Tagus Park: "mini Silicon Valley" portuguesa?

  • 1 Respostas
  • 2730 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Tagus Park: "mini Silicon Valley" portuguesa?
« em: Junho 29, 2006, 08:33:32 pm »
Citar
Tagus Park: PM inaugura extensão de pólo tecnológico

O primeiro-ministro (PM) inaugura esta quinta-feira o novo núcleo central do Tagus Park, em Oeiras, que permitirá viabilizar naquele espaço a instalação de 58 microempresas do sector tecnológico, investimento que ascendeu a 3,6 milhões de euros.


Na visita ao Tagus Park, José Sócrates far-se-á acompanhar pelo ministr o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e pelo coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho.

Segundo o executivo, o novo espaço, que terá uma dimensão de cinco mil metros quadrados, «responderá à grande procura para a instalação de micro empres as, que têm sido criadas quer fora do Tagus Park, quer com o apoio da Incubadora de Ideias do Taguspark».

A Incubadora de Ideias e Empresas é um centro que se destina a promover «o espírito empreendedor nas comunidades empresarial e académica, fornece servi ços de desenvolvimento empresarial, uma biblioteca, uma rede de dados e funciona ainda como interface para promover a comercialização de tecnologia e serviços d os utentes do Parque.

José Sócrates inicia a visita no edifício do Instituto Superior Técnico (IST) do Tagus Park, onde será apresentado o projecto LEMe - Laboratório de Exc elência em Mobilidade.

De acordo com dados desta entidade, o LEMe será criado a curto prazo e constituirá um centro de projectos inovadores, no ensino e na Investigação e Des envolvimento (ID), enquadrando estudantes de graduação e pós-graduação, e profes sores do IST, em colaboração com investigadores e profissionais da indústria.

Este laboratório terá como objectivo promover o desenvolvimento de recu rsos humanos qualificados ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento e a investigação e desenvolvimento em computação móvel e ubíqua.

Durante a sua visita, o primeiro-ministro visita ainda o edifício Chipi dea, de microelectrónica, e as empresas Alfama e Alma Design.

A Chipidea é uma sociedade anónima que iniciou a sua actividade em 1997 , no Taguspark, dedicando-se ao projecto, produção e comercialização de circuito s integrados de sinal misto, analógico e digital.

Esta sociedade anónima tem 220 colaboradores, exporta cem por cento da sua produção e tem instalações em países estrangeiros como os Estado Unidos, Pol ónia, Bélgica, Israel, França, China e Macau, comercializando macrocélulas para serem integradas no mercado das comunicações móveis e multimédia.

A Alfama desenvolve a sua actividade na área da biotecnologia, estando dedicada à descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos (em particular ant i-inflamatórios), tendo sido considerada a mais promissora jovem empresa da Euro pa pelo Gate2Growth Venture Contest da Comissão Europeia (entre 300 concorrentes de 22 países).

Já a Alma design, outra das empresas que será visitada por Sócrates, op era nas áreas do design para transportes, máquinas industriais, mobiliário, elec trónica, espaços públicos e comerciais.

Diário Digital / Lusa

29-06-2006 12:20:00


Seria bom que realmente o título fosse verdade, mas o futuro é incerto. Silicon Valley foi criada por pequenas e médias companhias...e Portugal está cheio de isso, logo,....porque não?

(Até a economia alemã tem muito a dever às suas PMEs.., provavelmente todas as economias..)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 05, 2006, 06:40:52 pm »
Por falar em"clusters"  em Braga vai nascer, com o apoio do estado portugûes e do governo Galego, um centro de nano-tecnologia, nomeadamente desenvolvimento de chips e micro-chips. Ainda não se sabe será independente da Universidade do Minho  ou formará uma parceria com esta.