Licença B1

  • 5 Respostas
  • 6443 Visualizações
*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Licença B1
« em: Fevereiro 20, 2017, 05:39:26 pm »
Boa tarde,

Tenho comigo toda a a papelada para dar inicio ao processo para conseguir uma B1. Sei que a parte mais difícil 3 a justificação.

Alguém que já tenha preenchido ou tenha experiência, para ajudar ?
 

*

LCM

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Licença B1
« Responder #1 em: Maio 31, 2017, 08:32:02 pm »
Não posso te ajudar nessa parte pois a única que eu tenho foi me dada por testamento à pouco tempo e ainda tenho que tratar de tudo com a policia, mas duvido muito que consigas sem uma boa justificação e mesmo que tenhas por vezes não te vão dar "devido a grande probabilidade de a vires a usar" segundo testemunhos de outras pessoas. Mas diz-me uma coisa precisas de arma de defesa para quê? Praticar tiro ou vives numa zona problemática? Se for para praticar tiro esquece que não consegues
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Licença B1
« Responder #2 em: Junho 02, 2017, 10:09:45 am »
Hoje em dia alguém em Portugal conseguir licença de defesa B1 é quase impossível!
A norma é ninguém em Portugal pode andar armado, com excepção as forças de segurança, militares, etc.

Para 1 civil poder ter licença B1, para além de ter o cadastro imaculado (cadastro de registo criminal e rodoviário!!!!! Atenção às multas com álcool ou drogas), ainda vão investigar como é que te portas na comunidade (a PSP vai falar com vizinhos teus ou pede à GNR se for fora da zona de influência da PSP). Depois de passarem o teu passado a pente fino ainda vais ter de ter uma justificação muito sólida para pedires licença de uso e porte de arma, como por exemplo um magistrado, taxista, alguém que movimenta muito dinheiro.....

Se o objectivo é mesmo dar uns tiros, divertir-se, aconselho é mesmo tirar licença desportiva.
 

*

tugz

  • Membro
  • *
  • 21
  • +0/-0
Re: Licença B1
« Responder #3 em: Junho 10, 2017, 09:45:56 am »
Bom dia. Já fiz o pedido ha 2 semanas até agora nem uma resposta.

Quanto tempo é normal demorar?

Tenho o cadastro imaculado tanto criminal como rodoviário. O meu maior problema vai ser a justificação, que é valida mas não tenho um profissão de risco, ou melhor, ate tenho mas não é por ela que podem dar a arma.

Eu quero a arma para defesa de propriedade acima de tudo.

Quanto a licença de tiro desportivo sim, é a última hipótese mas não queria usar uma arma que não é legal para defesa pessoal. Mas se tiver de usar ao menos terei em maos a prova como requeri uma licença B1 e esta porcaria de pais me negou o direito a me defender.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Licença B1
« Responder #4 em: Junho 12, 2017, 10:25:48 am »
Estava a perguntar se não optava antes pelo tiro desportivo, se gosta do tiro, não é para defesa.

O processo demora meses. Vão investigar se de facto tem o cadastro limpo, se não tem queixas na zona de residência, etc. Arma de defesa em Portugal é quase impossível, a regra é nenhum civil pode utilizar armas em que circunstancia for. Mesmo que tenha a sorte de conseguir, como já deve ter percebido, vai ter de frequentar um curso e só pode optar por calibre 0,25 ou 0,32. Mesmo para o caso de defesa, não sei se sabe que não pode atirar a matar (aliás, nem as autoridades podem atirar a matar, excepto em casos excepcionais de estarem a disparar sobre os agentes), tem sempre de atirar para um membro não letal (braços ou pernas apenas) e apenas pode usar a arma se o agressor utilizar uma arma de fogo também!

Então mas em que zona vive que exige uma arma para defender-se? Já foi assaltado? Se sim, pode sempre utilizar esse argumento, mas pelo que sei e já lhe devem ter dito, é quase impossível um civil poder usar arma de fogo em Portugal. Já pensou instalar um sistema de alarme e videovigilãncia? Dentro do seu terreno/casa, pode instalar câmaras sem ter de pedir autorização, desde que não filme a via pública e apenas o alarme exige que registe nas autoridades locais.
 

*

LCM

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Licença B1
« Responder #5 em: Junho 17, 2017, 05:30:58 am »
Também convém afirmar que as armas de defesa são geralmente "bem velhinhas" e/ou de qualidade questionável, pelo menos é a regra geral, uma vez que o mercado de armas calibre 6.25mm está práticamente morto à decadas. É um calibre que nem sequer faz sentido numa situação de defesa, ao contrário de 9mm ou .45acp por exemplo. Eu concordo que as armas, quando são para defesa, têm que ser controladas mas se vão dar, ao menos que seja algo decente. Agora se estivermos a falar para desporto aí é que podiamos ser como certos países europeus que até deixam um gajo usar "assault rifles", aqui se quiseres competir IPSC (international pratical shooting competition) só mesmo com pistola... Isto sim é uma merda de lei!