Dúvidas sobre o Exército

  • 22 Respostas
  • 10282 Visualizações
*

Uriel

  • 30
  • +0/-0
Dúvidas sobre o Exército
« em: Novembro 29, 2007, 09:30:49 am »
Boas.

Crio este topico para ouvir as opiniões dos mais experientes nisto e se possivel esclarecer umas dúvidas.

Ora eu tenciono ingressar no exército este dia 11 de Fevereiro em RC, e após isto tenho dois "planos de vida" possiveis:

1) Ingressar como praça, ao fim de um ano de serviço pedir promoção a sargento (ja me foi dito que isto é-me possivel sem fazer a escola de sargentos visto eu ter o 12º ano (parece-me certo visto nos termos da dita escola aceitam praças e sargentos, como tal está implícito existirem sargentos que não a fizeram) mas tambem já me disseram que só mesmo indo para a escola, em que ficamos?) e entretanto ir fazendo uma licenciatura em horário pós-laboral, e ao fim dos 6 anos tentar ingressar nos quadros permanentes como oficial (tambem já me disseram que isto é possível com licenciatura civil tal como para este posto nos RC/RV, mas também já me disseram que só com a academia, logo outra dúvida), ou;

2) Ingressar como praça, ao fim de um ano de serviço pedir promoçao a sargento (la esta a tal duvida) e entretanto ir fazendo uma licenciatura em horario pos-laboral tal e qual como em 1), mas ao fim dos 6 anos se nao me vir a passar mais 30 anos num quartel voltar a vida civil.

Para a inevitável sugestão de ir para a Academia Militar e ter um lugar de oficial garantido, também já considerei essa hipótese mas tem as desvantagens de ficar longe de casa (em RC em princípio fico no RA5, a 10 minutos de minha casa) e se vier a descobrir que a vida militar afinal não é para mim tenho que engolir até à reforma invés de simplesmente até ao fim do contracto.

Aos mais veteranos nestas andanças (e os menos veteranos também podem opinar à vontade :D ), o que acham? Posso ficar como sargento sem ir para a escola de sargentos? Posso depois ingressar como oficial com licenciatura civil?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Duvidas sobre o exercito
« Responder #1 em: Novembro 29, 2007, 12:16:19 pm »
Citação de: "Uriel"
Posso depois ingressar como oficial com licenciatura civil?


Só licenciaturas em áreas muito específicas, nomeadamente Saúde (Medicina, Medicina Dentária, Medicina Veterinária e Farmácia), Direito e, eventualmente, Engenharia Geográfica (Instituto Geográfico do Exército) ou Psicologia (Centro de Psicologia Aplicada do Exército). (Estas últimas não tenho a certeza...)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 29, 2007, 06:04:20 pm »
Como é que sabe que vai ficar sempre no RA5?
É lá que se faz a recruta mas e a especialidade também?
E colocação definitiva depois de tirar a especialidade?

Se vai para o exército com a ideia que vai ficar perto de casa, é sempre bom quando acontece, mas também pode não acontecer.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2270
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +836/-827
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 29, 2007, 07:38:15 pm »
Citação de: "Uriel"
entretanto ir fazendo uma licenciatura em horário pós-laboral
Eu estava também com ideias de usufruir das horas a que temos direito para os estudos, mas o tenente com quem falei avisou-me desde logo que poderia vir a ter problemas em usar o horário pós-laboral. Lembrem-se que um militar é militar 24 horas por dia e sete dias por semana. Como exemplo, o tenente utilizou essas horas para tirar um curso de fisioterapia, mas só conseguia ir assistir às aulas práticas - que para ele eram as mais importantes - devido à falta de tempo para as restantes.

Citação de: "Uriel"
Para a inevitável sugestão de ir para a Academia Militar e ter um lugar de oficial garantido, também já considerei essa hipótese mas tem as desvantagens de ficar longe de casa (em RC em princípio fico no RA5, a 10 minutos de minha casa) e se vier a descobrir que a vida militar afinal não é para mim tenho que engolir até à reforma invés de simplesmente até ao fim do contracto.

Tem de ter cuidado, pois pode até ser colocado em Santa Margarida e depois além de estar mais longe de casa também está demasiado longe para ir às aulas. Além disso depois gasta-se um bom dinheiro em combustível.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre o Exército
« Responder #4 em: Novembro 29, 2007, 08:48:16 pm »
Citação de: "Uriel"
Aos mais veteranos nestas andanças (e os menos veteranos também podem opinar à vontade :D ), o que acham? Posso ficar como sargento sem ir para a escola de sargentos? Posso depois ingressar como oficial com licenciatura civil?

Caro Uriel, antes de tomares qualquer tipo de decisão, pondera bem os teus objectivos de vida, pois nem tudo é conforme "pintam"... e para mais informações, consulta e analisa calmamente os seguintes links sobre o que te espera REALMENTE e o resto não passa de meras ilusões.

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5929

ou

www.ance.pt

Felicidades para as tuas decisões futuras!
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 29, 2007, 09:20:39 pm »
Uriel eu tambem vou incorporar dia 11 de fevereiro  :wink:
 

*

Uriel

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 29, 2007, 10:46:09 pm »
Obrigado pelas respostas.

Eu fui avisado da possibilidade de ter que ir para Santa Margarida, mas PROVAVELMENTE (nao e igual a um "certamente", mas ja e bom) ficaria no RA5 porque haviam vagas na minha especializaçao (electronica). Mas se nao ficar la por alguma razao tambem me foi dito que sou obrigado a "dar um ano a casa", e apos esse periodo posso pedir transferencia (a qual pode ser aceite ou nao conforme existam ou nao vagas, mas actualmente, e pelo menos no futuro proximo, existem).

Realmente isso da licenciatura (no meu caso seria electrotecnia e computadores) e algo a ver, vou-me informar da proxima vez que passar pelo quartel.

Ainda nao prestei provas, estou a espera de ser chamado (em principio daqui a 2-3 semanas).

De qualquer forma a decisao de ingressar ja esta tomada. Sao 2 anos durante os quais pelo menos tenho um emprego estavel (e isto agora esta pessimo para emprego). Se nao gostar mesmo daquilo ao fim dos 2 anos venho embora e depois ca me arranjo. Se gostar mas vir que nao da para fazer como tinha planeado, o meu plano B consiste em tentar ingressar na escola de sargentos, e depois vai-se indo e vai-se vendo, tambem ja me disseram que para quem fizer o curso de formaçao de sargentos existe apos um certo tempo de serviço e apreciaçao um curso de promoçao a oficial, tambem e algo a estudar.

E sinceramente ja me contento em ser sargento tendo que fazer apenas 2 anos de formaçao, o dito curso seria um bonus.
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 29, 2007, 11:24:48 pm »
Pois , só mesmo eles te poderão dizer as melhores hipóteses , mas olha que mesmo eles não dão certezas de nada . A única certeza que te irão dar é que as 5 semanas fazes no RA5 , isso é certo.

A minha área tambem está aberta em diversos quarteis mas mesmo assim eles não confirmam se fica-se perto ou longe , depende de alguem alheio a eles  :?:  :lol:  quem sabe não nos encontraremos em fevereiro.

Abraços
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 30, 2007, 09:50:17 am »
Mas as recrutas ainda só são 5 semanas? Pelo que eu ouvi agora são 12. :?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 30, 2007, 12:44:07 pm »
Pelo que estou informado são:

5 Semanas de Recruta ( Formação Geral Comum )
7 Semanas de Especialização

Com a especialização faz 12 semanas sim  :lol:

Abraços
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 30, 2007, 01:00:03 pm »
Citar
Formação Geral Comum

...

Duração


A Formação Geral Comum tem a duração de 12 semanas, 60 Dias Úteis, 426 tempos diurnos e 45 tempos nocturnos. O dia útil tem 7 tempos, cada tempo é de 50 minutos.


Formandos


Os candidatos à Formação são civis, de ambos os sexos com idade mínima de 18 anos e máxima de 26. Para mais informações sobre provas de admissão


Será que é só para as Tropas especiais?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 30, 2007, 01:16:05 pm »
Provavelmente será  :twisted: , só este ano que vem ( 2008 ) irão abrir 11 Cursos , contra os 7 de Contigente normal e 2 de Comandos e OE .

Abraços  :D
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 30, 2007, 02:30:58 pm »
Citar
Formação Geral Comum (destinada a Praças)

16Jan07 – 1º Curso

19Fev07 – 2º Curso

26Mar07 – 3º Curso

30Abr07 – 4º Curso

04Jun07 – 5º Curso

09Jul07 – 6º Curso

06Ago07 – 7º Curso

10Set07 – 8º Curso

15Out07  – 9º Curso

12Nov07 – 10º Curso

CURSOS DE PÁRA-QUEDISMO


Cursos de pára-quedismo em 2007


(Informação destinada aos militares que pretendam obter esta qualificação)


02Jan07 – 1º Curso

22Jan07 – 2º Curso

09Abr– 3º Curso

14Mai07  – 4º Curso

18Jun07 – 5º Curso

23Jul07 – 6º Curso

27Ago07 – 7º Curso

01Out07 – 8º Curso

29Out07 – 9º Curso

29Nov07  – 10º Curso




CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS / OFICIAIS (*)


 12Fev07  – 1º Curso

 11Jun07  – 2º Curso

 17Set07 – 3ª Curso

 (*) Para te candidatares a estes Cursos terás que possuir o 12º ano (para o CFS SARGENTOS), ou licenciatura / bacharelato (PARA O CFO - OFICIAIS), garantindo um ano de serviço militar como pára-quedista


No meu tempo era menos incorporações, mas cada incorporação tinha mais militares. Agora o CFP tem na verdade um a dois pelotões (segundo ouvi dizer).

Posso estar errado, mas acho que há mais do que 2 cursos de Comandos e Operações Especiais por ano.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 30, 2007, 02:39:21 pm »
Contingente Normal

-11FEV08, 03MAR, 26MAI, 23JUN, 01SET, 29SET e 02DEC08

Comandos

-07JAN08 E 02JUL08.

Operações Especiais

-07JAN08 E 02JUL08

Pára-quedistas

12NOV07, 05JAN08, 09FEV, 23MAR, 19ABR, 31MAI, 05JUL, 09AGO, 13SET, 18OUT e 15NOV08.

Este foi o calendário que me foi facultado  c34x , pelo menos no Contigente Normal gostava  c34x

Abraços
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 30, 2007, 02:43:36 pm »
Não sei porquê, mas acredito mais no site oficial dos Pára-quedistas que na papelada dada pelo Exército...é que já no meu tempo a papelada dada por eles estava errada e depois tive que receber da ETAT (actual ETP) uma carta a emendar a minha data de incorporação. :roll:

É apenas uma amostra da "eficiência" tipica do Exército.


Edit: só agora é que reparei que os teus dados refere-se a 2008 e os meus a 2007, mas mesmo assim as datas não batem certo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.