Os 30 F16A/B MLU da FAP

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paraquedista

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Re: MLU
« Responder #30 em: Maio 29, 2007, 01:08:01 pm »
Citação de: "tsahal"
Paraquedista lamento mas desisto.......

Typhoonman tou a espera de saber se o LITENING 3, será apresentado para esse concuso.


Sabe caro thashal...eu vivo no Canada, e por isso Ingles e a minha segunda lingua...como tal sei muito bem o que quer dizer "procurement"...mas voce podia e devia  ser muito mais simpatico, quando partipa no forum... :roll:
 

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MERLIN

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« Responder #31 em: Maio 29, 2007, 01:14:34 pm »
O concurso para os 12 POD para Portugal esta anunciado via pagina da DGAED no site do MDN. Na pagina da DGAED ha um link para a Agência Europeia de Defesa. O concurso esta na pagina 2.
Cumptos
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira
 

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paraquedista

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« Responder #32 em: Maio 29, 2007, 01:32:17 pm »
Muito agradecido caro Merlin.  E data de 10/05/2007 portanto bastante recente...
 

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papatango

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« Responder #33 em: Maio 29, 2007, 04:20:51 pm »
Er...

Aquele F-16 da foto, não é um F-16 B ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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tsahal

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MLU.
« Responder #34 em: Maio 29, 2007, 04:50:31 pm »
Fui ver agora mesmo a fotografia e confirmo a tua afirmação. É mesmo um F16B Block 15.
 

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typhonman

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« Responder #35 em: Maio 29, 2007, 05:34:46 pm »
Sim, em testes com o pod LITENING II.
 

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paraquedista

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« Responder #36 em: Maio 29, 2007, 06:21:51 pm »
Nota interessante do Defense Industry daily sobre o preco dos Litening II...baixaram de $3.3 milhoes de US Dol. das primeiras encomendas, para $1.28 milhoes de US Dol. em 2004 e tratando-se ja do Litening AT.

Comeca-me a parecer que os 13 milhoes de Euros para equipamento dos F16 entre 2007 e 2010 serao para os POD's de Reconhecimento... :wink:


Scoping The Buy: Past Orders


LITENING IIThough the contract did not mention how many pods were being purchased, some reference contracts may help. The USAF Reserve's initial program to equip four F-16 squadrons involved 16 pods at $53 million ($3.3 million each), including support equipment, training, and initial maintenance support. By July 2000, however, a procurement order of 15 LITENING II pods plus support and training for Harrier aircraft of the US, British and Spanish navies cost only $25 million ($1.67 million each). In 2001, a USMC order of 47 LITENING II pods for its AV-8B Harriers cost $54.8 Million ($1.16 million each). In 2003, an order for 24 LITENING IIs for F-15E Strike Eagles cost $32.6 million ($1.35 million each). Finally, in 2004, amidst a number of refits and upgrades there was also a USMC contract to purchase 8 of the more advanced LITENING AT pods for its F/A-18s at a price of $10.3 million ($1.28 million each). Note that all LITENING pods in US servicve have now been upgraded to the LITENING AT standard.

The USAF's Air Force Link fact sheet lists the price at $1.4 million each, though it does not note which fiscal year dollars are used as the baseline. Note also that many contracts, especially those that represent the LITENING's inaguration with a country's military, will include a substantial technical, spares and maintenance compnent. If the new customers are mounting the pod on a new aircraft type, platform integration costs may also factor in.
 

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tsahal

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MLU.
« Responder #37 em: Maio 29, 2007, 06:58:17 pm »
O preço é sempre um dado relativo. O comprador e o vendedor podem negociar o valor e as fases de pagamento.

É sempre uma boa noticia, significando que trata-se de melhorar as capacidades dos F16.

Não esquecer, que o projecto anunciado é ainda um ``Prior Information Notice´´.
 

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typhonman

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« Responder #38 em: Maio 29, 2007, 07:13:54 pm »
Ao menos são o dobro do que se falava a uns tempos atrás.
 

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« Responder #39 em: Maio 30, 2007, 04:14:35 am »
Essa foto do F-16B com Litening remonta a 2000, salvo erro, quando a Rafael testou a integração do pod nos nossos F's.

Mais recentemente, a FAP pôde testar num ambiente mais "operacional" outros modelos de TGP em exercícios NATO. E parece que os Pantera ficaram na retina...

A vêr vamos.

Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

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nelson38899

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« Responder #40 em: Maio 30, 2007, 11:54:26 am »
Gostava que me tirassem uma duvida os novos targing pods que Portugal vai adquirir não será, para a esquadra de F16 mais antiga como modernização. Quanto ao que Portugal vai investir na segunda esquadra não será porque já há comprador para os aviões que Portugal pretende vender.


Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Get_It

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« Responder #41 em: Maio 30, 2007, 02:44:46 pm »
Corrijam-me se estive enganado, mas targeting pods, como os da família Lightning, são utilizados para apontar bombas inteligentes/bombas de precisão para ataques terrestres. Portanto deverá ser essa esquadra 301, que tem esta missão, a receber as 12 unidades do sistema a comprar.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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tsahal

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MLU.
« Responder #42 em: Maio 30, 2007, 02:48:55 pm »
Penso que não. Porque do meu ponto de vista, torna-se muito difficil vender F16s por varios motivos.

Tem que haver algum interessado e de forma firme.

Se o MDN vender os 12 como inicialmente previsto, a LM deixa de poder vender ao possivel comprador da FAP. Não esquecer o forte poder de ``marketing´´ da empresas US e das diversas agencias US que vendem equipamentos defesa e existem muitos F16s US de versões antigas a espera no deserto por um possivel comprador.

Modernizar 12 ao padrão MLU leva o seu tempo e o seu dinheiro.

Se for o caso, no fim da modernização dos 12 F16s, seriam logo vendidos e nós ficariamos com F16A/B B15? Sendo assim, a nossa frota ficava ``outdated´´.
 

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typhonman

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« Responder #43 em: Maio 30, 2007, 08:30:57 pm »
Os Pantera não têm capacidades a nivel de navegação inercial e reconhecimento como as versões II e III do LITENING, até agora so escolheram o Pantera a Bélgica e a Noruega, muito por razões politicas(não querer comprar armas a Israel), penso que o ideal para nós seria o Litening II/III como ja referi.
 

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tsahal

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MLU
« Responder #44 em: Maio 30, 2007, 08:34:36 pm »
O LITENING é um sistema Israelita que pode ser de certa forma ``transformado´´ num equipamento US, visto que ele é tb disponibilizado pela Northrop Grumman ao abrigo de acordos de marketing e industriais.

O LITENING tb foi escolhido pela Holanda.