GNR com grupo de Mergulhadores

  • 84 Respostas
  • 33048 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #45 em: Junho 18, 2008, 02:59:15 am »
Citar
Segurança: Nova unidade

GNR já anda a mergulhar

É hoje apresentada na barragem de Castelo de Bode, distrito de Santarém, a nova Unidade Especial de Operações Subaquáticas (UEOS) da GNR. Trata-se da primeira valência do género em Portugal que, além de resgates e salvamentos subaquáticos, se dedicará igualmente à recolha de vestígios para investigações.


O efectivo inicial da UEOS será de oito militares, todos integrantes do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS), unidade especial dedicada à busca e salvamento, que, na nova orgânica da GNR, integrará a futura Unidade de Intervenção.

Os operacionais da UEOS receberam formação durante meses e estão desde hoje aptos a operar como os elementos das unidades congéneres da Guardia Civil espanhola e dos Carabinieri italianos.

A apresentação da nova unidade será presidida pelo secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, e decorrerá no centro náutico da Aldeia do Mato, em Castelo de Bode.

Apetrechados com equipamento individual de mergulho e acessórios especiais para buscas e resgate, os militares da UEOS simularão um esquema de segurança durante uma prova desportiva, assim como o resgate a um desaparecido. Será igualmente testado o kit de inspecção judiciária, destinado à recolha de vestígios.

Miguel Curado


 :arrow: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #46 em: Junho 19, 2008, 02:42:12 pm »
 

*

Boinanegra

  • Membro
  • *
  • 15
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Junho 20, 2008, 12:21:43 am »
Este cursinho é particular...não é?

Não acredito que o Estado tenha comparticipado e/ou corroborado com esta idiotice.

Portanto, presumo que o mesmo foi às expensas dos signatários, ou na melhor das hipóteses através de fundos do "saco azul".

...neste País de fenómenos...até nem é de admirar.
 

*

seacaos

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Junho 22, 2008, 04:10:00 pm »
Acho muito bem k tenha sido criado 1a força de mergulhadores no ambito policial, pois todos criticam a GNR por kerer meter no assunto dos outros, então e os outros a meterem-se no assunto das forças de segurança. Toda a gente sabe k 1a prova pra ser viável em tribunal tem k ser um OPC a apresentar. qualquer dia toda a gente é OPC. A GNR não está a kerer fazer o trabalho da Marinha, nem dos Bombeiros, apenas está a fazer o trabalho deles. A GNR bem pode fazer trabalhos em conjunto com a Marinha ou com os Bombeiros. A parte de busca e inspecção judiciária fica pra GNR o resto bem pode ficar pra Marinha ou para os Bombeiros.

FUZOS
 

*

Boinanegra

  • Membro
  • *
  • 15
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Junho 23, 2008, 09:47:47 am »
Eu só pergunto...
O que é que justificou este investimento e o que está para vir?

Foi o número de incidências no território Nacional que justifica a utilização deste tipo de meios???

Foi mais uma tentativa desesperada para justificar a existência de efectivos acima dos 30000???

Foi mais uma manobra arquitectada de publicidade e marketing, no qual são "artistas"???

Eu penso que esta "estratégia" para legitimar a sua continuidade como instituição, pelo menos com a actual estrutura, terá os dias contados...
 
O Contribuinte tem, cada vez mais, consciência das necessidades e dos gastos do Estado e por isso será, cada vez mais, um observador atento...mesmo que não lhe cheguem relatórios à mão.

A materialização destes projectos de brincadeira, obrigam a investimentos avultados e visam apenas e só, servir interesses corporativos pouco sustentados...nunca o interesse nacional.

Urge de facto desmontar esta farsa, exigindo responsabilidades.
 

*

seacaos

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Junho 23, 2008, 09:13:53 pm »
Esta força é justificada, pelo facto d não existir ninguém (OPC) credenciado para este tipo de trabalho.
As outras forças da FIEP têm este tipo de forças e é justificado e têm 1a costa muito mais reduzida k a nossa.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #51 em: Junho 24, 2008, 02:41:10 pm »
A Polícia Marítima tem o Grupo de Mergulho Forense desde Dezembro de 2007, com a vantagem de o curso deles na Escola de Mergulhadores na Esquadrilha de Submarinos lhes dar equivalência a mergulhadores profissionais de 2ª classe (o que não sucede aos da GNR).
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

sarg

  • 24
  • +0/-0
mergulhadores
« Responder #52 em: Junho 24, 2008, 09:59:49 pm »
Citação de: "Boinanegra"
Eu só pergunto...
O que é que justificou este investimento e o que está para vir?

Foi o número de incidências no território Nacional que justifica a utilização deste tipo de meios???

Foi mais uma tentativa desesperada para justificar a existência de efectivos acima dos 30000???

Foi mais uma manobra arquitectada de publicidade e marketing, no qual são "artistas"???

Eu penso que esta "estratégia" para legitimar a sua continuidade como instituição, pelo menos com a actual estrutura, terá os dias contados...
 
O Contribuinte tem, cada vez mais, consciência das necessidades e dos gastos do Estado e por isso será, cada vez mais, um observador atento...mesmo que não lhe cheguem relatórios à mão.

A materialização destes projectos de brincadeira, obrigam a investimentos avultados e visam apenas e só, servir interesses corporativos pouco sustentados...nunca o interesse nacional.

Urge de facto desmontar esta farsa, exigindo responsabilidades.


??????
teoria da conspiração não?????tem conhecimento na 1ª pessoa do que é a instituição,o que se faz,o que se sente?a vontade de trabalhar(ou  não) a falta de meios etc ,etc,ou é mais um que acha que  a GNR é  um bando que "chula" o contribuinte?
não vejo qual o problema de se criar esta unidade na GNR.já deparei varias vezes com a necessidade de se esperar por mergulhadores e de ver os militares preocupados  por não saber se esses mergulhadores estariam ou não aptos  para o que lhes irai ser pedido.
o que me espanta não é que está fora vir questionar o porquê deste investimento ,o que me espanta é a guerra que se criou na instituição.existem tantas outras coisas para se preocuparem.deixem trabalhar quem quer trabalhar.o resto que continue com as suas teorias
2º ARMIJA / NATO QRF 2000/2001
QUERER É PODER MUITO
CRER É PODER TUDO
 

*

Boinanegra

  • Membro
  • *
  • 15
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #53 em: Junho 26, 2008, 04:46:19 pm »
De facto, continuamos a assistir à paranóia institucional que cresce nas fileiras da GNR, argumentando estes a consistência inconsistente e defendendo estes o indefensável.

Mais um serviçozinho, para impressionar os leigos e o MAI, a par com os da montanha, os da natureza e os dos incêndios...o que é que virá a seguir...talvez uma espécie de INEM???

Bem. Mas agora só para o ano, porque a próxima demonstração de meios para o Ministro da Administração Interna é já no dia 20 deste mês, em Olhão.

Aposto que os da barbatana já lá vão estar perfilados...6 não é?
 

*

seacaos

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Junho 29, 2008, 02:57:08 pm »
Por acaso os mergulhadores da policia maritima têm equiparação igual a mergulhador de 2a classe, mas tb é verdade k a policia maritima tirou 1 curso de 2a classe sem esperar os 2 anos obrigatorios k separam o de 3a classe da 2a classe. Isso já não criticam.
A GNR demonstrou esta semana k está cá para trabalhar, 1a semana após a apresentação teve logo a 1a operação.
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
GNR e nova equipa
« Responder #55 em: Junho 29, 2008, 04:20:31 pm »
Antes de mais os meus parabéns ao senhor Lancero por continuar a escrever apenas frases sem nada de conteúdo pedagógico...e ainda criticou algures neste Forum um dos intervenientes por ter escrito um texto volumoso que quanto a mim é fantástico e transmite algo ao contrário do senhor!!
Os meus parabéns à Guarda Nacional Republicana pela nova equipa. Só prova que estão sempre à frente ao contrário das "chefias" da PSP que andam mais preocupadas com o número de agentes que andam a fazer mestrados e pós graduações e a assistir a conferências ligadas a temas policiais mas que mesmo assim alguém na DN/PSP quer que se preencha tanta papelada que mais parece a Inquisição; ou então perguntam para que o Agente quer a pós garduação!! E anda o ISCPSI a gastar o dinheiro de todos nós para estas brilhantes questões!
Ninguém deveria de ficar incomodado com esta nova equipa e sim apoiá-la no sentido termos mais uma mais valia operacional. Todos andamos cá para o mesmo que é servir a segurança pública nos mais variados quadrantes jurídicos e policiais e não para defender quintais e quintalinhos (provincianos à Fernando Pessoa)...
Carpe Diem
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Não poder utilizar o aparelho fonador..
« Responder #56 em: Junho 29, 2008, 04:35:13 pm »
Algures neste tema da equipa de merguho da GNR um dos intervenientes afirmou que o facto de se ser elemento (agente/chefe/oficial) de uma força de segurança é antónimo de liberdade de expressão?!!! Desde quando?!
Então o senhor Bastonário da Ordem dos Advogados diz o quer e o que lhe apetece, o senhor primeiro ministro faz o que quer, etc...
Carpe Diem
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Re: GNR e nova equipa
« Responder #57 em: Junho 29, 2008, 07:24:39 pm »
Citação de: "PEDRO GALVÃO"
Antes de mais os meus parabéns ao senhor Lancero por continuar a escrever apenas frases sem nada de conteúdo pedagógico...e ainda criticou algures neste Forum um dos intervenientes por ter escrito um texto volumoso que quanto a mim é fantástico e transmite algo ao contrário do senhor!!


Conteúdo pedagógico?! Se puder explicar-me...

Ou então deixe estar  :roll:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Conteúdo Pedagógico
« Responder #58 em: Junho 29, 2008, 09:32:58 pm »
Estamos no bom caminho...
Conteúdo pedagógico é algo onde possamos beber uma corrente de pensamento que demonstre que percebe alguma coisa da área na qual sobejamente critica os outros...
Carpe Diem
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #59 em: Junho 30, 2008, 05:01:22 pm »
Pedagogia (ensinar) é transmitir o que é correcto, procurando na humildade dos nossos conhecimentos fazer passar informação verdadeira e não tendenciosa.
A minha opinião é a minha opinião, que eu daria de bom tom se tivesse alcançado o que você está a falar.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito