Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1665 em: Junho 19, 2019, 01:50:40 am »
Os APG-68 fazem SAR... se os marroquinos nos oferecessem os deles...  :mrgreen:

Aqui há uns tempos foram autorizadas verbas para efectuar o upgrade dos nossos 12 Litening AT para G4/G5. Mas nessa altura a Rafael ainda não tinha desenvolvido a valência de SAR.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1666 em: Junho 19, 2019, 03:31:08 am »
Os americanos é que bem nos podiam oferecer uns kits V para os F-16 do PA I... Radar AESA, maravilha!
Depois podíamos aceitar o APG-68 dos marroquinos para os PA II e PA III.  :mrgreen:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1667 em: Junho 19, 2019, 04:40:28 am »
Os americanos oferecem mas é o equivalente deles a um das caldas. Então os gajos andam a chular os desgraçados dos Bálticos e os polacos e iam dar-nos abébias?
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1668 em: Junho 19, 2019, 10:24:29 am »
Os APG-68 fazem SAR... se os marroquinos nos oferecessem os deles...  :mrgreen:

Aqui há uns tempos foram autorizadas verbas para efectuar o upgrade dos nossos 12 Litening AT para G4/G5. Mas nessa altura a Rafael ainda não tinha desenvolvido a valência de SAR.

Pois, foi para a versão G4.

Este é um upgrade muito relevante de 5ª Geração para o Rafael Litening e Reccelite, e como se destina apenas ao Litening 5 não tenho a certeza se os nossos G4 poderiam ser modernizados para esta última versão ou se teriam de ser adquiridos novos para termos esta valência. Porém se os nossos F-16 nem um Reccelite operam... :-\
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1669 em: Junho 19, 2019, 02:04:41 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1670 em: Junho 19, 2019, 02:52:45 pm »
Qual a diferença de um pod Reccelite para o Litening que possuímos?
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1671 em: Junho 19, 2019, 03:03:00 pm »
Qual a diferença de um pod Reccelite para o Litening que possuímos?

O Litening é sobretudo para designação de alvos, o Reccelite é exclusivamente para reconhecimento.

Externamente são muito parecidos, excepção feita àquela pequena protuberância na parte inferior do Reccelite, mas operacionalmente muito distintos.



https://www.rafael.co.il/solutions/reccelite-xr/


F-16AM holandês com o Rafael Reccelite


« Última modificação: Junho 19, 2019, 03:13:45 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1672 em: Junho 19, 2019, 03:34:07 pm »
E não há nenhum sistema no mercado capaz de executar as duas funções no mesmo pod?

Além disso, também sei que existem pods, habitualmente colocados no pilon central da fuselagem do F-16, que fariam suponho eu o mesmo que o Reccelite, mas sem ocupar o pilon do Litening.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1673 em: Junho 19, 2019, 03:45:18 pm »
E não há nenhum sistema no mercado capaz de executar as duas funções no mesmo pod?

Além disso, também sei que existem pods, habitualmente colocados no pilon central da fuselagem do F-16, que fariam suponho eu o mesmo que o Reccelite, mas sem ocupar o pilon do Litening.

Quanto à primeira questão, a Thales fabrica o Damocles e o novo Talios que possuem ambas as capacidades, mais acentuadas no último.

https://www.thalesgroup.com/sites/default/files/database/document/2018-07/TALIOS-GB.pdf


No que diz respeito à segunda, deve estar a referir-se ao UTC Aerospace Systems DB-110.



https://repairsearch.utcaerospacesystems.com/cap/Documents/isr-db-110-reconnaissance-system.pdf
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1674 em: Junho 19, 2019, 03:55:00 pm »
Mesmo assim, a função SAR da LITENING é bem pensada e a da THALES não têm, ou pelo menos não falam nisso.
 :-P
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1675 em: Junho 19, 2019, 03:59:46 pm »
Mesmo assim, a função SAR da LITENING é bem pensada e a da THALES não têm, ou pelo menos não falam nisso.
 :-P

Pois, isso agora parece ser quase de domínio exclusivo dos israelitas com este upgrade ao Litening 5 e com o Elta ELM-2060P.

https://www.iai.co.il/p/elm-2060p
« Última modificação: Junho 19, 2019, 04:00:20 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1676 em: Junho 19, 2019, 05:23:31 pm »
Pois, foi para a versão G4.

Este é um upgrade muito relevante de 5ª Geração para o Rafael Litening e Reccelite, e como se destina apenas ao Litening 5 não tenho a certeza se os nossos G4 poderiam ser modernizados para esta última versão ou se teriam de ser adquiridos novos para termos esta valência. Porém se os nossos F-16 nem um Reccelite operam... :-\

Descobri há tempos que a versão G5 e a G4 são a mesma coisa. A primeira é a designação para os modelos USAF e a segunda para os modelos utilizados pelos restantes utilizadores, incluindo Israel.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1677 em: Junho 19, 2019, 08:41:53 pm »
Pois, foi para a versão G4.

Este é um upgrade muito relevante de 5ª Geração para o Rafael Litening e Reccelite, e como se destina apenas ao Litening 5 não tenho a certeza se os nossos G4 poderiam ser modernizados para esta última versão ou se teriam de ser adquiridos novos para termos esta valência. Porém se os nossos F-16 nem um Reccelite operam... :-\

Descobri há tempos que a versão G5 e a G4 são a mesma coisa. A primeira é a designação para os modelos USAF e a segunda para os modelos utilizados pelos restantes utilizadores, incluindo Israel.

Deves ter lido o mesmo que eu:

Citar
The fourth-generation product is now being offered by Rafael and its partner Northrop Grumman to equip the US Navy’s Boeing F/A-18s.

Dubbed “G-5” by the US company and G-4 Advanced by Rafael, the next iteration of the system was given an initial demonstration for the navy late last year and additional demonstrations are scheduled for this year.

https://www.flightglobal.com/news/articles/rafael39s-litening-pod-to-gain-air-to-air-capability-408161/

Mas como o texto menciona quarta geração e o Litening 5 é de quinta, aí reside a minha dúvida.
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1678 em: Junho 20, 2019, 02:47:49 pm »

Preço aeronave = <80M
Preço de hora de voo = < 25.000

Mais uma vez, o F-35 é o avião ideal para a 301.

Para a 201 é curto. 8)
 

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1679 em: Junho 21, 2019, 12:15:45 am »

Preço aeronave = <80M
Preço de hora de voo = < 25.000

Mais uma vez, o F-35 é o avião ideal para a 301.

Para a 201 é curto. 8)

A MILF diz "other NATO countries", claro que um deles é PT. AHAHAH