Land Rover SIII - Shorland

  • 2 Respostas
  • 3247 Visualizações
*

lr101pt

  • 1
  • +0/-0
Land Rover SIII - Shorland
« em: Março 09, 2010, 01:54:22 am »
Boa noite
Estou a recolher o maximo de informação possivel, nomeadamente fotos de época ( decada de 70 ) de modo a poder reproduzir em miniatura ( Escala 1/48 ) e versão do Land Rover SIII - Shorland utilizado pela GNR

Se alguém tiver informações uteis ou imagens seria optimo


Cumprimentos

A. Costa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21010
  • Recebeu: 2500 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1162/-1487
Re: Land Rover SIII - Shorland
« Responder #1 em: Março 10, 2010, 05:32:21 pm »









Famoso na Irlanda, o Shorland não é um modelo muito conhecido do grande público português, mas também andou por terras lusas. Aparecendo fugazmente, na maior parte dos casos, a sua simples presença tinha a capacidade de acalmar os ânimos mais exaltados, evitando recorrer ao uso da força.

A empresa Portuguesa BRAVIA, SARL. fabricante do famoso Chaimite, produziu um veículo muito semelhante, utilizando igualmente um chassi Séries II A. Trata-se do denominado Bravia Commando MK III, construido em Portugal, na fábrica de Porto Alto. Embora certas fontes indicassem que este modelo teria estado ao serviço da GNR e de algumas unidades do Exército, tal não é verdade, sendo hoje ponto assente, que o veículo adoptado e utilizado pela Guarda durante muitos anos terá sido o Shorland, sendo que o modelo português apenas terá sido comercializado para dois países Africanos não identificados, desconhecendo-se datas e quantidades.

 :arrow: http://mesclacar.blogspot.com/2008/02/s ... uerra.html
 

Re: Land Rover SIII - Shorland
« Responder #2 em: Março 10, 2010, 08:05:28 pm »
Caro Lusitano89,

Muito obrigado pela escolha das fotos da minha autoria, e que se encontram no album dedicado a viaturas da GNR em: http://www.flickr.com/photos/passe-par- ... 991297314/

Lamento é que não tenha sido mencionada a autoria das mesmas.

Indico o site pois lá encontram-se mais fotos da Shorland restaurada pela GNR.

Também aconselho a conta institucional da GNR no Flickr, onde, para quem aprecia viaturas militares históricas,vai encontrar um autêntico tesouro:
http://www.flickr.com/photos/guardarepublicana/

Caro A. Costa, as Shorland tiveram presença importante em fotos de jornais durante o período da reforma agrária, pelo que uma pesquisa aos arquivos fotográficos dos jornais mais importantes de 1976 a 1977, poderá ser a solução se quiser fotos de época. Talvez a GNR continue a disponibilizar fotos do arquivo histórico, e quando chegar à decada de 70, lá apareça qualquer coisa no Flickr.
O seu modelo à escala 1/48, suponho que seja de construção integral? Da Shorland só conheço kits metálicos à escala 1/76.

Cumprimentos