Votação

Votação: Qual a côr que mais associam à palavra Policia ?

Azul
30 (100%)
Verde
0 (0%)

Votos totais: 30

Votação encerrada: Abril 22, 2007, 11:12:56 pm

Votação: Qual a côr que mais associam à palavra Policia ?

  • 16 Respostas
  • 9499 Visualizações
*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Pessoalmente cada vez que me ocorre a palavra Policia a côr que vislumbro é o azul, e Vocês  :?:
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 22, 2007, 11:20:06 pm »
Citar
Azul
O Azul é uma cor primária e espiritual para rituais que necessitem de harmonia, luz, paz, sonhos e saúde. Simboliza a verdade, inspiração, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica e paciência.


in http://bliki.cultodavida.com/view/azul.html
« Última modificação: Abril 22, 2007, 11:21:23 pm por Raul Neto »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 22, 2007, 11:20:30 pm »
Qual é que é o objectivo desta votação? É que sinceramente não estou a ver?
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 22, 2007, 11:22:30 pm »
O objectivo é mesmo para dar opiniões e reflectir.....
 

*

springo

  • 31
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 22, 2007, 11:49:50 pm »
...blue......... :roll:
 

*

Pirex

  • 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 23, 2007, 04:05:53 pm »
Não consigo vislumbrar qual é o verdadeiro objectivo desta pergunta, se se trata de um mero recolher de opiniões ou algo que ultrapassa este objectivo. A cor azul é a cor actualmente adoptada nos uniformes das principais forças de segurança (GNR e PSP) no nosso país, pelo menos com maior visibilidade decorrente da sua proximidade com a população e como tal deve ser esta cor que todas as pessoas pensam quando se fala de segurança interna.
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 23, 2007, 06:40:49 pm »
Eu realmente peço desculpa a todos por não me ter sabido se calhar expressar bem, o que eu pretendo mesmo é procurar saber (além do significado da côr em si) se existe algum outro (do ponto de vista histórico) que levou a que a côr azul fosse escolhida para representar as forças policiais, e falo a nível internacional, pois também aí parece-me ser uma côr bastante utilizada, pelo menos pelas principais forças de segurança. Na União Europeia por exemplo tem sido uma côr cada vez mais usada, vejam o caso da polícia Alemã que mudou o verde que figurava nos esquemas de pintura dos seus veículos pelo azul.

Agora, depois de já ter participado várias vezes em fóruns aprendi que nem tudo é linear, e portanto gostava de procurar saber junto de Vós se existe um outro entendimento sobre esta matéria. Uma das coisas que me esqueci de fazer foi ter colocado na votação outras opções, ainda tentei emendar mas já não fui a tempo :wink:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 23, 2007, 06:50:15 pm »
Eu quando penso na GNR (força de segurança), a cor que me ocorre é o verde, apesar de o verde ser mais a cor do exército, e quando penso nos outros ramos das forças armadas ocorre-me o azul, mas isso penso que se deve ao meio em que operam, oceano e céu e não às mesmas razões da policia.
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 23, 2007, 07:06:14 pm »
Azul-Esverdeado.  :twisted:
 

*

Pantufas

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 23, 2007, 10:54:20 pm »
Citação de: "Lightning"
Eu quando penso na GNR (força de segurança), a cor que me ocorre é o verde, apesar de o verde ser mais a cor do exército, e quando penso nos outros ramos das forças armadas ocorre-me o azul, mas isso penso que se deve ao meio em que operam, oceano e céu e não às mesmas razões da policia.


O azul é a cor tradicional das polícias. Creio que nos EUA os "blues" são os polícias...

O uniforme nº1 da GNR é azul com uma larga tira verde nas calças. Não sei se terá havido alguma intenção neste sentido mas o facto é que a Guarda usa o verde da sua natureza militar e também o azul da sua função polícia.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 24, 2007, 12:35:11 am »
Citação de: "Pantufas"
O uniforme nº1 da GNR é azul com uma larga tira verde nas calças. Não sei se terá havido alguma intenção neste sentido mas o facto é que a Guarda usa o verde da sua natureza militar e também o azul da sua função polícia.


Os veiculos das brigadas territorias tem cor verde.
 

*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 24, 2007, 01:37:56 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Pantufas"
O uniforme nº1 da GNR é azul com uma larga tira verde nas calças. Não sei se terá havido alguma intenção neste sentido mas o facto é que a Guarda usa o verde da sua natureza militar e também o azul da sua função polícia.

Os veiculos das brigadas territorias tem cor verde.


penso que isso esteja a mudar, os novos veiculos são brancos e com uma simples linha verde ou são pretos/azuis escuros ( ? ) e com  essa mesma linha verde, estou certo ou não?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 24, 2007, 02:38:37 pm »
Eu já vi brancos com linha verda na Brigada de transito, sem azul, e foi por isso que referi Brigadas Territoriais.
Carros azuis com linha verde nunca vi além das blindados que a GNR usou no Iraque e Timor.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1222 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 24, 2007, 04:34:09 pm »
 

*

Pantufas

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 24, 2007, 05:15:29 pm »
... apenas dei a minha opinião quanto ao uniforme nº 1 da GNR, em que há feliz coincidência das cores azul e verde.
Nas viaturas, quer uma quer outra cor têm lugar embora eu pense que estaria mais certo conjugar as duas.
De resto, desconheço quais os critérios que têm levado às opções mais ou menos coloridas das viaturas conforme o tipo de unidade a que pertencem. Mas certamente terão sido outros.