Desarmamento do NRP «VEGA»

  • 4 Respostas
  • 3941 Visualizações
*

Sailor Girl

  • 12
  • +0/-0
    • http://atlanticoazul.blogspot.com
Desarmamento do NRP «VEGA»
« em: Agosto 21, 2008, 07:08:13 pm »
Tomei conhecimento, a partir da Ordem n.º 33, de 6 de Agosto, que, nos termos da Portaria n.º 714/2008, de 21 de Julho, publicada no D.R., 2.ª série, de 5 de Agosto, foi determinado o Desarmamento do NRP VEGA.

Refere a Portaria que, «tornando-se necessário passar o N.R.P. VEGA ao estado de desarmamento, com vista ao seu abate ao efectivo dos navios da Marinha (...), determina-se que o NRP VEGA passe ao estado de desarmamento para abate, a partir de 21 de Julho de 2008».

A minha questão reside nos fundamentos, que não vêm expostos na Portaria: por que razão se tornou necessário proceder ao abate deste navio? E qual será o destino do mesmo?
Cumprimentos.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18259
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5911 vez(es)
  • +7150/-9531
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 22, 2008, 08:15:45 am »
Acho que nunca são revelados os "fundamentos" para o abate, seja que navio fôr.

Corrijam-me se estiver enganado.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 22, 2008, 11:22:55 am »
Penso que foi substituído pelo veleiro Blaus VII - apreendido a rede de tráfico na Madeira.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 22, 2008, 02:14:15 pm »
O Vega, um dos mais veleiros de cruzeiro do país, foi abatido devido ao seu estado de degradação do casco. O casco é todo em madeira e não é de todo fácil à marinha efectuar este tipo de reparação. Mais pormenores não sei, só sei que este é o principal problema.

Quanto ao seu substituto não certo que seja o Blaus VII, visto que este veleiro ainda não é da marinha. Está somente entre provisoriamente à marinha, podendo ficar em definitivo mas ainda não é garantido. Sendo este veleiro um navio muito diferente do Vega. O Vega é um veleiro de competição, o que não se passa com o seu possível sucessor.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Sailor Girl

  • 12
  • +0/-0
    • http://atlanticoazul.blogspot.com
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 25, 2008, 07:18:38 pm »
Obrigada a todos pela participação.

Parece que a decisão de passar o navio "Vega" à fase de desarmamento se prende mesmo com razões de idade do navio, o qual requereria mão-de-obra qualificada e dispendiosa, para além de ser um veleiro "lento" para efeitos das regatas em que participam os Cadetes da Escola Naval.

Assim, tudo indica que será substituído pelo veleiro "Blaus VII", feito em fibra (o que o tornará mais rápido e, sendo maior, levará também mais "guarnição").

Para não se perder a sua história, o N.R.P. "Vega" ficará afecto à área cultural da Marinha.
Cumprimentos.