Bem Typhonman, primeiro temos que separar os meios anti-carro de curto alcance (portáteis) dos meios de médio alcance (portáteis ou transportados em viatura).
Quanto aos primeiros, creio que utilizamos sistemas LAW (não sei em que quantidade); não sei se possuímos qualquer outro míssil deste género.
Nesta gama, para mim, a escolha seria o MBT LAW ou o SPIKE SR (não sei se já completou a fase de desenvolvimento, ou não).
Já para o sistema de médio alcance, para substituir os Milan (e eventualmente alguns TOW) não escolheria o Javelin. Para além de algumas críticas que tem sofrido no seu uso no Iraque (mas que não garanto que sejam justificadas, e por isso não baseio a minha argumentação nelas), acho que o SPIKE MR(Gill)/LR tem sérias vantagens.
O Gill/Spike pode usar a mesma unidade de lançamento para os dois mísseis (MR - 200 a 2500m; LR - 200 a 4000m) o que flexibiliza o seu uso e permite a adaptação a plataformas e missões diferentes, sem pôr em causa a logística. Assim, apesar de se tornar mais pesado (cerca de 3 a 4kg a mais), tem também um alcance superior em 500m na versão MR e 2km na versão LR.
Outro potencial candidato seria o Spikeer.
Não sei se foi gralha ou não, mas se queria dizer Spike ER, então lembro-o que este sistema é montado em viaturas ou helicópteros, o que não permite o seu uso por forças desmontadas. Este seria uma boa escolha para subsituir a maioria dos nossos TOW.
De qualquer modo, e tendo em conta a configuração dos cenários em que Portugal tem estado envolvido, não creio que a compra de mísseis anti-carro seja uma prioridade.