ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Portugal => Tópico iniciado por: Miguel Silva Machado em Junho 05, 2010, 12:45:40 am

Título: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: Miguel Silva Machado em Junho 05, 2010, 12:45:40 am
Sempre que alguém pretende abordar este assunto do número de militares portugueses que têm servido em missões expedicionárias nos últimos 20 anos, depara-se imediatamente com o problema das fontes: onde procurar?

http://www.operacional.pt/quantos-milit ... xteriores/ (http://www.operacional.pt/quantos-militares-temos-em-missoes-exteriores/)
Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 23, 2011, 07:04:41 pm
Citar
Informa-se a comunidade académica que esta 5ª feira, dia 24, 18.00h, terá lugar no Anfiteatro 2104 (CPII), uma palestra pelo Coronel de Cavalaria, Francisco Xavier de Sousa sobre “A PARTICIPAÇÃO DE PORTUGAL NAS OPERAÇÕES DE PAZ E A SEGURANÇA NACIONAL".


A palestra é aberta a todos os interessados em assistir.

 

Junta-se abaixo uma nota curricular sobre o palestrante.

 

CV do conferencista:

 

Em 2003 comanda o Agrupamento Hotel que, em 2004 esteve integrado na Força de Paz da ONU em Timor Leste, tendo sido o último Batalhão português em missão naquele Teatro de Operações. Em 2004 é nomeado Chefe de Estado Maior da Brigada Ligeira de Intervenção e em 2006 é colocado no Instituto de Estudos Superiores Militares, integrando o seu Corpo Docente, nas funções de Director do Curso de Estado Maior Conjunto. Nos últimos sete anos foi responsável pelo planeamento e supervisão do aprontamento de várias Forças Nacionais Destacadas.

 

Foi Comandante do Regimento de Cavalaria Nº 6 de Braga até ano passado.

 

Está habilitado com vários cursos, dos quais se destaca o Curso de Estado Maior, o Peace Support Operations Course e o Multinational Forces Orientation Course, ambos tirados na Alemanha, o de Instrutores de CIMIC e o Curso de Direito Internacional Humanitário. No seu percurso formativo destaca-se, para além do Curso da Academia Militar, o Curso de Estado Maior 1996/1998; o NATO Peace Support Operations Course; NATO Multinacional Forces Orientarion Course; Curso Instrutor de Civil and Military Co-operations: Curso de Direito Internacional Humanitário. Possui o mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais e o Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais. Frequentou o Curso de Auditores de Defesa Nacional 2009/2010, estando na fase de defesa do trabalho final.
Na sua folha de matricula consta 1 louvor de Ministro, 12 de Oficial General e dois de Coronel. Possui a Ordem Militar de Avis, grau Cavaleiro, cinco medalhas de Serviços Distintos, duas Medalhas de Mérito Militar, uma Medalha de D. Afonso Henriques, uma Medalha de Comportamento Exemplar grau Ouro, a medalha da ONU e a medalha Comemorativa de Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas Portuguesas-Timor.

Tem vários artigos publicados, dos quais se destacam:

 

- “As operações de paz conduzidas pela ONU e a participação do Exército Português: Lições apreendidas”, artigo publicado no livro Os Portugueses Nas Nações Unidas - Os 60 Anos da ONU, obra coordenada por Carlos Martins Branco e Francisco Proença Garcia, ed Prefácio, 2005;
- “O Exército nas Operações de Paz: Implicações”, artigo publicado no livro Portugal e as Operações de Paz. Uma Visão Multidimensional, dir. de Adriano Moreira, coord. de Carlos Martins Branco, Francisco Proença Garcia; Carlos Santos Pereira, Ed. Prefácio, Fundação Mário Soares, 2010;
- “As Capacidades Terrestres nas Operações de Apoio à Paz”, in Revista Militar nº 2470, Novembro de 2007, II Século, 59º vol. nº 11. Lisboa: Europress;
- “Mar Latino: Caminhos para uma Segurança Regional”, in Revista Estratégia, vol. XVIII, Lisboa, 2009;
- “O Magrebe e a Europa Ocidental: Que contributos para a Segurança do Mediterrâneo Ocidental”, noprelo na Revista Estratégia, vol. XVIII, Lisboa.

Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: zocuni em Fevereiro 17, 2019, 12:26:56 pm
As nossas missões na actualidade.

Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: Lightning em Março 27, 2019, 05:31:19 pm
Forças Nacionais Destacados 2019
https://www.emgfa.pt/documents/htj5dx3yrkfq.pdf

Task Unit OE para o Iraque?
Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: Lightning em Janeiro 11, 2021, 09:34:45 pm
FND 2021
https://www.emgfa.pt/Paginas/Forcas-Nacionais-Destacadas-2021.aspx

O ficheiro em português dá erro, mas o inglês funciona 🤔.

Muitas coisas estão na mesma, Fuzileiros para a Lituânia, etc.

Algumas alterações são o fim da missão de instrução no Iraque, aparece a missão dos OE no Sahel, voltamos a ter C-130 em missão internacional, e não há nada sobre missão em Moçambique...
Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 19, 2021, 03:28:38 pm
Eu consegui abrir a versão em Português. c56x1
Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: Lightning em Janeiro 20, 2021, 05:49:21 pm
Obrigado CdM, também já consegui.

Alguém no EMGFA deve ter lido o meu texto e já corrigiu o link :mrgreen:.
Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: Lightning em Janeiro 27, 2022, 11:52:53 pm
Já está disponível as FND2022.
https://www.emgfa.pt/Paginas/Forcas-Nacionais-Destacadas-2022.aspx

A grande maioria é o habitual ou não é novidade como a missão de treino em Moçambique.

Novidades:

A força que costuma ir para a Roménia fazer exercicios parece que desta vez vai levar viaturas.

Missão de apoio na Guiné-Bissau.

Na Task Force Takuba tem um destacamento de protecção da forca e modulo de informações de 30 elementos.

Criação de um módulo de informações militares para apoiar os contingentes portigueses na Lituania, Roménia e Golfo da Guiné.
Título: Re: QUANTOS MILITARES TEMOS EM MISSÕES EXTERIORES?
Enviado por: HSMW em Junho 04, 2023, 04:22:19 pm
Citar
O Exército tem 560 militares destacados na Alemanha, na Colômbia, em Espanha, no Mali, em Moçambique, na República Centro-Africana, na Roménia e na Somália.