O que faz realmente um Inspector da Polícia Judiciária?

  • 3 Respostas
  • 19847 Visualizações
*

Darkself

  • 3
  • +0/-0
O que faz realmente um Inspector da Polícia Judiciária?
« em: Dezembro 02, 2014, 10:06:09 pm »
Boa Noite, o que faz realmente um Inspector da Polícia Judiciária? Pessoal que opta pela PJ, tem de estar disponível sempre que seja chamado?
Tem treino físico intenso e frequente (Como por exemplo o Corpo de Intervenção, ou o Grupo de Operações Especiais?
Uma pessoa com o curso superior no ramo da Informática pode concorrer ao curso de formação?
Tenho miopia nos dois olhos, em principio devo ser operado antes de acabar o curso superior, mas caso não seja, e visto que uso lentes de contacto à já alguns anos, terei algum problema em concorrer?
Será a profissão ideal, dentro das forças de segurança, para alguém que gosta de estar no terreno e tem uma boa preparação física? Ou isto é mesmo uma coisa de filmes, e na realidade são poucas as vezes que se sai do escritório?

Antes de pensar na Polícia Judiciária, já me tinham surgido outras ideias como por exemplo o GOE ou o CI, ou até o ISCPSI. Talvez até descai-se mais para a segunda opção, uma vez que apesar de preferir GOE, este não exista na região Norte do país, apenas em Lisboa, e no caso do ISCPSI, como já foi referido, tenho miopia e não consigo ser operado antes dos 19 anos, ou seja, é impossível eu passar nos exames de acuidade visual.

Já agora uma última questão, qual a diferença, mais ou menos entre o salário de um Agente da PSP, de um Agente do GOE (PSP), ou de um Agente do CI(PSP)?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: O que faz realmente um Inspector da Polícia Judiciária?
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2014, 12:25:05 am »
- Um inspector da PJ é acima de tudo um investigador; faz diligências no exterior, mas, mais nuns casos que noutros, tem também e sempre uma carga burocrática imensa – é próprio dos inquéritos/processos, tudo tem de ser passado a escrito, relatado.
- O grau de prontidão do pessoal da PJ que não esteja de serviço é baixo, ou inexistente – a probabilidade de se ser incomodado quando se está de folga ou de férias é diminuta, próxima do zero. Trata-se talvez da única polícia em Portugal que tem um horário de trabalho e que recebe extras pelo que faz para alem dele. Para os imprevistos têm um piquete, com horários, pois claro.
- Existe formação contínua, pouca - dizem, mas creio que não chega ao físico. Pelo menos intenso e frequente de certeza que não é.
- Sim, os licenciados em informática têm hipóteses de concorrer; nas listas das licenciaturas pretendidas vêm lá sempre.
- Quanto à miopia é uma questão de consultar a legislação relevante e a respectiva tabela de incapacidades. Em princípio se for corrigível com o uso de lentes não há problema.
- Sim, isso é coisa de filmes. O investigador da PJ passa a maior parte do seu tempo dando voltas aos papéis. Mas é natural e normal.

- Os agentes da PSP basicamente ganham todos o mesmo. Depois há é alguns suplementos e esses variam consoante a função. Um agente do serviço policial geral em inicio de carreira ganha sensivelmente 1000 euros/mês limpos.
::..Trafaria..::
 

*

Darkself

  • 3
  • +0/-0
Re: O que faz realmente um Inspector da Polícia Judiciária?
« Responder #2 em: Dezembro 03, 2014, 06:25:28 pm »
Muito obrigado pelas respostas. Já agora, só uma coisa que eu não percebi muito bem, um agente da PSP, vamos supor, da divisão de trânsito, ganha tanto, ou quase tanto como um agente do Corpo de Intervenção ou do Grupo de Operações Especiais? O meu pai é polícia (PSP) à mais de 20 anos, e diz que isto não é bem assim.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: O que faz realmente um Inspector da Polícia Judiciária?
« Responder #3 em: Dezembro 03, 2014, 09:02:05 pm »
O vencimento base é idêntico - varia apenas com a antiguidade. Depois há os suplementos, que variam conforme a função de cada um, e, por via deles, um agente do GOE recebe realmente mais que um agente do transito.
::..Trafaria..::