,2 t
Armamento   1 metralhadora madsen ou Dreyses ou FN ou G-3S
Velocidade Máx.   80 Km/h
Autonomia   322 Km
Tripulação   2
Número de Unidades   Desconhecido (Esteve ao serviço do exercito português de 1964 - 1974.)

 
 
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Auto-metralhadora 6x6 M/982 “Saladin”
 

Designação do fabricante:
Saladin
Designação oficial do Exercito Português:
Auto-metralhadora 6x6 M/982 “Saladin”

Tripulação: 3
Motor: 2x Cadillac Série 44T24, 16 Cilindros 300/220 hp (220/164 kW)
Dimensões:                           
Comprimento: 5.56 m
Largura: 3 m
Altura: 2,77 m
Pesos: 18.4 toneladas
Desempenho: Velocidade máxima: 72 Km/h (máxima estrada) – Velocidade máxima: 40 Km/h (Terreno variado)
 Autonomia: 400 km
Blindagem:
Carroçaria: 9.5 - 38 mm
Armamento:
Primário: 1 obus de 37 mm
Secundário: Uma metralhadora Browning M2HB de 12.7 mm e duas metralhadoras Browning M1919A4 de 7,62 mm

Unidades:
-cavalaria Nº8
- EPC
-Brigada Mista (3° pelotão do 2° e 3° ECC's + 1 no comando) – reserva

Quantidade total recebida: 39 viaturas



Esqueceu-se dos Saladin. Julgo que os nossos amigos Ingleses ofereceram-nos 39 destas viaturas (além dos Ferret) quando foram substituidas no Exército Britânico pelos Scorpion no inicio dos anos 80. No nosso Exército substituiram os EBR. Durante a maior parte dos anos 80 os nossos ERec (que não da BMI) usavam a dupla Saladin/Chaimite nos seus pel. de Rec.

 

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Viatura Blindada de reconhecimento 4x4 M/957 “ Ferret”
 


Designação do fabricante:
Ferret
Designação oficial do Exercito Português:
Viatura Blindada de reconhecimento 4x4 M/957 “ Ferret”

Tripulação: 2
Motor: Rolls Royce B60 de 6 cilindros gasolina com 130 hp de potência
Dimensões:                           
Comprimento: 3.7 m
Largura: 1.91 m
Altura: 1.88 m
Pesos: 3.7 toneladas
Desempenho: Velocidade máxima: 93 Km/h
 Autonomia: 306 km
Blindagem : ?
Armamento:
Primário: 1 x 7,92 mm MG

Unidades:
Regimento de Cavalaria n.º 3;
Regimento de Cavalaria n.º 6;
Escola pratica de cavalaria;
Quantidade total recebida: 32 viaturas

Historial:
O Scout Car Ferret¹ da Daimler (Reino Unido) é uma versão renovada do Scout Car Dingo da segunda guerra mundial, o Ferret da Daimler foi produzido de 1952 a 1971. Durante todo o seu período de produção, o corpo básico remanesceu sem grandes mudanças, mas com motores mais poderosos e torretas diferentes instaladas, tendo sido produzidas 4.409 unidades.
O Ferret Mk 2 é basicamente um Mk 1 equipado com uma torreta. A configuração 4 x 4 faz do Scout² um veículo de reconhecimento versátil, dentro da sua categoria.
Para alem de Portugal os últimos utilizadores conhecidos eram a Líbia e os Emiratos Árabes Unidos, mas podem ter sido colocados veículos na reserva.
O blindado ligeiro Ferret, tem um corpo de aço totalmente soldado, dividido em três compartimentos: o compartimento do condutor na parte dianteira, o compartimento de combate no centro, e o compartimento do motor na parte traseira.
O condutor senta-se na parte dianteira com três aberturas: uma na parte dianteira e uma em cada lado. Cada uma tem um periscópio integral, o obturador dianteiro pode ser dobrado para baixo sobre a placa da frente.
As saídas de escape estão nos dois lados, entre a parte dianteira e as rodas traseiras. Os painéis laterais são cobertos por um pneu sobressalente no lado esquerdo e por uma caixa do armazenamento no lado direito.
O Ferret Mk 2 pode carregar pranchas (canaletes) de aço na parte dianteira que são usadas para o cruzamento de trincheiras.
O motor impermeável funcionará enquanto submerso completamente, sem nenhuma preparação à excepção do tubo de escape e do respirador do cárter.
As Ferret, de origem Britânica vieram ao abrigo de apoio NATO, eram excedentes do Exército Britânico. Vieram no início dos anos 80 juntamente com os Saladin e equiparam os RC Braga e RC Estremoz (actuais RC6 e RC3) e a EPC. Equipavam os ERec juntamente com as viaturas Saladin e Chaimite.
Foram retirados por volta de 1989.Estiveram ao serviço da FAP, fazendo parte da dotação do equipamento da polícia aérea.
 



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Carro de combate 5,7cm M/946 “Centauro”
 
Designação oficial do Exercito Português:
Carro de combate 5,7cm M/946 “Centauro

Tripulação: 5
Motor: 1 x Liberty V-12 a gasolina com 395 HP
Dimensões:
Comprimento: 6,60 m
Altura: 2,36 m
Largura: 2,90 m
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 27,000 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 50 km/h;
Autonomia: 200 km
Blindagem:
Frontal: 6 mm; Traseira e lados: 6 mm.
Armamento:
Primário: 1 x canhão de 57 mm
Secundário: 2 x 7,92 mm MG

Unidades:
Regimento de Cavalaria n.º 3;
Regimento de Cavalaria n.º 7;
Regimento de Cavalaria n.º 4;
Escola pratica de cavalaria;
Quantidade total recebida: 48 viaturas

Historial:
Entre Abril de 1948 e Abril de 1951, chegaram a Estremoz dezassete carros de combate Centauro Mk. I que equiparam o 2º Esquadrão de Carros de Combate que passou a designar-se de Esquadrão de Carros de Combate Pesados. Nos meses de Novembro e Dezembro de 1954 foram transferidos todos os carros de combate para o R.C. n.º 7. No total foram recebidos 48 "Centauro" que equiparam a EPC, RC3, RC4 e RC7. Estiveram ao serviço até meados dos anos 50. Estas viaturas começaram a ser recebidas em finais de 1945.
Na porta de armas do RL2 na Ajuda está um destes CC bem como na EPC em Santarém
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Auto-metralhadora TP5 Ford M/952 “M-20”
1952 – 1974
 

Designação do fabricante:
Ford Motor Company M20 Utility Car











Designação oficial do Exercito Português:
Autometralhadora TP5 Ford m/1952M20

Tripulação: 4
Motor: Hércules de 6 cilindros a gasolina com 110 hp
Dimensões:                           
Largura: 2,54 m
Altura: 1,93 m
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 7.500 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 90 km/h;
Autonomia: 565 km
Blindagem:
Carroçaria: 19 mm
Armamento:
Primário: 1 x 12,7 mm MG
Secundário: n/a

Unidades:
Regimento de Cavalaria n.º 4

Quantidade total recebida: 3 viaturas

Historial:
Seu nome original era M10 Armored Utility Car porém para não fazer confusão com o M10 Wolverine tank destroyer ele foi renomeado como M20.
Usado na Segunda Guerra Mundial o M-20 era um óptima viatura blindada de comando.



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Viatura Blindada de transporte Pessoal 4x4 TT M/946 “White”

Designação do fabricante:
M3A1
Designação oficial do Exercito Português:
Auto Blindado White M3A1 4x4 m/1946
 
Tripulação: 1 + 12
Motor: Hercules JXD de 6 cilindros a gasolina com 147 hp de potência
Dimensões:
Largura: 2,05 m
Altura: 1,95 m
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 9.300 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 72 km/h;
Autonomia: 403 km
Blindagem:
Frontal: 6 mm; Traseira e lados: 6 mm.
Armamento:
Primário: 1 x 12,7 mm MG
Secundário: 7,62 mm MG

Unidades:
Escola Practica de Cavalaria;
Regimento de Cavalaria n.º 3;
Regimento de Cavalaria n.º 6;
Regimento de Cavalaria n.º 7;
Academia Militar;

Quantidade total recebida: 32 viaturas

HISTORIAL:
Criado pela empresa norte-americana White Motor Company em 1938, tinha seu projecto baseado em um chassis de caminhão comercial. Era um veículo blindado de tração 4x4 para ser empregado em missões de reconhecimento, transporte de tropas e para reboque de canhões de pequeno calibre.
O M3A1 foi fornecido para os países aliados através do acordo de Lend & Lease, sendo que o Portugal recebeu as suas primeiras unidades em 1946.

 



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Auto-metralhadora GMC 4x4 M/957 “Can Fox”  

Designação oficial do Exercito Português:
Auto-metralhadora GMC 4x4 M/957 “Can Fox”

Tripulação: 4
Motor: GMC a gasolina com 104 cv
Dimensões:
Comprimento: 4.6 m
Largura: 2.3 m
Altura: 2.4 m
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 8,000 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 90 km/h;
Autonomia: 250 km

Blindagem: 15 mm
Armamento:
Primário: 1 x 12,7 mm MG
Secundário: 7,62 mm MG

Unidades:
-Regimento de Cavalaria n.º 6
-Escola Pratica de Cavalaria
-Academia Militar

Quantidade total recebida: 38 viaturas

Teatro de Operações: Moçambique (24 viaturas); Guine (8 viaturas);

Historial:
O carro blindado Fox era um veículo blindado de rodas produzido pelo Canadá na segunda guerra de mundial.
Construído por General Motors, no Canadá, sendo baseado no carro blindado britânico Humber, tendo atingido uma produção de 1506. Foram utilizados em operações na Itália, no Reino Unido e na Índia. Depois da segunda guerra de mundial muitos deles foram utilizados pelo exército Português, que os usou de 1961 a 1975 em acções de countraguerilha em Angola, Guine e em Moçambique. Em 1957, vindas do Canadá, chegaram trinta e oito auto - metralhadoras de patente inglesa «FOX» com motor G.M.C. Estas viaturas foram atribuídas ao Regimento de Cavalaria n.º 6; seguiram três esquadrões para Moçambique e um para a Guiné; para instrução foram atribuídas duas viaturas à Escola Pratica de Cavalaria e uma à Academia Militar.

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Auto Blindado TP14 E.T.T. Panhard 8x8 m/1959
   
 

Designação oficial do Exercito Português:
Auto Blindado TP14 E.T.T. Panhard 8x8 m/1959

Tripulação: quatro homens (chefe de carro, apontador das metralhadoras e radiotelefonista e dois condutores um em cada extremidade do carro).

Motor: Panhard de 12 cilindros chato de 200 HP às 3.600 rotações por minuto e arrefecido por ar

Dimensões:   
Largura: 2,45 metros
Altura: 2,33 metros (sobre quatro rodas) e 2,42 metros (sobre as oito rodas); a sua distância ao solo é de 0,33 metros e de 0,41 metros sobre oito rodas.
Comprimento: 5,21 metros
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 13 toneladas
Desempenho:
Velocidade máxima: 105 km/h e em estrada de 55 a 75 km/h com um raio mínimo de viragem de 10 metros e uma autonomia de 600 a 700 km, conseguida com os 370 litros de combustível existentes nos depósitos com um consumo médio em estrada de 50/60 litros aos 100 km e de 20/30 litros por hora em todo o terreno.
Autonomia: 600-700km
Blindagem:
Frontal: 40 mm; Traseira e lados: 20 mm; Tecto: 10 mm
Armamento:
Primário: 2 x 7,62 mm MG (Uma, no compartimento de condução da frente; outra, na torreta. Tinha uma dotação de cinco carregadores com 160 cartuchos de 7,62 mm cada, dos quais dois na torreta e três no compartimento de condução.)


Características Adicionais: Tinha capacidade de transpor valas de paredes verticais com dois metros de largura, de vencer declives com inclinação de 60 %, de transpor obstáculos verticais com 0,40 metros de altura e de atravessar cursos de água com 1,20 metros de profundidade

Unidades:
Dragões de Angola; (16)
Escola Pratica de Cavalaria (12)
Quantidade total recebida: 28 viaturas



Historial

Portugal recebeu esta viatura durante o ano de 1959, sendo distribuidos pelos Esquadrões de Reconhecimento do Regimento de Cavalaria 3; aos Dragões de Angola e à Escola Practica de Cavalaria. Foi abatida ao efectivo no final dos anos setenta, á medida que foram sendo introduzidos nos anos 70, os blindados M-113.

Equipamento de Rádio

Estava equipada com um E/R ERM/212 com as seguintes características: Banda de 2 a 12 Mc/s; 6 canais pré-sintonizados; trabalhava em grafia, fonia e intercomunicação.


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GM 4X4 TT M/947 /conhecido por granadeiro

Designação do fabricante:
General Motors Canadá 8449/CT-15A
Designação oficial do Exercito Português:
Auto Transporte Blindado GM 4x4 TT m/1947 ("Granadeiro")

 

Tripulação: 1 + 7
Motor: General Motors de 6 cilindros a gasolina com 85 hp de potência
Dimensões:
Comprimento: 4,79 m;
Largura: 2,33 m;
Altura: 2,31 m
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 4.600 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 70 km/h;
Autonomia: 300 km
Blindagem:
Frontal: 14 mm; Traseira e lados: 6 mm.
Armamento:
Primário: 1 x 7,62 mm MG
Secundário: n/a

Unidades:
Esquadrão de Reconhecimento da Índia (16 viaturas)
Esquadrão de Reconhecimento de Moçambique (15 viaturas)
Esquadrão de Reconhecimento da Guiné (5 viaturas)
3 Unidades na metrópole

Quantidade total recebida: 39 viaturas

 

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Peso Máx.   4 t
Velocidade Máx.   72,42 Km/h
Armamento    1 Metralhadora vickers 7,7 mm
Tripulação   4
Número de Unidades    3 Unidades (Entraram ao serviço em 1938)

________________________________________"Bren Carrier" MkI 1, 4 ton m/1942
 
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Tripulação: 2 + 4
Motor: Ford V8 gasolina com 85 hp de potência de 3,500 rpm
Dimensões:
Comprimento: 3,65 m
Largura: 2,05 m
Altura: 1,45 m
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 3.810 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 48 km/h;
Autonomia: 256 km
Blindagem:  
Frontal: 10 mm; Traseira e lados: 7 mm.
Armamento:
Primário: 1 x Bren de 7,7 mm ou 1x Boys 13,9 mm

Unidades:

Quantidade total recebida: 96 viaturas

Historial:
Transportador universal adoptado em 1938 para transportar armas pesadas das unidades de infantaria (metralhadoras, morteiros, etc) e não só a Bren, como o nome parece indicar. Não se destinava ao combate, mas foi empregado nessa função em diversas ocasiões.
Foram adquiridas à Grã-Bretanha a partir de 1942 um total de 96 viaturas deste tipo, que foram distribuídas por diversos regimentos de infantaria e cavalaria, bem como as respectivas Escolas Práticas. Nos Regimentos de Cavalaria (à excepção do RC4) equipavam essencialmente os pelotões de morteiros, enquanto que nos Regimentos de Infantaria equipavam os pelotões anticarro.
Salienta-se o facto de que em 1947, algumas viaturas foram atribuídas a Macau e que durante a década de 50, outras viaturas foram entregues às unidades em Angola e Guiné. Foram retiradas de serviço nos finais dos anos 60, sendo gradualmente substituídas pelas "Chaimite".

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Tractor Universal Blindado Internacional M9A1 m/1950
 

Designação do fabricante:
International Haverster Company M9A1

Designação oficial do Exercito Português:
Tractor Universal Blindado Internacional M9A1 m/1950
Blindado Internacional M9A1 m/1950

Tripulação: 1 + 9
Motor: White 160AX a gasolina com 147 hp de potência   
Dimensões:
Comprimento: 6,36 m
Altura: 2,42 m
Largura: 2,21 m
Pesos:
Vazio: 0 kg;
Equipado: 9.000 kg
Desempenho:
Velocidade máxima: 68 km/h;
Autonomia: 300 km
Blindagem:
8 mm
Armamento:
Primário: 1 x 12,7 mm MG
Secundário: 1 x 7,62 mm MG

Unidades:
Grupo Divisionário de Carros de Combate do Regimento de Cavalaria n.º 4 (4 viaturas)
Esquadrão de Reconhecimento do Regimento de Cavalaria n.º 8 (4 viaturas)

Quantidade total recebida: 8 viaturas

 
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Se algem tiver mais informaçoes para melhor completar esta lista agredecia!
 

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Asa

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« Responder #1 em: Outubro 27, 2007, 06:32:43 pm »
Tantas pessoas ja viram este topico e ninguem tem nada a acrecentar?
 

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Benny

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« Responder #2 em: Outubro 31, 2007, 05:51:19 pm »
Tem toda a razão  :oops:

Muito obrigado pela informação!

Pessoalmente, tenho tentado descobrir informação adicional sobre o emprego dos veículos Fox no Ultramar mas não tenho tido sucesso. Será que tem possibilidade de desenvolver este tema um pouco mais?

Benny
 

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Asa

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« Responder #3 em: Novembro 07, 2007, 07:50:37 am »
Bem gostava ,mas as informaçoes em termos de material utlizado na guerra do utramar sao poucas ,principalmente sobre esse  tema.Arranja-se e muitas  imagens e o que  falta na net mesmo sao informaçoes as quais sao  raras!.Lanço um desafio para que se continua-se a minha lista sobre os carros de combate em portugal tal como os navios da armada os quais estao todos divdidos por classe. Eu deu o primeiro passo ningem quer contribuir?
 

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papatango

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« Responder #4 em: Novembro 07, 2007, 02:59:35 pm »
Realmente obter informações coerentes é complicado.

Já agora Asa -> O Panhar ETT e o Panhard EBR são veículos diferentes.

Tanto quanto sei o Panhar ETT era um transporte de tropas e não tinha possibilidade de ser conduzido nos dois sentidos (ao contrário do Panhard-EBR)

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Eurico Viegas

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« Responder #5 em: Janeiro 17, 2008, 11:13:46 pm »
Terá confundido o Staghound com o Saladin?

Tripulação: 3
Motor: Rolls-Royce B80, 170 hp
Dimensões:
Comprimento: 4.93 m
Largura: 2.54 m
Altura: 2.39 m
Pesos: 11.6 toneladas
Desempenho: Velocidade máxima: 72 Km/h (máxima estrada) –
Autonomia: 400 km
Blindagem: até 32 mm
Armamento:
Primário: 1 peça de 76 mm
Secundário: uma metralhadora MAG de 7,62 mm
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus
 

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ricardonunes

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« Responder #6 em: Janeiro 17, 2008, 11:32:24 pm »
O que o leva a dizer isso?

Fiquei curioso :wink:
Potius mori quam foedari
 

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Eurico Viegas

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« Responder #7 em: Janeiro 17, 2008, 11:43:15 pm »
Nos dados que o Asa indicou para o Saladin, estava uma serie de dimensões e caracteristicas do Staghound que eu sei de cor: os dois motores, o comprimento de 5.56m, o peso, a peça de 37mm e a M2HB, que tanto quanto sei, só foi usada pelos Britanicos em tanques ou veiculos de origem americana, como é o caso do T17E1 Staghound.

Aliás, todas as dimensões do Staghound aparentam ser absurdamente altas quando se vê uma foto do bicho pela primeira vez, dado que parece ser mais pequeno que um M8 Greyhound. Na realidade, o Staghound era mesmo mais avantajado que o Greyhound.
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus
 

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ricardonunes

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« Responder #8 em: Janeiro 17, 2008, 11:55:03 pm »
Tenho andado á procura de umas fotos, que me parecem ser do Saladin e nada, e são fotos tugas.

Tenho quase a certeza que os tivemos, mas não ateimo, mais que não seja por isto :arrow:

Ordem de Batalha Portugal (& NATO) 1989

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Note 1: According to IISS and Janes, in 1989, Portugal held the following equipment in inventory:
Armored Vehicles: 86 M48A5, 50+ M47, 30 Saladin, 56 AML-60/-90, 32 Ferret Mk. 4, 123 M113, 19 M577A2, 81 Chaimite.


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Potius mori quam foedari
 

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Eurico Viegas

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(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 18, 2008, 12:02:38 am »
Citação de: "ricardonunes"
Tenho quase a certeza que os tivemos, mas não ateimo, mais que não seja por isto


É verdade, sim senhor, tivemos mesmo disso. Eu tenho algures uma foto dum Saladin dos nossos em muito, mas mesmo muito mau estado. Pronto, também não estava assim tão mau. Pelo menos não tinha 10 cm de ferrugem em cima como uma peça AA de 20mm que vi no ano anterior...  :D
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus
 

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Eurico Viegas

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(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 20, 2008, 02:51:22 pm »
Mais uma correcção:

Auto-metralhadora 4x4 M/943 “Humber”
(1943 - 1974)


Designação do fabricante:
Humber Mk 1/2/3/4
Designação oficial do Exercito Português:
Auto-metralhadora 4x4 M/943 “Humber”

Tripulação: 3 (Mk1 e 2), 4 (Mk3 e 4)
Motor: Rootes 6 cilindros, 90 bhp
Dimensões:
Comprimento: 4.57 m
Largura: 2.18 m
Altura: 2.38 m
Pesos: 6.85 toneladas
Desempenho: Velocidade máxima: 72 Km/h (máxima estrada)Autonomia: 400 km
Blindagem: max 30mm
Armamento:
Primário: 1 metralhadora pesada BESA de 15mm(Mk 1, 2 e3) 1 peça de 37 mm (Mk 4)
Secundário: Uma metralhadora BESA de 7,92 mm

As quatro unidades onde este veículo serviu no continente foram:
RL1, RC6, RC8 e a EPC

A única duvida prende-se em saber qual o modelo armado com a metralhadora de 15mm.

Nota: na placa afixada no Humber Mk 4 presente na EPC, a metralhadora coaxial é referida como "Bessa" :D
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus