BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?

  • 21 Respostas
  • 6550 Visualizações
*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« em: Maio 15, 2006, 09:34:12 am »
Citar
Brasil: ataques fazem 52 mortos

2006/05/14 | 16:30 IN: portugaldiario.iol.pt

É a maior acção contra as forças de segurança

Uma segunda madrugada sangrenta foi vivida este domingo em São Paulo, com ataques a bases policiais promovidos pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que aumentaram para 52 o número de mortos.


Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os mortos são 35 polícias, 14 criminosos e três civis. O último balanço era de 32 mortos.

O total de feridos é de 53, sendo 24 polícias militares, cinco polícias civis, cinco guardas metropolitanos, dois agentes de segurança, oito civis e seis alegados criminosos. A onda de violência chegou também às prisões do Estado, onde foram verificadas 36 rebeliões simultâneas, com mais de 120 reféns.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, em pelo menos 16 penitenciárias do Estado de São Paulo os presos ainda mantêm dezenas de reféns na manhã de hoje.

Esta é a maior acção contra as forças de segurança já ocorrida no Estado de São Paulo.

As autoridades paulistas afirmaram que os ataques foram represálias à transferência de 765 presos, subordinados aos líderes do PCC, para uma penitenciária de segurança máxima em Presidente Venceslau, a 620 quilómetros de São Paulo.

Outros 10 a 15 presos, considerados os líderes da facção criminosa, foram transferidos para o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado, da Polícia Civil, na zona norte de São Paulo, e depois levados para uma penitenciária no interior do Estado, cuja localização não foi divulgada por motivos de segurança.

O governador Cláudio Lembo admitiu que já esperava as «consequências» pelo transferência dos reclusos.
«Nós não estamos com bravatas nem com timidez. Estamos com a segurança de quem cumpre a lei e o Estado de Direito», referiu.

Entretanto, o ministério da defesa já prometeu apetrechar as forças de segurança de São Paulo depois de vários agentes terem denunciado a desigualdade de meios para combater os ataques.

Aos carros potentes dos criminosos, os agentes respondem com viaturas antigas e de baixa cilindrada.

Às armas de topo dos marginais, os polícias têm de reagir com revólveres velhos que encravam a cada passo.


Depois do assalto recente efectuado por um grupo de marginais a uma instalção do Exército no Rio de Janeiro, do qual resultou o roubo de algumas armas, e da reacção das FA's brasileiras contra as favelas onde os supeitos do assalto estariam refugiados, agora esta situação a fazer lembrar os piores dias em Bagdad.

Haverá no Brasil uma situação de falta de autoridade do Estado?
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 15, 2006, 06:19:32 pm »
Segundo deu para perceber nas noticias, ouvidas por mim e por todos, transmitidas na tv, o problema  foi antes as diversas autoridades, fazerem acordos com os gangues, ora isso não se pode fazer num estado de direito, haver territorio nacional, na mão de meia duzia de criminosos onde a policia não vai, nem qualquer autoridade é inadmissivel.
Depois quando se quebra isso vem a violência desses grupos e qual é o espanto, então não é que já haver politicos a dizer que se tem de chegar a acordo para acabar com tal situação.
Pobre do país que por aí vai não, não chega longe o seu fim como nação.
Não pode haver parcela que seja  do territorio nacional, onde não possa haver autoridade, pois essa é a nossa defesa quer como cidadãos quer como territorio nacional, se um grupo se sente marginalizado e decide que o espaço que ocupa é deles e mais de nimguem, desculpem mas isso é o quê?
Aqui em Portugal já estamos a assistir a isso e os politicos de meia tigela, cobardes que são não dão a autoridade a quem de direito para emendar a situação que começa por ser erradicar essas zonas incluir toda essa população na sociedade e mão dura nos parasitas que a coberto aí residem.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 15, 2006, 06:24:45 pm »
O que há é muito bandido sem-vergonha.

Esta situação está a ultrapassar os limites do aceitavel.

eu creio que poucos países teriam capacidade para estabelecer a ordem quando grupos de bandidos armados decidem coordenar ataques utilizando telemóveis.

Também há outras questões que não podemos esquecer, e que têm a ver com as questões internas.

Quando falamos de autoridade do estado, estamos também a falar na autoridade do Estado de São Paulo e não na autoridade do Estado-Nação como conhecemos em Portugal.

Na televisão o governador de São Paulo veio dizer que não era preciso intervenção do governo central, nomeadamente do exército, porque isso implica dar autoridade dentro do estado a uma entidade supra-estatal.

Não podemos esquecer que no governo do estado de São Paulo e em Brasilia (governo federal), estão partidos politicos diferentes, e ninguém quer ficar com a imagem de "incompetente" que não foi capaz de garantir a ordem pública.

= = =

Desta história toda, ficam os mortos, e um ataque coordenado que poderia ter resultados trágicos.

Se esse movimento se transformasse numa "guerrilha urbana" isso seria trágico.

Hoje de manhã, no sul de São Paulo foi o caos, porque a maioria das empresas de transportes não começaram a trabalhar logo de manhã e havia milhares de pessoas nas ruas.

Se esses grupos quisessem provocar instabilidade, poderiam efectuar atentados terroristas entre a população com bombas, e sería uma tragédia.

= = =

E depois vem o Lula dizer que o problema é falta de cultura.
Se calhar até é, mas o que é que ele quer fazer?
Enviar os bandidos para a escola para eles aprenderem a ser bonzinhos?

Em minha opinião, perante um ataque desta magnitude à autoridade (do Estado como do país) não pode haver grandes pruridos na repressão.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 17, 2006, 06:29:45 am »
A meu ver o culpado nº 1 disto tudo é a pobreza em que vive a maior parte da população brasileira. com muitas assimetrias sociais.
No brasil existem os muito ricos em condominio fechado e o resto que na sua maioria vivem na mizeria. Resultado revolta das classes mais desfavorecidas corrupção e crime. Mais a policia e o exercito tem salarios de miseria por isso são facilemte corrumpiveis (vejam o filme a cidade de Deus).
E depois vem falar em armas nucleares em porta aviões e em serem uma potencia regional . Primeiro tem de arrumar a casa e darem condições de via as populações so assim resolvem esse problema.
O brasil neste fim de semana parecia Bagdad com a diferença dos bandidos não serem suicidas.
Esta guerra não se resolve com o exercito ou com armas resolve se e com politicas economicas e de combate a corrupção.  Pois como dizem os brasileiros quem nada tem tem de se virar . Dai que para os residentes nas favelas a unica saida seja o crime.
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 17, 2006, 04:59:10 pm »
Tem razão Nuno, e isso é trabalho para mais que uma geração.

Mas tem que se começar a fazer, ou a sociedade brasileira começará a entrar em crise.

A maior ameaça à integridade de um estado é a desestabilização social.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 17, 2006, 06:10:04 pm »
Eu não estou em desacordo, mas também pergunto, porque é que este tipo de coisas acontece no Estado de São Paulo.

Em São Paulo, no norte do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Há problemas politicos demasiado estranhos por detras de tudo isto, nomeadamente a incapacidade por parte do governo do estado de São Paulo em debelar a revolta.

O governo do estado não quis pedir intervenção do exército, afirmando que o estado podia debelar o problema, mas ao mesmo tempo fica-se com a impressão que o que fizeram foi "negociar".

O governo de São Paulo não quis prejudicar o partido, dando "munições" que pudessem ser utilizadas na campanha eleitoral.

Há demasiados problemas, há os problemas da exclusão, com certeza, mas há também outros problemas.

A facilidade com que se corrompem os guardas prisionais, a facilidade com que se entra nas prisões etc...

Curiosamente, entra-se com facilidade nas prisões brasileiras, mas para sair fica mais complicado.

A sociedade criou um extrato de pessoas, que não conhecem outra realidade que não seja a violência e aquele tipo de vida. Há pessoas que nasceram filhos de pais que viveram na prisão e morreram na prisão e não conhecem outra vida.

Mas não podemos confundir a incapacidade dos governos em resolver problemas sociais com a permissividade de alguns governos.

No Rio de Janeiro, por exemplo, nos anos 80, quando da abertura politica, o governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, aprovou regras que proibiam a policia de entrar nas favelas, transformando-as em micro-estados semi-independentes. Muita da violência foi criada pela chamada "esquerda festiva", embora tenha que se reconhecer, que seria injusto imputar-lhe todas as responsabilidades.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #6 em: Janeiro 08, 2023, 06:43:43 pm »
Guerra civil a caminho? Ou é uma cópia barata do que aconteceu nos EUA?

Manifestantes invadem Senado do Brasil e tentam avançar para o Planalto



https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2147928/brasil-manifestantes-furam-bloqueio-e-conseguem-invadir-senado
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #7 em: Janeiro 08, 2023, 11:31:57 pm »
Um dos vídeos da invasão e reacções:


Infelizmente pesquisei vários vídeos e são todos demasiado inclinados até para que os próprios brasileiros percebam a gravidade do que se passou e ainda pode ocorrer daqui para a frente!
Pelo que li, houve ingenuidade do Governo de Lula (fala-se do Ministro da Defesa por aceitar manifestações em frente de esquadras) e planeamento deliberado do que aconteceu, com a coincidência do responsável pela segurança Policial Federam (Anderson Torres) ter fugido para os EUA, onde ainda está o Bolsonaro, momentos antes de rebentar o caos!!!!

Ouvi o discurso do Lula em reacção ao que se passou e...... estava de cabeça quente, mas parece um enorme erro acusar toda a gente que votou em Bolsonaro!!!!! Devia apontar a quem fez isto e também a quem financiou!!!!!

Os 3 edifícios parece que foram bastante vandalizados e durante muito tempo não podem ser utilizados!!!!!

O que vem aí!?!?!?
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #9 em: Janeiro 09, 2023, 12:59:57 pm »
O caso dos atentados  e vandalização na praça dos três poderes em Brasilia não demonstra falta de autoridade do estado, o que demonstra é o falhanço dos sistemas regionalizados, quando um governo regional acaba por ter algum poder sobre o governo central.

Em teoria, numa republica federal, para evitar conflitos com os poderes dos estados, é criado um Distrito Federal, onde em teoria o poder estaria não nas mãos do governador de um estado mas no poder do governo federal.

O problema é que, tanto nos Estados Unidos como no Brasil foram dados poderes aos distritos federais, de entre os quais se destaca o poder para garantir a defesa do próprio presidente, sendo que quem controla essas forças pode ser de um partido diferente.


Tudo indica que o que se passou foi feito com a conivência criminosa do responsável do Distrito Federal, que pertence ao partido do Titirica (sim, o mesmo partido do outro palhaço que governou o Brasil).

A defesa do presidente e das instituições federais, numa federação, deveria, estar sob a alçada direta do presidente da república, já que foi para isso que foi criado o Distrito Federal de Brasilia, caso contrário era só colocar a capital no estado de Goiás e pronto.

O que aconteceu em Brasilia, é mais ou menos o mesmo que se em Lisboa não houvesse PSP e só a Policia Municipal e a câmara de Lisboa, mandasse de férias a polícia municipal quando sabe que vai haver uma grande manifestação contra o Marcelo Rebelo de Sousa frente ao palácio de Belém.

Triste ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #10 em: Janeiro 09, 2023, 02:11:14 pm »
Um dos vídeos da invasão e reacções:


Infelizmente pesquisei vários vídeos e são todos demasiado inclinados até para que os próprios brasileiros percebam a gravidade do que se passou e ainda pode ocorrer daqui para a frente!
Pelo que li, houve ingenuidade do Governo de Lula (fala-se do Ministro da Defesa por aceitar manifestações em frente de esquadras) e planeamento deliberado do que aconteceu, com a coincidência do responsável pela segurança Policial Federam (Anderson Torres) ter fugido para os EUA, onde ainda está o Bolsonaro, momentos antes de rebentar o caos!!!!

Ouvi o discurso do Lula em reacção ao que se passou e...... estava de cabeça quente, mas parece um enorme erro acusar toda a gente que votou em Bolsonaro!!!!! Devia apontar a quem fez isto e também a quem financiou!!!!!

Os 3 edifícios parece que foram bastante vandalizados e durante muito tempo não podem ser utilizados!!!!!

O que vem aí!?!?!?

Reichstag (1933)?
Pergunto-me porque é que os líderes da direita actual, aqueles anti-sistema - tendem a ser cromos e muito aptos a "blackwashing" da causa...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #11 em: Janeiro 09, 2023, 09:03:51 pm »
Citação de: Luso
Pergunto-me porque é que os líderes da direita actual, aqueles anti-sistema - tendem a ser cromos e muito aptos a "blackwashing" da causa...

A resposta não é simples mas pode-se fazer uma tentativa para simplificar que resulta no seguinte ...

Considerando alguns destes "gurus" desta dita "direita" eles pretendem fazer uma coisa impossível, que é a quadratura do círculo.

O extremista brasileiro entretanto falecido, Olavo de Carvalho, tentou dar uma de Steve Banon, com a ideia de que a direita tem que fazer uma revolução conservadora.

Ora na essencia, um conservador a sério não pode fazer uma revolução, porque passaria a ser um revolucionário. Logo, a quadratura do círculo, e a absoluta impossibilidade...

Um revolucionário de esquerda é um comunista
Um revolucionário de direita é um fascista

Um conservador não pode ser nem uma coisa nem outra.
Um conservador não faz revoluções, evolui. E é o caminho mais dificil.
Por isso, muitos pseudo conservadores se tornam revolucionários.


O resultado está à vista de todos ...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #12 em: Janeiro 11, 2023, 09:50:53 am »
Um dos vídeos da invasão e reacções:


Infelizmente pesquisei vários vídeos e são todos demasiado inclinados até para que os próprios brasileiros percebam a gravidade do que se passou e ainda pode ocorrer daqui para a frente!
Pelo que li, houve ingenuidade do Governo de Lula (fala-se do Ministro da Defesa por aceitar manifestações em frente de esquadras) e planeamento deliberado do que aconteceu, com a coincidência do responsável pela segurança Policial Federam (Anderson Torres) ter fugido para os EUA, onde ainda está o Bolsonaro, momentos antes de rebentar o caos!!!!

Ouvi o discurso do Lula em reacção ao que se passou e...... estava de cabeça quente, mas parece um enorme erro acusar toda a gente que votou em Bolsonaro!!!!! Devia apontar a quem fez isto e também a quem financiou!!!!!

Os 3 edifícios parece que foram bastante vandalizados e durante muito tempo não podem ser utilizados!!!!!

O que vem aí!?!?!?

Reichstag (1933)?
Pergunto-me porque é que os líderes da direita actual, aqueles anti-sistema - tendem a ser cromos e muito aptos a "blackwashing" da causa...

Eu não sou optimista quanto ao futuro do Brasil!
É verdade que o Bolsonaro (pessoa que acho que não tem o mínimo perfil para estar à frente de um país) e os seus acólitos cometeram um tremendo erro ao tentarem esta cópia barata do sucedido por terras do Tio Sam, de invadirem não um, mas os três símbolos do poder no Brasil!!!!!

Se querem voltar ao poder, como é que alguém vai acreditar nesta gente!?

Por seu lado a reacção do Lula, que já não vai para novo, é absolutamente disparatada e deu um enorme tiro no pé ao assumir mais o papel de líder que venceu as eleições brasileiras, quando devia ser o líder de todos os brasileiros!!!! Acusar toda a gente que votou em Bolsonaro é muito grave!!!! Será que nem o Lula é inteligente o suficiente para perceber que muitos brasileiros votaram no Bolsonaro porque odeiam tudo o que representa Lula? (à cabeça a corrupção comprovada e que só um erro administrativo livrou o Lula da prisão?)

Como é que vai ser o futuro de um país que tem um Presidente que acusou publicamente mais de 50 milhões de brasileiros que votaram no Bolsonaro, desta invasão?
Ele quer ser Presidente de apenas 50% dos brasileiros?
Um completo disparate!!!!!
E o que farão a seguir aos tais anti-Lula?

Quanto ao episódio do Reichstag..... acho que o Brasil não tem mentes tão diabólicas quanto inteligentes para tal. Mas já estou por tudo!

Um aparte deste triste episódio que acho que vai deixar marcas profundas por muito tempo, ficou bem patente a displicência com que a esquerda trata de assuntos ligados à segurança e defesa (tal e qual como aqui na tugalãndia). Então o Ministro da Defesa até permitia acampamentos em frente aos quartéis, com pessoas a implorarem para os militares se revoltarem!!!!  :mrgreen:

É Wokismo a mais para a minha camioneta! Ou ingenuidade, não sei  :mrgreen:
O actual Ministro da Defesa brasileiro tem uma visão holística do mundo que o rodeia fora de série  :mrgreen:

E já agora para quem é adepto da regionalização, podem estudar (case studie) de como numa regionalização, ninguém se entende quem coordena a defesa e segurança até do espaço físico que devia ser mais seguro do país  :mrgreen:
Se nós avançarmos com a regionalização, vamos ter o maior disparate do século! Eu continuo a vislumbrar apenas vantagens para os partidos que passam a empregar muitos mais boys!!!!!
Qual é a vantagem da população que passa a ter mais 1 patamar de burocracia em cima do que já tem?
Para não falar nos novos impostos regionais que têem de ser criados para sustentar aquela gente toda!?!?!?!?
« Última modificação: Janeiro 11, 2023, 10:06:00 am por Viajante »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #13 em: Janeiro 11, 2023, 11:58:05 am »
Namorei anos com uma Brasileira, participo ativamente num fórum brasileiro à mais de 10 anos e digo-vos sem qualquer dúvida o que vem por aí.

O Bolsonaro vai dizer que não tem nada a haver com isto;
Os apoiantes que não estão presos vão dizer que o vandalismo em Brasília foi obra de infiltrados;
O Lula vai acalmar;
Os apoiantes do Lula vão continuar a apontar o dedo ao outro lado;
O Brasil vai continuar o do costume.

O Brasil não acabou quando o Lula subiu ao poder, o Brasil não acabou quando o Bolsonaro subiu ao poder e o Brasil não vai acabar quando os dois estiverem sete palmos debaixo do chão (onde já deviam de resto estar).

Ambos são populistas com projetos de poder pessoal e das suas gangs.

Nenhum é o que o Brasil necessita!
« Última modificação: Janeiro 11, 2023, 11:58:34 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: BRASIL - FALTA DE AUTORIDADE DO ESTADO ?
« Responder #14 em: Janeiro 13, 2023, 03:20:41 pm »
Será que nem o Lula é inteligente o suficiente para perceber que muitos brasileiros votaram no Bolsonaro porque odeiam tudo o que representa Lula? (à cabeça a corrupção comprovada e que só um erro administrativo livrou o Lula da prisão?)
Quem vota Bolsonaro está-se marimbando para a corrupção. Isso é, no máximo, um expediente retórico. Aliás a projeção de Bolsonaro como um homem humilde e íntegro é das maiores manobras de propaganda e insulto à inteligência que eu já vi na vida. Toda a vida do homem e da sua família são uma coisa impressionante... É provavelmente o único tipo que consegue, comprovadamente, comprar 51 imóveis pagos em dinheiro vivo, conforme registo em cartório, valores totais na ordem de vários milhões, muita acima dos rendimentos, e perante isso dizer "Qual é o problema?" e continuar a ser tido como um tipo sério, não corrupto. O Sócrates é um completo menino ao pé daqueles gajos, eu acho que nem chegaria a ser polémico lá...

Citar
Um aparte deste triste episódio que acho que vai deixar marcas profundas por muito tempo, ficou bem patente a displicência com que a esquerda trata de assuntos ligados à segurança e defesa (tal e qual como aqui na tugalãndia). Então o Ministro da Defesa até permitia acampamentos em frente aos quartéis, com pessoas a implorarem para os militares se revoltarem!!!!  :mrgreen:

É Wokismo a mais para a minha camioneta! Ou ingenuidade, não sei  :mrgreen:
O actual Ministro da Defesa brasileiro tem uma visão holística do mundo que o rodeia fora de série  :mrgreen:
O actual ministro da Defesa do Brasil é de direita... É de um partido que inclusive apoiou Bolsonaro na segunda volta das eleições e que na primeira tinha um candidato padre ortodoxo, uma figura bizarra. A condescendência tem mais a ver com isto, não com wokismo (que aliás é tudo menos condescendente). A cena política brasileira é uma coisa surreal.


Citar
E já agora para quem é adepto da regionalização, podem estudar (case studie) de como numa regionalização, ninguém se entende quem coordena a defesa e segurança até do espaço físico que devia ser mais seguro do país  :mrgreen:
Se nós avançarmos com a regionalização, vamos ter o maior disparate do século!
O Brasil não é regionalizado, é federado mesmo, em Estados com várias competências próprias, nomeadamente a nível de segurança, que as regiões nunca teriam numa eventual regionalização de Portugal. Aliás, nem as Regiões Autónomas, que têm mais autonomia do que teriam as regiões continentais, têm esses poderes e competências. A comparação com o Brasil não faz sentido, concordo que a regionalização provavelmente traria mais problemas do que soluções, mas não é a este nível.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva