SDA - Sistema de Defesa Aérea

  • 79 Respostas
  • 11952 Visualizações
*

Stalker79

  • Membro
  • *
  • 261
  • Recebeu: 32 vez(es)
  • Enviou: 358 vez(es)
  • +5/-4
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #75 em: Dezembro 06, 2017, 08:31:00 pm »
O melhor era arranjarmos uns silos com ICBMs nucleares para pôr à volta de Lisboa e assim dissuadir qualquer possibilidade de ataque.....
Ou em submarinos...
Em submarinos é que era.....



Troll mode off

Acho que não era preciso chegar a tanto só pra assustar os marroquinos e os espanhois....
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 6467
  • Recebeu: 135 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +9/-0
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #76 em: Dezembro 06, 2017, 08:32:00 pm »
Pelos menos as bases mais importantes da FAP deveriam estar equipadas com NASAMS 2: Monte Real, Beja, Lajes e Montijo (futuramente Sintra). Esta última, daria uma cobertura razoável à capital.

Eu vou esperar sentado por essa para não me cansar muito.

Tu sentado e eu deitado que sempre é mais confortável.

Não esquecer a FAP tem alguns Bitubo de 20mm (Rh202) armazenados à anos...portanto se nem esses estão a ser utilizados...Mesmo uns MANPADS (Stinger?, Mistral?) a médio prazo parecem "ficção científica"....
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 2721
  • Recebeu: 26 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +7/-11
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #77 em: Dezembro 06, 2017, 09:50:07 pm »
Pelos menos as bases mais importantes da FAP deveriam estar equipadas com NASAMS 2: Monte Real, Beja, Lajes e Montijo (futuramente Sintra). Esta última, daria uma cobertura razoável à capital.

Eu vou esperar sentado por essa para não me cansar muito.

Tu sentado e eu deitado que sempre é mais confortável.

Não esquecer a FAP tem alguns Bitubo de 20mm (Rh202) armazenados à anos...portanto se nem esses estão a ser utilizados...Mesmo uns MANPADS (Stinger?, Mistral?) a médio prazo parecem "ficção científica"....

Devem estar encostados nalgum lado..
Artigo 308º

Traição à Pátria

Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

a) Tentar separar da Mãe-Pátria, ou entregar a país estrangeiro ou submeter à soberania estrangeira, todo o território português ou parte dele
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 1713
  • Recebeu: 395 vez(es)
  • Enviou: 1041 vez(es)
  • +21/-0
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #78 em: Dezembro 07, 2017, 12:19:22 am »
E qual é o valor militar dos bitubo enquanto vector AA? Ser empregue contra helis e drones (dos que voam baixinho)? No fundo, este é mais um assunto abordado oficialmente da mesma forma que o combate a FF — quando há granel que venha a caridadezinha estrangeira.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Clausewitz

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 3950
  • Recebeu: 186 vez(es)
  • Enviou: 222 vez(es)
  • +8/-0
Re: SDA - Sistema de Defesa Aérea
« Responder #79 em: Dezembro 08, 2017, 09:56:58 pm »
Sempre tive a curiosidade em saber qual é o plano de defesa nacional, ou seja,  sempre que um país é atacado, as primeiras coisas a serem destruídas são as estações de radar e as vias da abastecimento, como é o caso de refinarias e portos.

Os F16 têm  um tempo de reação de 15 minutos,  ou seja, neste periodo só conseguimos pôr no ar 2 aviões. No caso das fragatas, ao que parece temos sempre uma no mar, mas infelizmente as fragatas que temos ,não têm  a capacidade de proteger todo o nosso território, uma vez que o Harpoon só tem um alcance de 124 km. Eu tenho muitas dúvidas que se consiga ter sempre um submarino no mar.  Pelo que sei é necessário esperar 24h a ter outra fragata no mar.

A nossa artilharia antiaérea está toda localizada em santa margarida e  alguma em Queluz,  ou seja o resto do país tem alguns stingers que é melhor não dizer onde estão.

Esta distribuição de meios, indicam me que em caso de ataque, os radares militares e os portos e refinarias serão destruidos  sem qualquer oposição, mesmo que esse ataque venha do mar.  Sendo assim  não fazia sentido ter uma bateria anti aereo perto de cada radar, em estado de prontidão.

Os russos já demonstraram que conseguem pôr uma força de bombardeiros em qualquer ponto da Europa em poucas horas, Africa nunca se sabe o que de lá vem e mesmo Espanha já demonstrou de democracia pouco tem, tendo mesmo demonstrado com a crise da Catalunha, que ainda não nos esqueceu.

Peço desculpa se o que vou dizer é uma asneira, mas se no tempo da guerra fria era difícil esconder a intenção de um ataque surpresa nos dias de hoje ainda mais.

Penso que com os serviços de inteligência se consegue saber quais as potenciais ameaças em ascensão e se for caso disso prevenir ou preparar para ataques surpresas, acho que hoje em dia é difícil um Pais esconder as suas intenções de ir para a guerra ainda mais contra a nato.

Imaginemos que um pais qualquer da Europa ou norte África lembra-se a marrar contra nós, antes de qualquer ataque tem que se preparar, essa preparação vai logo levantar suspeitas e por em alerta os vizinhos ou os potenciais alvos. É claro que podem de uma hora para a outra podem lembrar-se de lançar um míssil mas ai qual seria o objetivo visto que não estavam preparados para o contra-ataque?

Dai existir os níveis de alerta e prontidão, certamente se no futuro houver perigo aqui para o burgo se vai pensar (já deve existir) na estratégia e montar a defesa do retângulo, defesa essa que pode nem passar pela defesa 100% do território mas sim de pontos chave.

Pergunto-me de que serve ter defesas a volta das colinas de Lisboa nos dias de hj? dissuasão? querem melhor dissuasão que a nato? e penso que se for realmente preciso não deve faltar dinheiro nem material para isso, vejam o caso dos Sul Coreanos, conforme o nível de ameaça aumenta vão aumentando o nível de dissuasão.

Tanto a NATO  como a UE são organizações de interesse, em que o interesse de uns sobrepõe-se ao dos outros. Ainda à pouco tempo quando a Turquia  teve um problema com a Russia devido ao abate de um avião, A NATO pôs se de fora.

Porque é que nos haveriamos de ser diferentes.

A NATO funciona muito bem quando os interesses Americanos estão em jogo, assim como a UE funciona muito bem quando os Alemães  precisam.

fica aqui uma sugestão, lá porque a porta principal do prédio onde vivo tem fechadura não quer dizer que a porta de minha casa não precise.

Concordo plenamente, tanto a NATO como a UE são geridas da melhor forma, contudo mesmo no caso da Turquia a coisa não escalou mais. porque? talvez no futuro se saiba mais sobre o que se passou.

Mas a minha questão principal nem era essa, penso que não se passa de uma situação sem perigo iminente para um potencial conflito de um dia para outro. Há diversas fases e todo um clima que vai sendo criado até ao conflito bélico. E durante esse tempo mal ou bem dá para aprontar toda a defesa.

Essa é a questão!

Quanto tempo é que acha que demora a aquisição de uma esquadra, de caça?
Quanto tempo é que acha que demora a instalação de um sistema de defesa eficaz?

do que tenho visto, entre assinar o contrato e a compra no minimo 5 anos!

Se de hoje para amanhã estalar uma crise, não me parece que a outra parte vá esperar os 5 anos!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

 

WEBASAS - BASE AÉREA SP- F-5"MIKE"/C-130FAV/DC-8/K

Iniciado por WEBASASQuadro Internet-Jogos-Simulações

Respostas: 0
Visualizações: 1925
Última mensagem Outubro 13, 2007, 07:00:25 am
por WEBASAS
Petição: TROPAS PÁRA-QUEDISTAS, PARA A FORÇA AÉREA!

Iniciado por paraquedistaQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 3
Visualizações: 1782
Última mensagem Março 11, 2016, 07:53:23 pm
por paraquedista
Qual as prioridades para a Força Aérea entre 2011-2020 ?

Iniciado por dcQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 38
Visualizações: 6896
Última mensagem Novembro 15, 2010, 02:34:53 pm
por bokaido
Força Aérea Americana não aprova avião comprado por Portugal

Iniciado por papatangoQuadro Forças Aéreas/Sistemas de Armas

Respostas: 2
Visualizações: 1774
Última mensagem Dezembro 13, 2004, 12:28:09 am
por emarques
CDS propõe 12 anos de serviço para pilotos da Força Aérea

Iniciado por MarauderQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 19
Visualizações: 6618
Última mensagem Setembro 12, 2007, 02:40:44 am
por raphael