DN: Defesa cria Observatório para seguir juventude

  • 0 Respostas
  • 1741 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
DN: Defesa cria Observatório para seguir juventude
« em: Abril 13, 2006, 08:53:00 pm »
Citar
Defesa cria Observatório para seguir juventude

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) planeia incluir no chamado cartão único toda a informação dada por cada um dos jovens com 18 anos que participam no Dia da Defesa Nacional (DDN), disse ao DN o director-geral de Pessoal e Recrutamento Militar.

Alberto Coelho, que falava à margem da sessão final do colóquio sobre "Jovens e Forças Armadas" realizado no Instituto de Defesa Nacional, explicou que essa é uma das medidas associadas à reestruturação do Ministério - que fará daquela direcção-geral "o órgão de facto" com responsabilidade sobre todo o processo de recrutamento (até aqui dividido pelos ramos).

Um exemplo da simplificação de processos associada ao cartão único é o de acabar com os recenseamentos (militar e eleitoral) a que os jovens estão sujeitos, passando a fazê-lo uma única vez, disse.

Essa alteração, sublinhou aquele responsável, permitirá ao MDN "ter todos os dados dos jovens" com 18 anos (apenas masculinos, os únicos obrigados a frequentar o DDN) e que serviram para concluir o primeiro estudo científico sobre esse universo que foi agora divulgado.

A criação de um Observatório para acompanhar a evolução do DDN - a funcionar desde Setembro de 2004, após o fim do serviço militar obrigatório - é outro dos objectivos em curso. Com representantes de todos os Ministérios, esse organismo permitirá canalizar os voluntários e contratados para funções do Estado em que abram vagas, acrescentou Alberto Coelho.

Elemento importante da acção desse Observatório é o de criar parcerias com as associações empresariais, para conhecer quais "os perfis de trabalhadores que querem" e, assim, poder canalizar também os recursos humanos temporariamente ligados às Forças Armadas, sublinhou.  

Fonte: http://dn.sapo.pt/2006/04/13/nacional/d ... eguir.html