Campeonato Europeu de Pára-quedismo em Tancos

  • 16 Respostas
  • 7553 Visualizações
*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
Campeonato Europeu de Pára-quedismo em Tancos
« em: Setembro 26, 2006, 04:55:43 pm »
Citar
Cerca de 50 pára-quedistas participam entre quinta-feira e sábado no Campeonato da União Europeia da especialidade, que conta com participantes de cinco países e decorre na zona de Barquinha.

Segundo Eleutério Pinto, do Pára-Clube "Os Boinas Verdes", estão previstas muitas dezenas de saltos entre quinta-feira e sábado, numa prova que decorre pela primeira vez em Portugal e pretende ser uma "festa" para os adeptos da modalidade.

Está prevista a participação de oito equipas de França, Espanha, Alemanha, Grécia, Itália e Portugal e a prova associa-se também a outras iniciativas que visam transformar a região na "capital do pára-quedismo em Portugal", pelo menos nos próximos dias.

No dia 29, é comemorado o Dia da Brigada de Reacção Rápida e no domingo está prevista a realização de um "Festival Aero-terrestre" que inclui várias demonstrações dentro da unidade de Tancos.

Segundo Eleutério Pinto, a prática de pára-quedismo tem vindo a aumentar nos últimos anos, em particular os casos de salto acompanhado para curiosos que "querem ter uma experiência única".

Este tipo de salto é "uma oportunidade das pessoas experimentarem o pára-quedismo com o apoio de quem tem experiência", explicou Eleutério Pinto, salientando que na maior parte dos fins-de- semana há iniciativas deste género, organizadas pelo Pára-Clube "Os Boinas Verdes".
Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 26, 2006, 07:00:31 pm »
O Sargento-Mor Pinto ainda está no activo? Boa, um tipo é Pára dos sete costados! Espero que o sô Sargento-Ajudante Lopes e o 1º Sargento Matos façam das suas... :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 26, 2006, 10:43:35 pm »
Não conheço nenhum desses Sr.'s, mas acredito que sejam boas pessoas.
Se nada correr mal, vou tirar umas fotos para colocar no forum, principalmente das actividades de dia 1.



O programa da festa.
http://www.paraquedistas.com.pt/fa.html
Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 27, 2006, 12:38:54 am »
Manda vir!
Tira muitas para o ppl ver!   :headb:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 02, 2006, 02:09:45 pm »
Umas quantas fotos do festival aeroerestre.













Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 02, 2006, 07:55:30 pm »
Conseguiste umas boas fotos. Eu tb lá estava (algures), assim q conseguir vou postar as minhas fotos.
O que achaste? Eu fui já um pouco tarde e só cheguei às 11h. Deu tempo para ver a demonstração dos cães de Guerra. Depois vi os aviões a chegarem ao poso. De tarde, felizmente o tempo melhorou, e aí já deu para ver o que nós gostamos, primeiro foi os saltos de abertura automática do Aviocar, feita pelos Precs e depois um salto de 40 militares em queda-livre (salto manual) de um C-130. Também gostei da demonstração dos aviões a voar e daquele que fez uma descarga. No final foi giro, mas deixou uma pontinha de desapontamento, esperava mais. A exposição por exemplo só tinha lá material dos Precs, da Companhia de Abastecimento Aéreo e da UALE.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 02, 2006, 09:27:13 pm »
Cheguei muito tarde, cerca das 2.30H, não vi quase nada, gostava de ter visto a demostração dos cães de guerra.
Tenho mais umas fotos, vou escolher para depois postar.
Potius mori quam foedari
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 03, 2006, 04:49:39 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
...A exposição por exemplo só tinha lá material dos Precs, da Companhia de Abastecimento Aéreo e da UALE.


Material da UALE?! :?

Que UALE?!


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 03, 2006, 04:51:07 am »
Bom registo, caro Ricardo.

Obrigado por partilhar.


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 03, 2006, 11:34:31 am »
As últimas.













Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 03, 2006, 07:24:10 pm »
Cães de Guerra:

         
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 04, 2006, 07:06:44 pm »
Citação de: "ricardonunes"


O pessoal que assegura o serviço de bombeiro no aerodromo de Tancos é da FAP ou do Exercito?
Sei que já foi pessoal do Exercito à Força Aérea tirar o curso OPSAS (OPerador de Sistemas de Assistência e Socorro) e pensava que eram eles que faziam isso em Tancos mas nessa foto vê-se um camião da FAP e um militar da FAP a cumprimentar um outro do Exercito que é o que tem o colete florescente e os supressores de som, nota-se a diferença de camuflados dos dois ramos. Se é pessoal da Força Aérea que assegura esse serviço alguém sabe de que base aérea é? Presumo que seja Monte Real....
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 04, 2006, 07:15:43 pm »
Quem assegura esses serviços é o pessoal do GALE/UALE com a especialidade OPSA,  antes deles eram os militares do CTAT com essa especialidade. Também não percebi o porquê do camião da BA6, os carros do GALE/UALE, com essa função não os vi.
Potius mori quam foedari
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 04, 2006, 07:26:18 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Quem assegura esses serviços é o pessoal do GALE/UALE com a especialidade OPSA,  antes deles eram os militares do CTAT com essa especialidade. Também não percebi o porquê do camião da BA6, os carros do GALE/UALE, com essa função não os vi.


Eu o porque não sei mas isso relembra-me um historia que ouvi falar que aconteceu em Tancos, se foi verdade ou não, não sei. É uma história e vale o que vale.
As medidas que um aerodromo tem que ter prontos não são sempre iguais, variam com a aeronave que vai usar essa pista, por exemplo vamos supor que para aterrar um Aviocar basta que esteja preparado 1 camião de bombeiros e 1 equipa mas para o C-130 tem que ser o dobro ou o triplo, repito que não sei os valores correctos, falo como exemplo.
Certo altura 1 C-130 da FAP ia para Tancos mas como o UALE não dispos os meios necessários exigidos para 1 C-130 isso teve como consequencia o C-130 voltar para a base aérea do Montijo, penso que isso causou uma valente dor de cabeça a um certo senhor Major do UALE. O que eu suponho por essa fotografia e a história é que agora sempre que o C-130 vá a Tancos a FAP reforça o despositivo de bombeiros do UALE para que o C-130 já possa aterrar.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 04, 2006, 07:30:02 pm »
Citação de: "ricardonunes"

[


Como o UALE ainda não possui nenhum helicoptero presumo que o "Material do UALE" seja os camiões de combustivel e camiões dos bombeiros...

PS:(Uma unidade de helicopteros equipada com camiões) :shock: