Projecto "Revival Lisboa"

  • 0 Respostas
  • 2382 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
Projecto "Revival Lisboa"
« em: Julho 07, 2004, 04:18:12 pm »
Projecto "Revival Lisboa" Quer Angariar Investimentos para Portugal

Quinta-feira, 03 de Junho de 2004
http://jornal.publico.pt/2004/06/03...isboa/LL03.html

"Uma janela de oportunidade para Lisboa", é assim que o arquitecto Paulo Martins Barata, da Promontório Arquitectos, encara os encontros que hoje se iniciam em Nova Iorque entre investidores norte-americanos e portugueses, com o objectivo de criar parcerias capazes de promover o desenvolvimento da cidade e também de outras áreas do país.

"Revival Lisboa", assim se chama o projecto que reunirá esta noite e no próximo dia 28 em Nova Iorque alguns dos principais investidores e grupos financeiros dos Estados Unidos e do mundo com promotores imobiliários portugueses, num jantar para o qual foram convidados Michael Bloomberg, "mayor" nova-iorquino, e o presidente da Câmara de Lisboa, além dos representantes dos potenciais investidores.

A ideia deste projecto, como explicou ao PÚBLICO Paulo Martins Barata, partiu de Alexandra Champallimaud, designer de interiores que há 20 anos vive fora de Portugal e que gostaria de reatar as relações com o país, de uma forma que pudesse contribuir para gerar negócios.

Alexandra Champallimaud é proprietária de uma empresa de design de interiores que é a 33ª maior dos Estados Unidos, faz a decoração de muitos hotéis espalhados pelo mundo fora, do Dubai à Argentina, mas nunca teve um trabalho em Portugal, país onde acha que é possível investir na área hoteleira, uma das que será apresentada como tendo fortes possibilidades para as parcerias.

Na base do "Revival Lisboa" está uma iniciativa mais antiga, os "Friends of Versailles", que foi desenvolvida logo após o final da Primeira Grande Guerra pelo magnata norte-americano David Rockefeller e que criou uma rede de investidores transnacionais, reunindo franceses e americanos que se juntaram para angariar fundos para apoiar a recuperação do palácio, museu e colecções de Versalhes.

O actual projecto de Alexandra Champallimaud é patrocinado pelo ICEP e pelo BCP Bank e a ele se associaram Jorge Jardim Gonçalves (Itaú Europa), a Somague, a Invesplano, a Galpenergia, a Espírito Santo Turismo, a Promontório Arquitectos, o grupo Parque Expo, a Blug e a Ipsis.

Entre os potenciais investidores que vão participar nos jantares a promover pelo "Revival Lisboa" - hoje e também no próximo dia 28, data marcada para um segundo encontro - estão alguns dos maiores grupos do mundo, como a bolsa de Nova Iorque (New York Stock Exchange), a Maritz Wolff & Co, The Blackstone Group, a Carter Ledyard & Milburn LLP, Carpenter & Company, Stern School of Business, Citigroup e Capital Royalty, a Tishman Hotel Corp e a Forest City Ratner.

Pela parte portuguesa vão participar nestes encontros Diogo Vaz Guedes, da Somague, António Mexia, da Galp, João Teixeira Duarte, André Jordan (Invesplano), Miguel Carvalho Marques, Pedro Neves (Parque Expo), Miguel Varão (IPG), Pedro Belo (BCP Bank) e Henrique Polignac de Barros, presidente da Associação de Promotores e Investidores Imobiliários.

Além das oportunidades de negócio que possam vir a ser encaradas, o projecto "Revival Lisboa" pretende ter também um certo carácter filantrópico e reservar uma percentagem dos investimentos para o apoio à recuperação de obras de arte existentes na capital, estimulando a recuperação de alguns ícones de Lisboa.

Embora o projecto se centre em Lisboa, nas hipóteses de investimento surgem outras áreas do país, como o Douro, o Algarve e o Alentejo.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."