Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:50:11 pm »
2
Marinha Portuguesa / Re: Fotos de Navios de Guerra Portugueses
« Última mensagem por P44 em Hoje às 03:49:43 pm »
Aviso de 1ª classe NRP Afonso de Albuquerque



Saudações

Não fosse 1961 ainda fazia uma perninha  :P
3
Marinha Portuguesa / Re: Fotos de Navios de Guerra Portugueses
« Última mensagem por mafets em Hoje às 03:48:44 pm »
Aviso de 1ª classe NRP Afonso de Albuquerque



Saudações
4
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 03:44:47 pm »
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...  ::)



Saudações

P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/



P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.  :-P



Espero que não esteja a ser incluído no "grupinho"  :mrgreen: mesmo não sendo  propriamente fã do Gripen, no entanto dado o desprezo que o poder politico devotou às FA durante décadas tenho que frisar alguns pontos:

1- Baixo custo de manutenção deixaria verba para comprar munições decentes (estou a pensar nos misseis meteor, no míssil antinavio RBS-15, qiçá até mesmo o stormshadow).

2- outro risco é o seu elevado custo operational e necessidades de manutenção especiais do F-35 (reparação do revestimento stealth por meio de projetores laser num edifício construído para o propósito) Tenho receio que os compremos por uma questão de imagem, e não por realismo custo beneficio face ás possibilidades financeiras do país para depois os encostar num armazém a seguir como foi com os Leos, (com as tradicionais e inevitáveis canibalizações).

3- Au acho que comprar o F-35 constitui um maior risco operacional considerando que Portugal é o ultimo país europeu a substituir os seus caças e tem mais inercia em o fazer. Neste momento a maior parte da sua mais-valia está no facto que é stealth. Se surgir algum desenvolvimento futuro que negue esta vantagem (mais rapido de desenvolver um sensor que um caça) o F-35 não tem mais pontos fortes que lhe valham. Por outras palavras, se o F-22 perdesse a sua capacidade stealth hoje continuaria ainda assim ser o melhor caça do mundo por uma larga margem. O mesmo será verdade para o FCAS, tempest e os NGAD (USAF+USN). O F-35 não tem esta polivalência.

4- às vezes mais vale um caça barato que pode ser operado a partir de uma garagem do que os ter inutilizados no solo, especialmente para um país barateiro, sujeito a decisões populistas e sem planeamento de futuro como o nosso.

Resumindo, não é o avião que quero para Portugal mas é o avião que vejo realisticamente a ser operado com elevados níveis de disponibilidade e com tolerância para ser maltratado pelos donos  :mrgreen:.

Plenamente de acordo, mas para termos Gripen actualizamos os F16. Faz a mesma coisa, já temos logística e experiência, além de que nações como a Grécia, Turquia e Polónia continuam a operar.  ;)

Saudações

P.S. Novos a meu ver só justifica um caça de quinta geração. Se não existe guito, mais vale os F16. :-P



5
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por nelson38899 em Hoje às 03:25:14 pm »
O que não vejo aqui a ser debatido, é o porquê de se achar que os porta-drones "faz tudo", vão substituir todo o tipo de navios, ao invés de ter navios de vários tipos, concebidos desde o início para operar drones.


O dc inventa isto para escrever o seu texto.

A julgar por aquilo a que assistimos, a Bimby foi uma ideia da Marinha/Gouveia e Melo.
Foi apresentada á DAMEN e eles viram potencial de vendas do conceito. Isto é a prova maior de a ideia ser boa, e não o facto de a ideia ter sido do Gouveia e Melo. A DAMEN é o "árbito". Se não aceitassem o conceito, não apresentavam o conceito no seu site. E não sei se construiriam o navio...

A ideia de uma Marinha (portuguesa) só com BIMBYs tornar-se-á mais clara quando (e se...) for apresentada a futura BIMBY armada.

Uma coisa é certa;
Depois de aparecer a BIMBY da DAMEN/G&M, começaram a chover desenhos parecidos.

E oura coisa é certa;
Tal como o dc não foi capaz de imaginar a BIMBY antes de ela existir, tambem não é capaz de imaginar o que vem a seguir.

P.s.
Pela mesma lógica;
Fragatas tradicionais continuam relevantes...   caso contrário não estariam no catálogo da DAMEN e dos restantes construtores.

A Damen aceitou, porque haviam 130 milhões de euros para gastar, e há estaleiros na roménia que precisam de ser alimentados.

A Damen não está cá para perder dinheiro.
6
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 02:44:23 pm »
Neste momento optar por F-16V novos, era um erro total e sem justificação lógica, igual ou pior que os Gripen.

Claro que sim, seria um completo contrassenso. Quando mencionei o F-16V referia-me obviamente ao upgrade(zito) do equivalente a uma Esquadra, tal como está em cima da mesa. E as aeronaves do Peace Atlantis I ainda possuem em média entre 3500 a 4000HV nas suas células, o que segundo estudos levados a cabo pela FAP as capacitaria a poder voar até 2042.

Agora tem que se avançar, der por onde der. Estagnados já nós nos encontramos há muito tempo, e se um primeiro F-35A nacional supostamente só sairá da fábrica 7 anos após a tinta ter secado no papel, quanto mais tempo se perder, mais para trás na fila ficaremos. Entretanto, que se avance de uma vez com a modernização F-16V, mesmo que seja nos modestos moldes que todos antecipamos, e se prepare a chegada da 5ª geração.
7
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 02:22:07 pm »
9
Exércitos/Sistemas de Armas / Re: Exército Britânico
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 02:08:15 pm »
10
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Arqueologia/antropologia/ADN
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 02:06:48 pm »
"Um mundo de antiguidades"


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10