Projecto Embraer C-390

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1110 em: Maio 11, 2018, 10:58:17 am »
Eu não sou especialista, mas o acidente do stall deve ter afectado a estrutura e os sistemas desta célula de forma mais profunda do que a Embraer e a FAB conseguiram antever.

@Vítor  Não penso (nem desejo) que estes dois acidentes venham a colocar em causa o futuro do programa KC-390. Simplesmente, não acho que, no futuro imediato, esta seja a aeronave que faz falta à FAP. Portugal já optou demasiadas vezes por sistemas novos e não testados (por vários anos de utilização) que só trouxeram problemas, passando por elevados níveis de inoperacionalidade ao cancelamento de programas.

Se há, como parece haver, vontade política para adquirir o KC-390, então que se façam as coisas de forma pensada. O que, quanto a mim, passaria pela modernização da actual frota de C-130H ou, melhor ainda, pela aquisição de 4 J ou J-30 novos e, posteriormente (5 a 10 anos), pela aquisição de 2 ou 3 KC-390 (de preferência de uma versão B, alongada e com maior raio de acção, cujo desenvolvimento pela Embraer penso ser inevitável para o sucesso do programa).

Penso que seria preferível uma solução desse tipo, ou mesmo 4 C130H modernizados e mais dos Kc390, se existe assim tanta vontade de comprar o Cargueiro. Aliás, com o que se poupava se calhar já permitia a vinda do Super Tucano e do ERJ, que no meu entender fazem falta à FAP, e são também da Embraer (sonhos antigos como o C17, A400 ou Airbus, não estou a ver pois neste país grandes compras militares só em "situações muito específicas  ;D ).  ;)




Cumprimentos
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1111 em: Maio 11, 2018, 11:13:20 am »
KC-390: imagens do PT-ZNF avariado em incidente









https://www.aereo.jor.br/2018/05/10/kc-390-imagens-do-pt-znf-avariado-em-incidente/

Para mim, este já era... é perda total.
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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1112 em: Maio 11, 2018, 11:15:43 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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tenente

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1113 em: Maio 11, 2018, 12:56:02 pm »
Análise do incidente com o KC-390 (PT-ZNF)

https://www.aereo.jor.br/2018/05/10/analise-do-incidente-com-o-kc-390-pt-znf/

Mas que discurso para dizer, o que não dizem, que a aeronave abortou a descolagem e a ASDA, não foi suficiente para imobilizar a aeronave ainda na pista !!!!
E mais para mim e não só, passou de incidente a acidente aeronautico, venha o mais pintado dizer que não !!!

ACIDENTE AERONÁUTICO

Toda ocorrência relacionada com a operação de uma aeronave, havida entre o período em que uma pessoa nela embarca com a intenção de realizar um vôo, até o momento em que todas as pessoas tenham dela desembarcado e, durante o qual, pelo menos uma das situações abaixo ocorra:

Qualquer pessoa sofra lesão grave ou morra como resultado de estar na aeronave, em contato direto com qualquer uma de suas partes, incluindo aquelas que dela tenham se desprendido, ou submetida à exposição direta do sopro de hélice, rotor ou escapamento de jato, ou às suas conseqüências. Exceção é feita quando as lesões resultem de causas naturais, forem auto ou por terceiros infligidas, ou forem causadas a pessoas que embarcaram clandestinamente e se acomodaram em área que não as destinadas aos passageiros e tripulantes;

A aeronave sofra dano ou falha estrutural que afete adversamente a resistência estrutural, o seu desempenho ou as suas características de vôo; exija a substituição de grandes componentes ou a realização de grandes reparos no componente afetado. Exceção é feita para falha ou danos limitados ao motor, suas carenagens ou acessórios; ou para danos limitados a hélices, pontas de asa, antenas, pneus, freios, carenagens do trem, amassamentos leves e pequenas perfurações no revestimento da aeronave;


A aeronave seja considerada desaparecida ou o local onde se encontre seja absolutamente inacessível.


Abraços
« Última modificação: Maio 11, 2018, 01:00:16 pm por tenente »
 
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Lusitano89

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1114 em: Maio 11, 2018, 04:05:34 pm »
 

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tenente

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1115 em: Maio 11, 2018, 05:01:17 pm »
Embraer re-affirms KC-390 delivery date despite second mishap

 10 May, 2018 SOURCE: FlightGlobal.com BY: Garrett Reim Los Angeles

 Embraer still expects its first KC-390 transport aircraft to be delivered to the Brazilian Air Force in the fourth quarter of 2018, despite a second mishap with one of its prototypes on 5 May, which caused extensive damage to the aircraft’s three landing gear and fuselage structure.

 An initial analysis indicates all systems behaved normally when it drove off the runway while performing ground tests at Embraer's Gavião Peixoto facility, the company said on 10 May.

 The company said it is still investigating the accident and did not elaborate on its cause.

 Embraer believes it should be able to achieve final operational capability before the end of the year, a prerequisite to delivery to the military, despite the damage to its prototype 001.

 The company is evaluating the planning schedule for the continuation of certification tests, including the possibility of transferring some tests to its prototype 002 and to the first series of production aircraft, which are in an advanced stage of assembly.

 The prototype 001 returned to flight two months ago after Embraer fixed damage caused by another incident in October, a hard landing that came after the test crew lost control of the aircraft during a slow-speed stall test.

http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=103&page=3

Abraços
 

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Charlie Jaguar

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1116 em: Maio 11, 2018, 06:19:13 pm »
De fato. Gostaria apenas de acrescentar um adendo: A urgência da FAB pelo KC-390 neste momento pesa mais em relação a sua capacidade REVO.

Lá está Vítor: são prioridades e requisitos completamente diferentes. Enquanto a FAB, se o programa KC se atrasar, tem uma apreciável frota de aeronaves de transporte onde se apoiar (C-130 e C-295), a FAP não se pode dar a esse luxo pois irá substituir directamente na proporção um por um os seus C-130H/H-30 pelo KC. E a frota C-295M portuguesa, mesmo se fosse esticada até ao limite, só consegue cumprir um certo número de missões e até certo ponto.

Como já aqui referiu e muito bem o NVF, é um passo extremamente arriscado para Portugal embarcar num programa de uma aeronave nova e ainda em testes para substituir uma valência que conta mais de 41 anos de serviço (e mais ainda se recuássemos aos tempos das frotas de Dakota, Ju-52, Skymaster, Noratlas, etc, do tempo da Guerra Colonial). Não é por haver antipatia ou sobranceria portuguesa face ao facto de ser uma aeronave brasileira; é, isso sim, o fruto de experiências recentes com aquisições de material moderno e dos problemas que daí advieram. Quem nos dera que aparelhos como o Super Tucano e ERJ-135/145 já operassem na Força Aérea Portuguesa há alguns anos.

A FAP devia adquirir o C-130J/J-30 para já, e depois então após 5 a 10 anos de serviço do KC-390 complementar a sua vertente táctica com a aquisição do cargueiro militar da Embraer. Possuímos apenas duas aeronaves na FAP com provisões para futura capacidade de serem reabastecidos em voo pelo sistema tipo hose & drogue que o KC utiliza, e somente se algum dia for decidida equipá-las para tal, pelo que a missão tanker, para nós, não será relevante. Agora transporte táctico sim, e para as missões e compromissos internacionais que Portugal tem a cargo enquanto membro de várias organizações internacionais (UN, UE, NATO, etc), a aposta no KC-390 é uma bastante arriscada, mal pensada e prematura.
« Última modificação: Maio 11, 2018, 06:22:20 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1117 em: Maio 11, 2018, 11:57:47 pm »
Oportuna colocação, Charlie Jaguar.


 

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Lusitano89

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1118 em: Maio 17, 2018, 10:05:53 am »
 

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Vitor Santos

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1119 em: Julho 17, 2018, 05:25:00 pm »
 

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #1120 em: Julho 19, 2018, 11:00:19 am »
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