Informações acerca de um soldado português na I GM...

  • 25 Respostas
  • 15320 Visualizações
*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Informações acerca de um soldado português na I GM...
« em: Março 23, 2006, 10:32:07 am »
O meu bisavô esteve na I Guerra Mundial. era oficial de cavalaria.no entanto nem sei por onde esteve. a única informação que a minha avó, filha dele e claro, já com idade, me referiu foi ele ter falado em "lis" e que esteve lá (la lys, deduzo) e ainda ele ter passado lá muita fome (a exemplo disso, ele dizia à minha avó que ele e os camaradas dele chegaram a arrancar beterrabas da terra e roe-las assim). ainda disse que ele teve os 4 anos da guerra fora de casa, na guerra... (o que acho um pc estranho, já que o CEP só foi constituído em 1916, a não ser que tenha ido para as províncias ultramarinas ou tenha sido integrado de alguma forma do exército inglês)
Sei também que veio bem de saúde para casa e que ainda esteve internado no hospital lá em virtude de um estilhaço perto duma virilha.
De resto não sei mais nada...Onde é que poderei investigar mais coisas?
é que dele tenho apenas dois postais da frente, com a foto dele, um escrito por ele e outro sem nada escrito... curioso é a opinião que ele tinha dos ingleses...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 28, 2006, 11:33:21 am »
Por acaso terá sido prisioneiro ?

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
Re: Informações acerca de um soldado português na I GM...
« Responder #2 em: Março 28, 2006, 07:19:23 pm »
Citação de: "Rui P Soares"
O meu bisavô esteve na I Guerra Mundial. era oficial de cavalaria.no entanto nem sei por onde esteve. a única informação que a minha avó, filha dele e claro, já com idade, me referiu foi ele ter falado em "lis" e que esteve lá (la lys, deduzo) e ainda ele ter passado lá muita fome (a exemplo disso, ele dizia à minha avó que ele e os camaradas dele chegaram a arrancar beterrabas da terra e roe-las assim). ainda disse que ele teve os 4 anos da guerra fora de casa, na guerra... (o que acho um pc estranho, já que o CEP só foi constituído em 1916, a não ser que tenha ido para as províncias ultramarinas ou tenha sido integrado de alguma forma do exército inglês)
Sei também que veio bem de saúde para casa e que ainda esteve internado no hospital lá em virtude de um estilhaço perto duma virilha.
De resto não sei mais nada...Onde é que poderei investigar mais coisas?
é que dele tenho apenas dois postais da frente, com a foto dele, um escrito por ele e outro sem nada escrito... curioso é a opinião que ele tinha dos ingleses...


Caro Rui Soares,
Se o bisavô foi militar do Exército Português tem um processo no Arquivo Geral do Exército, que funciona no Convento de Chelas. Pode dirigir-se lá e pedir para consultar. Julgo, mas isso até pode perguntar por telefone, que deverá ter que provar a sua condição de familiar. O acesso a dados pessoais têm regras a observar.

Aqui vão as "coordenadas":
Largo de Chelas
1949-010  Lisboa
Portugal
Telefone 1  218391600
Telefone 2  218391619
Fax  218391611
E-Mail  arqgex.chefe@mail.exercito.pt

Boa sorte na procura,
UM Abraço,
MMachado
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 29, 2006, 09:54:12 am »
Muito obrigado pela vossa ajuda. Vou já tratar disso.
Penso que prisioneiro não foi. Pelo menos não tenho informação disso por parte da minha avó.
Sei, pelo que ela diz, que ele não contava muita coisa. Apenas que esteve entre a vida e a morte com um ferimento numa perna (na zona da virilha). Também sei que morreu já com uma idade avançada, muitos anos depois, em casa...
Abraço
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Foto....
« Responder #4 em: Abril 19, 2006, 10:41:13 am »
(queria mandar uma foto do meu bisavô mandada da frente em forma de postal mas não tou a conseguir inseri-la do pc para a msg...)
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Re: Foto....
« Responder #5 em: Abril 19, 2006, 12:48:05 pm »
Citação de: "Rui P Soares"
(queria mandar uma foto do meu bisavô mandada da frente em forma de postal mas não tou a conseguir inseri-la do pc para a msg...)


http://imageshack.us/

Pode a alojar aqui, tem é que respeitar o limite de tamanha...que penso que é 1mega...
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
foto do meu bisavo...
« Responder #6 em: Abril 20, 2006, 09:58:48 am »
(obrigado pela ajuda)..

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 20, 2006, 11:11:10 am »
Tem uma fotografia do seu bisavô...
Há coisas que não têm preço.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: foto do meu bisavo...
« Responder #8 em: Abril 20, 2006, 01:41:54 pm »
Citação de: "Rui P Soares"
(obrigado pela ajuda)..



Já guardei a foto nas minhas imagens das FAs Portuguesas (na pasta de fotos históricas).
Obrigado pela foto!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
foto...
« Responder #9 em: Abril 20, 2006, 02:40:01 pm »
Ainda tenho outra, q vou digitalizar e disponibilizar.
Essa também é em forma de postal, mandado da frente, em que ele se queixa dos ingleses.Também vou tentar digitalizar a parte de trás.

Esta foto que disponibilizei já não tem nada escrito na parte de trás. Presumo que seja posterior à primeira, que pretendo adicionar, uma vez como esta já não está escrita, a censura tenha exercido a sua influência nesta fase, relativamente aos postais mandados da frente para casa.

(é alguém de que me orgulho muito, apesar de não o ter conhecido. Além disso somos fisicamente muito parecidos, o que é um pormenor interessante. Sei que ele faleceu já velhinho em casa, sem nunca, porém, ter querido falar muito do que viveu nesse período de Guerra...o único sinal que denunciava que algo se passara com ele lá, foi o facto de ter ficado a coxear um pouco - pelo que ele referiu que foi lá ferido na perna, na zona da virilha, e que esteve quase a morrer devido ao ferimento - e que prometeu que se voltasse para casa, iria dar 3 voltas de joelhos à Capela da Nossa Senhora do Mont'alto, em Arganil. Ele cumpriu a promessa...)

Abraço
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
curiosidade...
« Responder #10 em: Abril 21, 2006, 04:40:11 pm »
Uma curiosidade, enquanto ainda não ponho a outra foto(pois ainda nao a tirei do album): faz hoje anos que em 1918, foi abatido e morto, aos 25 anos de idade, enquanto fazia mais uma missão sob os céus de Vauz sur Somme, Manfred von Richthofen, já no seu Fokker triplano (antes tinha um Albatroz biplano), pintado de vermelho 8 meses antes do fim da sua carreira (em tributo ao seu regimento de cavalaria) e que o tornou famoso. No total abateu 80 aviões, no tempo em que os aviões eram de madeira e a partir das 20 vitórias aéreas na sua conta pessoal, os pilotos eram considerados "aces"....
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Outra descoberta recente...acabadinha de saber...
« Responder #11 em: Abril 21, 2006, 04:54:49 pm »
Uma curiosidade familiar que agora mesmo descobri (nada melhor que falar com meu avô paterno, com 97 anos e que se lembra de tudo!): foi o irmão do pai do meu avô paterno, que algemou Gongunhana em Moçambique. (mais outra pessoa de família que vou ter que investigar...)
O meu bisavô da foto é avô da minha mãe.

Parece que havia histórias na família ainda por saber...
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 21, 2006, 05:42:03 pm »
Rui Soares, obrigado por partilhar esta foto connosco. Segundo dizem, quando uma imagem entra na Internet nunca mais desaparece (gostava de conhecer melhor o estudi estatisco por detras disto), por isso, mesmo que aconteca algo ao original desta foto — esperemos que nao — ela jamais se perdera'. Esta' duplamente de parabens.

Abracos.
Talent de ne rien faire
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Mais outra foto...
« Responder #13 em: Maio 15, 2006, 09:43:24 am »
Aqui vai a outra foto, como prometido:



E a parte de trás da foto/postal, escrita:



Abraço
« Última modificação: Maio 17, 2006, 11:03:41 am por Rui P Soares »
 

*

Rui P Soares

  • 21
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 15, 2006, 09:46:01 am »
E a outra anterior, em maior:




(assim dá para ver mais detalhes...)