LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2535 em: Abril 03, 2017, 11:27:49 am »
Gostaria que para manter algumas capacidades de operaçoes anfibias costeiras no Territorio nacional, ter pelo menos 2/3 LDM

Com capacidade cada uma de 2/3 viaturas e 1/2 pelotoes de fuzos.

Caso contrario pode-se desativar o BLD. Ficando apenas o equivalente a 1 Batalhao para proteccao dos navios e o DAE.

Como se pode ver dois posts acima até existe projecto nacional e que até dava jeito em caso de terramoto/catástrofe natural nas ilhas ou apoio a projectos de construção como fez a lancha Bacamarte nos Açores. Ou seja missões de protecção civil que estão tanto na moda e que ficam sempre bem numa apresentação na Assembleia da Republica, e por menos de 20M de euros.

Também têm  este projecto da KERSHIP http://navyrecognition.com/index.php/news/naval-exhibitions/2017/lima-2017-show-daily-news/5040-lima-2017-kership-from-france-showcased-its-logistic-support-projection-vessel-lspv-90.html , que ainda tem a vantagem de fazer a patrulha da ZEE e passeios em condições até ao golfo da Guiné em vez de se estar a mandar fragatas.

Penso que o problema neste caso é que provavelmente os fuzileiros têm pouca voz na marinha, excepto quando são necessários para justificar alguma missão no exterior (leia-se fatia do bolo do orçamento do Ministério da Defesa). É certo que se anda a falar à muitos anos do LPD, mas sempre fiquei com a impressão que a principal utilidade do bicho para quem decidia essas coisas era o " olha pra mim a passear o almirante nas manobras da NATO" e o resto era acessório. A impressão passou a certeza com a novela do Siroco.

Cumprimentos,

 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2536 em: Abril 03, 2017, 01:00:20 pm »
Para transporte estratégico por via marítima o ideal seria sempre um LPD, mas o usual por Portugal já nem são operações de escalão batalhão, agora é nível companhia, até no Kosovo a força que está lá pouco mais é que uma companhia. Por isso agora o nível de ambição é movimentar uma companhia, o ideal assim passa a ser um navio como o da Nova Zelândia, ou um LST.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2537 em: Abril 03, 2017, 01:09:10 pm »
Entretanto o 1º AOR construido na Coreia do Sul  ::) para a RFA acaba de chegar a Inglaterra

http://navaltoday.com/2017/04/03/first-tide-class-tanker-reaches-uk-waters/

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2538 em: Abril 03, 2017, 01:25:35 pm »
Gostaria que para manter algumas capacidades de operaçoes anfibias costeiras no Territorio nacional, ter pelo menos 2/3 LDM

Com capacidade cada uma de 2/3 viaturas e 1/2 pelotoes de fuzos.

Caso contrario pode-se desativar o BLD. Ficando apenas o equivalente a 1 Batalhao para proteccao dos navios e o DAE.

Como se pode ver dois posts acima até existe projecto nacional e que até dava jeito em caso de terramoto/catástrofe natural nas ilhas ou apoio a projectos de construção como fez a lancha Bacamarte nos Açores. Ou seja missões de protecção civil que estão tanto na moda e que ficam sempre bem numa apresentação na Assembleia da Republica, e por menos de 20M de euros.

Também têm  este projecto da KERSHIP http://navyrecognition.com/index.php/news/naval-exhibitions/2017/lima-2017-show-daily-news/5040-lima-2017-kership-from-france-showcased-its-logistic-support-projection-vessel-lspv-90.html , que ainda tem a vantagem de fazer a patrulha da ZEE e passeios em condições até ao golfo da Guiné em vez de se estar a mandar fragatas.

Penso que o problema neste caso é que provavelmente os fuzileiros têm pouca voz na marinha, excepto quando são necessários para justificar alguma missão no exterior (leia-se fatia do bolo do orçamento do Ministério da Defesa). É certo que se anda a falar à muitos anos do LPD, mas sempre fiquei com a impressão que a principal utilidade do bicho para quem decidia essas coisas era o " olha pra mim a passear o almirante nas manobras da NATO" e o resto era acessório. A impressão passou a certeza com a novela do Siroco.

Cumprimentos,

E o preço da maquina???

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2539 em: Abril 03, 2017, 01:53:28 pm »
Para transporte estratégico por via marítima o ideal seria sempre um LPD, mas o usual por Portugal já nem são operações de escalão batalhão, agora é nível companhia, até no Kosovo a força que está lá pouco mais é que uma companhia. Por isso agora o nível de ambição é movimentar uma companhia, o ideal assim passa a ser um navio como o da Nova Zelândia, ou um LST.

O MRV/NPL da Nova Zelândia fez parte de um lote de sete navios, project protector, por 500 milhões usd, para renovação da marinha NZ.

http://www.oag.govt.nz/2008/defence/appendix/appendix2.htm

seria a melhor escolha para nós em virtude da guarnição necessária e capacidades do navio.
Agora novo ficará pelos 200 milhões e usado só roubando-o á marinha Neozelandesa ou subornando alguém e nisso somos especialistas........
Na minha muito humilde opinião nunca, RPT nunca teremos um NPL, aguardo que alguém que costumava postar neste fórum, se chegue á frente com as infos que tinha sobre o NPL a afins que teríamos num futuro muito próximo, digo no ano passado......., mas estou sentado á espera !

Abraços

PS um NPolO, Navio Polivalente Oceânico, a partir dos Nossos NPO's  seria um aposta a considerar !!!!
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2540 em: Abril 03, 2017, 02:36:12 pm »
Existem uns LPD/LST jeitosos em RC. Para estes devemos ter orçamento para uma meia dúzia. Os outros não estou a ver (a não ser algum que apareça a 20 milhões mais iva) ...  ;D ::)




Saudações  ;D ::)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2542 em: Abril 04, 2017, 01:52:41 am »
]

http://www.planobrazil.com/tecnologia-industria-francesa-lanca-um-mini-makassar-cuja-principal-limitacao-e-a-baixa-capacidade-de-transportar-aeronaves/

Citar
E o preço da maquina???

Se o preço de que estamos a falar é a lancha de desembarque (Projecto do Alfeite), os valores deverão andar abaixo dos 12-15M €. A titulo de exemplo a Damen vendeu este modelo http://products.damen.com/en/ranges/stan-lander/stan-lander-5612por menos de 12M €, e os Estaleiros Navais de Peniche por 19.5M € construíram dois parecidos de 57M, um de 30m e três embarcações mais pequenas http://www.enp.pt/?lop=conteudo&op=d82c8d1619ad8176d665453cfb2e55f0

Se estamos a falar do projecto do consórcio KERSHIP ainda não apareceram candidatos. Se tivermos em conta que para o projecto B2M da marinha francesa se irão gastar 100M  € para três embarcações com contrato de manutenção operacional durante 6 anos e 250 dias de navegação anuais, para embarcações de concepção teoricamente mais simples e dimensão mais reduzidas, e se mantivermos os padrões de armamento e sensores dos NPO eu apostava num valor entre os 45-50M € por unidade.
http://www.meretmarine.com/fr/content/b2m-nouvelles-precisions-sur-le-programme
Ressalva-se que em matéria de barcos os meus conhecimentos práticos resumem-se a ter atravessado episodicamente o Tejo no cacilheiro e não me chamar Nuno Rogeiro, de maneira que o valor apresentado vale o que vale.

Cumprimentos,

 

 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2543 em: Abril 04, 2017, 03:03:21 pm »
Em relação aos reabastecedores há outra solução, a Canadiana, deram baixa dos navios deles sem ter os substitutos construídos. A solução deles é "alugar" navios (com tripulação e tudo) a marinhas aliadas para os apoiar sempre que as suas fragatas vão para o mar, ao que parece no Atlântico tem o apoio de Espanha e no Pacifico tem o apoio do Chile.

http://thechronicleherald.ca/novascotia/1341458-spanish-navy-replenishment-vessel-arriving-in-halifax

O aluguer não deve ficar barato, mas o Canadá não é propriamente pobre.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2544 em: Abril 04, 2017, 03:17:17 pm »
Em relação aos reabastecedores há outra solução, a Canadiana, deram baixa dos navios deles sem ter os substitutos construídos. A solução deles é "alugar" navios (com tripulação e tudo) a marinhas aliadas para os apoiar sempre que as suas fragatas vão para o mar, ao que parece no Atlântico tem o apoio de Espanha e no Pacifico tem o apoio do Chile.

http://thechronicleherald.ca/novascotia/1341458-spanish-navy-replenishment-vessel-arriving-in-halifax

O aluguer não deve ficar barato, mas o Canadá não é propriamente pobre.
Já tinha falado nisso no tópico do abastecedor. Quiça para os companheiros de península façam um desconto do aluguer do  SPS Patiño (A14) ou SPS Catabria (A15)...  ;D ;) http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=8636.150





Saudações
« Última modificação: Abril 04, 2017, 03:19:19 pm por mafets »
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2545 em: Abril 04, 2017, 07:45:19 pm »
Em relação aos reabastecedores há outra solução, a Canadiana, deram baixa dos navios deles sem ter os substitutos construídos. A solução deles é "alugar" navios (com tripulação e tudo) a marinhas aliadas para os apoiar sempre que as suas fragatas vão para o mar, ao que parece no Atlântico tem o apoio de Espanha e no Pacifico tem o apoio do Chile.

http://thechronicleherald.ca/novascotia/1341458-spanish-navy-replenishment-vessel-arriving-in-halifax

O aluguer não deve ficar barato, mas o Canadá não é propriamente pobre.

E porventura, estás a ver esse cenário a aplicar-se em Portugal nos próximos 20 anos? É que nós não vamos construir quaisquer abastecedores novos. Se com os submarinos foi o granel que foi, a 500 milhões cada, como é que vais explicar à populaça que um petroleiro para a Marinha custa 400 milhões? Fixe, fixe, vai ser daqui a 20 anos quando for necessário renovar a frota apodrecida (se ainda cá estiver vou fartar-me de rir), ter que explicar que fragatas novas custam 1000 milhões cada, submarinos 1500 milhões cada, um abastecedor e um NPL para aí uns 800 milhões cada. Já para não falar da FAP, com o substituto (novo) do F-16 a rondar os 250 ou os 300 milhões a unidade. Enquanto ainda houver FFAA estamos condenados a material em segunda mão, excepto para os artigos mais pequenos, tipo carros para oficiais superiores e afins.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2546 em: Abril 04, 2017, 08:16:16 pm »
Em relação aos reabastecedores há outra solução, a Canadiana, deram baixa dos navios deles sem ter os substitutos construídos. A solução deles é "alugar" navios (com tripulação e tudo) a marinhas aliadas para os apoiar sempre que as suas fragatas vão para o mar, ao que parece no Atlântico tem o apoio de Espanha e no Pacifico tem o apoio do Chile.

http://thechronicleherald.ca/novascotia/1341458-spanish-navy-replenishment-vessel-arriving-in-halifax

O aluguer não deve ficar barato, mas o Canadá não é propriamente pobre.

E porventura, estás a ver esse cenário a aplicar-se em Portugal nos próximos 20 anos? É que nós não vamos construir quaisquer abastecedores novos. Se com os submarinos foi o granel que foi, a 500 milhões cada, como é que vais explicar à populaça que um petroleiro para a Marinha custa 400 milhões? Fixe, fixe, vai ser daqui a 20 anos quando for necessário renovar a frota apodrecida (se ainda cá estiver vou fartar-me de rir), ter que explicar que fragatas novas custam 1000 milhões cada, submarinos 1500 milhões cada, um abastecedor e um NPL para aí uns 800 milhões cada. Já para não falar da FAP, com o substituto (novo) do F-16 a rondar os 250 ou os 300 milhões a unidade. Enquanto ainda houver FFAA estamos condenados a material em segunda mão, excepto para os artigos mais pequenos, tipo carros para oficiais superiores e afins.

Aí é que vão ser elas, POR ESSES ANOS, nós com apenas cerca de 7,5 milhões de almas, e sem FFAA,..............VAMOS SER MESMO INVADIDOS, PARA SERMOS NADA MAIS QUE UMA COLÓNIA DE FÉRIAS EXCLUSIVA PARA OS NÓRDICOS !!!!! ;) ;) ;) ;)
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2547 em: Abril 04, 2017, 08:17:31 pm »
Em relação aos reabastecedores há outra solução, a Canadiana, deram baixa dos navios deles sem ter os substitutos construídos. A solução deles é "alugar" navios (com tripulação e tudo) a marinhas aliadas para os apoiar sempre que as suas fragatas vão para o mar, ao que parece no Atlântico tem o apoio de Espanha e no Pacifico tem o apoio do Chile.

http://thechronicleherald.ca/novascotia/1341458-spanish-navy-replenishment-vessel-arriving-in-halifax

O aluguer não deve ficar barato, mas o Canadá não é propriamente pobre.
Já tinha falado nisso no tópico do abastecedor. Quiça para os companheiros de península façam um desconto do aluguer do  SPS Patiño (A14) ou SPS Catabria (A15)...  ;D ;) http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=8636.150





Saudações

Eu também acredito no Pai Natal mas tanto é que não.......descontos os Espanhóis ??????
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2548 em: Abril 04, 2017, 10:31:56 pm »
Claro que não acredito que a gente faça o mesmo, ou arranjamos um usado e barato ou deixamos de ter.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2549 em: Abril 06, 2017, 08:03:30 pm »
Isso aí de cima é navio para superpotências assim estilo Peru.
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