REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 2998 Respostas
  • 395378 Visualizações
*

Ramos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +4/-1
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #420 em: Julho 15, 2018, 08:47:07 pm »
Ramos o que dizes  " ser necessário num horizonte de cinco anos " a meu ver não é possível nem num horizonte a vinte anos, já viste os milhares de milhões que estão na tua lista.

Abraços

Tenente, daí eu falar em prioritário, necessário e desejável. E se viesse nesse horizonte temporal de 5 anos apenas o prioritário, creio que todos ficaríamos razoavelmente satisfeitos.

Mas vamos a umas contas de merceeiro apenas para o prioritário…

FAP
Substituir os C-130 pelo KC-390 (5 a 6 unidades) – Cerca de 400 milhões de € para aquisição de 5 unidades (não inclui custos de manutenção e operação)
Adquirir um novo helicóptero ligeiro (5 a 7 unidades) – Cerca de 30 milhões de € para a aquisição de 7 unidades (não inclui custos de manutenção e operação)
Arrancar com a conversão dos F-16 para o padrão V – Cerca de 500 milhões de € para a frota de 28 aparelhos, o que dá aproximadamente 18 milhões por aparelho. Considerando a modernização de 3 aparelhos por ano, em 5 anos estaríamos a falar de 270 milhões de €.
A fatia da FAP seria de 700 milhões de €.

ARMADA
Terminar o programa de construção dos OPV com, pelo menos, mais 4 unidades da classe Viana do Castelo – A cerca de 80 milhões a unidade, 320  milhões de €
Aquisição de um Joint Support Ship, com valências de AOR / LSS (tipo Logistic Support Vessel Supporter 19000 da Damen) – 120 milhões de €
MLU às fragatas Vasco da Gama e Bartolomeu Dias – Se feita à séria, a todos os navios, seriam cerca de 70 milhões de € por unidade, 350 milhões de € no total
MLU aos submarinos – Mais uns 30 a 40 milhões por unidade
MLU aos Linx – 10 milhões de € por unidade
A fatia da Armada rondaria os 900 milhões de €.

EXÉRCITO
Aquisição de novos fardamentos e equipamentos individuais – Não consigo quantificar
Aquisição de 15.000 / 16.000 armas de fogo ligeiras – A cerca de 2.500 € cada arma, são cerca de 40 milhões de Euros
Aquisição de viatura MRAP 4 x 4, tipo M-ATV (40 a 50 unidades) – cerca de 30 milhões de €
Aquisição de viatura blindada ligeira 4 x 4 tipo L-ATV (100 unidades) – Cerca de 50 milhões de €
Aquisição de sistema de defesa aérea SHORAD (28 a 36 unidades de tiro e respectivos radares) – não consigo quantificar
Continuação da renovação do parque de viaturas – Não consigo quantificar
Sustentação de munições – Não consigo quantificar
Digamos que a fatia do Exército estaria abaixo das demais, rondando os 500 milhões de €.

Total: 2.100 Milhões de € em 5 anos, ou seja, cerca de 420 milhões por ano.

Se pedir isto é pedir demais, depois de décadas a desinvestir massivamente nas Forças armadas, é melhor fechar a loja.

Cumprimentos,

 

*

Ramos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +4/-1
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #421 em: Julho 15, 2018, 08:58:13 pm »
Olhando para essas prioridades eu cá começo a ser da opinião que devíamos, infelizmente, fazer alguma ginástica e deixar cair a substituição dos C-130, reforçando antes a frota dos C-295 e recorrendo às pools europeias e NATO para nos safarmos durante algum tempo, enquanto se desvia os fundos de uma verdadeira substituição dos C-130 para outros programas mais urgentes ou que permitam que não percamos valências e know-how. Por exemplo, vejo alguns dos programas da Marinha como mais urgentes que o do C-130.

Cumprimentos,

Get_it, não creio que perder a nossa única verdadeira capacidade de projecção seja uma opção razoável. Mais a mais quando estamos cada vez mais envolvidos em mais missões exteriores.
Até acho que para além dos 5 KC390 deveriamos mas era pensar em adquirir uns dois ou três C17. Mas tal é pura utopia, e nunca irá acontecer.  :mala:

Venham de lá os KC's do Dr. Costa, que já vêm tarde  :Piloto:

PS - viajando ao reino da utopia, deixe-me dizer-lhe que ter mais uns dois C-295 não viria mal em nenhuma circunstância. Mais um para patrulha maritima e outro para transporte. Mas como tal jamais virá a acontecer ...

Cumprimentos,
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #422 em: Julho 15, 2018, 09:18:30 pm »
Olhando para essas prioridades eu cá começo a ser da opinião que devíamos, infelizmente, fazer alguma ginástica e deixar cair a substituição dos C-130, reforçando antes a frota dos C-295 e recorrendo às pools europeias e NATO para nos safarmos durante algum tempo, enquanto se desvia os fundos de uma verdadeira substituição dos C-130 para outros programas mais urgentes ou que permitam que não percamos valências e know-how. Por exemplo, vejo alguns dos programas da Marinha como mais urgentes que o do C-130.

Cumprimentos,

Get_it, não creio que perder a nossa única verdadeira capacidade de projecção seja uma opção razoável. Mais a mais quando estamos cada vez mais envolvidos em mais missões exteriores.
Até acho que para além dos 5 KC390 deveriamos mas era pensar em adquirir uns dois ou três C17. Mas tal é pura utopia, e nunca irá acontecer.  :mala:

Venham de lá os KC's do Dr. Costa, que já vêm tarde  :Piloto:

PS - viajando ao reino da utopia, deixe-me dizer-lhe que ter mais uns dois C-295 não viria mal em nenhuma circunstância. Mais um para patrulha maritima e outro para transporte. Mas como tal jamais virá a acontecer ...

Cumprimentos,

Olha Ramos, para os aviões de transporte eu até já me dava por satisfeito com 03  KC390, 02 C17 e 02 C295W, e até a FAP festejava, podes crer.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ramos

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #423 em: Julho 16, 2018, 02:30:49 am »
Sem querer ser o desmancha prazeres, o ultimo C17 que foi vendido a India ficou por + de 360 milhões de dólares.
Esqueçam, mais valia ir buscar dois A400M por o preço só de uma unidade do C17.
 :(
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #424 em: Julho 16, 2018, 06:17:14 am »
C-130J, sempre! KC-390, por que não? A400M, já começa a ficar para o caro, mas C-17 para transportar o quê? 4 companhias de pára-quedistas, 2 companhias de comandos, 3 companhias de fuzos, 1 companhia de OE e mais uns pelotões do DAE? Tudo forças ligeiras sem grandes componentes blindadas. Acho um bocado overkill e com custos incomportáveis para o nosso magro orçamento.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Crypter

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #425 em: Julho 16, 2018, 10:19:07 am »
C-130J, sempre! KC-390, por que não? A400M, já começa a ficar para o caro, mas C-17 para transportar o quê? 4 companhias de pára-quedistas, 2 companhias de comandos, 3 companhias de fuzos, 1 companhia de OE e mais uns pelotões do DAE? Tudo forças ligeiras sem grandes componentes blindadas. Acho um bocado overkill e com custos incomportáveis para o nosso magro orçamento.

Parece que vem aí uma reforma não reforma, ou seja, o treino da tropa tuga vai para o interior do país, vamos ver se vão fechar a escola de Mafra.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11012
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3204 vez(es)
  • +731/-1031
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #426 em: Julho 16, 2018, 11:35:35 am »
Qual unidade, Santa Margarida? Abrantes?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #427 em: Julho 16, 2018, 04:10:21 pm »
Qual unidade, Santa Margarida? Abrantes?

Ainda há os Regimentos de Chaves e Beja "às moscas"...mais para ai ninguém quer ir nem que "chovam canivetes"! 
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11012
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3204 vez(es)
  • +731/-1031
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #428 em: Julho 16, 2018, 05:33:03 pm »
Nessas unidades fazem a instrução básica, tal como Abrantes.

Os Paras têm a sua instrução em Tancos e os OE em Lamego, isso é tudo interior.

Mas depois temos Escola das Armas em Mafra, a Escola dos Serviços na Póvoa do Varzim, a ESE nas Caldas, os Comandos na Carregueira.

Mas já é alguma coisa, a Marinha e FAP não tem nada no interior.

A GNR também tem um dos seus centros de instrução em Portalegre.
« Última modificação: Julho 16, 2018, 05:35:20 pm por Lightning »
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #429 em: Julho 16, 2018, 06:02:45 pm »
A Marinha acho que é normal  ;D ...mas isso é apenas a minha opinião  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, jorgeshot1

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #430 em: Julho 16, 2018, 06:50:14 pm »
C-130J, sempre! KC-390, por que não? A400M, já começa a ficar para o caro, mas C-17 para transportar o quê? 4 companhias de pára-quedistas, 2 companhias de comandos, 3 companhias de fuzos, 1 companhia de OE e mais uns pelotões do DAE? Tudo forças ligeiras sem grandes componentes blindadas. Acho um bocado overkill e com custos incomportáveis para o nosso magro orçamento.

NVF eu também prefiro o J aos KC's sem dúvida mas a minha escolha pelo C17 é sobretudo por dois motivos que passo a mencionar não se prende com as nossas FE's .

O primeiro motivo é os gastos exorbitantes que o Estado  "oferece", sempre que é necessário efectuar o transporte de Homens e viaturas para os diversos TO's, as agora tão frequentes e famosas FND.

Quantos voos eram necessários efectuar para colocar, por exemplo, na RCA uma companhia, apenas uma companhia de Paras ou CMDs com o seu material rolante, e uns quantos Pandur, como reforço, se apenas tivessemos os KC's ou os Hercules ???   

muitos, se as aeronaves fossem capazes de transportar os Pandur, pois há versões que não são transportáveis devido não só ao Payload como ao seu volume, e, nesse caso alugava-se mais um vez um AN124 para transportar as 15, 20, 30 viaturas se não mais em dois ou três voos, mesmo um A400 tinha que efectuar o dobro dos voos de um C17 para transportar o mesmo material, portanto pelo menos demoraríamos o dobro de tempo, com duas vezes mais tripulações, se as tivessemos e muito mas muito mais combustível, imagina os custos acrescidos.
 













https://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A400M_Atlas

https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_C-17_Globemaster_III

Payload A400 -  35 tons vs C17 -  77 Tons

Preços A400 - 152 milhões vs  C17 - 300 Milhões

Também e porque não possuímos nenhum método de em caso de catástrofe deslocar para as nossas zonas insulares os meios de ajuda Humanitária rapidamente e em força, tais como material de engenharia e de bombeiros como reforço dos meios locais.
Com os actuais e ou futuros meios aéreos de transporte médio, a FAP não consegue cumprir qualquer uma das duas missões que acima mencionei e, pelo que parece assim vai continuar !!

PS as fotos foram tiradas por mim em Lisboa, quando se efectuava o carregamento de um 124 para Cabul.

Abraços
« Última modificação: Julho 16, 2018, 07:07:17 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Ramos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +4/-1
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #431 em: Julho 16, 2018, 08:34:42 pm »
C-130J, sempre! KC-390, por que não? A400M, já começa a ficar para o caro, mas C-17 para transportar o quê? 4 companhias de pára-quedistas, 2 companhias de comandos, 3 companhias de fuzos, 1 companhia de OE e mais uns pelotões do DAE? Tudo forças ligeiras sem grandes componentes blindadas. Acho um bocado overkill e com custos incomportáveis para o nosso magro orçamento.

NVF eu também prefiro o J aos KC's sem dúvida mas a minha escolha pelo C17 é sobretudo por dois motivos que passo a mencionar não se prende com as nossas FE's .

O primeiro motivo é os gastos exorbitantes que o Estado  "oferece", sempre que é necessário efectuar o transporte de Homens e viaturas para os diversos TO's, as agora tão frequentes e famosas FND.

Quantos voos eram necessários efectuar para colocar, por exemplo, na RCA uma companhia, apenas uma companhia de Paras ou CMDs com o seu material rolante, e uns quantos Pandur, como reforço, se apenas tivessemos os KC's ou os Hercules ???   

muitos, se as aeronaves fossem capazes de transportar os Pandur, pois há versões que não são transportáveis devido não só ao Payload como ao seu volume, e, nesse caso alugava-se mais um vez um AN124 para transportar as 15, 20, 30 viaturas se não mais em dois ou três voos, mesmo um A400 tinha que efectuar o dobro dos voos de um C17 para transportar o mesmo material, portanto pelo menos demoraríamos o dobro de tempo, com duas vezes mais tripulações, se as tivessemos e muito mas muito mais combustível, imagina os custos acrescidos.

Também e porque não possuímos nenhum método de em caso de catástrofe deslocar para as nossas zonas insulares os meios de ajuda Humanitária rapidamente e em força, tais como material de engenharia e de bombeiros como reforço dos meios locais.
Com os actuais e ou futuros meios aéreos de transporte médio, a FAP não consegue cumprir qualquer uma das duas missões que acima mencionei e, pelo que parece assim vai continuar !!

PS as fotos foram tiradas por mim em Lisboa, quando se efectuava o carregamento de um 124 para Cabul.

Abraços

Nem mais Tenente. Creio que a explicação que dás resume tudo.

Só no que respeita à sustentação das Forças Nacionais Destacadas, possuir uma aeronave que permitisse vôos sem escalas para a maior parte dos teatros onde temos militares empenhados, o transporte num só vôo de uma muito maior quantidade de pessoal e/ou de carga, reduzindo a quantidade de vôos necessários para a colocação ou retirada das forças e equipamentos do terreno e para a sua sustentaçã, e que significasse o fim da necessidade de contractar transporte aéreo de passageiros e carga, seria sem dúvida uma aposta muito interessante.

Deve aliás haver nas Forças Armadas alguma malta com a mesma opinião, já que andaram há uns anos bastante empenhados na aquisição do A-400M, programa onde de resto o Estado Português gastou umas belas massarocas!

Já agora, e por curiosidade, muito gostaria eu de saber quanto é que sai do orçamento da Defesa anualmente apenas para contractação de transporte aéreo. Se calhar, se vamos às contas.....

Cumprimentos,

 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #432 em: Julho 16, 2018, 09:50:13 pm »
Tenente, tens FFAA europeias com maior capacidade expedicionária que nós e que não necessitam ou nem têm capacidade monetária para manter equipamento da classe do C-17 (alguns até têm menos C-130 que nós). Quanto a mim, o C-17 está completamente fora das nossas possibilidades.

Para as nossas necessidades, penso que bastava ser membro do consórcio C-17 NATO (12 nações, 3 C-17A). A razão porque ainda não somos membros escapa-me completamente. Normalmente, só alinhamos em grupos em que não é necessário gastar narta. No entanto, somos membros do grupo AWACS sem ter grande benefício directo. Se fossemos membros do consórcio C-17, teríamos direito a um x número de horas anuais, ou seja, havia benefício directo.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Srgdoido

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #433 em: Julho 17, 2018, 04:33:33 pm »
Vocês têm em conta a necessidade de pessoal para operar e manter todas essas futuras aquisições virtuais?

Temos uma imensidão de tarefas logísticas que estão a ficar para trás, cada vez maior recurso a outsourcing sem capacidade financeira para contratar...

Um aparte a TAP para 2019 necessita de 390 novos  pilotos, o mercado civil formará 90 na melhor opção...sobra para quem? Para 2019 vai ser uma sangria generalizada e em termos de fontes de financiamento...sem comentários.
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #434 em: Julho 17, 2018, 06:47:01 pm »
Vocês têm em conta a necessidade de pessoal para operar e manter todas essas futuras aquisições virtuais?

Temos uma imensidão de tarefas logísticas que estão a ficar para trás, cada vez maior recurso a outsourcing sem capacidade financeira para contratar...

Um aparte a TAP para 2019 necessita de 390 novos  pilotos, o mercado civil formará 90 na melhor opção...sobra para quem? Para 2019 vai ser uma sangria generalizada e em termos de fontes de financiamento...sem comentários.

Raphael, a TAP não vai buscar só ao mercado Nacional os pilotos que necessita, por variadíssimos motivos, entre os quais os pilotos quando são formados tem muito poucas horas de voo e a TAP para admissão passou em 2000 das 1500 horas/voo para em 2013 exigir 300 horas/voo, em 2016 as 250 horas/voo, e, em 2017 manter as 250 horas, tal é a falta de pilotos a nível mundial.

A TAP tem 944 pilotos e nos últimos três anos admitiu 145, quase um por semana.

Abraços
« Última modificação: Julho 17, 2018, 10:11:18 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!