Boa Tarde,
Pois são, mas o AV-8A é um Harrier GR.1 fabricado sob licença, nos Estados Unidos, para os Fuzileiros.
Correcção:
Os 110 Harrier dos Fuzileiros, designados AV-8A Harrier Mk 50 e TAV-8A Harrier Mk 54, foram todos construídos em Inglaterra porque, ao serem financiados ano a ano, a sua produção nos Estados Unidos sairia mais cara. Foram, depois, transportados para os Estados Unidos a bordo de aviões C-133 Cargomaster e, C-141 StarLifter entre Janeiro de 1971 e Novembro de 1976.
El primer ski jam con 12 grados , fué el del Principe de Asturias, el primero ingles fué de 5,5.
Está a dizer que o Príncipe de Astúrias foi pioneiro na utilização de uma rampa com a inclinação de 12 graus?
Grau de inclinação da rampa:
Invincible e Illustrious – 7 graus
Hermes e Ark Royal – 12 graus
Ski-jump trials were carried out at RAE Bedford, beginning in August 1977 and covering a range of ramp angles from6 to 20 degrees. At the higher angles, the aircraft required only half the take-off run, or could take-off 3,000 lb (1,360 kg) heavier from the same run. In practice, carrier ski-jump angles are restricted by such factors as undercarriage strength, the sheer height of the ramp, and the presence of other deck installations.
The Invincible was originally designed as an anti-submarine cruiser for helicopters only, with a Sea Dart missile launcher on the forecastle, which restricts the ski-jump angle to 7 degrees over a 90 ft (27.4 m) ramp, corresponding to a rise of only 6.5 ft (2.0 m). The ski-jump on Illustrious is similar. However, Hermes’s modification was restricted only by the captain’s forward view, hence it has a 12 degree ramp 150 ft (45.7 m) long, giving a deck rise of 15 ft (46.0 m). Benefiting from a later start, the last of the new carriers (Ark Royal) will also have a 12 degree ramp.
“British Aerospace Harrier and Sea Harrier” by Roy Braybrook, Osprey Air Combat, ISBN 0-85045-561-8, Osprey Publishing Limited, 1984
Los tres radares EAW mas uno de repuesto y los 54 cañones de ROF 105/37, es lo único que han conseguido vendernos en 40 años.
Só isso? E quanto tempo durou o embargo de equipamento militar ao regime do General Franco?
Vejamos:
A Espanha foi o segundo país, logo a seguir aos Estados Unidos, a demonstrar interesse no Harrier. Quando o piloto inglês pretendeu efectuar uma demonstração a bordo do Dédalo, este teve que ser reposicionado, porque Espanha não concedeu autorização ao piloto para este sobrevoar o país.
Na altura, a Inglaterra tinha embargado o fornecimento de equipamento militar ao regime do General Franco, por isso, a Espanha comprou o Harrier através da Marinha Norte-Americana. Esta assinou um contracto com Hawker Siddeley em Julho de 1973 para o fornecimento de seis AV-8A(S) Harrier Mk 55 e dois TAV-8A(S) Harrier Mk 56. Em Agosto de 1977 foram adquiridos mais cinco AV-8A(S), entregues entre 27 de Junho e 14 de Dezembro. Estes Harrier voaram directamente para Espanha, porque o embargo foi levantado após o restabelecimento da democracia.
O primeiro grupo de pilotos, com experiência de voo em helicópteros, fez o curso de voo da Marinha dos Estados Unidos, passando depois para os AV-8A(S) e TAV-8A(S) sob a orientação da McDonnell Douglas.
O segundo grupo de pilotos, que não tinha experiência de voo em helicópteros, fez o curso de voo da Marinha dos Estados Unidos, tendo sido depois transferidos para a Unidade de Conversão Operacional No 233 da RAF para conversão.
Em 1982, o terceiro grupo de pilotos fez uma conversão na Unidade de Conversão Operacional No 233 da RAF seguida pelo treino operacional na Escuadrilla 008.
Em 1987 os Harrier passaram por Yeovilton para lhes ser instalado o Marconi Sky Guardian RWR.
Em Agosto de 1988, dois pilotos da BAe fizeram, durante duas semanas, 51 voos de qualificação (incluindo alguns nocturnos) para certificarem o AV-8S na rampa do Príncipe de Astúrias. O porta-aviões seguiu depois para os Estados Unidos para fazer os voos de qualificação para o AV-8B.
Entre 6 e 16 de Maio de 1989, três AV-8S, um TAV-8S e oito pilotos estiveram em Yeovilton, a praticar descolagens na rampa, antes de operarem no porta-aviões em Agosto.
E as fragatas que não puderam ser construídas nos estaleiros ingleses devido ao embargo? E os carros de combate Scorpion? E o Eurofighter? E o Meteor? E o F-35B do qual os Estados Unidos e a Inglaterra são os únicos parceiros de Nível 1?
Estiveram, e estão, mais dependentes dos ingleses do que querem admitir.
Cumprimentos