Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)

  • 58 Respostas
  • 15272 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)
« em: Janeiro 27, 2019, 08:43:13 pm »
Passagem de Comando no ar e em terra mantém tradições na Companhia de Percursores Paraquedistas


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de janeiro de 2019, na Companhia de Precursores Paraquedista, ocorreu a cerimônia de passagem de comando da “Companhia Tenente Celso Nathan Guaraná de Barros”, em que o Major Rafael de Oliveira Penteado, Prec 413, transmitiu o cargo ao Tenente-Coronel Antoine de Souza Cruz, Prec 327.

Precedendo a solenidade propriamente dita, e mantendo as mais caras tradições aeroterrestres, os comandantes sucedido e sucessor realizaram a passagem da flâmula do Comandante da organização militar em duas oportunidades: em queda livre e a bordo da aeronave, antes do salto semi-automático.

A solenidade teve início com a inauguração do retrato do Maj Penteado na Galeria dos Eternos Comandantes da organização militar. Em seguida, foi realizada a formatura militar de transmissão de cargo, presidida pelo General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, Prec 236, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) e da Cia Prec Pqdt. Prestigiaram a solenidade, ainda, o General de Divisão Antonio Manoel de Barros, Comandante da 1ª Divisão de Exército; o General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Bda Inf Pqdt; e o General de Brigada Gilseno Nunes Ribeiro Neto, Prec 084, eterno Comandante da Bda Inf Pqdt.

Além das autoridades mencionadas, a cerimônia contou com a participação de eternos comandantes da Cia Prec Pqdt; de militares da ativa e da reserva; de representantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares; e das famílias dos comandantes sucedido e sucessor.

Em suas palavras de despedida, o Maj Penteado ressaltou o elevado nível de comprometimento e capacitação profissional dos integrantes da Companhia, o inquebrantável espírito de corpo da especialidade precursora e a responsabilidade da manutenção do legado operacional da organização militar, deixado pelos precursores de todos os tempos. O comandante sucedido salientou, ainda, o processo de transformação do Exército ora em curso e o projeto de transformação da Cia Prec Pqdt para Batalhão de Precursores Paraquedista.

O Ten Cel Antoine é o primeiro oficial do Quadro de Estado-Maior da Ativa (QEMA) a ocupar o cargo de comandante da Cia Prec Pqdt.

Fonte: Cia Prec Pqdt





« Última modificação: Junho 21, 2019, 01:03:21 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #1 em: Janeiro 27, 2019, 08:46:15 pm »
Campanha de testes para homologação da nova aeronave militar desenvolvida pela EMBRAER, o KC-390


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – O mês de janeiro marcou o início dos trabalhos da Operação Guarani 2019, como é chamada a campanha de testes para homologação da nova aeronave militar que está sendo desenvolvida pela EMBRAER, o KC-390.

O Exército Brasileiro, por intermédiio da Brigada de Infantaria Paraquedista, participa ativamente dos testes da nova aeronave desde o início do projeto. No dia 14 de janeiro, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) deslocaram-se para a guarnição de Campo Grande (MS), em que ficarão até o dia 25 de janeiro, realizando a montagem de cargas médias e pesadas para lançamento aéreo. Essas cargas serão lançadas em voo do KC-390 a partir do dia 10 de fevereiro, dando, assim, o início dos testes de lançamento de cargas em voo da nova aeronave brasileira.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9490887


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #2 em: Fevereiro 13, 2019, 08:10:56 pm »
Comandante do Sul dos Estados Unidos conhece peculiaridades da Brigada de Infantaria Pára-quedista

Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 12 de fevereiro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), “Sentinela da Pátria”, recebeu a visita do Comandante do Comando do Sul dos Estados Unidos da América, Almirante Craig Faller, que se fez acompanhar pela Sra Embaixadora Liliana Ayalde, Vice-Comandante Civil do Comando do Sul, pelo Major General Andrew Croft, Comandante Força Aérea do Comando do Sul, pelo Sgt Major Bryan Zickfoose, pelo Capitão de Mar e Guerra José Maria de Lima Sobrinho, do Ministério da Defesa e comitiva do Southern Command.

Após as honras militares e a tradicional fotografia à frente do Quartel General da Brigada de Infantaria Pára-quedista, a comitiva assistiu à palestra institucional, proferida pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Gen Pedro Celso Coelho Montenegro,  com a participação do Ten Cel Enio Barbosa Fett de Magalhães, Comandante do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, com foco na organização da Bda Inf Pqdt e no preparo da tropa aeroterrestre, visando à Operação Culminating.

Em seguida, foi realizada a demonstração da FT Afonsos, Força-Tarefa valor Batalhão, no campo de parada do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, bem como exposição de material de emprego militar. Na sequência, foi apresentada a demonstração de técnicas e procedimentos de salto em massa d´água, no contexto do preparo da FT Biguá.

Por fim, após apresentar suas despedidas e assinar o livro de honra da Brigada, o Almirante Faller enfatizou a importância da diplomacia militar entre os Estados Unidos e o Brasil.

Fonte: Bda Inf Pqdt - http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9536008












 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #3 em: Fevereiro 27, 2019, 01:56:05 pm »
COMPANHIA DE PRECURSORES PARAQUEDISTA CELEBRA SEU 68º ANIVERSÁRIO


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 21 de fevereiro de 2019, a Companhia de Precursores Paraquedista (Cia Prec Pqdt) comemorou os 68 anos da criação do Pelotão Precursor, primeira fração de tropa de precursores do Exército Brasileiro e embrião da atual organização militar.

A data foi celebrada em formatura realizada no dia 22 de fevereiro, presidida pelo General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante de Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt), com a presença de comandantes de organizações militares da Brigada, da guarnição do Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. O evento foi prestigiado, ainda, pelos antigos e eternos comandantes da Cia Prec Pqdt, por veteranos precursores e auxiliares de precursor de todos os tempos, por ex-integrantes da organização militar e outros convidados.

Em seu discurso, o comandante da Cia Prec Pqdt, TC Antoine, ressaltou os feitos protagonizados por precursores paraquedistas ao longo da história da especialidade, incluindo, em suas palavras, por uma feliz coincidência de datas – 21 de fevereiro –, a tomada de Monte Castelo, como forma de perpetuar e reverenciar os feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A solenidade teve como ponto alto a apresentação e bênçãos ao Estandarte Histórico da Cia Prec Pqdt, sob os olhares dos filhos do falecido Cel Guaraná, o Sr Ícaro e Sra Jussara, em posição de destaque. Em 2018, a organização militar já havia recebido a denominação histórica de “Companhia Tenente Celso Natan Guaraná de Barros”.

Após a formatura, foi servido um almoço festivo no refeitório do Centro de Instrução General Penha Brasil, em meio ao tradicional “Badernaço Pqdt”. Na oportunidade, realizou-se uma breve solenidade para o descerramento da moeda alusiva aos 70 anos de formação do Curso de Pathfinder pelo então 1º Ten Guaraná, em Fort Benning, EUA, 1948. Pelos seus feitos, o 1º Ten Guaraná passou para a história como “Prec Uno” do Exército Brasileiro.

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/companhia-de-precursores-para-quedista-celebra-seu-68-aniversario-1951-2019-/8357041





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #4 em: Abril 14, 2019, 06:44:24 pm »
Batalhão DOMPSA realiza a "Operação Guarani 2019"

Fase 5 da "Operação Guarani" consuma campanha de homologação e testes da aeronave brasileira KC-390


Citar
Rio de Janeiro (RJ) - Durante 3 semanas, o Exército Brasileiro, por intermédio do Batalhão de Dobragem Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (Btl DOMPSA) e do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (CIPqdtGPB), trabalhou em conjunto com a Força Aérea Brasileira e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) realizando os primeiros lançamentos aéreos de cargas médias (até 1 ton) tipo CDS e cargas pesadas (acima de 1 ton) da nova aeronave KC-390.

Os militares, que são da Brigada da Infantaria Paraquedista, atuaram na montagem das cargas, dobragem de paraquedas, carregamento do avião e preparação das cargas a bordo para o lançamento, mobilização da equipe Terra na Zona de Lançamento, recolhimento e avaliação das cargas, além de assessoramento técnico acerca dos lançamentos à EMBRAER, por meio dos especialistas DOMPSA.

Durante a campanha foram lançadas, em voo, 75 cargas com variados pesos e configurações. Diversos requisitos de certificação da aeronave foram alcançados, e os objetivos propostos pela EMBRAER, para essa fase dos testes, foram todos atingidos.

FONTE: http://www.cml.eb.mil.br/ultimas-noticias/1675-fase-5-da-opera%C3%A7%C3%A3o-guarani-2019-testes-do-kc-390.html



 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #5 em: Abril 24, 2019, 07:35:15 pm »
25º BATALHÃO DE INFANTARIA PÁRA-QUEDISTA SE ADESTRA PARA EXERCÍCIO INÉDITO COM O EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No período de 15 a 19 de abril de 2019, o 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (25º BI Pqdt), “Batalhão Campo dos Afonsos”, conduziu a Operação Arroio I, atividade de adestramento visando à participação no exercício combinado Operação Culminating, a ser realizado no segundo semestre do ano de 2020, nos Estados Unidos da América (EUA).

O Exercício Combinado Culminating terá a participação de uma subunidade paraquedista enquadrada em uma Unidade da 82ª Divisão Paraquedista do Exército dos EUA, durante uma operação no Joint Readiness Training Center (JRTC), Fort Polk, no segundo semestre de 2020. Como preparação para o referido exercício combinado, o 25º BI Pqdt irá conduzir quatro exercícios de adestramento ao longo do ano de 2019, sendo dois no nível pelotão e dois no nível subunidade.

A Operação Arroio I teve início com a apresentação do aprestamento da subunidade para o General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista. Em seguida, a companhia realizou o lançamento de Aeronave C-130, Hércules, de todo seu efetivo e material de dotação, na Zona de Lançamento de Afonsos.

O adestramento teve suas principais atividades ocorrendo no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), onde as frações nível pelotão participaram de operações de marcha para o combate, ataque coordenado, defesa de área e ataque à localidade. Para a realização do ataque coordenado, os pelotões tiveram a oportunidade de se adestrar utilizando o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), sob coordenação de militares do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste).

Fonte: 25º BI Pqdt  - http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9779316







 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #6 em: Abril 24, 2019, 07:37:46 pm »
Estagio de Adaptação Fisiológica para saltos a grandes altitudes


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de abril, militares do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil realizaram treinamento na câmara hipobárica do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAe). O treinamento, aplicado pelo IMAe, foi coordenado em parceria com a Seção de Ensino IV (Curso de Salto Livre) do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil e teve por finalidade a adaptação fisiológica de saltadores livres para saltos a grandes altitudes (acima de 12000 pés).

FONTE: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/estagio-de-adaptacao-fisiologica-para-saltos-a-grandes-altitudes/8357041



 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #7 em: Maio 15, 2019, 10:42:19 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista
« Responder #8 em: Junho 12, 2019, 01:04:21 pm »
VISITA DO COMANDANTE DE OPERAÇÕES TERRESTRES À BDA INF PQDT


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 6 de junho, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), “Sentinela da Pátria”, recebeu a visita do Comandante de Operações Terrestres, General de Exército José Luiz Dias Freitas, acompanhado do General de Exército Júlio Cesar de Arruda, Comandante Militar do Leste; do General de Divisão Antonio Manoel de Barros, Chefe do Emprego da Força Terrestre; General de Divisão Kleber Nunes Vasconcellos; e do General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, Chefe do Preparo da Força Terrestre.

O Comandante de Operações Terrestres recebeu a Escolta de Honra e a Continência da Guarda de Lanceiros, conduzida pelo 1º Esquadrão de Cavalaria Paraquedista. Na oportunidade, foi realizada a tradicional fotografia à frente do Quartel-General. O Gen Freitas assinou o Livro de Honra, por ocasião de sua primeira visita à Bda Inf Pqdt e, em seguida, recebeu a apresentação dos comandantes de organizações militares e do Estado-Maior da Brigada. O comandante da Bda Inf Pqdt, General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, apresentou uma palestra com foco na organização e o preparo da tropa aeroterrestre.

Após isso, foi realizada uma formatura geral no campo do 26º BI Pqdt, com a demonstração de todas as capacidades da Brigada de Infantaria Pára-quedista, dentre elas, a Força-Tarefa Santos Dumont (26º BI Pqdt) e a Força-Tarefa Culminating (25º BI Pqdt), Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) da Companhia de Precursores Pára-quedista e uma exposição de material militar.

Fonte: Cmdo Bda Inf Pqdt / http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/visita-do-comandante-de-operacoes-terrestres/8357041










 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)
« Responder #9 em: Agosto 06, 2019, 02:46:42 pm »
Exercício prático do Curso DOMPSA lança 97 cargas com peso entre 200 e 4.500 libras


Citar
Campo Grande (MS) – Realizada no período de 20 de julho a 3 de agosto de 2019, a Operação Cunhete, como é conhecida, é a fase de lançamento de cargas do Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA). Nessa Operação os alunos realizaram cinco avaliações em voo e lançaram 97 cargas, pesando entre 200 e 4.500 libras, estando, ao final, habilitados a realizar o lançamento aéreo de suprimento de cargas leves, médias e pesadas.

Durante a Operação, foram realizados, ainda, diversos estudos doutrinários, desenvolvimento de novas técnicas e lançamentos utilizando processos especiais, dentre os quais se destacam:

– Lançamento do Sherpa, sistema de lançamento de carga de alta precisão, utilizando um paraquedas de salto livre e um sistema de navegação inteligente, orientado por GPS.

– Desenvolvimento do conjunto de paraquedas C-4, visando ao emprego em resuprimentos aéreos de Pelotões Especiais de Fronteira da região amazônica, a baixo custo;

– Homologação do sistema  de recolhimento do homem preso da Aeronave C-105; e

– Estudos doutrinários do sistema de lançamento breackaway.

Fonte: B DOMPSA / http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/10258530






 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)
« Responder #10 em: Novembro 02, 2019, 03:17:57 pm »
OPERAÇÃO SACI – 2019


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – A Brigada de Infantaria Pára-quedista, no período de 28 a 30 de outubro de 2019, realizou a tradicional Operação SACI, Exercício de Adestramento Avançado daquela Grande Unidade Aeroterrestre. O quadro tático foi desenvolvido no contexto da Operação Membeca, Exercício da 1ª Divisão de Exército.

O Exercício contou com o indispensável apoio da Força Aérea Brasileira, do Comando de Aviação do Exército, da Academia Militar das Agulhas Negras, do Comando de Operações Especiais, do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

A Operação SACI 2019 foi dividida em três fases que objetivaram o adestramento de capacidades consideradas críticas. Inicialmente, foi realizada a infiltração por salto livre operacional de três equipes de Precursores Paraquedistas que foram apoiadas por Comitê de Recepção organizado por equipes do Destacamento de Operações de Forças Especiais. Na segunda fase, a Brigada realizou o lançamento de tropas de suas três Forças-Tarefa para a conquista de objetivos que asseguraram o cumprimento da missão recebida. Adicionalmente, foi realizado salto semi-automático em massa d`água na Zona de Lançamento Funil, a fim de assegurar a posse de instalação considerada Estrutura Estratégica.

Em uma última fase, a Brigada adotou postura defensiva, assegurando os objetivos conquistados, desdobrando a Base Logística de Brigada, o Posto de Comando e a estrutura de comando e controle e coordenando o apoio de fogo necessário aos elementos de manobra.

Encerrando a Opereção SACI, a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou a junção com tropas do 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, orgânico da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, que conduziu a substituição em posição das tropas desdobradas no terreno.

Fonte: Bda Inf Pqdt








 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)
« Responder #11 em: Dezembro 09, 2019, 05:25:56 pm »
Operação Arroio IV prepara subunidade paraquedista para exercício combinado com tropas norte-americanas


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) concluiu a Operação "Arroio IV", exercício de adestramento de uma subunidade (SU), executado em três fases contínuas, que faz parte do ciclo de preparo para o Exercício Combinado "Culminating", que acontecerá em 2021, ao lado de tropas dos Estados Unidos.

A 1ª fase, realizada no período de 11 a 14 de novembro, consistiu em um exercício de adestramento de simulação virtual, desenvolvido nas instalações do Centro de Adestramento Leste, na cidade do Rio de Janeiro, empregando o Software Virtual Battlespace 3.

Na 2ª fase, executada no período de 15 a 21 de novembro, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas na cidade de Resende (RJ), foi realizada uma imersão da SU "Culminating" em um cenário de combate, empregando um exercício de adestramento com simulação viva. O exercício foi acompanhado pelo General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa, Chefe do Preparo da Força Terrestre, e pelo General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista.

Encerrando as atividades, na 3ª fase, foi desenvolvido, experimentalmente, um Módulo de Tiro de Combate de Pelotão. Essa fase ocorreu em coordenação com o Comando de Operações Terrestres.

Fonte: Bda Inf Pqdt


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)
« Responder #12 em: Dezembro 19, 2019, 01:07:07 pm »
Brevetação do 19/3 Curso Básico Paraquedista (para cadetes) e do 19/3 Curso de Mestre de Salto


Citar
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 16 de dezembro, ocorreu, na área de estágios do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, a cerimônia de brevetação do 19/3 - Curso Básico Paraquedista (destinado aos cadetes do 3º ano da Academia Militar das Agulhas Negras) e a brevetação do 19/4 - Curso de Mestre de Salto – Subturno “Bravo”.

Foram brevetados 110  novos paraquedistas e 31  novos mestres de salto. O evento foi presidido pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, e contou com a presença do Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras,  General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes, e do Comandante nomeado da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga, além de comandantes de organizações militares, entre outras autoridades, familiares e convidados dos concluintes.

Fonte: CI Pqdt GPB






 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)
« Responder #13 em: Janeiro 08, 2020, 11:37:21 am »
Militares do Batalhão DOMPSA participam da segunda fase de lançamento de cargas nos Estados Unidos


Citar
Yuma (Estados Unidos) – No período de 28 de outubro a 6 de dezembro de 2019, militares do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimentos pelo Ar (B DOMPSA) e do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil participaram da segunda fase da campanha de lançamentos de cargas médias e pesadas da aeronave KC-390, na Base do Exército Americano "Yuma Proving Ground", na cidade de Yuma, estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Os militares, que são especialistas DOMPSA, trabalharam realizando a inspeção das cargas montadas para lançamento, o embarque e a montagem do sistema de lançamento no avião, a inspeção do sistema de lançamento montado na aeronave, a operação da Zona de Lançamento (ZL), o acompanhamento dos lançamentos e a inspeção dos equipamentos após serem lançados na ZL.

No transcorrer da missão, foram realizadas, com êxito, todas as atividades propostas pela empresa Embraer para a certificação da aeronave KC-390. Por fim, a missão foi concluída com o lançamento mais pesado realizado por militares brasileiros na história: uma carga de, aproximadamente, 42.000 libras.

Fonte: B DOMPSA


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqd)
« Responder #14 em: Junho 11, 2020, 05:17:13 pm »
Paraquedistas continuam sua preparação para a Operação Culminating, exercício combinado com os EUA


Citar
A Brigada de Infantaria Pará-quedista (Bda Inf Pqdt), por meio de uma Companhia de Fuzileiros do 25º Batalhão de Infantaria Pará-quedista (25º BI Pqdt), realizou no dia 9 de junho um adestramento específico de “Live Fire”, Dando continuidade ao cronograma de treinamentos que visa a participação na Operação Culminating, os militares puderam aperfeiçoar o tiro tático e a progressão no terreno.

O exercício ocorreu no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), no Rio de Janeiro/RJ, em nível esquadra*.


Foram efetuados disparo em progressão, atingindo alvos na distância de 100 a 300 metros, com Fuzil 5,56 mm IMBEL IA2 e Metralhadora Leve 5,56 mm FN MINIMI, de dotação dos Pelotões de Fuzileiros Paraquedistas, e contou com a participação de 50 militares, para o aperfeiçoamento de seu preparo operacional.

Operação Culminating

O Exercício Combinado “Culminating“, a ser realizado entre o Exército Brasileiro e o US Army em fevereiro de 2021, é a conclusão de um ciclo de cinco anos de intercâmbio entre os dois exércitos, conduzido por meio das conferências bilaterais de Estado-Maior.

A Operação, é baseada no emprego de uma subunidade de fuzileiros paraquedista (SU Fuz Pqdt), enquadrada em um batalhão de uma brigada da 82ª Airborne Division, durante um exercício de avaliação de adestramento, realizado no Joint Readiness Training Center (JRTC), em Fort Polk, no Estado da Louisiana.


Além da SU Fuz Pqdt, participarão da operação uma equipe de ligação junto ao batalhão americano e uma equipe de observadores, controladores e adestradores (Eqp OCA) do Centro de Adestramento Leste, bem como elementos da Companhia de Precursores Pára-quedistas, 20º Batalhão Logístico Pára-quedista, 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista e a 20ª Companhia de Comunicações Pára-quedista.

*Esquadra é uma fração constituída por um Cabo, Comandante da Esquadra, e três Soldados Fuzileiros. Duas Esquadras são comandadas por um Sargento, formando Grupo de Combate. Este por sua vez é enquadrado em um Pelotão de Fuzileiros.


Fonte: Comando Militar do Leste -  Fotos: 2º Tenente FERRENTINI
 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/paraquedistas-continuam-sua-preparacao-para-operacao-culminating/