IPSC SHOTGUN - Diversão garantida!

  • 7 Respostas
  • 3889 Visualizações
*

ANDREGOD

  • Membro
  • *
  • 8
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +1/-0
  • DVC - Diligentia Vis Celeritas
IPSC SHOTGUN - Diversão garantida!
« em: Junho 23, 2017, 07:49:09 pm »
Amigos do Forum,
Meu nome é André Couceiro Godinho, sou atirador brasileiro de tiro de precisão e dinâmico, principalmente IPSC, e gostaria de trocar informações com os irmãos portugueses sobre assunto de armas, munições e competições. Deixo os links do meu canal do YOUTUBE com vídeos de competições de IPSC e treinos.


Até a próxima!

André Godinho
 :2gunsfiring:









« Última modificação: Julho 07, 2017, 03:44:28 am por ANDREGOD »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4427
Re: IPSC SHOTGUN - Diversão garantida!
« Responder #1 em: Junho 26, 2017, 11:04:59 am »
Benvindo.

Em Portugal não é permitido o tiro prático com caçadeira (shotgun), apenas com armas curtas de calibre mínimo 9x19mm. Normalmente são utilizados 2 grandes divisões (para além dos veteranos e os restantes), dividem-se em atiradores IPSC de pistola standard (que normalmente se compra num armeiro e onde a rainha é sem dúvida a Glock 17) e a divisão Open ou Modified (a que mais aprecio e na qual todas ou quase todas as armas são derivadas da lendária 1911, como a STI 2011, Tanfolio Gold Custom, etc.....).

Nalgumas fotos atiram contra muros de betão/blocos de cimento? E contra a floresta? :)
Aqui as boxes são feitas em U e com muros intransponíveis de terra (mais de 3 metros de altura) e nas quais não seja possível ver nada que não seja o céu!

Cumprimentos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ANDREGOD

*

ANDREGOD

  • Membro
  • *
  • 8
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +1/-0
  • DVC - Diligentia Vis Celeritas
Re: IPSC SHOTGUN - Diversão garantida!
« Responder #2 em: Julho 04, 2017, 07:24:41 pm »
Benvindo.

"Em Portugal não é permitido o tiro prático com caçadeira (shotgun), apenas com armas curtas de calibre mínimo 9x19mm."

É uma pena os atiradores portugueses não poderem fazer o IPSC com CAÇADEIRAS, porque é muito divertido e emocionante. No Brasil, um civil, sem registro no Exercito, pode ter armas curtas de calibres máximos 38 Special e 380acp. Dai o IPSC abriu uma exceção e foi criada a Divisão LIGHT, que são de pistolas 380acp. Nessa Divisão, o Fator de Potência é 90, abaixo do mínimo no mundo todo que é 125.  Pelo que sei, só existe a Divisão LIGHT no Brasil.



"Normalmente são utilizados 2 grandes divisões (para além dos veteranos e os restantes), dividem-se em atiradores IPSC de pistola standard (que normalmente se compra num armeiro e onde a rainha é sem dúvida a Glock 17) e a divisão Open ou Modified (a que mais aprecio e na qual todas ou quase todas as armas são derivadas da lendária 1911, como a STI 2011, Tanfolio Gold Custom, etc.....). "

Apesar de já serem permitidos no IPSC Brasileiro para atiradores registrados no Exército Brasileiro usar revólveres e pistolas nos calibres 40S&W, 38SPL, 38 SUPER,  357magnum, 45acp, 9x21mm, 44 magnum, até o ano de 2016, o calibre 9x19mm era permitido apenas a membros das Forças Armadas e policiais. Mas essa regra caiu e já podemos usar o 9x19mm também, assim como carabinas semiautomáticas nos calibres .40S&W e .30M1.  Carabinas semiautomáticas em calibre 5,56x45mm ainda são proibidas.

"Nalgumas fotos atiram contra muros de betão/blocos de cimento? E contra a floresta? :)
No video, na pista 6, aquela pista não está com pneus em um trecho do muro (está sendo completado com pneus, pode-se observar que atras de todos os alvos tem pneus como pára-balas.

"Aqui as boxes são feitas em U e com muros intransponíveis de terra (mais de 3 metros de altura) e nas quais não seja possível ver nada que não seja o céu! "

Por falar em céu, segue video de outro esporte que pratiquei... 
Saudações!

André
« Última modificação: Julho 07, 2017, 03:32:58 am por ANDREGOD »
 

*

ANDREGOD

  • Membro
  • *
  • 8
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +1/-0
  • DVC - Diligentia Vis Celeritas

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4427
Re: IPSC SHOTGUN - Diversão garantida!
« Responder #4 em: Setembro 22, 2017, 05:00:13 pm »
Boas André

Desconhecia que no Brasil até 2016 não podiam utilizar armas de calibre 9mm ou superior no tiro prático! Mas também podem usar uma automática 30.06 e não podem usar calibre .22LR? Cada país tem a sua pancada :)
Aqui é talvez a modalidade com mais praticantes, a seguir ao tiro prático, talvez arrisque afirmar que tiro desportivo com .22LR seja a mais participada. Tive essa confirmação neste domingo que passou. Fui experimentar a minha nova semiautomática .22 (CZ 512) (diga-se que só eu e outra atiradora é que utilizamos semiautomáticas, porque somos ambos esquerdinos a atirar com carabina, e as carabinas para esquerdinos são muito complicadas de adquirir por cá!) e fomos claramente derrotados pelas carabinas de ferrolho :) (a esmagadora maioria são CZ 455. A CZ em Portugal domina completamente a classe das carabinas).

Pelos vídeos que colocou aqui, percebi imediatamente que temos 1 coisa em comum, somos ambos ambidestros :)
Atiro sem qualquer problema com a mão esquerda como com a direita, mas por uma questão de habituação, com pistola atiro com a direita e com carabina atiro só com a esquerda!

Noto nas provas que faz, de que lhe faz falta uma....... Glock 17 pelo menos :)
Perde algum tempo a trocar de carregador! Algumas dessas pistas consegue fazer com 1 só carregador :)

Abraço e deixo-lhe alguns vídeos do tiro prático em Portugal:

Francisco Maria (Atirador da classe Modified com uma STI .40SW)


Atiradora (Rakel, salvo erro) numa prova no Minho:


Treino com a Pardini SP1 (a minha predilecta e que mais vezes uso. Mais de 5.000 tiros disparados e 16 anos com zero avarias!!!!!!!) A parte interessante para tornar a arma muito estável, é o facto de ter 4 amortecedores internos a contrabalançar os movimentos do cano, no momento do disparo.


Treino com a CZ 512, igual à minha, mas sem as miras telescópicas e sem apoio (são ambos proibidos no tiro de competição :)


Nota: Eu não estou em nenhum vídeo :)
« Última modificação: Setembro 22, 2017, 05:02:01 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ANDREGOD

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4427
Re: IPSC SHOTGUN - Diversão garantida!
« Responder #5 em: Setembro 22, 2017, 05:32:37 pm »
Agora um treino de Alto Rendimento da campeã nacional Ana Bessa, Tiro Prático com uma CZ e João Monteiro


E Tiro de precisão a 25 metros com uma Walther SSP, no Campo de Tiro do CTDS - Tarouca

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ANDREGOD

*

ANDREGOD

  • Membro
  • *
  • 8
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +1/-0
  • DVC - Diligentia Vis Celeritas
Re: IPSC SHOTGUN - Diversão garantida!
« Responder #6 em: Setembro 30, 2017, 02:21:44 am »
Obrigado pelos vídeos.

Até 2016, somente aos atiradores militares e policiais era permitido o uso de armas 9mm em competições de tiro no Brasil. Mas podia-se usar todos outros calibres existentes 357mag, 44mag, 40, 45, 38super, etc... era só uma burocracia boba e sem sentido que foi revista e caiu em 2016.

Apesar de ser permitido aos atiradores rifles de ferrolho de calibres até o 458, até 2016 não podíamos usar rifles semiautomáticas acima de 380. Mas abriram uma exceção para carabinas 30 M1 Carbine e 40S&W. Cada país com sua maluquice.

Esse ano esperamos que sejam liberados os rifles AR15 em 556 para as provas de 3Gun


Aqui também está crescendo o uso de rifles 22 tipo AR15 nas provas de IPSC Minirifle.







Boas André

Desconhecia que no Brasil até 2016 não podiam utilizar armas de calibre 9mm ou superior no tiro prático! Mas também podem usar uma automática 30.06 e não podem usar calibre .22LR? Cada país tem a sua pancada :)
Aqui é talvez a modalidade com mais praticantes, a seguir ao tiro prático, talvez arrisque afirmar que tiro desportivo com .22LR seja a mais participada. Tive essa confirmação neste domingo que passou. Fui experimentar a minha nova semiautomática .22 (CZ 512) (diga-se que só eu e outra atiradora é que utilizamos semiautomáticas, porque somos ambos esquerdinos a atirar com carabina, e as carabinas para esquerdinos são muito complicadas de adquirir por cá!) e fomos claramente derrotados pelas carabinas de ferrolho :) (a esmagadora maioria são CZ 455. A CZ em Portugal domina completamente a classe das carabinas).

Pelos vídeos que colocou aqui, percebi imediatamente que temos 1 coisa em comum, somos ambos ambidestros :)
Atiro sem qualquer problema com a mão esquerda como com a direita, mas por uma questão de habituação, com pistola atiro com a direita e com carabina atiro só com a esquerda!

Noto nas provas que faz, de que lhe faz falta uma....... Glock 17 pelo menos :)
Perde algum tempo a trocar de carregador! Algumas dessas pistas consegue fazer com 1 só carregador :)

Abraço e deixo-lhe alguns vídeos do tiro prático em Portugal:

Francisco Maria (Atirador da classe Modified com uma STI .40SW)


Atiradora (Rakel, salvo erro) numa prova no Minho:


Treino com a Pardini SP1 (a minha predilecta e que mais vezes uso. Mais de 5.000 tiros disparados e 16 anos com zero avarias!!!!!!!) A parte interessante para tornar a arma muito estável, é o facto de ter 4 amortecedores internos a contrabalançar os movimentos do cano, no momento do disparo.


Treino com a CZ 512, igual à minha, mas sem as miras telescópicas e sem apoio (são ambos proibidos no tiro de competição :)


Nota: Eu não estou em nenhum vídeo :)