6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3705 Respostas
  • 520929 Visualizações
*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #120 em: Março 14, 2019, 06:06:49 pm »
As contas são o meu problema também, daí a questão... €5.000k para o "HForce" da Leonardo parece muito. Devemos estar a pagar o projecto  e ficar "sócios" do fabricante nesta variante  ::)

O não termos "golpe de asa" para aproveitar a oportunidade de ter algo tipo AW169M ou H145M  :bang:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #121 em: Março 14, 2019, 06:21:20 pm »
O extra por helicóptero para a versão costumizada pelo Leornado para a FAP é de cerca €5.000k - ficará assim muito atrás do pack HForce da Airbus para o H125M?

A questão nem é essa. A questão é que a única coisa neste momento que parece estar a ser seriamente cogitada é apenas uma versão do Koala a esteróides, mais musculada depois de vir do ginásio. :mrgreen: Com blindagem, armamento defensivo e possivelmente FLIR, não estando em cogitação mais nada, nem mesmo o AW109 ou 169. É de uma falta de visão, ou melhor, de uma miopia sem precedentes; era uma oportunidade de ouro para termos finalmente e de facto um helicóptero polivalente ao serviço, mesmo sendo para já poucas unidades, que vai ser decerto uma vez mais desperdiçada com soluções à portuguesa. ::)

O que para mim continua a ser confuso são as contas. Fazendo umas pequenas contas de merceeiro: se 5 Koalas ficaram por 20M€ (o que dará à volta de 4 milhões/unidade), 6 helicópteros de evacuação ficarão por 53M€, ou seja, 8 milhões e tal, quase nove, por célula. Esse "Super Koala" será assim tão maravilhoso e virá tão bem equipado que tenha de custar mais do dobro de um aparelho do lote inicial? Custa-me a crer, tendo em conta que por esse preço podíamos comprar 5 AW169M ou 5 H145M com o HForce. ???

É exactamente esse tipo de contas que estava a tentar fazer, não entendo, a não ser que exista algo menos claro com a Leonardo neste triângulo amoroso EH101/Koala/Super Koala.

+ Lynx !

Pelos 53 milhões vamos ter uns Koalas todos inchados, cheios de upgrades e gadgets para entreter os ocupantes incluindo os " Evacuados ", vai ser do melhor, seis helis por 53 milhões, quando um 109, sem conversas para boi dormir,  já preparado, custa cerca de 08/09 milhões, mesmo por nove milhões/unidade ficavam por 54 milhões, se calhar foi por esse milhão amais que se vai optar pelo Koala master !!   









Se já existem helis ligeiros com essas opções no activo para quê estarmos a inventar e a perder tempo ????
São as cativações e as faltas de verbas uma vez mais a levar a melhor, e ou o facto do 109 ser bimotor, a segunda turbina, deve fazer confusão a alguém !!!


Abraços
« Última modificação: Março 14, 2019, 06:33:02 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 397
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +49/-294
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #122 em: Março 14, 2019, 06:43:12 pm »
As contas são o meu problema também, daí a questão... €5.000k para o "HForce" da Leonardo parece muito. Devemos estar a pagar o projecto  e ficar "sócios" do fabricante nesta variante  ::)

O não termos "golpe de asa" para aproveitar a oportunidade de ter algo tipo AW169M ou H145M  :bang:

Mas ainda não se sabe os valores certos, o que se disse foi que foi reservado o valor de 53 Milhões de Euros para a compra de 6 unidades, mas até pode ser que seja menos, mas até houver dados concretos sobre todo o contrato, tudo o que se disser é como atirar pedras para o ar e esperar que não nos caia na cabeça.  🧱

Israel também comprou alguns Koalas, isto é bom sinal, eles de burros  não têm nada!

Israel Ordered Seven AW119Kx Trainers
https://www.helis.com/database/news/iaf-aw119kx/
« Última modificação: Março 14, 2019, 07:17:12 pm por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fraz

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #123 em: Março 14, 2019, 07:49:21 pm »
Como já alguém aqui disse anteriormente, toda esta questão da evacuação é uma grande bosta (pun intended). Já temos nos nossos arsenais 04 (quatro!) dos melhores helis CSAR do mundo -- só falta armá-los decentemente e treinar as tripulações! E, no entanto, está a pensar-se gastar 53 milhões em helis que não têm capacidade para evacuar um boi.

Mais valia gastar os 53 milhões em mais 13 Koalas (a 4 mocas a unidade, como no lote inicial). Ao menos, ficávamos com um frota de jeito em termos de números e podia sempre equipar-se algumas unidades com ML nas laterais para oferecer escolta aos 101 (mais aqueles painéis de aço jeitosos que a FAP põe nas pickups).  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #124 em: Março 14, 2019, 08:52:30 pm »
Como já alguém aqui disse anteriormente, toda esta questão da evacuação é uma grande bosta (pun intended). Já temos nos nossos arsenais 04 (quatro!) dos melhores helis CSAR do mundo -- só falta armá-los decentemente e treinar as tripulações! E, no entanto, está a pensar-se gastar 53 milhões em helis que não têm capacidade para evacuar um boi.

Mais valia gastar os 53 milhões em mais 13 Koalas (a 4 mocas a unidade, como no lote inicial). Ao menos, ficávamos com um frota de jeito em termos de números e podia sempre equipar-se algumas unidades com ML nas laterais para oferecer escolta aos 101 (mais aqueles painéis de aço jeitosos que a FAP põe nas pickups).  :mrgreen:

Nem mais um Koala, já chega de monomotores, cinco são suficientes !!
Usem os 53 milhões para equipar os 101 CSAR, com o resto comprem 05 Trekkers, ou 109LUH.

Abraços
« Última modificação: Março 14, 2019, 08:53:25 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #125 em: Março 14, 2019, 08:55:34 pm »
E como está o preço do EH-101? Esse valor não dava para um reforço de mais uns 3 aparelhos, por exemplo?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #126 em: Março 14, 2019, 09:13:06 pm »
Os americas ainda devem ter la uns OH-58 Kiowa do surplus para vender bem barato.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #127 em: Março 14, 2019, 09:19:32 pm »
E como está o preço do EH-101? Esse valor não dava para um reforço de mais uns 3 aparelhos, por exemplo?

Nos dias de hoje era capaz de dar para um e meio mais coisa menos euro, mas o que as FFAA necessitam é de um heli 6/8 tons, com capacidades intermédias entre os 119 e os 101, isto sem abdicar de, " aparelhar "como deve ser, os quatro CSAR que temos.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PereiraMarques

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #128 em: Março 14, 2019, 10:07:26 pm »
Citar
The United Arab Emirates (UAE) Joint Aviation Command showcased UH-60M helicopters upgraded to Armed Black Hawk standard for the first time in public during the IDEX 2019 exhibition held in Abu Dhabi in February.
....
Specifically designed for the all-digital UH-60M and S-70i Black Hawk variants, the Armed Black Hawk kit adds stub wings port and starboard for external stores and weapons systems. Each stub wing has two stores pylons for air-to-surface missiles, 7-round or 19-round Hydra 70 rocket pods, and/or miniguns. Alternatively, the stores hardpoints can host 200-gallon external fuel tanks.

A FLIR Systems AN/AAQ-22 BRITE Star II multi-sensor electro-optical/infrared (EO/IR) turret is fitted beneath the nose. BRITE Star II incorporates a 3-5 µm thermal imager, a high-resolution colour daylight camera, a laser designator/rangefinder, and a laser pointer.

Pronto é isto. 8)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #129 em: Março 16, 2019, 11:55:02 am »
Alguém sabe em que esquadra serão colocados os futuros seis Helis de Apoio, Suporte Terrestre ?

Não me parece que nem 751 nem a 552 sejam Esquadras indicadas para os receber, e, não sendo estas duas não estou a ver onde poderão aterrar.

O que eu proponho é a formação de uma nova Esquadra de Helis de Apoio/Suporte terrestre formada com estes futuros seis helis e com os quatro 101 CSAR, que agora estão na 751, ficando a nova Esq inicialmente com dez helis ?
A nova Esq ficaria com boas capacidades de transporte e, a serem armados também haveria muito espaço/margem para os helis serem equipados devidamente.











Esperando que o novo heli seja um na classe das 5/6 tons, penso que seria o indicado para a ESQ 751 receber umas unidades para complementar o SAR sempre que não fosse adequado/necessário empenhar os mais pesados 101 !







Abraços
« Última modificação: Março 16, 2019, 04:48:42 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #130 em: Março 16, 2019, 12:46:50 pm »
Alguém sabe em que esquadra serão colocados os futuros seis Helis de Apoio, Suporte Terrestre ?

Não me parece que nem 752 nem a 552 sejam Esquadras indicadas para os receber, e, não sendo estas duas não estou a ver onde poderão aterrar.

O que eu proponho é a formação de uma nova Esquadra de Helis de Apoio/Suporte terrestre formada com estes futuros seis helis e com os quatro 101 CSAR, que agora estão na 752, ficando a nova Esq inicialmente com dez helis ?
A nova Esq ficaria com boas capacidades de transporte e, a serem armados também haveria muito espaço/margem para os helis serem equipados devidamente.

Esperando que o novo heli seja um na classe das 5/6 tons, penso que a ESQ 752 deveria receber umas unidades para complementar o SAR sempre que não fosse útil/necessário empenhar os 101 !

Abraços

Duvido que isso venha a acontecer, tirar os 4 CSAR da 751.

(inicio de sonho) Vamos então aguardar pelos UH-60. ( fim de sonho)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #131 em: Março 16, 2019, 04:00:22 pm »
Então se na realidade virão apenas Koala "com esteróides", ficam todos na 552.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #132 em: Março 16, 2019, 07:30:29 pm »
Vão ficar nos Zangões, tenente, até devido à transferência da Esquadra em breve para Sintra. Serão operados lado a lado com os Koala, e como ao que tudo indica serão mais AW119, não faria sentido de outra forma.

A nível de helicópteros na FAP o que tenho curiosidade neste momento até é em saber de que forma serão, ou estarão, a ser integrados os 3 AS350B3 Ecureuil ex-ANPC.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fraz

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #133 em: Março 16, 2019, 08:00:04 pm »
Pelo que percebi do MdN quando se recebeu os Koala é que nenhum aparelho da FAP, nem pilotos, vai integrar o dispositivo de combate aos incêndios, e que os aparelhos serão todos operados por pessoal civil, a FAP apenas trata da gestão dos contratos. O que me faz acreditar que nenhum desses aparelhos irá integrar as esquadras da FAP.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #134 em: Março 17, 2019, 11:34:11 am »
Vão ficar nos Zangões, tenente, até devido à transferência da Esquadra em breve para Sintra. Serão operados lado a lado com os Koala, e como ao que tudo indica serão mais AW119, não faria sentido de outra forma.

A nível de helicópteros na FAP o que tenho curiosidade neste momento até é em saber de que forma serão, ou estarão, a ser integrados os 3 AS350B3 Ecureuil ex-ANPC.

Que o modelo será, muito provavelmente, o mesmo que o 119 que actualmente possuímos não tenho qq dúvida, portanto vamos  cometer o mesmo erro duas vezes, OK tudo bem, mas se pensarmos um pouco mais á frente porque é que no caso do SAR costeiro o heli é da 552, e não como deveria ser da 751 ?

Quanto a mim a missão SAR deveria ser desempenhada só pela 751 a 552 ficaria com as restantes missões.

" MISSÃO
Executar operações de transporte aéreo, apoio tático e geral e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros."

" Atualmente a Esq. 552 é responsável pela formação de Pilotos de Helicópteros para a Força Aérea e Marinha, garantindo um destacamento permanente no Aeródromo de Manobra nº1 (Ovar) para Busca e Salvamento (SAR) e Evacuações Médicas (MEDEVAC). "


Pergunto Não seria mais indicado e lógico a 751 possuir uns quantos 119 para desempenhar a missão SAR alocada ao heli que está sediado em OVAR ??

Não seria o mais correcto agregar os helis de apoio, AKA evacuação numa esquadra, que tivesse essa como missão principal e o transporte e reconhecimento como missões secundárias ???
...Mas caso isso não aconteça, e todos os helis de evacuação sejam colocados na 552 penso que também a 552 deveria receber os quatro 101 CSAR, por troca por alguns 119 para o SAR costeiro/Medevac da 751.

Se assim fosse a ESQ 751 ficaria com dois tipos de helis os oito 101 para o SAR longínquo e uns dois/três 119 para o SAR costeiro.

A ESQ 552 ficaria com quatro/cinco 119 para a instrução e afins, os seis Super koala e os quatro 101 armados para o apoio e transporte das Forças terrestres, em TO's mais sensiveis.

Estarei assim tão errado e a ver mal o agrupamento dos poucos helis que possuímos ??

Abraços
« Última modificação: Março 17, 2019, 11:41:16 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Red Baron